Capa do livro: EDUCAÇÃO EM PAUTA <BR> Diálogos contemporâneos em contextos formais e não formais

EDUCAÇÃO EM PAUTA
Diálogos contemporâneos em contextos formais e não formais

Autores: Valéria Marques - Maria Cristina Tavares de Moraes Danelon (Organizadoras)

Nesta obra, a educação é colocada em pauta na sua amplitude. Autores comprometidos com sua qualidade e função social trazem para si a responsabilidade de construir novas marcas e trajetórias educacionais; entrelaçam o antigo e o novo, a partir de uma perspectiva crítica, com atividades implementadas em contextos formais e não formais.

A formação docente e sua conexão com o protagonismo profissional é tensionada no texto por diferentes meios, por exemplo, reflexão histórica e epistemológica, desafios cotidianos, formação docente continuada e reorganização didática na pandemia. Diferentes cenários destacam a importância docente, além de sua flexibilização e atualização desde a Educação Infantil até Ensino Superior. Temas emergentes como Educação Ambiental, Educação Inclusiva, Educação Corporativa são abordados de modo dialógico e dialético com intuito da promoção de transformações sociais.

Posicionamento consciente, aliado à competência técnica e ao compromisso profissional, é importante para ir além das reformas educacionais. Isto se destaca quando a aprendizagem ao longo da vida é considerada e ultrapassa os muros escolares, presentes em outras instituições e organizações sociais. Para tanto, o diálogo é reconhecido como ferramenta potencial para emancipação.

Impresso
de R$ 80,60 por
R$ 62,00
Digital
de R$ 72,00 por
R$ 46,50

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3734-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-3769-8
DOI: 10.24824/978652513734.6
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 218
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO EM PAUTA <BR> Diálogos contemporâneos em contextos formais e não formais

ADELZITA VALÉRIA PACHECO DE SOUZA

Pós-Doutoranda em Psicologia – UFRRJ; Doutora Interdisciplinar em Linguística Aplicada – UFRJ; Mestre em Psicologia – UFRRJ; Arteterapeuta, Psicopedagoga & Pedagoga. Professora do Magistério Superior – UFAC.

ADRIANA ROSMANINHO CALDEIRA DE OLIVEIRA

Psicóloga (PUC-RJ, 1988), especialista em Psicologia Clínica (CRP/RJ, 2000), mestre em Tecnologia Educacional para Saúde (NUTES/UFRJ, 2002), doutora em Educação (UNISO, 2015). Docente no Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (IPsi/UFF). Docente no Programa de Pós-Graduação Estudo da Condição Humana Universidade Federal de São Carlos. Pesquisadora nas áreas de arte, saúde mental, álcool e outras drogas.

ALINE FREIRE DE ALMEIDA

Pedagoga (AEDB-RJ, 2021). Auxiliar de desenvolvimento infantil na Associação do Colégio Santa Ângela de Resende.

ANA ALICE KULINA SIMON ESTEVES

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, realizou de set./2019 a ago./2020 o Estágio de Doutoramento no exterior com bolsa do PDSE/CAPES. Mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Especialista em Pedagogia Empresarial pela Associação Educacional Dom Bosco (2004). Atualmente é Orientadora Pedagógica e vice-diretora do Colégio de Aplicação de Resende, da Associação Educacional Dom Bosco, atuando com Educação Infantil e a primeira fase do Ensino Fundamental. Coordenadora e Professora no curso de Pedagogia. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (COEP) da Associação Educacional Dom Bosco. Conselheira na Câmara de Educação Básica no Conselho Municipal de Educação de Resende-RJ.

ANDERSON ELIAS FURTADO

Engenheiro mecânico (UNESP-FEG, 1999), mestre em Engenharia de Materiais e Metalúrgica (UNESP-FEG, 2006), especialista em Processos Didático-Pedagógicos para Cursos na Modalidade a Distância (UNIVESP, 2022), doutorando em Engenharia Mecânica (UNESP, 2020–). Docente na Faculdade de Engenharia de Resende (AEDB-RJ). Docente na ETE Barra Mansa (FAETEC-RJ). Pesquisador nas áreas de engenharia automotiva, processos de fabricação, tratamentos térmicos, aços e suas aplicações e inovação acadêmica e metodologias de ensino-aprendizagem.

