Capa do livro: O PARADIGMA CULTURAL IV<br>desafios contemporâneos à educação no Semiárido brasileiro no século XXI

O PARADIGMA CULTURAL IV
desafios contemporâneos à educação no Semiárido brasileiro no século XXI

Autores: Edmerson dos Santos Reis - Josenilton Nunes Vieira - João José de Santana Borges (Organizadores)

Cara leitora e caro leitor, como seria fascinante e profícuo ter uma conversa franca e sincera sobre os desafios contemporâneos à educação no Semiárido Brasileiro (SAB) no século XXI, juntos aos autores das contribuições dessa obra. Uma “roda”, como espaço de diálogo e de educação entre pares, contra-hegemônico, e que legitima o compartilhamento de saberes. Refletir, de forma crítica, sobre o que significa educação e qual seria o propósito desta, frente, por exemplo, a uma perspectiva “funcionalista” que significa a mesma educação a serviço do progresso econômico, submissa e escrava de lógicas perversas das multinacionais, ditadoras dos mercados mundiais. Pensar sobre qual é de fato, o contexto específico de referência, frente aos efeitos de uma globalização cultural, econômica e política que, por alguns aspectos, se faz cada vez mais prepotente, dominadora, novamente colonizadora. Considerar e ponderar sobre esse tempo, o contemporâneo, ao qual muitos e muitas referem-se como uma fase chamada de post-moderna, é parte do desafio que assumem os/as autores/as que contribuem com esta publicação. Sem qualquer pretensão de responder plena e adequadamente a essas grandes reflexões, me permito abrir essa “roda de conversa” [...] a respeito do propósito da educação.

Nicola Andrian

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4223-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-4224-1
DOI: 10.24824/978652514223.4
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 256
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

O PARADIGMA CULTURAL IV<br>desafios contemporâneos à educação no Semiárido brasileiro no século XXI
ADELAIDE PEREIRA DA SILVA
Graduada em Pedagogia (UFPB). Especialista em Metodologia da Educação para Áreas Rurais pela Universidade Federal da Paraíba (1981). Mestra em Sociologia, área de concentração em Sociologia rural, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Professora aposentada pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

ALINE RAMALHO DOS SANTOS
Mestra em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos, Graduada em Pedagogia, Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e especialista em Desenvolvimento Infantil pela UNIVASF. Possui experiência como Educadora Social no CRAS, CREAS e Centro POP pelo município de Juazeiro-Bahia, trabalhando com formação na garantia de direitos de várias segmentos. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Contextualizada, Cultura e Território EDUCERE. É Cocriadora do Projeto: Brincando, Cantando e Contando Histórias, pesquisa a importância das brincadeiras como uma ferramenta pedagógica relevante para o desenvolvimento infantil.

AMÉRICO JUNIOR NUNES DA SILVA
Professor do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA. Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) do Departamento de Educação da Uneb (DEDC7). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, Mestre em Educação pela Universidade de Brasília, Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (IESCFAC), Especialista em Educação Matemática e Licenciado em Matemática pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (CESVASF). Pesquisa na área de formação de professores que ensinam Matemática, Ludicidade e Narrativas. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/UFSCar), na condição de pesquisador, o Grupo Educação, Desenvolvimento e Profissionalização do Educador (CNPq/PPGESA-Uneb), na condição de vice-líder e o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/LEPEM-Uneb) na condição de líder. É editor-chefe da Revista Baiana de Educação Matemática (RBEM), da Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE). É membro da Comissão Nacional Editorial da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

ANA CÉLIA SILVA MENEZES
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas, Especialista em Educação Sexual pela Faculdade de Medicina do ABC Paulista, Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e doutora em Educação pela mesma universidade. Atualmente é Professora Adjunta I da Universidade Federal da Paraíba, lotada no Departamento de Habilitações Pedagógicas (DHP) do Centro de Educação CE. Integra os seguintes Grupos de estudos e pesquisas: Observatório de Educação Popular (UFPB/CNPq); e Currículo, Formação de Professores e Narrativas autobiográficas. É membro do grupo de formadores da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (RESAB) e membro do Conselho Editorial do Caderno Multidisciplinar Educação e Contexto do Semiárido Brasileiro. Trabalha com as seguintes temáticas: Formação de professores; Currículo e Projeto político-pedagógico em escolas do semiárido brasileiro (campo e cidade); Educação do Campo e Educação para Convivência com o Semiárido Brasileiro em espaços escolares e não escolares, na perspectiva da Educação Popular.

