Capa do livro: NOVOS ATORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA <BR> Dilemas e possibilidades

NOVOS ATORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA
Dilemas e possibilidades

Autores: Antonio Miranda Galleão - Maria Amélia Santoro Franco

A taxa de crescimento constante de matrículas na educação superior, fruto de contribuições das políticas públicas “de inclusão” adotadas no Brasil nas últimas décadas, como também da privatização exacerbada que a legislação brasileira tem possibilitado, não resultou em um processo de democratização, mas sim em um processo de massificação caracterizado pela mercantilização e privatização desse nível de ensino. O acesso foi facilitado e a população de estudantes de graduação tornou-se heterogênea sob o ponto de vista socioeconômico e cultural, o que representa um avanço civilizatório. Entretanto, as possibilidades de acesso, antes não existentes, não têm se traduzido em condições formativas semelhantes: o caráter elitista da educação superior continua vivo. Ao lado das “fábricas de diplomas”, convivem instituições que oferecem educação superior de qualidade voltadas apenas para uma elite que consegue acessá-las. Por outro lado, considerando os níveis de escolaridade dos brasileiros, permanecer e concluir com êxito um curso superior, mesmo de qualidade questionável, também é algo possível apenas para poucos. Este livro apresenta análises desse cenário sob diferentes olhares.

 

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4423-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-4424-5
DOI: 10.24824/978652514423.8
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 172
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

NOVOS ATORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA <BR> Dilemas e possibilidades

ALDA ROBERTA TORRES

Possui doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores (GEPEFE/FEUSP). Atua como professora na Educação Superior em cursos de Licenciatura e Pós-Graduação lato sensu desde 2001. Atuou como Técnica em Assuntos Educacionais e Diretora de Administração Escolar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus São Paulo e Pró-Reitoria de Ensino, respectivamente. Atualmente é professora do Instituto Federal de São Paulo no Campus São Paulo (IFSP), tendo atuado como coordenadora do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Formação de Professores com Ênfase no Ensino Superior no período de agosto de 2014 a agosto de 2016. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Política Educacional, Didática, Saberes Docentes, Ensino Médio e Superior, Pedagogia Universitária, sendo este último tema objeto de sua pesquisa de doutoramento.

 

ANA MARIA FREITAS TEIXEIRA

Licenciada em História pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), Bacharel em Ciências Sociais (Sociologia) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutora em Ciências da Educação Sociologiapela Université Paris 8. Atualmente, é Professora Associada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT). Foi Coordenadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares e Formação Geral (NUVEM/CECULT) entre 2015-2017 e Professora-orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (NPGED) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (NPGECIMA) da Universidade Federal de Sergipe entre 2008 e 2015. Participa dos Grupos de Pesquisa Educação e Contemporaneidade (Educon/UFS) e Formação e Investigação em Práticas de Ensino – FIPE. Atua nas áreas de Educação, Cultura, Trabalho, Juventude. Temas de pesquisa: ensino, transições educacionais e trajetórias sociais; ensino superior, culturas juvenis, relação com o saber.

 

ANTONIO MIRANDA GALLEÃO

Doutor (2020) e Mestre (2014) em Educação pela Universidade Católica de Santos. Bacharel em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1978). Vice-líder do grupo de pesquisa Pedagogia Critica: Práticas e Formação, da Universidade Católica de Santos. Coordena o Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação da Universidade Católica de Santos desde 2006 e atual como professor no Centro de Ciências Exatas, Arquitetura e Engenharia da mesma instituição.

 

DANIELLA GARDINI SCALET

Mestre e doutoranda em Educação, integrante do grupo de pesquisa “Pedagogia crítica: práticas e formação” na Universidade Católica de Santos. Pós-graduada em Educação Infantil, em Gestão de Recursos Educacionais, em Novas Arquiteturas Pedagógicas e Metodologias Ativas e em Reabilitação dos Transtornos Neurológicos e Mecânicos da Voz, Fala e Deglutição. Graduada em Fonoaudiologia possui formação pedagógica plena. Foi bolsista pesquisadora em universidade pública no estado de São Paulo (Universidade Virtual do Estado de São Paulo – UNIVESP) durante sete anos, atua há catorze anos no ensino superior, coordenou o Núcleo da Apoio Pedagógico e a Comissão de Atendimento às Necessidades Especiais em IES na região metropolitana da baixada santista. Atualmente atua como formadora nos cursos “Repensando o Currículo” e “ATIVAR! Metodologias ativas” pelo WhatsApp, oferecido pelo Instituto Iungo em parceria com o NAP USP.

