Capa do livro: AVALIAÇÃO, ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS DE ENSINO<br>Um espaço de interlocução de pesquisadores e Grupos de Pesquisa em Educação e Teologia

AVALIAÇÃO, ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS DE ENSINO
Um espaço de interlocução de pesquisadores e Grupos de Pesquisa em Educação e Teologia

Autores: Kátia Silva Cunha - Gleyds Silva Domingues (Organizadoras)

Este livro é fruto de muitos encontros e muitas aprendizagens e que reúne os textos refletidos no interior de dois grupos de pesquisa: Laboratório de Pesquisa em Políticas Públicas, Currículo e Docência, filiado aos Programas de Pós-Graduação em Educação e Pós-Graduação em Educação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Agreste; e Pesquisa Práxis Educativa na Formação e no Ensino Bíblico, filiado ao Programa de Mestrado Profissional em Teologia das Faculdades Batista do Paraná. Os temas da avaliação e da metodologia de ensino são recorrentes no contexto da formação e do trabalho docente. Muitas são as investigações que visam esclarecer sobre sua inserção, enquanto proposta de melhoria no fazer educativo e que pode alcançar outros espaços não formais da educação. A proposta do livro visa apresentar pesquisas que contemplem os espaços formais e não formais da educação e o modo como eles desenvolvem o campo do ensino e aprendizagem. São descritas possibilidades de ação e que podem ser ressignificadas por educadores em seu lócus de atuação.

Impresso
de R$ 71,50 por
R$ 55,00
Digital
de R$ 64,00 por
R$ 41,25

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4335-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-4334-7
DOI: 10.24824/978652514335.4
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 188
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

AVALIAÇÃO, ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS DE ENSINO<br>Um espaço de interlocução de pesquisadores e Grupos de Pesquisa em Educação e Teologia
KARLA JEANE VILELA DE OLIVEIRA
Mestra em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA).

KÁTIA SILVA CUNHA
Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Diretora de Gestão Acadêmica da Universidade Federal de Pernambuco (PROGRAD/DGA). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEDUC), Programa de Pós-Graduação em Educação, Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM). Professora do Núcleo de Formação Docente, no Centro Acadêmico do Agreste. Pós-Doutorado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro/Proped UERJ. Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal de Pernambuco, graduação em Música Sacra – Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil. Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem e currículo, formação de professores, avaliação educacional e da aprendizagem. Coordena o grupo de Pesquisa: LAPPUC - Laboratório em pesquisa de políticas públicas, currículo e docência, com parceria com os seguintes Grupos de Pesquisa: Políticas de Currículo e Cultura/UERJ e Práxis Educativa na Formação e no Ensino Bíblico/FABAPAR. Participa também do grupo: GPEHCC – Grupo de Pesquisa em Educação, História e Cultura Científica. Participante da Rede Brasileira em Teoria do Discurso.

MARIA RÚBIA VIANA DE FREITAS
Possui graduação em Química-Licenciatura pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE/CAA, especialização em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Pernambuco-IFPE, mestrado em Educação em Ciências e Matemática – PPGECM/UFPE/CAA e é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – PPGEC/UFRPE. Atuou como formadora pedagógica no Centro de Estudos e Formação de Professores – CEFOP e como docente na educação básica. É integrante do grupo de pesquisa NIDEJE da UFPE/CAA e tem interesse nos seguintes temas: Ensino de Química e Jogos Didáticos; Psicologia Histórico-Cultural no Ensino de Ciências e Ludicidade; e Avaliação e Erro no processo de aprendizagem.

JOSÉ AYRON LIRA DOS ANJOS
Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), mestrado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, pibid, metodologias ativas de aprendizagem, ensino de química e jogos didáticos. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática e participa do Grupo de Pesquisa em Educação, História e Cultura Científica (GPEHCC) e é Coordenador do Núcleo de Investigação, Desenvolvimento e Estudo de Jogos no Ensino (NIDEJE).

