Capa do livro: Vida e formação: <br> Memoriais de docentes

Vida e formação:
Memoriais de docentes

Autores: Ana Chrystina Venancio Mignot - Elizabeth Macedo - Nilda Alves

A promoção a Professor Titular poderia se fazer simplesmente pelo “registro objetivo” de suas realizações acadêmicas. A escrita de “memoriais”, no entanto, possibilita muito mais: que os autores se envolvam em análises retrospectivas e atuais de suas pesquisas, bem como em suas escolhas e compromissos pedagógicos. De fato, “memoriais” como gênero de escrita que emoldura esta coletânea exigem, do sujeito que escreve, a análise do social, de contingências culturais, discursivas e históricas que influenciam suas (re)construções e interpretações de momentos particulares de vida. Assim, os memoriais dos colegas aqui reunidos são exemplares de reconsiderações especulativas, de suas formas específicas de se tornar e ser acadêmicos, das linhas de investigação que escolheram, de suas modalidades pedagógicas preferidas e de seus projetos concluídos ou ainda pendentes. São também compromissos, porque seus autores não apenas interrogam reflexivamente aquilo que realizaram, mas também o que ainda aguarda o seu empenho e a sua participação entusiástica. Esses memoriais são leitura obrigatória para todos os que estão – ou desejam estar – na Universidade como sujeitos que ensinam, pesquisam e escrevem e que possuem um compromisso inabalável com seus alunos, seus colegas e suas disciplinas de estudo.

Janet L. Miller
Teachers College, Columbia University
Professora Emérita

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3934-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-3931-9
DOI: 10.24824/978652513934.0
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 446
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO CONSIDERAÇÕES ACERCA DA ESCRITA DE UM MEMORIAL ACADÊMICO - 11
  • PRÓLOGO - 19
  • CAPÍTULO 1 MESMO ANTE AS SENSAÇÕES SOU UM POUCO ATEU - 23
  • CAPÍTULO 2 MEMORIAL OU AS PALAVRAS QUE POUSARAM - 59
  • CAPÍTULO 3 PESQUISANDO COM OS COTIDIANOS: conhecimentos, políticaspráticas e sujeitos na criação de mundos possíveis - 99
  • CAPÍTULO 4 EM BUSCA DO TEMPO VIVIDO - 131
  • CAPÍTULO 5 FORMAÇÃO, INSTITUIÇÕES, POLÍTICA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: uma trajetória entre a Escola e a Universidade - 167
  • CAPÍTULO 6 VOU CONTAR MINHA HISTÓRIA: uma vida feminina na luta pela educação pública - 211
  • CAPÍTULO 7 REMEMORANDO UMA TRAJETÓRIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL - 235
  • CAPÍTULO 8 UMA IMAGEM, DUAS DÉCADAS, TRÊS PRINCÍPIOS: um memorial acadêmico - 267
  • CAPÍTULO 9 “UMA ILHA ENTRE DOIS MARES” - 289
  • CAPÍTULO 10 MEMORIAL ACADÊMICO: um gênero ou o dizer de si - 343
  • CAPÍTULO 11 DE PROFESSORA A PESQUISADORA: uma trajetória - 391
  • POSFÁCIO PROCESSOS MEMORIALÍSTICOS NA UNIVERSIDADE - 425
  • ÍNDICE REMISSIVO - 431
  • SOBRE OS AUTORES - 441
ALICE CASIMIRO LOPES

Concluiu o doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1996. Atualmente é Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Procientista nesta mesma instituição. É Cientista do Nosso Estado Faperj desde 2009 e bolsista de produtividade do CNPq desde de 1998, hoje com nível 1 A. Atuou como coordenadora do Fórum Nacional de Programas de Pós-Graduação em Educação em 2011-2012. Foi editora do periódico Transnational Curriculum Inquiry, revista da International Association for the Advancement of Curriculum Studies (IAACS) por dez anos e tem atuado como membro do conselho editorial de periódicos nacionais e estrangeiros. É Diretora do Departamento de Fomento ao Ensino para Graduados (DEPG) na Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Uerj desde janeiro de 2016, membro do Grupo Gestor do Capes PrInt Uerj e Representante das Universidades Estaduais – Uerj no Conselho Superior da FAPERJ, onde atua como Presidente do Conselho.

INÊS BARBOSA DE OLIVEIRA

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação Jacobina (1982), é Doutora em Sciences et Théories de l'Éducation – Université de Sciences Humaines de Strasbourg (1993), com Pós-Doutorado pelo Centro de Ciências Sociais da Universidade de Coimbra (2002) e titulada HDR (Habilitação para dirigir pesquisas) pela Université de Rouen (França, 2013). Professora Titular aposentada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Currículo (ABdC), membro titular do Conselho Fiscal da ABdC e ex-membro titular do Conselho Fiscal da ANPEd. Atua e possui publicações voltadas aos debates em torno da emancipação social democratizante e do direito à educação, com foco nos seguintes temas: novas epistemologias em educação, pesquisa nos/dos/com os cotidianos, currículos praticadospensados e cotidiano escolar; direito à educação e políticas educacionais. Pesquisadora associada ao GT Políticas Educacionais do CLACSO. Bolsista PQ 1C do CNPq e Cientista do Nosso Estado FAPERJ.