 

ELIMAR RODRIGUES ALEXANDRE

Doutor em Educação pela Universidade Católica de Santos (2020) com orientação de Maria Amélia do Rosário Santoro Franco; Mestre em Educação pela Universidade Católica de Santos (2014) com orientação de Maria Amélia do Rosário Santoro Franco; Mestre em Administração pelo Centro Universitário Monte Serrat (2003) com orientação de José Dominguez Fernandez; Especialista em Administração Contábil e Financeira pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (1984); Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Santos (1980). Pesquisador e membro do Grupo de Pesquisa Práticas Pedagógicas: Pesquisa e Formação (CNPq) da Universidade Católica de Santos. Tem experiência na área de Administração, Contabilidade, Economia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Finanças e Mercado de Capitais; Gestão Financeira; Elaboração e Avaliação de Projetos; Microeconomia; e Macroeconomia. Professor na Universidade Católica de Santos nos cursos de Ciências Econômicas, Administração, Ciências Contábeis e no MBA em Gestão Empresarial Estratégica. Atuou como Analista Financeiro e Gerente de Custos na Vice-Presidência de Finanças da Cosipa/Usiminas no período de 1976 a 2011. Tem publicações na área de ambientalização curricular, práticas pedagógicas e avaliação de aprendizagens. Pesquisa os seguintes temas: privatismo da educação superior; trabalho docente no ensino superior; ambientalização curricular; contabilidade ambiental; educação ambiental no ensino superior; práticas pedagógicas no ensino superior; avaliação de aprendizagens; metodologias ativas de aprendizagem.

MARCIA RAIKA E SILVA LIMA

Doutora em Educação pela UFPI (2016). Mestre em Educação pela UFPI (2010). Especialista em Educação Inclusiva e Especial com ênfase em Neurociência pela FARMAT (2020); em LIBRAS pela FAEME (2013); em Supervisão Escolar pela UFPI (2000) e em Gestão Educacional pela UNICESP. (2009). Possui Graduação em Licenciatura em Pedagogia pelaUFPI. Atualmente, trabalha como professora adjunta I no Centro de Estudos Superiores de Caxias/UEMA. Atua como Professora do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em rede UNESP/UEMA. Foi Gerente de Educação Especial do Estado do Piauí (2011-2014). Trabalhou no Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (2007-2008). Professora formadora na modalidade à distância do Núcleo de Educação à Distância-NEAD/UESPI (2013-2014). Tem experiência na área de Educação, trabalhando com as diferentes disciplinas da área da Pedagogia, com ênfase nas disciplinas de Psicologia (geral, do desenvolvimento e da aprendizagem), Educação Especial e Inclusiva e LIBRAS. Participou do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação na Psicologia Sócio-Histórica (UFPI). Participa do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: educação, saúde e sociedade e do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar do Centro de Estudos Superiores de Caxias (GEPICESC). Líder do grupo de estudos e pesquisas em educação especial e inclusiva-GEPEEI.

 

MARIA AMÉLIA DO ROSÁRIO SANTORO FRANCO

Graduada em Pedagogia e Pós-Graduada Especialista em Administração Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Especialista em Psicologia da Educação e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-Doutora em Pedagogia e Prática Docente pela Universidade de Paris VIII (UP-VIII) e Universidade Federal de Sergipe (UFS). Pesquisadora 2 CNPQ desde 2007. Atua como Professora Titular e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), tendo sido coordenadora (2004-2009) e vice-coordenadora (2010; 2012-2017). Líder do grupo de pesquisa Pedagogia Critica: Práticas e Formação, da Universidade Católica de Santos e Vice-Coordenadora da Cátedra Paulo Freire na mesma instituição.. Foi Membro do Comitê Científico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e do Colegiado de Gestão do GT de Didática da mesma Associação. Coordenadora de Publicação da área de Educação (Saberes Pedagógicos) da Editora Cortez. Membro do Corpo Editorial da Editora Leopoldianum. Tem experiência na área de Pesquisa Educacional, com ênfase na pesquisa-ação pedagógica e pesquisa na área da epistemologia da Pedagogia, com destaque para a epistemologia das práticas pedagógicas e coordenação pedagógica/administrativa, tanto em instituições de educação básica quanto instituições de educação superior. É também parecerista, revisora e avaliadora de projetos, atuando em colaboração com diversos periódicos e instituições, tais como: INEP, CAPES e CNPq. Suas pesquisas estão inseridas nos seguintes temas: Pedagogias Críticas/pedagogias emancipatórias; Pesquisa-Ação, Práticas Pedagógicas, Formação de Professores e Didática Crítica. Autora de vasta produção bibliográfica, publicou mais de 40 artigos em periódicos e cerca de 12 livros. Orientou 47 dissertações de mestrado e 7 teses de doutorado.