ANDRÉ RICARDO TAVARES
Formou-se pelo Centro de Preparação de Oficiais da Reserva como oficial R/2 na Arma de Infantaria. Serviu como oficial R/2 no 14 Batalhão de Infantaria em Jaboatão – PE. Foi formado pelo Instituto Bíblico Palavra da Vida em Recife (Projeto Marcos) recebendo diploma em Bíblia, e fez especialização em trabalhos com jovens, missões e evangelismo no Word of Life Bible Institute em New York – USA (SYME), recebendo também diploma de especialização nestas áreas na conclusão. Possui Graduação em Teologia – pelo Tennessee Temple University – USA; Mestrado em Teologia pelas Faculdades Batista do Paraná (FABAPAR) e é Aluno do Ph.D. pela Carolina University na Carolina do Norte – USA. Foi formado pelo Haggai Institute na área de Liderança Avançada em Cingapura. Foi Missionário da Organização Palavra da Vida em NY – USA, em Recife – PE e em Curitiba – PR. Pastoreou a Primeira Igreja Batista de Gravatá – PE, a Igreja Batista do Boa Vista – PR e a Igreja Batista do Bacacheri – PR. Atualmente é diretor e professor do mestrado na língua portuguesa na Carolina University e professor adjunto na Compass College of Cinematic Arts. Tem experiência na área de Teologia, Bíblia e Ministério, com ênfase em Teologia Prática, assim como na área Pastoral, de Ensino e Eclesiástica. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Práxis Educativa na Formação e no Ensino Bíblico.

ROSÂNGELA FERRO DIAS TECK DE GAMBA
Mestre em Teologia pelas Faculdades Batista do Paraná e missionária da unta de Missões Mundiais da Convenção Batista do Brasil em Angola desde 1991. Participante do Grupo de Pesquisa Práxis Educativa na Formação e no Ensino Bíblico.

ANTONIO VALDEMAR KUKUL FILHO
Doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Bacharel e Mestre em Teologia pelas Faculdades Batista do Paraná.

PEDRO LUIS SILVA PEREIRA
Farmacêutico Clínico graduado pela Universidade de Brasília (2011). É também Bacharel em Teologia pelas Faculdades Batistas do Paraná (2017). Sua experiência no ensino religioso o levou a descoberta de sua vocação enquanto professor. É também membro da Igreja Batista Central de Taguatinga e, desde 2013, tem oportunidade tanto de lecionar, quanto de escrever material didático para escola bíblica.

GLEYDS SILVA DOMINGUES
Pós-Doutora em Educação e Religião. Doutora em Teologia. Mestre em Educação. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Teologia das Faculdades Batista do Paraná. Professora do Mestrado em Ministérios da Carolina University. Professora de Graduação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Práxis Educativa na Formação e no Ensino Bíblico. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Laboratório Currículo e Formação de Professores- LAPPUC. Pesquisadora do Núcleo Paranaense de Pesquisa em Religião (NUPPER).

JOSEANE PIRES DOS SANTOS SILVA
Possui Pós-Graduação em História do Brasil pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco - CESVASF (2011). Atualmente é professora do Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco, professora  do Curso de História, Pedagogia, Letras e Matemática da mesma instituição. É Educadora de Apoio na Escola de Referência em Ensino Médio Tercina Roriz (Belém do São Francisco, PE) Sua produção científica se relaciona, principalmente, a História Local, Memória, Identidade e Metodologia do Ensino de História.

GEYZA KELLY ALVES VIEIRA
Possui mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Atualmente é diretora do Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco, professora do Curso de História da mesma instituição. Sua produção científica se relaciona, principalmente, a História e Cultura Indígena e Afro-brasileira, Prática do Ensino da História, História e Memória e Metodologia Científica.

REGINA MARIA ALBERTO
Graduanda do curso de Pedagogia do CESVASF.