Autores: Welton Vale Pereira
O aluno deve ser visto como ser pensante, capaz de fazer interferências positivas para sua própria formação. Deve ser reconhecido como sujeito histórico que constantemente desenvolve competência, habilidade e significativas ações que são capazes de mudar o espaço onde está inserido.
Logo, nesse sentindo, uma escola que tem a visão de formar alunos que fazem a diferença, deve atuar com projetos em suas metodologias de ensino, não apenas projetos comuns, mas projetos de pesquisas que possam trazer a luz do dia algo novo a partir do que se tem, provocando no aluno o desejo de inovar, criar, renovar, preservar e cuidar, respeitando a sociedade, olhando-se como cidadão que constrói e participa em todo processo de aprendizagem com autonomia, compreendendo a importância do planejamento, organização e da avaliação no processo de ensino/aprendizagem. O aluno se torna um eterno pesquisador por meio de projetos de pesquisa e sempre buscará valorizar a sua sociedade e outro.
Como professor, devo sempre me indagar e buscar, deleitar-me à pesquisa e ao ensino, como pontua Dewey, Freire, Rüsen e o chão da sala de aula onde tenho minhas experiências, pois a partir dela se constitui o projeto e as inovações necessárias para constituição de um bom processo de ensino/aprendizagem.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4046-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-4042-1
DOI: 10.24824/978652514046.9
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 100
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
WELTON VALE PEREIRA
Mestrando em Ensino de História pelo Programa de Pós-Graduação ProfHistória da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Metodologias de Ensino e Aprendizagem de História (GEPMEAH). Autor e coordenador do Seminário Interdisciplinar de Incentivo à Pesquisa. Atua com metodologia de projetos e pesquisas, palestrante em metodologia de ensino e projetos com graduação pela Universidade Federal do Maranhão.