 

MARIA EUGÊNIA CASTANHO

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1967), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1982) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1989). Foi membro do grupo da PUC-Campinas que ministrou Curso de Mestrado em Educação na sede de Villarrica (sul do Chile) da Pontifícia Universidade Católica de Chile de 1986 a 1989. Atualmente, é pesquisadora do HISTEDBR da Universidade Estadual de Campinas e membro da Rede de Apoio à Docência no Ensino Superior (RADES) composta por Unicamp, Unesp e outros pesquisadores. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Docência no ensino superior, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, universidade, docência, ensino superior, ensino-aprendizagem, e desafios da aula e da pedagogia universitária. Faz parte de diversos conselhos editoriais como Revista Docência do Ensino Superior (RDES) da UFMG, Revista Educação e Filosofia (UFU), Revista de Ciências Humanas (UFV). É membro do Instituto Histórico, Geográfico e genealógico de Campinas, SP. Tem farta publicação na área.

 

MARIA ISABEL DE ALMEIDA

Professora livre-docente sênior da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Católica de Santos, ambas em São Paulo–SP, Brasil. Coordena, em parceria, o Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a Formação do Educador (GEPEFE) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – São Paulo-SP, Brasil.

 

MARY GRACY E SILVA LIMA

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2009) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). Professora adjunta da Universidade Estadual do Piauí e professora adjunto da Universidade Estadual do Maranhão. Atualmente, é membro do Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisas Educacionais (NEEPE) da UESPI-CCM. Tem experiência na área de Educação escolar e Pedagogia. Atua como professora das séries iniciais do ensino fundamental, em escolas privadas. Foi professora do ensino médio no curso Pedagógico, em escolas públicas e privadas. Atuou com Pedagoga em escola de educação básica da rede municipal de ensino (SEMEC). Efetiva pesquisas no campo da educação e currículo na linha de pesquisa Formação de professores e Prática docente e pedagógica, dentre outras. Realiza e orienta pesquisas sobre formação de professores e prática docente, processo de ensino e aprendizagem, identidade profissional, desenvolvimento profissional docente, formação de professores e formação continuada, dentre outras questões contemporâneas no campo da educação escolar e do curso de Pedagogia.

 

ROSANA APARECIDA FERREIRA PONTES

Licenciada em Letras (1986), em Pedagogia (1995), Mestre (2007) e Doutora em Educação (2020) pela Universidade Católica de Santos. Possui 25 anos de experiência como professora e diretora de escolas públicas de educação básica. Atualmente, é professora do curso de Pedagogia e trabalha na Coordenadoria Pedagógica da Universidade Católica de Santos. Desenvolve pesquisas sobre formação de professores, a partir dos seguintes recortes: o ato didático de ensinar com pesquisa; princípios da pedagogia freiriana na Didática e na alfabetização; Didática no Ensino Superior. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores (GEPEFE/FE-USP/CNPq) e do Grupo de Pesquisa em Pedagogia Universitária/UniSantos/CNPq.

 

SELMA GARRIDO PIMENTA

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1965), mestrado em Educação: Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979) e doutorado em Educação: Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Atualmente é Professora Titular Sênior da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FE-USP. Coordena (em parceria) o GEPEFE – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação do Educador desde 1989, junto ao programa de Pós-Graduação em Educação – FE-USP. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação na FE-USP (1997/99) e Diretora da FE-USP (2002 – 2005). Foi Pró-Reitora de Graduação da USP (2006 – 2009). Atuou como Membro do Comitê de Avaliação da área de Educação junto à CAPES (2001-2003). É Membro do GT Didática da ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, do qual foi coordenadora (1996-1999) e representou-o como Membro do Comitê Científico da ANPEd (por quatro anos). Atualmente, é Vice-Presidente da ANDIPE – Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino (2018) e coordenadora da Coleção Docência em Formação junto à Cortez Editora em São Paulo. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, didática, pedagogia e pesquisa educacional. As pesquisas mais recentes são no campo da Pedagogia Universitária e Docência no Ensino Superior. É Pesquisadora Sênior CNPq.

 

SÉRGIO CASTANHO

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1964), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1987) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993), ambos na área de Filosofia e História da Educação. Desde 2005 participa do PQI, vinculado ao Museu Pedagógico da UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) como orientador do projeto “A Escravidão no Livro Didático de História: três autores exemplares (1890-1930)”. É pesquisador visitante e professor junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Memória: Linguagem e Sociedade na UESB, na linha de pesquisa “Memória, Cultura e Educação”. Atualmente, é professor doutor colaborador da Universidade Estadual de Campinas, na área de História da Educação. É pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas História, Educação e Sociedade no Brasil – HISTEDBR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História cultural e história da educação, Formação de professores nos períodos colonial, imperial e republicano no Brasil, Educação e trabalho na Colônia e no Império no Brasil e Teoria da História e história da educação. É titular do IHGGC – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Campinas e da Academia Campinense de Letras.