ANDREA CRISTIANA SANTOS
É formada em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em História Social pela Universidade Federal da Bahia e Doutora pelo Programa de Pos-Graduação em Comunicação e Cultura, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, é Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia, no Departamento de Ciências Humanas, campus III. Foi Diretora de Documentação da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar), no período de 2013-2019. Tem experiência na área de Jornalismo Especializado (Político, Economia, Científico) e Divulgação Científica, e atua como pesquisadora nos seguintes temas: História do Jornalismo; Comunicação e Saúde; Covid-19; Jornalismo; História da Imprensa; Memória; História da imprensa partidária; História do Partido Comunista do Brasil.

CERES MARISA SILVA SANTOS
É bacharel em Comunicação Social, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e tem graduação em Licenciatura em Estudos Sociais pela (PUC/RS), Especialização em Direitos Humanos, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Mestrado em Educação e Contemporaneidade (UNEB) e Doutorado em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da Escola de Comunicação e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB/DINTER. É Professora Assistente da UNEB, no curso de Jornalismo em Multimeios. Foi coordenadora, formadora e Assessora de Comunicação do Ceafro, programa do Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem experiência na área de Comunicação Social, com ênfase em Assessoria em Comunicação, Educom e Comunicação Comunitária. Trabalha com os seguintes temas: Ação Afirmativa, cotas, racismo, comunicação e racismo; educação e gênero, comunicação e gênero; representação e acesso ao discurso midiático, mulher negra e novas tecnologias.

CIMONE ROZENDO DE SOUZA
Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná, Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná e Pós-Doutora em Sociologia Rural pela Universidade de Paris X – França (2016) como Bolsista Sênior CAPES. Atualmente é Professora Associada III da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, do Departamento de Ciências Sociais, atuando nos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) e Ciências Sociais (PPGCS) nos seguintes temas: agricultura familiar, Agroecologia, meio ambiente (conflitos sócio-ambientais, convivência com o semiárido), políticas de segurança alimentar (PAA e PNAE) , Sistemas Agroalimentares (circuitos curtos e formas de certificação). É líder do grupo de pesquisa: Laboratório de Estudos Rurais, coordenadora do Núcleo de Agroecologia da UFRN (NEA), Presidente da Rede de Estudos Rurais, membro da Rede Brasileira de Pesquisa em Segurança Alimentar (RedePENSAN ), co-editora da Revista Meio Ambiente e Desenvolvimento e Tutora do PET conexões Comunidade do Campo da UFRN.

CRISTIANE CRISPIM BEZERRA
É professora de Arte na rede pública de ensino do Estado da Bahia. Mestra em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA – UNEB). Especialista em Dança Educacional e Artes Cênicas pela CENSUPEG. Graduada nos cursos de licenciatura em Artes Visuais (UNIVASF) e em Letras Português-Inglês (UPE). Atriz, diretora e produtora na Cia Biruta de Teatro. Autora do livro: Mitos, ritos e tipos no processo de criação em máscara (2020).

DOMINGOS JOSENILSON NUNES RAMOS
Mestre em Educação – Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares – UPE – Petrolina. Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação de Pesqueira (2013). Coordenador do Programa Paulo Freire Pernambuco Escolarizado – 2010 a 2013. Pós-graduado em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva concluido em 2015. Já atuou como cadastrador no Programa CADUNICO – Petrolina-PE. Trabalhou como professor dos anos iniciais no municipio de Dormentes-PE de 2013 a 2017. Professor alfabetizador do municipio de Petrolina-PE desde 2016. Exerceu a função de gestor escolar no ano de 2017 no municipio de Petrolina-PE. Professor efetivo dos anos iniciais do municipio de Petrolina-PE – início em 2019. Atuou como Coordenador Pedagógico da Secretaria Municipal de educação de Petrolina-PE desde 2018 a 2021. Membros do Grupo de Laboratório de Estudos e Práticas em Pesquisa Formação – LEPPF – Petrolina. Atualmente está atuando como gestor escolar.

