Capa do livro: POR UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA TERRITORIALIZADA PELA RESISTÊNCIA <BR> Abordagens teórico-metodológicas

POR UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA TERRITORIALIZADA PELA RESISTÊNCIA
Abordagens teórico-metodológicas

Autores: Aline de Oliveira Costa Santos - Heron Ferreira Souza - Roberto Cruz Melo - Rosemary Lopes Soares da Silva

Os trabalhos presentes no livro demarcam perspectivas distintas e complementares da relação entre Educação Profissional e Território, desde as que enfocam este último enquanto unidade de planejamento para discutir as políticas educacionais entre os entes federados, o que também ganha destaque a territorialização da oferta de educação profissional diante das vocações dos arranjos socioprodutivos e culturais na Bahia; e aquelas que buscam, na análise das territorialidades, apreender o conteúdo territorial – História, memórias, sujeitos sociais, movimentos, contradições, formas de produzir material e imaterialmente a vida, lutas sociais e resistências – para a organização do trabalho pedagógico e ressignificar a práxis curricular.

Este livro é uma forma de provocar outros modos de pensar e fazer a práxis curricular na educação profissional - como movimento de tensão e disputa pela emancipação dos sujeitos - em sua relação intrínseca com o território, entendido na totalidade social, na historicidade, na sua multidimensionalidade, nas particularidades das lutas históricas e necessidades emergentes para a formação de sujeitos históricos capazes de ler criticamente o mundo e nele agir a partir de seu território de vida.

 

Impresso
de R$ 93,60 por
R$ 72,00
Digital
de R$ 84,00 por
R$ 54,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4657-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-4655-3
DOI: 10.24824/978652514657.7
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 274
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

POR UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA TERRITORIALIZADA PELA RESISTÊNCIA <BR> Abordagens teórico-metodológicas
ALINE DE OLIVEIRA COSTA SANTOS

Doutora (2020) e Mestra (2016) em Educação e Contemporaneidade pela UNEB. Especialista em Educação Profissional Científica e Tecnológica pelo IFBA (2017). Pedagoga pela UFBA (2011) Coordenadora Pedagógica da Creche Municipal Girassol – Alagoinhas, BA. Professora Substituta do IFBA. Experiência na área de Educação, com ênfase em: Trabalho e Educação; Educação Profissional; Educação Básica; História da Educação; Política Educacional Brasileira; Didática e Práticas Pedagógicas. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental, Políticas Públicas e Gestão Social dos Territórios – GEPET/UNEB e do Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial – LaPPRuDes/IFBaiano. Em 2023, mãe de Melissa, a quem com carinho dedico esse trabalho.

HERON FERREIRA SOUZA

Doutor em Educação (Políticas, Administração e Sistemas Educacionais) pela Unicamp. Mestre em Educação e Contemporaneidade pela UNEB. Professor do IFBaiano. Experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas, Educação Profissional, Educação do Campo e Educação em Agroecologia. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial – LaPPRuDes/IFBaiano e pesquisador do Grupo de Pesquisa Memória, Instituições e Organização de Espaços Pedagógicos – MeIO/ProfEPT/IFBaiano.

ROBERTO CRUZ MELO


Doutor em Poli?ticas Pu?blicas e Formac?a?o Humana pela UERJ e Mestre em Educac?a?o pela UFBA. Professor do IFBaiano. Experie?ncia na a?rea de Educac?a?o, com e?nfase em Avaliac?a?o de Sistemas, Instituic?o?es, Planos e Programas Educacionais e Poli?ticas Pu?blicas. Li?der do GPEC, pesquisador do Grupo THESE/UERJ/UFF/FIOCRUZ e do Grupo de Pesquisa de Poli?tica e Gesta?o da Educac?a?o/ FACED/UFBA.

ROSEMARY LOPES SOARES DA SILVA

Doutora em Poli?ticas Pu?blicas e Formac?a?o Humana pela UERJ e Mestre em Políticas Públicas pela UNEB. Coordenadora Pedagógica da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). Experie?ncia na a?rea de Educac?a?o, com e?nfase em Poli?ticas Pu?blicas Educacionais, Planejamento Educacional, Programas e Projetos Educacionais, Formação de Professores e Metodologias de Ensino, Pesquisa e Extensão. Li?der do Grupo de Estudos, Pesquisas e Experimentações Educacionais da SEC/IAT (GEPEE); pesquisadora do Campo Trabalho-Educação e Educação Profissional e Tecnológica do Grupo THESE/UERJ/UFF/FIOCRUZ.