Capa do livro: EducAÇÃO<br>contribuições e experiências

EducAÇÃO
contribuições e experiências

Autores: Joara Porto de Avelar Lima - Madiane Santos de Assis - Raqueline de Almeida Couto - Sandra Aleluia Hora da Costa (Organizadoras)

Esta publicação objetiva compartilhar relatos de experiências docente exitosas, bem como contribuições e possibilidades voltadas para ações educativas que valorizam a pluralidade e o dinamismo singular de cada espaço educacional.
Partindo dessa perspectiva, esta coletânea, intitulada EducAÇÃO: contribuições e experiências, reúne produções de professoras e professores que atuam em diferentes áreas do conhecimento e em diferentes níveis da educação no Brasil, compartilhando temas que convocam o debate e a troca de saberes.
A obra é produzida no contexto da pandemia da covid-19 e, por isso, a maioria dos textos partilham as múltiplas ações relacionadas aos diversos processos formativos vividos por diferentes educadoras e educadores no cenário pandêmico, unindo possibilidades e socializando diferentes experiências atreladas a temática da educação com um olhar mais aguçado para a superação em tempos de ressignificAção da práxis educativa.
Com essas implicações, organizamos este livro a partir de redes de pesquisas e formação entre universidades e escolas públicas brasileiras, articuladas por intermédio de professores pesquisadores e professoras pesquisadoras que se dispuseram a compartilhar seus escritos, achados, experiências e vivências.

Impresso
de R$ 91,00 por
R$ 70,00
Digital
de R$ 80,00 por
R$ 52,50

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4169-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-4166-4
DOI: 10.24824/978652514169.5
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 280
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EducAÇÃO<br>contribuições e experiências
ORGANIZADORAS

JOARA PORTO DE AVELAR LIMA

Doutora e Mestra em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pedagoga, Coordenadora Pedagógica na Rede Estadual de Educação da Bahia. Autora do livro Sorriso de Maria.

 

MADIANE SANTOS DE ASSIS

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal Baiano (IFBAIANO). Especialista em Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, Instituto Federal da Bahia (IFBA).

 

RAQUELINE DE ALMEIDA COUTO

Mestra em Educação e Contemporaneidade pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Especialização em Gestão Escolar – Educação a Distância (UFBA). Grupo de Pesquisa em (Multi)Letramentos, Educação e Tecnologia.

 

SANDRA ALELUIA HORA DA COSTA

Mestra em Engenharia Elétrica, Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora do Instituto Federal da Bahia (IFBA). Membro do Grupo de Pesquisa Processamento de Sinais (CNPq/UFBA).

 

AUTORES

AILSON PINHÃO DE OLIVEIRA

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Cultura & Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz/Universidade Federal da Bahia (UESC/UFBA). Professor da UNEB.

 

ANA LÚCIA NUNES PEREIRA

Doutora pelo Programa Educação. Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Cotidiano Escolar.

 

ARIELMA GALVÃO DOS SANTOS

Mestranda em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Especialização em Gestão Pública. Especialização em Gestão de Projetos. Especialização em Avaliação Educacional. Graduação em Pedagogia – UFBA.

 

CATARINA FERREIRA SILVEIRA

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Difusão de Conhecimento (UFBA). Mestra em Engenharia de Produção (UFSC). Docente e Pesquisadora do Instituto Federal da Bahia (IFBA).

 

CLEISE SENA ANDRADE

Especialista em Gestão Educacional. Especialista em Gestão de Polos pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinc. Especialista em Leitura e Produção textual aplicadas a educação de Jovens e Adultos (IFBaiano).

 

DAVI SANTOS LIMA

Licenciado em Ensino de História pelo Centro Universitário Internacional (Uninter). Graduando de Bacharelado em Direito pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

 

DENILSON BARRETO DE SOUZA

Pós-Graduando em Educação a Distância, Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Bacharel em Sistemas de Informação (Estácio/Bahia). Engenheiro de software com especialização em Finanças Corporativas.

 

DIENE ISRAELA DA SILVA

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBAIANO). Licenciada e Bacharela em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

 

FERNANDA PRISCILA ALVES DA SILVA

Doutora e Mestra em Educação e Contemporaneidade, Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Membro e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Desigualdades e Diversidades (UNEB).

 

GISLANE SANTOS SILVA

Mestra em Administração, Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Empreendedorismo e Gestão de Negócios pela Universidade Federal da Bahia. Professora do Instituto Federal da Bahia (IFBA).

 

HELEN GUIMARÃES C. MATTOS

Mestranda em Educação e Contemporaneidade, Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Processos Tecnológicos e Práticas Inovadoras (UNEB). Professora, Secretaria Municipal de Educação de Salvador (SMED).

 

HELGA PORTO MIRANDA

Doutora em Educação (PUC/SP). Mestra em Educação de Jovens e Adultos, Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Cotidiano Escolar. Professora Assistente UNEB.

 

HELLANA SANTOS LIMA

Graduada em pedagogia, Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Monitora da Universidade Aberta a Terceira Idade (UATI). Professora do Ensino Fundamental I no Centro Educacional Priscyla Maria.

 

ISALETE BEZERRA DE ALENCAR

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Sergipe (IFS) Especialista em Docência para Educação Profissional e Tecnológica (IFS). Pedagoga-Área do Instituto Federal da Bahia (IFBA).

