Capa do livro: PSICOLOGIA E CONTEXTOS RURAIS <BR> Diálogos psicossociais a partir da América Latina

PSICOLOGIA E CONTEXTOS RURAIS
Diálogos psicossociais a partir da América Latina

Autores: Jáder Ferreira Leite - Magda Dimenstein - Candida Dantas - João Paulo Macedo (Organizadores)

Temos identificado um crescente interesse da Psicologia latino-americana pelos contextos rurais como um tema de estudos e como espaço de atuação profissional. Assim, abre-se uma enorme frente de trabalho para a Psicologia. Reconhecemos que muitos desafios aí se colocam. Entre eles o fato de que, historicamente, o saber psicológico foi produzido numa perspectiva urbanocêntrica, sem ter em conta as singularidades que constituem os territórios rurais e os modos de vida de suas populações.

Mobilizadas/os por esse e outros desafios, apostamos na publicação deste livro. Trazemos experiências profissionais, reflexões teóricas e pesquisas empíricas desenvolvidas por pesquisadoras/es e profissionais latino-americanas/os em conjunto com diversos atores sociais que vivem no campo, que têm uma importante relação com a terra e a natureza na produção de suas subjetividades e constituição de laços com o território.

Partimos de alguns eixos de discussão que estruturam o livro e marcam uma abordagem psicossocial da psicologia, sem perder de vista uma reflexão com outras áreas de conhecimento: saúde mental; movimentos sociais; relações de gênero; ambiente e sustentabilidade. Esperamos, com esse esforço, contribuir de forma crítica para essa aproximação da psicologia, como ciência e profissão, aos contextos rurais.




Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4365-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-4363-7
DOI: 10.24824/978652514365.1
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 458
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PSICOLOGIA E CONTEXTOS RURAIS <BR> Diálogos psicossociais a partir da América Latina
ALEJANDRA OLIVERA-MÉNDEZ
Professora associada no Colegio de Postgraduados, Campus San Luis Potosí, México. Psicóloga pela Universidad Iberoamericana, México, mestre em Desenvolvimento Social Rural e doutora, ambos no Departamento Internacional e de Desenvolvimento Rural da Universidade de Reading, Reino Unido – México.

ANA PAULA SOARES DA SILVA
Professora Associada do Departamento de Psicologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP). Chefe do Laboratório de Psicologia Socioambiental e Práticas Educacionais (LAPSAPE/FFCLRP-USP). Pós-Doutorado pelo Laboratório de Psicologia Socioambiental e Intervenção (LAPSI), Departamento de Psicologia Social do trabalho, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo (LAPSI-IPUSP) – Brasil.

ANTÔNIO CÉSAR DE HOLANDA SANTOS

Professor do curso de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na Unidade Educacional Palmeira dos Índios – AL, Campus Arapiraca. Doutor em Psicologia pela UFPE. Mestre em Educação Brasileira pela UFAL. É formado em Psicologia pela UFAL – Brasil.

BADER BURIHAN SAWAIA
Socióloga e doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professora Titular do Curso de Pós-Graduação em Psicologia Social da PUC-SP. Foi Vice-Reitora da PUC-SP (2003-2007).

BÁRBARA BARBOSA NEPOMUCENO
Professora adjunta do Colégio Ari de Sá, Brasil. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, Brasil, com estágio de doutorado na Universidade Autônoma de Yucatán, México (Bolsa CAPES/PDSE). Possui Mestrado Oficial em Intervenções Psicossociais pela Universidade de Barcelona, Espanha, e Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará.

BENEDITO MEDRADO
Mestre e Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP); professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia da UFPE; Bolsista de produtividade do CNPq – Brasil.

BRENO PEDERCINI DE CASTRO
Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Psicólogo da Prefeitura Municipal de Itabirito, Minas Gerais, Brasil.

BRISANA ÍNDIO DO BRASIL DE MACÊDO SILVA
Psicóloga e mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Professora substituta em Psicologia na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Atualmente é doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará – Brasil.

CANDIDA MARIA BEZERRA DANTAS

Possui graduação e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, doutorado em Psicologia Social também pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pós-doutorado pela Universidade Federal do Ceará. É Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Brasil.

CLÁUDIA MARIA FILGUEIRAS PENIDO
É psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia/Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

CLAUDIA MAYORGA

Doutora em Psicologia Social pela Universidad Complutense de Madrid. Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente coordena o Centro de Pesquisa e Extensão de Conexões do Conhecimento da UFMG, Brasil.

ELÍVIA CARMUÇA CIDADE
Professora no curso de graduação em Psicologia da Faculdade Ari de Sá. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, Brasil, com estágio de doutorado na Universidade Autônoma de Yucatán, México. É Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará e Especialista em Gestão em Saúde Pública, Brasil.

EUGÊNIA BRIDGET GADELHA FIGUEIREDO

Psicóloga. Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professora adjunta da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFdPar).

