Capa do livro: ENSINO-APRENDIZAGEM EM BIOCIÊNCIAS E SAÚDE<br>teoria e prática na pesquisa<br> Coleção Ensino-aprendizagem em Biociências e Saúde<br>Volume 1

ENSINO-APRENDIZAGEM EM BIOCIÊNCIAS E SAÚDE
teoria e prática na pesquisa
Coleção Ensino-aprendizagem em Biociências e Saúde
Volume 1

Autores: Rosane Meirelles - Francisco Coelho (Organizadores)

O livro Ensino-aprendizagem em Biociências e Saúde: teoria e prática na pesquisa reúne trabalhos da linha de pesquisa em ensino-aprendizagem em Ensino em Biociências e Saúde, uma das matrizes pioneiras do Programa Stricto Sensu em Ensino em Biociências e Saúde (PPGEBS) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), da Fiocruz. Em sua diversidade, a obra revela resultados de pesquisas realizadas e/ou em andamento e relatos de experiência de docentes, discentes e de egressos ocorridos nos últimos anos. Para tal, cada capítulo traduz a dedicação de estudantes, orientadores e colaboradores de diferentes pós-graduações que se dispõem a (re)pensar o trabalho pedagógico com foco no ensino-aprendizagem em seus mais variados espaços. Diante dessa multiplicidade, o livro foi organizado em duas seções: a primeira discute o ensino-aprendizagem em ciências e saúde a partir de debates e perspectivas teóricas. Já a segunda seção se ocupa em descrever práticas educativas amparadas por referenciais teóricos do campo. A obra comemora os 18 anos de criação do PPGEBS (2004-2022) e o conceito 7 pela CAPES. Comemoremos em alto estilo, com acesso ao conhecimento, leituras e reflexões!



Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4024-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-4020-9
DOI: 10.24824/978652514024.7
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 242
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ENSINO-APRENDIZAGEM EM BIOCIÊNCIAS E SAÚDE<br>teoria e prática na pesquisa<br> Coleção Ensino-aprendizagem em Biociências e Saúde<br>Volume 1
ANA LÚCIA SOUTTO MAYOR
Bacharel, Licenciada e Mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), docente do Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde (EPSJV) e do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu Ciência, Arte e Cultura na Saúde no Instituto Oswaldo Cruz (IOC).

ANNA CAROLINA DE OLIVEIRA MENDES
Doutora em Ensino em Biociências e Saúde pelo PPGEBS/IOC/FIOCRUZ. Mestre em Ciências (área de concentração: Biologia Parasitária) pelo IOC/FIOCRUZ. Professora de Biologia- EBTT da rede federal de ensino, atualmente vinculada à Fundação Osório (ministério da Defesa) no Rio de Janeiro.

BRUNA NAVARONE SANTOS
Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre e Doutoranda no programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (PPG-EBS). Pesquisa sobre emoção e formação científica com foco nos orientandos e orientadores do Programa de Vocação Científica (Provoc-Fiocruz).

CRISTIANNI ANTUNES LEAL
Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente de Ciências e Biologia na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) desde 2006. Doutora em Ensino em Biociências e Saúde. Curiosa e estudiosa de livros didáticos, estratégias didáticas para o ensino e aprendizagem de Biociências, formação docente e estágio supervisionado.

EDUARDO DOS SANTOS SILVA
Doutor e mestre em Biociências pela UERJ. Docente de Ciências do ensino básico na SEEDUC/RJ e na SME-RJ. Pesquisador colaborador do Laboratório de Ecotoxicologia e Microbiologia Ambiental (LEMAM) do IFF-RJ e do Grupo de Pesquisa Educação e Drogas (GPED/UERJ).

FELIPE ALVES DOS SANTOS LOPES
Graduado em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência em revisão textual, tradução e versão de textos nas áreas de Administração Pública, Educação, Saúde, com ênfase em Educação Física, Qualidade e Acreditação em Saúde e Sociologia, com ênfase em sociologia econômica e social.

FRANCISCO COELHO
Doutor em Ensino em Biociências e Saúde pelo PPGEBS/IOC/FIOCRUZ. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação e Drogas (GPED) da UERJ. Docente da SEEDUC-RJ e Coordenador de núcleo do Projeto de Educação Popular em Ciências (PEPCiências). Docente do PGEBS/IOC/FIOCRUZ.

GEORGIANNA SILVA
Graduação em Ciências Biológicas pela UEMA. Pósdoutorado em andamento pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Química (PeQui/UFRJ). Mestrado e Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde – EBS/FIOCRUZ/RJ. Docente da Universidade Federal Vale do São Francisco – UNIVASF.

HELENA KATZ
Docente da PUC-SP, fundadora e coordenadora do CED – Centro de Estudos em Dança, atuando também na Plataforma Triz.

HUGO JOSÉ DE AZEVEDO
Doutorando e mestre em Ensino em Biociências e Saúde (IOC/FIOCRUZ), Especialista em Ensino de Ciências (IFRJ), graduado em História (UNIFAVENI) e em Ciências Biológicas (UNIFEI).

ISABELA CABRAL FÉLIX
Bacharel e Psicóloga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Doutora em Educação Internacional/Intercultural pela University of Southern California (USC). Na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é pesquisadora na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e docente do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde no Instituto Oswaldo Cruz (PPG-EBS/IOC).

JOÃO PAULO CUNHA PARADA
Graduado em Ciências Biológicas pela UERJ. Mestrando em Ensino em Biociências e Saúde pelo PPGEBS/IOC/FIOCRUZ. Pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa Educação e Drogas (GPED) da UERJ.

KEYLOR BRONZATO NASCIMENTO
Mestrando do PPGEBS/IOC/FIOCRUZ.

