Capa do livro: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA FURG<br>retratos de 10 anos de história

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA FURG
retratos de 10 anos de história

Autores: GABRIELA MEDEIROS NOGUEIRA - GUSTAVO DA SILVA FREITAS - MAGDA DE ABREU VICENTE (ORGANIZADORES)

Essa obra tem um dever comemorativo. Em nove capítulos, vinte e cinco autores entre docentes, discentes e convidados fazem o registro de parte da trajetória do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEDU/FURG). Entre levantamentos e perspectivas, os textos que celebram os 10 anos do programa, o colocam diante do espelho e mostram o que ele tem se tornado ao longo do tempo, enquanto um espaço de formação continuada para sujeitos oriundos de múltiplas áreas do conhecimento, que tem a educação como mote. Nesse movimento, enxergamos a pluralidade teórica, a permissão metodológica e um afastamento a qualquer forma de preconceito epistemológico como marcas significativas no traquejo dos objetos e processos de estudo. Do debate sobre os rumos das políticas públicas educacionais às reflexões das práticas docentes de diferentes níveis de ensino; dos desafios da alfabetização aos desdobramentos nos demais desenhos curriculares; dos estudos de gênero aos movimentos sociais; os textos contêm temas que retratam modos possíveis de pensar e exercitar a pesquisa em educação. Parabéns a todos que, de forma direta ou indireta, contribuíram para a abertura e manutenção do programa e pelo compromisso social assumido na produção de conhecimento em escala regional, nacional e internacional.

Organizadores



Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4120-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-4121-3
DOI: 10.24824/978652514120.6
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 170
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA FURG<br>retratos de 10 anos de história
AMANDA MOTTA CASTRO
Doutora pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS. É mestra em Educação (2011) e foi bolsista CAPES durante (2009-2015). Possui Graduação em História e Pedagogia (2000). Realizou Estágio de doutoramento na Universidad Autonoma Metropolitana del México-UAM/CDMX. Compõe la Comunidad de Pensamiento Feminista Latinoamericano: El Telar e o Grupo de pesquisa interdisciplinar Lélia Gonzalez. Atualmente realiza estágio de Pós-doutoramento en Estudios Feministas en la Universidad Autónoma Metropolitana-UAM/CDMX. Atua no campo das ciências humanas e sociais pesquisando sobre os seguintes temas: Estudos Feministas, Redes feministas na América Latina, Direitos humanos, Educação Popular, desigualdades e políticas públicas.

ÂNGELA ADRIANE SCHMIDT BERSCH
Doutora e Mestre em Educação Ambiental – PPGEA/FURG, Graduação em Educação Física – UFPEL, Professora Adjunta – FURG. Líder dos grupos de pesquisa ECOINFÂNCIAS – infâncias, ambientes e ludicidade e ECCOS – Educação, Corpo, Cultura do Movimento Humano e Sociedade.

ARISSON VINÍCIUS LANDGRAF GONÇALVES
Doutor e Mestre em Educação e Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande. Professor Adjunto do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande, Líder do Grupo de Pesquisa e Formação em Educação Física (GRUPESF-FURG).

CARMEN REGINA GONÇALVES FERREIRA
Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), pós-doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e membra do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento (GEALI-FURG) e do Laboratório de Alfabetização e Práticas de Incentivo à Leitura- LAPIL-FURG.

CAROLINE BRAGA MICHEL
Doutora em Educação (PPGE/UFPel). Professora do Instituto de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande (IE/FURG), pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento (GEALI-FURG) e do Laboratório de Alfabetização e Práticas de Incentivo a Leitura- LAPIL-FURG. Participa, também, como sócia da ABAlf. Pesquisa sobre alfabetização e letramento, formação de professores e história da educação.

DESIRÉE PIRES
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em 2021. Graduada em História Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em 2017. Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (PPGEDU/FURG) entre 2020-2021. Compõe o Grupo de Pesquisa e Estudo Interdisciplinar Lélia Gonzalez (CNPq). Possui interesse nas áreas de pesquisa: educação, ativismo de mulheres nas redes sociais, feminismos e história das mulheres.