FELIPE ANDRÉS VALENZUELA LEVI

Estudante de Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Chile. Terapeuta e professor do ?yurveda em AyurSattva, Chile. Instrutor de Kundalini Yoga, Chile.

FERNANDA FERNANDES GURGEL
Graduação em Psicologia e Doutorado em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)/Brasil. Estágio de Doutorado na Universidad Complutense de Madrid/Espanha. Professora adjunta de Psicologia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (FACISA/UFRN), Brasil.

FERNANDO LANDINI
É doutor em Psicologia pela Universidade de Buenos Aires. Trabalha como pesquisador sênior no Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Técnica (CONICET) da Argentina e é professor de pós-graduação na Universidade de La Cuenca del Plata, na Universidade de Buenos Aires, na Universidade Nacional de Entre Ríos (Argentina) e na Universidade de La República (Uruguai) – Argentina.

FLÁVIA CHARÃO MARQUES
Agrônoma, mestre em Fitotecnia, doutora em Desenvolvimento Rural e pós-doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio de doutorado na Universidade de Wageningen, Holanda. Professora da UFRGS, trabalhando na Faculdade de Agronomia e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) – Brasil.

GIOVANA ILKA JACINTO SALVARO

Mestre em Psicologia, Doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) e Direito (PPGD), dos cursos de graduação em Psicologia e Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Brasil.

IARA FLOR RICHWIN
Psicóloga e doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB) e pela École Doctorale Recherches en Psychanalyse et Psychopathologie da Université Paris Diderot. Psicóloga da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania/GDF/BR; pesquisadora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura – Universidade de Brasília.

JÁDER FERREIRA LEITE
É psicólogo pela Universidade Estadual da Paraíba e doutor em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professor efetivo do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com atuação na graduação e pós-graduação (orientador de mestrado e doutorado). Pesquisador bolsista de Produtividade PQ2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq, Brasil.

JAILEILA DE ARAÚJO MENEZES
Psicóloga pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Pernambuco, vinculada ao Departamento de Psicologia e Diretrizes Educacionais do Centro de Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia – Brasil.

JAMES FERREIRA MOURA JR.
Professor adjunto do Instituto de Humanidades, Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Brasil, professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Ceará, Brasil. É doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil.

JAQUELINE MEDEIROS S. CALAFATE
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília (UnB). Trabalha no Ministério da Saúde, na Secretaria Especial de Atenção à Saúde das Populações Indígenas, em Brasília, DF, Brasil.

JOÃO PAULO MACEDO
Professor associado da Universidade Federal do Delta do Parnaíba. Graduado em Psicologia pela Faculdade Santo Agostinho, Mestre e Doutor em Psicologia pela UFRN. Está vinculado aos Programas de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e da Universidade Federal do Ceará (UFC), orientando alunos de mestrado e doutorado. É Pesquisador Bolsista de Produtividade do CNPq (PQ-2) desde 2018, Brasil.

JORGE LYRA
Mestre em Psicologia Social (PUCSP) e Doutor em Saúde Coletiva (CPqAM/ FIOCRUZ). Professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia da UFPE. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPE, Brasil.

JOSÉ RICARDO KREUTZ
Professor Associado do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/UFRGS), e realizou seu estágio pós doutoral junto ao grupo de pesquisa INTERVIRES, do PPG de Psicologia Social e Institucional (PPGPSI/UFRGS), Brasil.

JUDIT HERRERA ORTUÑO
Bióloga pela Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), Espanha; especialista em Agente de Desenvolvimento Internacional pela Universitat Politècnica de Catalunya (UPC), Espanha; mestre e doutora em Desenvolvimento Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS), Espanha.

JÚLIA BATISTA AFONSO
Psicóloga formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pós-graduanda no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Brasil.

JULIANA BEZZON DA SILVA
Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), Brasil.

JULIANA BRANCO CASTRO
Estudante de graduação em enfermagem na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Bolsista de Iniciação Científica CNPq, Brasil.

JULIANA CABRAL DE OLIVEIRA DUTRA

Formada em Ciências Sociais e Ambientais pela UFMG (2014) e mestrado em Psicologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (2020). Ela é Indigenista Especializada pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Brasil.

KATHERINE ISABEL HERAZO GONZÁLEZ

Doutora e mestre em Estudos Latino-Americanos pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM); psicóloga pela Universidad Santo Tomás, Bogotá, Colômbia; especialista em Gestão e Desenvolvimento Comunitário pela Universidad INCA, Colômbia. Professora na Faculdade de Psicologia da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), México.

LÁZARO BATISTA
Doutor em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Psicologia Social e Política pela Universidade Federal de Sergipe. Professor de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas, Brasil.

LETÍCIA LOPES DE SOUZA
Estudante de Psicologia na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Bolsista de Iniciação Científica – CNPq, Brasil.