LEONARDO LIMA
Doutor em Ensino (PPGEBS, IOC/FIOCRUZ. Mestre em Ensino das Ciências, Universidade do Grande Rio; especialista em Ensino de Ciências (UFF); especialista em Gestão educacional (F. E. São Luiz); graduado em Ciências Biológicas (UFRRJ); professor de Ciências e Biologia da Educação Básica no Rio de Janeiro. Pesquisador de temas relacionados ao Ensino de Ciências, Tecnologia e Saúde. Desenvolvedor de aplicativo educacional.

MANOELA ATALAH PINTO DOS SANTOS HACAR
Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFRJ, Mestre e Doutora em Ciências – FIOCRUZ. Docente na Secretaria Municipal do Rio de Janeiro (SME) e na Secretaria Estadual do Rio de Janeiro (SEEDUC). Experiência na área de Educação, Ensino de Ciências e Formação de Professores.

MARCELLA DE OLIVEIRA
Professora, atua como oficineira no CAPS III Vila Vitória e na Casa de Cultura Municipal Vila Guilherme (SP). Coordenadora da ABRAMD Educação SP (2022/2023), integrante do GT de redução de danos da UFSCar e editora da Revista TKV.

MÁRCIA SIMÕES RIBEIRO COSTA
Mestranda em Ensino de Química, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química-PEQui, do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Licenciada em Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora colaboradora no Grupo de Pesquisa Educação e Drogas (GPED) da UERJ. Professora de Química na Rede Particular nos municípios do Rio de Janeiro e São João de Meriti.

MARIA DA CONCEIÇÃO VICENTE DE ALMEIDA
Doutora em Ensino em Biociências e Saúde (IOC/FIOCRUZ) e Mestre em História Social (UFF). Pedagoga (UNIPLI) e historiadora (UFF). Escritora e Docente do Ensino Fundamental I no Colégio Pedro II.

MARIA DE FÁTIMA ALVES DE OLIVEIRA
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Especialização em Ciências pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Doutorado pelo Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ, RJ). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

MARIA DE LOURDES DA SILVA
Pós-Doutorado em História da Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Professora Associada, Faculdade de Educação/Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química-PEQui, do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação e Drogas (GPED) da UERJ. Membro da Associação Nacional de História-ANPUH, do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos-NEIP, da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas-ABRAMD.

MARIA ELISA ERBE
Bacharel em Psicologia pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz (PPG-EBS). Pesquisa sobre escolhas de egressos do Programa de Vocação Científica e do Projeto de Projeto Trabalho, Ciência e Cultura, ambos da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV).

MICHELE WALTZ COMARÚ
Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz – Fiocruz/RJ, mestre em Química Biológica e graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Licenciada em Biologia pelo Instituto Federal do Espírito Santo. Professora e pesquisadora na área de Ensino do Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ. Docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Ensino de Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz – Fiocruz/RJ e do Mestrado em Rede em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT-IFRJ).

MÔNICA MARIA SOUZA DE OLIVEIRA
Doutoranda do PPGEBS/IOC/FIOCRUZ. Mestre em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pelo Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBQM/UFRJ), Pós-graduada em Neurociências Aplicada à Aprendizagem (UFRJ), docente e orientadora da Pós-Graduação em Neuroeducação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ-Campus Mesquita) e da Pós-graduação em Neurociências Aplicada à Aprendizagem da UFRJ, cocriadora do movimento No Quintal da Nossa Casa, idealizadora do coletivo Conexão Natureza.

PRISCILA TAMIASSO-MARTINHON
Licenciada e Bacharela em Química (UFF), com complementação de estudos em Empreendedorismo & Inovação (UFF), especialização em EJA (UFF) e em Ensino na Educação Superior (UNINTER). Mestra e doutora em Físico-Química (UFRJ), pós-doutora em Eletroquímica (UPMC) e em Biossensores (Fiocruz). Professora extensionista e Pesquisadora do Instituto de Química (UFRJ). Docente do CEEQuim; do PEQUI, do PROFQui e do HCTE. Coordenadora do Laboratório FQME (DFQ/UFRJ) e do GIMEnPEC. Pesquisadora Colaboradora do GIEESAA e do GPED.

RAÍSSA DE FIGUEIREDO SOUZA
Graduada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (PPGEAS UERJ/FFP). Atua como docente da educação básica nas áreas de ciências e biologia e faz pesquisas nas áreas de ensino e ecologia de morcegos.

REGINA RODRIGUES LISBÔA MENDES
Docente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade da FFF/UERJ. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, tem pesquisas nas áreas de Formação de Professores e Educação Ambiental. É Diretora da Regional 2 (RJ/ES) da Associação Brasileira de Ensino de Biologia.

RICARDO TADEU SANTORI
Docente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade da FFP/UERJ, doutor em zoologia pela UNESP, membro do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências, pesquisador do Programa PROCIÊNCIA da UERJ e trabalha na articulação entre zoologia de vertebrados, ensino e divulgação da ciência.

ROSANE MEIRELLES
Doutora em Biologia Celular e Molecular pelo IOC/FIOCRUZ. Pesquisadora no LITEB/IOC/FIOCRUZ. Docente e Orientadora do PGEBS/IOC/FIOCRUZ. Professora adjunta do IBRAG/UERJ, no Departamento de ensino de Ciências e Biologia e orientadora do PROFBIO/UERJ.

TELMA TEMOTEO DOS SANTOS
Doutora em Ciências (IOC-Fiocruz). Docente no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Docente e orientadora no programa de Pós-Graduação lato sensu em Ensino em Biociências e Saúde (IOC-FIOCRUZ).