CRISTINA NOVIKOFF

Ph.D. em Educação pela FEBFE/UERJ (2013). Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela PUCSP (2006). Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro pela UERJ (2002). Especialista em Formação de Docentes para o Ensino Superior pela Universidade Gama Filho (2000) em Psicopedagogia na Educação pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (1998) e em Ginástica Escolar pela Fundação Oswaldo Aranha (1993). Graduada em Pedagogia pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (1990) e em Educação Física pelo Centro Universitário de Volta Redonda (1987). Concursada como professora do magistério superior da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG (2016) foi redistribuída para o Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias – CEP/FDC (2019) que é um estabelecimento de ensino do Exército Brasileiro criado em 1965. A Missão do CEP/FCD é a Pesquisa e o Ensino. Atuou como professora do magistério superior no Centro de Formação de Professores – CFP/UFCG nos cursos de graduação em Pedagogia e continua atuando como professora colaboradora no Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras). Foi Assessora de Pesquisa do CFP/UFCG e Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP/HUAC). É líder do Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores – LAGERES/UFCG/DGPCNPq. Editor-gerente da RPI – Revista de Pesquisas Interdisciplinares – CFP/UFCG. Criadora do método de ensino de pesquisa intitulado “Dimensões da Pesquisa Acadêmico-Científica”. Tem experiência na área de Educação sob a perspectiva interdisciplinar, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, Ensino e Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: representações sociais, formação de professor (inicial, continuada e autoformação), com ênfase em valores.

EDNEUSA LIMA SILVA

Professora, psicóloga e psicóloga na APAE – Itatiaia/RJ. Docente no curso de Psicologia na Faculdade Sul Fluminense – FaSF – Volta Redonda/RJ. Professora supervisora no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) na abordagem gestáltica. Coordenadora do Curso de Psicologia da FaSF. Mestre em Psicologia pela UFRRJ. Doutoranda em Psicologia pela UFRRJ. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Cultura Organizacional: narrativa dialógica emancipatória.

ELIANA MICHELLE PAVIOTTI FISCHER

Bióloga (UFRRJ, 2007), mestre em Biologia Molecular e Genética Evolutiva (UFSCar, 2012), doutora em Ciências (UFSCar, 2016). Docente na Associação educacional Dom Bosco.

ELIANE MARIA MARTINS CAMPOS

Licenciada em Educação Física. Pós-Graduação em Educação Infantil. Cursos: “A criança com Deficiência Visual Cortical: Atendimento Multiprofissional e Abordagens Transdisciplinares baseadas na Função”; “Recreação”; “As Danças e as Lutas no contexto escolar”. Professora AEDB.

ÉRICA FERNANDES COSTA DUARTE

Doutora em Literatura Comparada (UERJ), com pós-doutorado em Estudos Literários (UFJF), mestre em Literatura Brasileira (CES/JF), especialista em Língua Portuguesa (UCB) e licenciada em Letras (UFJF). Possui experiência em Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Letras, ministrando aulas de Literatura Brasileira, Literatura Comparada e Teoria da Literatura. Também possui experiência em Cursos de Nível Superior de Pedagogia, Engenharia Química, Engenharia de Produção, Enfermagem, Recursos Humanos, Automação Industrial e Serviço Social, ministrando aulas de Metodologia da Língua Portuguesa, Metodologia de Literatura Infantil e Infanto-juvenil, além de Português Instrumental e Metodologia da Pesquisa Científica. Coordenou o Curso de Letras da Associação Educacional Dom Bosco – AEDB (Resende – RJ), entre 2011 e 2021. Atualmente, leciona na Associação Educacional Dom Bosco – AEDB, integra o Comitê de Ética em Pesquisa (COEP/FFCLDB) e coordena a CPA da FFCLDB.

GABRIELA SOUSA DE MELO MIETTO

Psicóloga. Doutora em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (PGPDS-IP/UnB), Professora Associada do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (PED) do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, vinculada ao PG-PDE.

GLEICE LIMA VIEIRA

Bacharel em Administração (Centro Universitário de Barra Mansa, 2000), Complementação Pedagógica – Matemática (Centro Universitário de Barra Mansa, 2010), licenciatura em Ciências Biológicas (Associação Educacional Dom Bosco, 2019). Docente na Secretaria de Estado de Educação do Estado do RJ (desde 2013) e da Prefeitura Municipal de Resende (desde 2014).

KARLA BEATRIZ LOPES BALDINI

Bióloga (UBM), mestre em ciência ambiental (UFF), doutora em ciências ambientais e florestais (UFRRJ). Docente na associação educacional Dom Bosco (AEDB) no curso de pedagogia e engenharia.

LAÍS HELENA DA SILVA

Pedagoga (AEDB, 2021).

LEONARDO FELICIANO MACIEL

Engenheiro mecânico (FER-AEDB, 2020), Responsável técnico substituto das empresas de vistoria do Inmetro Metran Vistoria Veicular e Mecron Vistoria Veicular.

