Autores: Antonia Fladiana Nascimento dos Santos
O estudo realiza uma pesquisa educacional na rica diversidade cultural da região do Beira Amazonas, no estado do Amapá. A pergunta central investiga em que medida os saberes culturais estão presentes na prática pedagógica dos professores, considerando o currículo multiculturalista que envolve os alunos na construção de conhecimento em uma comunidade ribeirinha do Amapá. Tem como objetivo principal, compreender os saberes culturais envolvidos na prática pedagógica dos professores, considerando o currículo multiculturalista que envolve os alunos na construção do conhecimento na comunidade. Busca-se entender as percepções dos professores relacionadas às práticas pedagógicas no contexto da comunidade, identificando aspectos relativos aos saberes culturais do lócus de pesquisa. Observou-se que as professoras são conhecedoras dos saberes culturais locais, de modo a se envolverem nas rotinas daquela comunidade. Entretanto, há apenas iniciativas de trabalho pontuais com a cultura local, fato que contribui para um currículo do tipo turístico e folclorizado, constatando que apenas em certa medida os saberes culturais estão presentes nas práticas pedagógicas dos professores.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4244-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-4243-2
DOI: 10.24824/978652514244.9
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 206
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Antonia Fladiana Nascimento dos Santos
Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática/ PPGECEM/UFPA. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação PPGED/UNIFAP. Especialista em Coordenação Pedagógica com ênfase em currículos e programas pelo Instituto Amapaense de Ensino Superior/ IESAP. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2002).