JANE PAIVA

Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense e Pós-Doutorado (bolsa Estágio Sênior Capes) no Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del IPN (CINVESTAV/ Ciudad del México). Pesquisadora com experiência na área de educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: educação de jovens e adultos: memória e preservação de acervos; políticas públicas de alfabetização e de educação de jovens e adultos; educação continuada e aprendizagem ao longo da vida; educação em prisões; leitura e escrita; educação profissional na EJA; formação de pedagogos e de professores para o campo da Educação de Jovens e Adultos e formação continuada. Procientista Uerj/FAPERJ, Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e Produtividade 2 CNPq.

LIA CIOMAR MACEDO DE FARIA

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa (2012) e em Ciência Política pelo IUPERJ (2008). Professora Titular (aposentada) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro com atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação. Exerceu por longos anos o magistério na rede pública de ensino fluminense. Foi Secretária de Educação do Município de Niterói e Secretária Estadual de Educação do Rio de Janeiro, e tendo sido também Presidente do Conselho Estadual de Educação. Coordena o Laboratório Educação e República (LER). Atua na área de educação, com ênfase em história da educação, gestão dos sistemas educacionais e memória fluminense. É autora e/ou organizadora de vários livros e coletâneas sobre políticas educacionais fluminenses.

LUIZ ANTONIO GOMES SENNA

Doutor em Linguística Aplicada (PUC-Rio, 1994) e Professor Titular da área de Linguística Aplicada ao Letramento e à Alfabetização da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Líder do grupo de pesquisa Linguagem, Cognição Humana e Processos Educacionais (GrPesq/CNPq). Docente e pesquisador bolsista da Fundação Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro, onde desenvolve estudos sobre o processo de formação de agentes de letramento e alfabetização em ambientes de educação a distância. Suas pesquisas têm como objetos permanentes de investigação os princípios que explicam o processo de construção de conhecimentos e sua relação com as dinâmicas da Educação Formal, tendo como pressupostos a complexidade do pensamento e o princípio de sistemas em interação. Procientista e Cientista do Nosso Estado (FAPERJ).

MARIA CELI CHAVES VASCONCELOS

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Minho. Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Realizou Missão de Investigação na Universidade de Sevilha/Espanha, no âmbito do Programa Capes PrInt. Foi Membro do Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro, Vice-Presidente do Conselho Estadual de Educação, com atuação em várias comissões. Diretora da Seção Rio de Janeiro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação e Vice-diretora da mesma Seção. Líder do Grupo de Pesquisa “História e memória das políticas educacionais no território fluminense”; Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Interinstitucional “Educação de Mulheres nos séculos XIX e XX”; Participante do Grupo de Pesquisa Interinstitucional “Arquivos Pessoais, Patrimônio e Educação” (UFRGS/CNPq). Bolsista de Produtividade 1 D do CNPq, Prociência/Uerj e Cientista do Nosso Estado.

MARIA ISABEL RAMALHO ORTIGÃO

Doutora em Educação pela PUC-Rio. Foi Professora Visitante Sênior na Universidade de Lisboa (Bolsista Capes-PrInt/Uerj, 2019). É Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tendo exercido a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação (2017-2019). É líder do Grupo de Pesquisa Políticas de Avaliação, Desigualdades e Educação Matemática (www.padem.com.br). Foi Coordenadora do GT Avaliação e Educação Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática e Vice-Coordenadora do GT 19 da ANPEd. Atuou como membro organizador do Topic Study Group (TSG-43) “Research and development in testing (national and international) in mathematics education” do 14th International Congress on Mathematical Education (ICME-14). Suas pesquisas situam-se nos campos da Educação e da Educação Matemática, com ênfase em Avaliação de Sistemas e Programas Educacionais e Avaliação, Currículo e Desigualdades Educacionais. Bolsista de Produtividade 2 (CNPq), Cientista de Nosso Estado (FAPERJ) e Procientista (Uerj).

RITA MARISA RIBES PEREIRA

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Infância e Cultura contemporânea (www.gpicc.pro.br) e estuda temáticas infância e da cultura contemporânea: infância e tecnologias, infância e experiências cotidianas, crianças, cidades e deslocamentos. Foi Coordenadora do GT Educação e Comunicação da ANPED nos anos 2009/2010 e Membro do Comitê Científico de 2011 a 2013. Organizadora do Congresso de Estudos da Infância. Foi Membro do Conselho Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro (2009-2013) e Jovem Cientista do Nosso Estado – FAPERJ (2008-2014) e recebeu apoio financeiro através dos Editais “Apoio à Melhoria do Ensino nas Escolas Públicas do Estado do Rio de Janeiro” nos anos de 2007, 2010, 2012 e 2014. Procientista e Bolsista de Produtividade 2 do CNPq.

ROSANA GLAT

Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduada em Psicologia pela University of the Pacific, Califórnia (1976), concluiu seu Doutorado em Psicologia Social e da Cultura pela Fundação Getúlio Vargas-RJ (1988). Investiga Educação Especial, Educação Inclusiva, políticas públicas educacionais para alunos com deficiências, formação de professores, deficiência intelectual e questões psicossociais. Atualmente é Assessora das áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes da Diretoria Científica da FAPERJ; consultora da Comissão de Inclusão e Diversidade do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro, da Federação Nacional das APAES (Fenapaes) e da Federação das APAEs do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG) e foi Vice-Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). No âmbito da Uerj, exerceu vários cargos de gestão acadêmica, tendo sido Diretora da Faculdade de Educação, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação e Vice-Coordenadora, em vários mandatos. Procientista, Cientista de Nosso Estado e Bolsista de Produtividade 1C do CNPq.