MARCUS VINICIUS BARBOSA

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia – PPGPSI – UFRRJ, Mestre em Ciências Ambientais – Universidade de Vassouras, Graduado em Administração – Centro Universitário Geraldo di Biase. Professor na Universidade de Vassouras e no Centro Universitário Geraldo de Biase. Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Municipal Dr. Munir Rafful – Volta Redonda/RJ, Editor em 3 periódicos científicos (Revista Valore, Boletim Interfaces e Revista Prisma).

MARIA CRISTINA TAVARES DE MORAES DANELON

Pedagoga (UERJ, 1991), Mestre em Educação (UERJ, 2003), Doutora em Educação (UERJ, 2009). Membro do Conselho da Pessoa com deficiência – Resende. Atualmente é Diretora de Inclusão na Secretaria Municipal de Educação – Resende – RJ desde 2018 e na e professor titular da Associação Educacional Dom Bosco. Tem experiência na área de Educação, atuando no Ensino Superior (cursos: Pedagogia, Letras, Licenciatura em Educação Física, Sistemas da Informação); Coordenadora do CEMAE da Prefeitura de Resende 2017; no ensino fundamental como Orientadora Pedagógica na escola Municipal Lídia Pires de Magalhães/Resende-RJ (2011 a 2016) e formação de professores/nível ensino médio no Colégio Estadual Pedro Braile Neto. Professora doc i c – Secretaria Estadual de Educação. Pesquisa realizada na área de Educação Especial/Linguística Aplicada atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação alternativa e ampliada, aprendizagem, interação, comunicação alternativa e educação inclusiva.

MARIA ISABEL DIAS MARQUES

Enfermeira. Doutoramento pela Universidade do Porto (2009). Professora Coordenadora da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

MARIANE COUTINHO RODRIGUES TEIXEIRA

Licenciada em Biologia (AEDB, 2019).

PAULA CRISTINA DA SILVA CAVALCANTI

Doutora em Enfermagem pela EEAN/UFRJ; Apoio Técnico da Coordenação de Saúde Mental de Volta Redonda – RJ; Docente na graduação e pós-graduação da Associação Educacional Dom Bosco – Resende – RJ.

SUZI BRUM DE OLIVEIRA

Psicóloga (USU, 1991), especialista em Psicoterapia (UFRJ, 1995), mestre em Psicologia (UFRRJ, 2015), doutora em Desenvolvimento Humano e Escolar (UnB, 2020). Docente na faculdade Sul Fluminense (FaSF). Pesquisadora nas áreas de Desenvolvimento Humano, Assistência Social, Saúde do Trabalhador.

VALÉRIA MARQUES DE OLIVEIRA

Doutora em Psicologia. Mestre em Educação. Psicóloga. Psicopedagoga. Professora Pesquisadora do Programa Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da UFRRJ. Pesquisadora ICT. Consultora Flat Lux. Líder dos Grupos de Pesquisa: Aprendizagem e Cultura Organizacional: Narrativas Dialógicas Emancipatórias, e EQUIlibrium Rural Intervenções Transdisciplinares Assistidas por Equinos.

VALTER NATAL VALIM CARLOS

Bacharel em Ciências Náuticas (EFOMM/CIAGA/RJ/1990). Licenciado em Artes Visuais (Centro de Artes/UFES/ES/2013). Mestre em Educação (PPGE/UFES/ES/2015). Doutor em Educação (PPGE/UFRJ/RJ/2020). Professor de Desenho e Escultura (Instituto GOIA/Vitória/ES/2006-2012). Professor de Arte (SEDU/ES/2012-2015). Docente no Docente no curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, na Associação Educacional Dom Bosco – AEDB (Resende/RJ/2019-2022). Membro da Academia Resendense de História. Artista plástico e restaurador, especializado em História da Arte Sacra Litúrgica. Pesquisador nas áreas de Arte, História da Arte, Educação, História da Educação Brasileira e Filosofia da Educação.

YLDRY SOUZA RAMOS QUEIROZ PESSOA

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba. Mestrado em Saúde Coletiva (UEPB). Doutorado em Psicologia (UFRN). Pós doutoranda em Psicologia (UFRN). Atualmente, é Docente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), lotada no Departamento de Psicologia e pesquisadora/docente do Mestrado em Psicologia da UFMA. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Organizacional e do Trabalho, Social, Ruralidades e Saúde Coletiva. Atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia das Ruralidades, atividade, subjetividade, qualidade de vida e Saúde do Trabalhador. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Qualidade de Vida, Trabalho e Saúde, certificado pelo CNPq. Participa do grupo de pesquisa Modos de Subjetivação, Políticas Públicas e Contextos de Vulnerabilidade, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Grupo de Trabalho da ANPEPP – Intervenções Psicossociais, emancipação e saúde em contextos organizacionais.