Autores: Antônio Marcos Diniz - Katiucia de Oliveira Peres - Patrícia Simone Roesler - Rafael Angelo Speak (Organizadores)
Neste livro, é feita uma análise crítica sobre as práticas educativas. Abordam-se questões importantes, como a formação de professores, a importância do diálogo e do questionamento, a valorização da diversidade cultural e a necessidade de uma educação inclusiva e democrática. São apresentadas reflexões sobre o papel da escola e do ensino na formação de cidadãos críticos e conscientes. Além disso, destaca-se a importância de uma educação que incentive o pensamento reflexivo e a construção de conhecimento. Os autores defendem uma educação libertadora, que permita ao aluno desenvolver sua capacidade crítica e criativa, além de fomentar a participação e a conscientização social. Sua leitura é uma oportunidade para os profissionais da Educação repensarem suas práticas e buscarem novas formas de ensinar, que valorizem a construção do conhecimento por meio do diálogo e da reflexão crítica. Trata-se de uma obra indispensável para todos os que buscam uma educação transformadora e libertadora. É leitura essencial para aqueles que buscam uma reflexão profunda sobre o ensino e a educação.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4271-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-4272-2
DOI: 10.24824/978652514271.5
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 228
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ALICE RATKE
Acadêmica do curso de Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior ISEPE Rondon.
ALICE ROSÁLIA CATTELAN
Licenciada em Letras e Especialista em Língua Portuguesa e Literaturas.
ALINE MEIRA WEBER
Graduanda em Direito.
ALVORI AHLERT
Bacharel em Teologia (Escola Superior de Teologia), mestre em Educação nas Ciências, área de Filosofia (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul), doutor em Teologia, área de Religião e Educação (Escola Superior de Teologia) e pós-doutor em Educação (Unisinos).
ANA CAROLINA DALLA VALLE
Engenheira Civil e Tecnóloga em Gestão Pública (Unioeste), Especialista em Inovações no Ensino de Matemática, Mestranda em Desenvolvimento Rural Sustentável.
ANA JULIA ROHENKOHL WEBER
Acadêmica do curso de Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior ISEPE Rondon.
ANTÔNIO MARCOS DINIZ
Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável, com experiência em Educação Básica, Gestão Escolar, Educação Ambiental, professor da Educação Básica e do Ensino Superior, nos cursos de Pedagogia e Administração.
CAMILA ARMENDANA SPECK
Graduanda do Curso de Pedagogia (ISEPE Rondon).
CLARICE BARBOSA DOS REY
Acadêmica do curso de Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior ISEPE Rondon.
DEBORAH SABRINA BLEICH LETTNIN
Formação acadêmica: Acadêmico do Curso de Psicologia da Faculdade ISEPE e Rondon.
DIEGO SOUZA RIBEIRO
Acadêmico do Curso de Psicologia da Faculdade ISEPE Rondon.
EDER TIAGO MELO
Graduado em Educação Física (Unioeste), graduando em Psicologia (ISEPE Rondon), especialista em Atividades em Academia, mestrando em Desenvolvimento Rural Sustentável (Unioeste).
ELISANDRA BYK
Graduada em Direito e graduanda em Pedagogia.
GLAUCI ALINE HOFFMANN
Mestra em Direito e doutoranda em Desenvolvimento Rural Sustentável.
GRACIELE CRISTIANE RAMBO
Graduada em Pedagogia (UNISUL) e História (Unioeste, Especialista em Gestão Escolar e Educação Especial (ISEPE Rondon) e Mestra em Ciências Ambientais (Unioeste).
ITALO ARIEL ZENELLATO
Licenciado em Filosofia e em Pedagogia. Especialista em Ensino de Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso, especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior, mestre em Educação, doutorando em Educação, professor da Universidade Estadual de Maringá.
IVONETE DO CARMO DE LOURDES
Graduação em Ciências Biológicas e Pedagogia, Mestra e Doutoranda em Desenvolvimento Rural Sustentável.
JACIANE CRISTINA KLASSMANN
Enfermeira, Mestra em Enfermagem, docente do curso de Enfermagem da Faculdade de Ensino Superior ISEPE Rondon.
KATIUCIA DE OLIVEIRA PERES
Psicológa (UNIJUI/Santa Rosa), Pedagoga (INTERVALE), Especialista em Psicopedagogia, Especialista em Educação Especial, Especialista em Impactos da Violência na Saúde e Especialista em Coordenação Pedagógica, Mestra em Educação – História em Educação (Unioeste/Cascavel) e Doutoranda em Desenvolvimento Rural Sustentável (Unioeste/Marechal Cândido Rondon).
LIANE MARLIZE STAMM SCHWINGEL
Graduada em Pedagogia (ULBRA) e em História (Unioeste), especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (Faculdade São Braz) e especialista em Gestão Escolar (Universidade Castelo Branco).
LUANA SAMARA KAISER
Acadêmica do curso de Enfermagem da Faculdade de Ensino Superior ISEPE Rondon.
MARIANE CARINE SCHARNETZKI
Acadêmica do curso de Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior ISEPE Rondon.
MELONY LOHANNY GOTTARDI DE SANTI
Formação acadêmica: Acadêmica do curso de Enfermagem na Faculdade de Ensino Superior ISEPE Rondon.
MICHELY FERNANDA AZEREDO COUTINHO
Licenciada em Pedagogia, Especialista em Educação Infantil, Especialista em Neuropsicopedagogia e Educação Especial, graduanda em Direito.
NADINE TAMIRES BOLL
Licenciada em Pedagogia, acadêmica do curso de Psicologia da Faculdade de Ensino Superior ISEPE Rondon.
PATRÍCIA SIMONE ROESLER
Licenciada em Pedagogia, Especialista em Psicopedagogia, Mestra em Educação, professora da Faculdade de Ensino Superior ISEPE Rondon.
RAFAEL ANGELO SPECK
Mestre em Biotecnologia.
REBECA FERNANDA MICHAELSEN
Acadêmica do curso de Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior ISEPE Rondon
RHAILA ISADORA GENZ KNAPP
Acadêmica do curso de Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior ISEPE Rondon.
SELMA DE MORAIS KUNZLER
Licenciada em Pedagogia e Letras/Libras Licenciatura, Especialista em Educação Especial e Libras, Mestra em Letras e Professora na Faculdade de Ensino Superior ISEPE Rondon.
TIAGO FERNANDO HANSEL
Administração, Pedagogia, Matemática, Ciências Contábeis e Ciências Sociais, MBA em Marketing: comunicação, propaganda e vendas, Especialista em Gestão Pública, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Mestre em Ciências Sociais e Doutor em Desenvolvimento Rural Sustentável.
VITOR ITAMAR RUTITZKI FERREIRA
Graduando do Curso de Pedagogia (ISEPE Rondon).
YESSA CAMILI REMOARDO ZUSE
Acadêmica do Curso de Pedagogia da Faculdade ISEPE Rondon