EDMERSON DOS SANTOS REIS
Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação, Professor da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, atuando nos Cursos de Graduação em Pedagogia e de Pós-graduação – Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA, do Departamento de Ciências Humanas – Campus III, em Juazeiro BA. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação Contextualizada, Cultura e Território – EDUCERE.

EDONILCE DA ROCHA BARROS
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador, Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Doutorado em Ciências Humanas, área de concentração Sociedade e Meio Ambiente, Linha de Pesquisa: Desenvolvimento, Conflitos e Políticas Públicas, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia. Professora permanente do Programa de Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) e do Programa de Doutorado Interinstitucional em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT/UNIVASF/UFRPE/UNEB). Diretora do Departamento de Ciências Humanas, campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atua principalmente com os seguintes eixos temáticos: Agricultura Familiar; História e Memória; Desenvolvimento Territorial; Convivência com o Semiárido Brasileiro; Mulheres; Comunidades Tradicionais; Associativismo e Cooperativismo e Gestão dos Recursos Naturais.

ELANE CRISTINA NUNES DE SOUZA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2001). Atualmente é efetivo na Secretaria de Educação de Juazeiro e professora – Secretaria de Educação de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial.

ELENICE PEREIRA DOS SANTOS
Mestra em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Atuou como Prestadora de Serviços através do Programa Nacional de Formação de Professores – PARFOR (2015). Lecionou na Rede Municipal de Ensino de Juazeiro – Bahia como professora das Séries Iniciais do Ensino Fundamental I. Exerceu a função de Secretária da Câmara de Pós Graduação na Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Atualmente é Servidora Pública na Universidade do Estado da Bahia desde o ano de 2019.

EVELUCIA BORGES DE ALMEIDA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. É Especialista em Psicopedagogia. Atualmente cursando Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos, na UNEB. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Práticas Pedagógicas, Educação Integradora, Educação e diversidade, Planejamento, Supervisão e Orientação Pedagógica, Elaboração e Acompanhamento de Projetos Educacionais. Atualmente trabalha como pedagoga, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano.

FRANCISCO EVERALDO CÂNDIDO DE OLIVEIRA
Mestrando em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA. Possui graduação em Bacharel em Teologia pela Faculdade Kurios – FAK e graduação em Letras/Libras pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Proficiência no uso e ensino da Libras e proficiência na tradução/Interpretação da Língua Brasileira de Sinais – MEC. Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFBA, campus Jacobina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: libras, surdos, inclusão, tradução/interpretação da Língua Brasileira de Sinais.

GABRIELLA DOS SANTOS WRUBLEWSKI
Psicóloga (CRP-02/22962) e Mestranda do Programa de Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) da Universidade Estadual da Bahia. Sanitarista pelo curso de Especialização em Saúde Coletiva com concentração em Monitoramento, Avaliação e Informações Estratégicas pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA/EAD/2018-2019). Especialista em Saúde da Família pelo Programa de Residência Multiprofissional de Saúde da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF/SESAB 2015-2017) e Especialista em Educação em Saúde para Preceptores no SUS do Hospital Sírio Libanês (PSUS/HSL/2019-2020). Possui graduação em bacharelado em psicologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB. Atua como psicóloga no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST – Petrolina-PE) e como docente do curso de psicologia da Uninassau-Petrolina. Atualmente é também revisora ad hoc do periódico “O Mundo da Saúde”, São Camilo-SP. Possui interesse pelas linhas de pesquisa em: Saúde Coletiva, Saúde Pública, Atenção básica, Saúde Mental, Clínica Ampliada, Psicanálise, Feminilidade, Gêneros e Sexualidades.

GIORDAN SILVA OLIVEIRA
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba e o título de Mestre pelo curso de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba, atuando principalmente nos seguintes temas: economia política, feira-livre, história, movimentos sociais e reforma-agrária.