DINAH QUESADA BECK
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, lotada no Instituto de Educação. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação da Infância - GEIN e do Grupo de Estudos em Educação e Relações de Gênero - GEERGE, ambos da UFRGS.

FELIPE TRENTIN DEMIRANDA
Graduando em História Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Pesquisa sobre Políticas Públicas da Educação.

GABRIELA MEDEIROS NOGUEIRA
Doutora em Educação (PPGE/UFPel). Realizou pós-doutorado na University of Illinois at Urbana-Champaign – UIUC e na University of Canterbury – UC na Nova Zelândia. Professora no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e letramento – GEALI. Vice-secretária da ABAlf. Pesquisa sobre alfabetização, letramento e infância.

GUSTAVO DA SILVA FREITAS
Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas. Especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Federal do Rio Grande. Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas. Professor adjunto na Universidade Federal do Rio Grande, lotado no Instituto de Educação. Líder do Grupo de Pesquisa ESC - Estudos Socioculturais em Educação Física, Esporte e Lazer.

JOICE ARAÚJO ESPERANÇA
Doutora e Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande. Graduação em Pedagogia - Habilitação Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal do Rio Grande. Professora do Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da FURG. Líder do GEPED: Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias, Culturas e Educação e Coordenadora do Coletivo de Extensão Universitária sobre Infância, ludicidade e cultura digital - (Des)Conecta.

JULIA DA FONSECA LOPES
Doutoranda em Educação em Ciências. Mestre em Educação e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Membro do Grupo Pesquisa em Educação em Ciências (PEmCie).

JULIANA SOARES
Possui graduação em Educação do Campo pela Universidade Federal do Rio Grande (2020). Mestranda em Educação pela mesma universidade. Compõe o Grupo de Pesquisa e Estudo Interdisciplinar Lélia Gonzalez (CNPq). Pesquisa os seguintes temas: Feminismos Negros. Quilombos e Educação popular.

KAMILA LOCKMANN
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande - PPGEDU/PPGEC. Líder do grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e In/Exclusão (GEIX/CNPq). Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq - Categoria 2.

LEONARDO DORNELES GONÇALVES
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande - IE. Desenvolve estudos sobre Estado, Privatização da Educação, Políticas Educacionais e suas relações com as mudanças no mundo do trabalho.

LUIZ FELIPE ALCANTARA HECKTHEUER
Doutor em Educação e Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Associado do Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/FURG). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e In/Exclusão (GEIX/Cnpq) e do Grupo de Pesquisa e Formação em Educação Física (GRUPESF-FURG).

MAGDA DE ABREU VICENTE
Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande - IE/PPGEdu. Pesquisa sobre Políticas públicas de educação e História da educação.

MARIA RENATA ALONSO MOTA
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/FURG). Líder do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância (NEPE/FURG/CNPq).

MARISEL VALERIO PORTO
Mestre em Letras pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA.

RAQUEL PEREIRA QUADRADO
Doutora em Educação em Ciências e Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande - PPGEDU/PPGEC. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências (PEmCie).

RAYLENE BARBOSA MOREIRA
Pedagoga pela Universidade Federal Fluminense, mestra em educação pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (Bolsista CAPES) e Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Membra do Grupo de pesquisa Nós do Sul: Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre identidades, currículos e culturas e do Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar Lélia Gonzalez. Pesquisa Educação em espaços de privação de liberdade, Educação Popular, Direitos Humanos em Educação a partir da perspectiva feminista.

SUZANE DA ROCHA VIEIRA GONÇALVES
Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/FURG). Líder do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Docência.

TAINA GUERRA CHIMIESKI
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora da rede municipal de ensino de Rio Grande, RS. Membro do Grupo Pesquisa em Educação em Ciências (PEmCie).

VÂNIA ALVES MARTINS CHAIGAR
Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pelotas e doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande - IE/PPGEdu. Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão Redes de Cultura, Estética e Formação na/da Cidade - Recidade (FURG/CNPq).