 

JAINÊ DA SILVA SANTOS RIBEIRO

Mestra em Educação e Contemporaneidade – PPGEDUC – UNEB (2020). Especialista em Metodologia da Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB (2000). Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador – UCSAL (1997). Atualmente é Coordenadora Pedagógica na Rede Estadual no município de São Francisco do Conde, atuando no Ensino Médio. Mestra em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Tem interesse pela formação docente e práxis pedagógica, estudando a Educação Infantil, crianças em suas infâncias, representações e sentidos, e foco na pesquisa com crianças.

 

JAMILE SILVA DE OLIVEIRA

Graduada em Pedagogia, Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora de Língua Estrangeira – Inglês na Escola Dalila Silva. Formação em Língua Estrangeira- Inglês. Pelo Fisk Centro de Ensino.

 

JAQUELINE ROSÁRIO SANTANA

Mestra em Direito, Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Direito Penal e Processo Penal, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Coordenadora acadêmica da Compliance Academy. Professora do Instituto Federal da Bahia (IFBA).

 

JOILMA MENEZES SALES DA CRUZ

Doutora e Mestra em Química, Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialização em Auditoria e Gestão Ambiental pela Fundação Visconde de Cairu (FVC). Professora e Gestora da Rede Pública de Ensino do Estado da Bahia.

 

JUCELMA SACRAMENTO ALVES

Mestrado Profissional em PROFLETRAS, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialização em História Social e Cultura afro-brasileira e indígena, Fundação Visconde de Cairu. Professora do Colégio Estadual do Campo Anna Junqueira Ayres Tourinho e do Centro de Educação Municipal de Camaçari.

E-mail: ju_sacra@yahoo.com.br

 

KARINE SANTOS DE SANTANA

Pós-Graduanda em Didática da Língua Portuguesa pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA). Licenciada em Pedagogia, Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora na Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia.

 

LUANA NASCIMENTO MARINHO

Mestranda em Estudos de Linguagens: contextos lusófonos Brasil-África, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB). Coordenadora pedagógica na Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde.

 

MADIANE SANTOS DE ASSIS

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal Baiano (IFBAIANO). Especialista em Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, Instituto Federal da Bahia (IFBA).

 

MARINA GRAZIELA FELDMANN

Doutora pelo Programa Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Currículo da PUC-SP, Brasil.

 

MARTA MARIA SILVA DE FARIA WANDERLEY

Doutora pelo Programa Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (LAEL-PUC/SP). Mestra em Educação, Universidade Internacional de Lisboa (UIL). Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

 

NATALINO SOARES MARQUES

Mestrando em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas, Universidade Federal da Bahia (UFBA). Licenciado em Desenho e Plástica (UFBA). Professor de Artes na Escola Estadual do Campo Anna Junqueira Ayres Tourinho.

 

NEIDSON DIONÍSIO FREITAS DE SANTANA

Doutorando e Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Grupo de Pesquisa GEPLET/UNEB. Licenciado em Letras Vernáculas e Pedagogia.

 

NEILA CRISTINA DO ROSÁRIO ARAÚJO

Especialista em Leitura e Produção Textual aplicada a EJA, Instituto Federal Baiano (IFBAIANO). Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Rio Sono. Funcionária Pública em Valença-BA.

 

OBDÁLIA SANTANA FERRAZ SILVA

Pós-Doutorado em Língua e Cultura (PPGLinC), pelo Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com bolsa PNPD-CAPES (Edital 02/2019). Doutorado em Educação, pela Universidade Federal da Bahia (2012). Atualmente, é professora do Curso de Letras/Português da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Campus XIV. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET).

 

PATRÍCIA DOS SANTOS RANGEL

Especialista em Coordenação Pedagógica, Alfabetização e Letramento (UNIASSELVI). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Funcionária pública em Valença-BA.

 

ROSIMERE SILVA SANTOS LIMA

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal Baiano (IFBAIANO). Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade Cândido Mendes. Pedagoga do IFBAIANO.

 

SABRINA RODRIGUES GARCIA BALSALOBRE

Docente do Curso de Letras e do Mestrado em Estudos de Linguagens: Contextos lusófonos Brasil-África da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia afro-brasileira (UNILAB – Campus dos Malês).

 

TAÍZA OLIVEIRA COSTA

Especialista em Alfabetização e Letramento – SESAP. Especialista em Psicopegagogia: Institucional, Clínica e Hospitalar – Fundação Visconde de Cairu. Professora da Prefeitura Municipal de Salvador.

 

TÂNIA REGINA ABDON DA SILVA

Licenciada em Letras – Habilitação: Português e Literatura da Língua Portuguesa pela Universidade Católica do Salvador – UCSAL (1989). Especialização em Planejamento e Prática de Ensino – UNIBA (2000) e Especialização em Psicopedagogia Escolar – UNC (2002). Atualmente é professora da Rede Estadual de Ensino com experiência na Área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.

 

TAISE PASSOS CILINDRO

Mestra em Educação e Contemporaneidade, Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pedagoga (UNEB). Professora, Secretaria Municipal de Educação Salvador (SMED).

 

VERONICE FRANCISCA DOS SANTOS

Mestranda em Estudo de Linguagens Contextos Lusófonos Brasil-África, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia afro-brasileira (UNILAB). Coordenadora Pedagógica na Educação Infantil em São Francisco do Conde.

 

ZENILDA DA PAIXÃO DOS SANTOS

Especialista em Coordenação Pedagógica, Alfabetização e Letramento (UNIASSELVI). Licenciada em Pedagogia, Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Funcionária pública em Valença-BA.