JAQUELINE AQUINO RODRIGUES
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas – Campus III; Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – Campus III; Pesquisadora voluntária no Grupo de Pesquisa Corpoética – UNEB/DCH III; Atuou como Instrutora de Yoga em Escola da Rede Privada – Petrolina-PE; Atuou como estagiária com bolsa de complementação educacional – UNEB/SAEB; Atuou como estagiária no Ensino Fundamental I no Serviço Social do Comércio (SESC) – Petrolina-PE; Atuou como voluntária de Iniciação Científica no Projeto de Pesquisa e Extensão Corpoética: yoga como prática educomunicativa nas escolas – UNEB/DCH III; Atuou como monitora no Programa Interno de Extensão – Sociologia da Vida: tempo, memória e criatividade sociais na terceira idade – UNEB/DCH III; Atuou como monitora no Programa Interno de Extensão – Transforma – UNEB/DCH III. Atuou como membro do Diretório Acadêmico de Estudantes de Pedagogia – UNEB/DCH III. Atua principalmente nos seguintes temas: Educomunicação; Educação Contextualizada; Yoga.

JOÃO JOSÉ DE SANTANA BORGES
Professor do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação Cultura e territórios Semiáridos (PPGESA), do campus III UNEB. É coordenador do Grupo de Pesquisa Corpoética. Fez Doutorado em Ciências Sociais (UFBA). Professor de yoga. Autor dos livros: Árvores e Budas: alternativas do misticismo ecológico e suas teias políticas (2015); Ecologia Mística (2017); Corpoética: yoga nas escolas (2018); O Yogue e o Pajé (2020).

JÔNATAS PEREIRA DO NASCIMENTO ROSA
Graduando em Jornalismo em Multimeios na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo em Multimeios. Participou do projeto de pesquisa História e Memória do Território do Sertão do São Francisco, coordenado pela professora Doutora Edonilce da Rocha Barros. Atualmente é bolsista do projeto de pesquisa Comunicação e Saúde em Tempos de Pandemia da covid-19, coordenado pela professora Doutora Andréa Cristiana Santos. É membro da Thanátous – Liga Acadêmica Interdisciplinar para o Estudo da Morte e do Suicídio na UNIVASF. É interessado nos estudos sobre jornalismo e memória, filosofia, literatura, psicanálise, morte e suicídio.

JOSEMAR DA SILVA MARTINS
Josemar Martins Pinzoh trata-se de Josemar da Silva Martins, pedagogo, mestre e doutor em educação, professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Departamento de Ciências Humanas do campus III em Juazeiro (DCH III), poeta nas brechas das ocupações acadêmicas, pesquisador em tempo integral, mesmo em mesa de bar ou nos deslocamentos ordinários ou extraordinários. Professor do mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), líder do grupo de pesquisa ECuSS (Estudo dos Modos Contemporâneos em Educação, Cultura, Sustentabilidade e Subjetividade), autor dos livros Come-Tendo Poesias (poesias), O Mesmo Outro (poesias), Pesquisa-Criação: uma experiência com escrita docente autobiográfica (acadêmico) e Primavera Urbana (poético-científico). Filho de Seu João e Dona Lia e pai de Bárbara e Marina.

LEANDRO VIEIRA CAVALCANTE
Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DGC/UFRN). Professor dos programas de pós-graduação em Geografia (GEOCERES/UFRN) e em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR/UFRN). Graduado, Mestre e Doutor em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Geografia pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne (PARIS 1). Coordenador do Grupo de Pesquisa Territórios do Semiárido (SEMIAR – registrado no CNPq). Realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Geografia Agrária e Geografia do Semiárido, com ênfase nos seguintes temas: questão agrária; territorialização do capital e conflitos territoriais; expansão e impactos do agronegócio; agroecologia e agricultura camponesa; convivência com o semiárido; políticas públicas e tecnologias sociais; lutas e resistências no campo; educação contextualizada e educação do campo.

LUCIANO SERGIO VENTIN BOMFIM
Possui graduação em Geografia pela Universidade Católica do Salvador, Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia, graduação em DIREITO pela Universidade do Estado da BAhia, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Filosofia – Universitaet Gesamthochschule Kassel (2000). Atualmente é Professor Titular A do Departamento de Tecnologias e Ciências Sociais do Campus III da Universidade do Estado da Bahia. Atua como professor efetivo e Coordenador do Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial-PPGADT; como Professor Colaborador nos Mestrados em Ecologia Humana-PPGeCOH e de Educação, Cultura e Territórios do Semiárido-PPGESA. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ecologia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia humana, ontologia humana, ser humano, alienacao e educacao, bem como em Saúde do Produtor Familiar.

