Capa do livro: INTERLOCUÇÕES ENTRE ENSINO, CULTURA E DIVERSIDADE <BR> Coleção Educação básica em debate Volume 1

INTERLOCUÇÕES ENTRE ENSINO, CULTURA E DIVERSIDADE
Coleção Educação básica em debate Volume 1

Autores: Geovani de Jesus Silva - Joceneide Cunha dos Santos - Leandro Soares - Caroline de Araújo Lima (Organizadores)

O livro Interlocuções entre Ensino, Cultura e Diversidade é o primeiro volume da Coleção Educação Básica em Debate, produzido a partir de resultados de pesquisas realizadas por professores/as vinculados/as ao Grupo de Pesquisa Conexões: Produção de Conhecimento e Ensino, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus XVIII, e por professores/as colaboradores/as pertencentes a Instituições Superiores de Educação que têm dialogado conosco sobre a temática em relevo.

Este volume está organizado em três partes: I) História, Linguagem e Ensino; II) Diversidade, Inclusão e Ensino; III) Educação, Práticas Culturais e Pesquisa. O nosso principal objetivo é ampliar o debate sobre o ensino na educação básica, considerando as diferenças e a interculturalidade, de igual modo proporcionar o acesso a suportes pedagógicos poucos utilizados pelos docentes, como, por exemplo, as manifestações da cultura popular, o museu, a fotografia, a literatura, as histórias em quadrinhos, entre outros.

Assim, desejamos a você, leitor/a, uma excelente leitura, e que os artigos apresentados nesta coletânea beneficiem seus estudos, suas pesquisas e suas práticas educativas.




Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3747-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-3742-1
DOI: 10.24824/978652513747.6
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 388
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

INTERLOCUÇÕES ENTRE ENSINO, CULTURA E DIVERSIDADE <BR> Coleção Educação básica em debate Volume 1

Adilson Ventura

Doutor em Linguística pela UNICAMP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB – Vitória da Conquista/Ba).

Alexandre de O. Fernandes

Doutor em Ciências da Literatura pela Universidade Federal do Rio Janeiro, Professor do Instituto Federal da Bahia – IFBA – Campus Porto Seguro, do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e no Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações (PPGL) da Universidade de Santa Cruz (UESC).

Ana Caroline da Silva Santos

Mestra em Educação e Relações Étnico-raciais pela Universidade Federal do Sul da Bahia – Campus Sosígenes Costa e Professora da rede pública estadual de ensino da Bahia.

Ana Paula Lima Cunha

Mestra em Educação e Relações Étnico-raciais pela Universidade Federal do Sul da Bahia – Campus Sosígenes Costa e Professora da rede pública Municipal de Eunápolis.

André Heloy Avila

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (Uneb, Campus XVIII). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Conexões: Produção de Conhecimento e Ensino.

Cláudia Madalena Feistauer

Doutora em Linguística pela PUC/RS/UNEB-PPGEL. É professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), membra do Grupo de Pesquisa Conexões: Produção de Conhecimento em Educação e líder do Grupo de Pesquisa Líder do Grupo de Pesquisa Leitura Letramento e Inclusão – GPLLIN e do Grupo de Pesquisa Conexões: Produção de Conhecimento e Ensino.

Edil Silva Costa

Doutora em Comunicação e Semiótica (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/2005). É professora da Universidade do Estado da Bahia, atuando como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural (Pós Crítica/UNEB).

Estevão Rafael Fernandes

Doutor em Ciências Sociais (Estudos Comparados sobre as Américas) pela Universidade de Brasília (2015). Atualmente é professor do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Mestrado em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça e do Programa Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da Universidade Federal de Rondônia. Também é professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Mato Grosso.

Florisbete de Jesus Silva

Doutoranda em Linguística (Unicamp, Campinas, SP). Professora da Faculdade Nossa Senhora de Lourdes e da Rede Municipal de Ensino de Porto Seguro, BA. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Conexões: Produção de Conhecimento e Ensino.

Francisco Cancela

Doutor em História Social do Brasil (UFBA), professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb, Campus II), docente da Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena (LICEEI/Uneb), professor do Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade (PPGES) da Universidade do Sul da Bahia (UFSB) e do Mestrado em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras (PPGEAFIN) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Conexões: Produção de Conhecimento e Ensino.

Geovani de Jesus Silva

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb, Campus XVIII), professor da Rede Municipal de Ensino Porto Seguro, Pesquisador do Grupo de Pesquisa Conexões: Produção de Conhecimento e Ensino.

Gerlândia Couto Santos Carvalho

Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus XVIII) e membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI (UNEB/Campus XVIII).

Ivanice Teixeira Ortiz

Doutora em História Social da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB, Campus XVIII). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Conexões: Produção de Conhecimento e Ensino.

Joceneide Cunha dos Santos

Doutora em História social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB, Campus XIV), professora do mestrado em Educação e relações étnico-raciais (PPGER) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e do Mestrado em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras (PPGEAFIN) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Conexões: Produção de Conhecimento e Ensino.

Juciene Silva de Sousa Nascimento

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb, Campus X). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Conexões: Produção de Conhecimento e Ensino.

Larissa da Cruz

Graduada em História do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (Campus XVIII) da Universidade do Estado da Bahia. Foi Bolsista de Monitoria de Extensão da PROEX, vinculada ao projeto Museu-Escola.

Leandro Soares da Silva

Doutor em Estudos Literários (UFMG), Professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB, Campus XVIII) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGEL) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Conexões: Produção de Conhecimento e Ensino.

Lidyane Maria Ferreira de Souza

Doutora em Direitos Fundamentais no Mundo Global, pela Università di Camerino. Professora no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências, do Centro de Formação em Humanidades e no mestrado profissional em Ensino e Relações Étnico-raciais (PPGER) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Lucia de Fátima Oliveira de Jesus

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) Professora do Departamento de Educação (DEDC. Campus X/Teixeira de Freitas) da Universidade do Estado da Bahia e do mestrado profissional em Ensino e Relações Étnico-raciais (PPGER) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Madeline Almeida Silva

Licenciada em História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus XVIII). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Maria Sandra da Gama

Mestra em História (UFRN), Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB, Campus IV). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Conexões: Produção de Conhecimento e Ensino.

Neilton Castro da Cruz

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Minas Geais (FaE/UFMG). Professor do quadro efetivo da Rede Municipal de Educação de Poro Seguro, BA. Professor da Faculdade Nossa Senhora de Lurdes FNSL (Curso de Pedagogia). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Conexões: Produção de Conhecimento e Ensino.

Sandra R. Barbosa da S. Souza

Doutora em História Social pela UFBA, professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB, Campus XVIII). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Conexões: Produção de Conhecimento e Ensino.

Sandra Regina Mendes

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade da Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus XVIII). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Conexões: Produção de Conhecimento e Ensino.

Sandro Leite Souza

Graduado em História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB, Campus XVIII), docente da educação básica.

Valter G. S. de Oliveira

Doutor em História Social pela UFBA, professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB, Campus IV) e do Mestrado em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras (PPGEAFIN) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Vanusa Mascarenhas Santos

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), professora da área de Literatura, ocupa-se de pesquisas na área de cultura popular, priorizando as seguintes temáticas: poéticas orais, identidade cultural, literatura marginal e políticas públicas.

Vanuzia Oliveira dos Reis

Graduada em Licenciatura em Letras Vernáculas, Universidade do Estado da Bahia – Campus XVIII.