MA. VERÓNICA MONREAL ÁLVAREZ
Doutora em Ciências Sociais pela Universidad de Chile. Mestre em Saúde Pública pela Universidad de Chile. Professora da Pontificia Universidad Católica de Chile, Chile.

MAGDA DIMENSTEIN
É professora titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutora em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora bolsista de produtividade PQ1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq, Brasil.

MARCELO GUSTAVO AGUILAR CALEGARE
Formado em Psicologia (2002), Mestre (2005) e Doutor (2010) em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Professor adjunto da Faculdade de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas,Brasil.

MARIA DA CONCEIÇÃO DE OLIVEIRA CARVALHO NOGUEIRA
É doutora em Psicologia Social pela Universidade do Minho/Portugal. Atualmente é Professora Associada da Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE), Portugal.

MARÍA JESÚS LARRAÍN VIDELA

Psicóloga Comunitária pela Pontifícia Universidade Católica do Chile. Graduanda do curso de Estética no Instituto de Estética da Pontifícia Universidade Católica do Chile, Chile.

MARIA JURACY FILGUEIRAS TONELI
Psicóloga (UFMG), Mestre em Educação (UFSC), Doutora em Psicologia (USP), Pós-Doutora (UFMG e UMinho / PT), Professora titular do Departamento de Psicologia da UFSC (PPGP), pesquisadora 1A CNPq, Brasil.

MARIA LORENA LEFEBVRE
Psicóloga e doutoranda em Psicologia pela Universidade Nacional de Tucumán (UNT). Professora da Universidade Nacional de Tucumán, Argentina.

PAULO RICARDO DE OLIVEIRA RAMOS
Graduado em Ciências Humanas pela Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (2012) e Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (2018), Brasil.

RITA DE CÁSSIA MACIAZEKI-GOMES

Psicóloga (UNISINOS), doutora em Psicologia pela Universidade do Porto (UP)/Universidade Federal Santa Catarina, pós-doutora em Saúde Coletiva (UFRGS). Professora do Instituto de Ciências e Informação da Universidade Federal do Rio Grande, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, e do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, Brasil.

ROBERT FILIPE DOS PASSOS
Psicólogo, mestre e doutorando em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professor associado da Universidade de Passo Fundo junto ao curso de Psicologia. É pesquisador vinculado ao grupo de Pesquisa-Intervenção INTERVIRES/UFRGS.

ROSSIVÂNIA SOUZA DA SILVA
Psicóloga pela Universidade Federal de Roraima, indígena da etnia Macuxi e residente da Comunidade Canauanim, Brasil.

SAULO LUDERS FERNANDES
Psicólogo e mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá, Paraná. Doutor em psicologia social pela Universidade de São Paulo. Professor de psicologia na graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Alagoas. Psicólogo pela a-Brazil.

SIMONE MAINIERI PAULON
Psicóloga, Analista Institucional, doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP), pós-doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN /Alma Mater Studiorum – Universidade de Bologna. É professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, junto ao PPG de Psicologia Social e Institucional. Docente convidada do PPG de Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES – Brasil.

SOFÍA FONSECA VIDAL
Licenciatura em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Chile. Atualmente em treinamento clínico em orientação psicanalítica infantil e adolescente, Chile.

TELMO MOTA RONZANI
É psicólogo pela Universidade Federal de Juiz de Fora – MG. Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É professor Titular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pesquisador Bolsista de Produtividade do CNPq (PQ-1), Brasil.

THELMA MARIA GRISI VELÔSO
Psicóloga e mestre em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP – Campus de Araraquara/São Paulo). É professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Brasil.

VALERIA GONZÁLEZ COWES
É doutora em Psicologia pela Universidade de Buenos Aires. Atualmente realiza atividades de pesquisa como pós-doutora do Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Técnica (CONICET) da Argentina. É pesquisadora do Instituto de Estudos Geográficos “Guillermo Röhmeder” da Universidade Nacional de Tucumán, Argentina.

VALÉRIA MORAIS DA SILVEIRA SOUSA
É doutoranda em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); especialista em Recursos Humanos (UEPB) e graduada em Psicologia (UEPB). Professora substituta na UEPB no Departamento de Psicologia, Brasil.

VALESKA ZANELLO
Professora adjunta do Departamento de Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília (UnB). Coordenadora do Grupo de Pesquisa do CNPQ sobre “Saúde mental, gênero e interseccionalidade (raça e etnia)”, Brasil.

VERÔNICA MORAIS XIMENES

Professora titular do Departamento de Psicologia, Universidade Federal do Ceará, Brasil. É doutora em Psicologia pela Universidade de Barcelona, Espanha, e desenvolveu estudos de pós-doutorado no Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Pesquisadora bolsista de produtividade nível 1 (CNPq), Brasil.

VICTOR HUGO BELARMINO
Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista de pós-doutorado (CNPq) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil.

WANDERSON VILTON
Professor e bolsista de Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFPE (PNPD/CAPES). Psicólogo e mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas. Possui doutorado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018), Brasil.