MARCIA MARIA SOARES DE SOUZA
Possui Graduação em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, e Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco. Especialização em Intervenção Psicossocial às Famílias no Judiciário (UFPE/2000). Atualmente é Analista Judiciário – Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco e Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA. Tem experiência na área de Serviço Social e Direito, com ênfase em Direito Público.

NICOLA ANDRIAN
Doutor em Ciências Pedagógicas, da Educação e da Formação pela Università degli Studi di Padova e em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia. Bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES/PPGESA/UNEB/DCH-III). Coordenador do projeto social e de intercâmbio “Progetto BEA”, promovido pela associação EnARS, Pádua, Itália. Membro do comitê científico do programa internacional SCHOLAS CHAIRS da Fundação Pontifícia SCHOLAS OCCURRENTES.

RICARDO DE ARAUJO RODRIGUES
Mestrando em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos-PPGESA pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Graduação em História pela Faculdade de Tecnologia e Ciências-FTC (2009). Pós-graduado nos cursos, História do Brasil pela Universidade Cândido Mendes-UCAMPROMINAS, Educação, Pobreza e Desigualdade Social, pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, e Gestão Pública pela Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF. Atualmente sob a portaria 134/ 2021 exerçe a função de Secretário Municipal de Educação do município de Afrânio-PE.

ROBERTO MARINHO ALVES DA SILVA
Possui graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1989), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2006). Professor Associado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Atuou no Governo Federal na gestão de políticas públicas de trabalho e economia solidária (2003 – 2016). Atua nos seguintes temas: políticas públicas no Semiárido brasileiro; economia solidária; desenvolvimento sustentável; desenvolvimento local e participação.

VANDERLÉA ANDRADE PEREIRA
Pedagoga, Mestra em Educação pela Universidade Federal do Piaui, Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia. Professora Adjunta da Universidade Federal do Vale do São Francisco, no Colegiado de Ciências Sociais. Pesquisadora em Educação contextualizada para a convivência com o Semiárido, com ênfase em currículo, cultura, arte-educação, prática pedagógica, formação de professores, livro didático e em religião, com ênfase nas religiões de matriz africanas, indígenas e ciganas. Integra os grupos de pesquisa NARRATIVIDADES-UNIVASF, NUJUVES-UNIVASF e ECSA – Núcleo de Estudos sobre Corpos, Sensibilidades e Ambiente – UFBA.

YESLANDO DE JESÙS GONZÁLEZ BRACHO
Nació en Santa Bárbara de Zulia, Venezuela. Escribe bajo el seudónimo de “Goya”. Se graduó de Licenciado en letras. Mención: Lenguas y literaturas Hispanoamericanas y venezolanas en la Universidad de los Andes (ULA) Mérida. Venezuela. Licenciado en Educación de la misma universidad y Magister en Educación egresado de la Universidad Rómulo Gallegos de San Juan de los Morros. Estado Guárico. Doctorado finalizado en 2017 de la Universidad pedagógica Libertador del Táchira (UPEL). Venezuela. Por cuestiones políticas en las que está inmersa su país Venezuela aún no retira su título de Doctor y en palabras del autor “no lo retirará por considerarlo sin valor o de escaso valor académico”. Se ha desempeñado como profesor por horas, tiempo completo y dedicación exclusiva en varios liceos de educación media y universidades, director, coordinador y Vicerrector académico y Territorial de la Universidad Sur del Lago (2010-2013). Venezuela. Ha sido tutor de tesis, director de diarios escolaeres e institucionales, escritor de artículos científicos y sus últimos dos libros aparecieron publicados: uno por la Editorial Académica Española basado en su tesis de doctorado sobre los Saberes Populares y otro publicado por REDEM (Red de Educación Mundial) como parte de un colectivo de autores sobre los valores en las instituciones educativas. En la actualidad es profesor Titular de la Universidad Sur del Lago (UNESUR) ganador de concurso abierto por dos veces en la cátedra: Lenguaje y Comunicación.