Capa do livro: GAMIFICAR EM SALA DE AULA <br> Ensino Fundamental <BR> Volume 3

GAMIFICAR EM SALA DE AULA
Ensino Fundamental
Volume 3

Autores: Viviani Darolt - Andreia Menegueti - Weber Fraga (Organizadores)

A gamificação, também conhecida como ludificação e Gamification, é o termo utilizado para definir o uso de elementos dos jogos em situações reais ou de não jogo. A principal proposta da metodologia na educação é o engajamento dos participantes, esse interesse mais efetivo leva à aprendizagem. Há ainda outros objetivos, como desenvolver habilidades específicas dependendo da atividade, além disso o feedback imediato é uma particularidade, permitindo a avaliação individual rápida e fiel do aprendizado do aluno.

A gamificação é uma metodologia baseada em jogos. Os jogos são parte importante do cotidiano das pessoas. Podemos dizer que esse recurso atrai os participantes, não importa a idade. Afinal, quem não gosta de jogos? Eles têm muito a nos ensinar sobre interesse. São construídos para chamar a atenção, mantendo o envolvimento o maior tempo possível.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4009-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-4070-4
DOI: 10.24824/978652514009.4
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 260
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

GAMIFICAR EM SALA DE AULA <br> Ensino Fundamental <BR> Volume 3

VIVIANI DAROLT

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física (UFMT) e em Biomedicina (FAUC), pós-graduada em Ciência do Movimento Humano (IBIPEX), mestra em Educação Física (UFMT) e doutoranda em Educação Física (UCB). Concursada pela rede pública municipal de Cuiabá/MT. Livros já publicados:

– Educação Física em questão: experiências formativas na Educação Infantil;

– Ensino Híbrido: metodologias e personalização;

– Gamificar em sala de aula (vol. 1);

– Gamificar em sala de aula: Educação Infantil (vol. 2);

– Gamificar em sala de aula: Ensino Fundamental (vol. 3).

 

ANDREIA MENEGUETI

Professora de Educação Física. Licenciada em Educação Física pela UNIC, pós-graduada em Educação Física Escolar pela Universidade Candido Mendes. Professora efetiva da rede municipal de Cuiabá-MT. Autora do capítulo “A Gamificação na Educação”, do livro Gamificar em Sala de Aula, 2020.

 

WEBER FRAGA

Curso em Humor pela Escola de Teatro de São Paulo; graduado em Educação Física Licenciatura Plena (UFMT); pós-graduado em Educação Física Escolar/Dança (UFMT) e em Didática do Ensino Superior (UNIVAG). Educador Físico, Técnico em Espetáculos de Diversão e Diretor de Produção, Professor de Artes, Palestrante, Ator, Dançarino, Coreógrafo e Recreador. Atualmente trabalha na TV MATO GROSSO, em Cuiabá – MT, Programa de cultura, notícias e entretenimento regional, como repórter humorístico como Comadre Sebastiana.