Capa do livro: ESTRATÉGIAS INOVADORAS NO ENSINO DE BIOLOGIA, DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO ENSINO SUPERIOR<br>proposições dos docentes, mestres(as) e mestrandos(as) PROFBIO/UFPB<br> Volume 2

ESTRATÉGIAS INOVADORAS NO ENSINO DE BIOLOGIA, DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO ENSINO SUPERIOR
proposições dos docentes, mestres(as) e mestrandos(as) PROFBIO/UFPB
Volume 2

Autores: Fabíola da Silva Albuquerque - Maria de Fátima Camarotti (Organizadoras)

O Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional – PROFBIO busca formar mestres e mestras que possam transpor para sua prática os princípios do ensino centrado no estudante, tornando-o protagonista de seu aprendizado, tendo o professor papel ativo para guiar esse processo e do tratamento da Biologia enquanto uma ciência experimental, cujos conhecimentos estão dinamicamente em construção e não estáticos, usando o ensino por investigação como uma ferramenta para esse fim. Essas foram as bases para as experiências relatadas no livro ESTRATÉGIAS INOVADORAS NO ENSINO DE BIOLOGIA, DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO ENSINO SUPERIOR, vivenciadas por docentes, mestres(as) e mestrandos(as) PROFBIO/UFPB. Os relatos expõem exemplos dessa busca e a reflexão crítica sobre os desafios enfrentados, tanto quanto relata momentos em que as aprendizagens emergiram, sinalizando o potencial que essas estratégias apresentam para uma real mudança no ensino. O livro contém dez capítulos que abordam temas da educação ambiental, da zoologia, da bioquímica, da genética e da fisiologia e que refletem a inter-relação da prática do ensino básico com a da graduação e da pós-graduação. Esperamos que os relatos impactem positivamente docentes de todos os níveis de ensino.



Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4037-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-4038-4
DOI: 10.24824/978652514037.7
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 166
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

ESTRATÉGIAS INOVADORAS NO ENSINO DE BIOLOGIA, DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO ENSINO SUPERIOR<br>proposições dos docentes, mestres(as) e mestrandos(as) PROFBIO/UFPB<br> Volume 2

ALESSANDRE PEREIRA COLAVITE

Doutor em Ciências Biológicas (Entomologia), UFPR, 2013; Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas, UFSCar, 2006; Professor permanente do PROFBIO/UFPB; Professor do DSE/CCEN/UFPB; Curador da Coleção Entomológica DSEC/DSE; Editor-chefe da Revista Nordestina de Biologia; realiza pesquisas na área de taxonomia e sistemática de Insecta.

 

ANABELLE CAMAROTTI DE LIMA BATISTA

Doutora em Biotecnologia, UECE/UFRPE, 2011; Bacharela/Licenciada em Ciências Biológicas, UFPB, 2003/2010; Professora do DA/CCHSA/UFPB; Professora PROFBIO/UFPB; atua na linha de pesquisa Produção de Bioproduto fúngico (UFPB) e Produção de Modelos Didáticos para o Ensino de Biologia (UFPB).

 

ANTONIA ARISDÉLIA FONSECA MATIAS AGUIAR FEITOSA

Doutora em Educação, PPGE/UFPB, 2010; Especialista em Educação Ambiental, UFPB, 2004; Graduada em Ciências Biológicas, UFPB, 1987; Professora permanente PROFBIO/UFPB; Professora Associada do Departamento de Sistemática e Ecologia do Centro de Ciências Exatas e da Natureza, DSE/CCEN da UFPB; Orientadora do Programa Residência Pedagógica – Biologia, Campus I/UFPB. Líder do Grupo de Pesquisas e Estudos Interdisciplinares em Ensino de Ciências Biológicas do DSE/CCEN/UFPB.

 

CLEODON RONALDO REGO FERNANDES

Mestre em Ensino de Biologia, Profbio – UFPB, 2022; Licenciado em Ciências Biológicas, UFRN, 2008; Professor de Ciências e Biologia da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte, atuando no Ensino Fundamental e Médio.

 

DARLENE CAMATI PERSUHN

Doutora em Ciências (Bioquímica), UFPR, 2001; graduada em Farmácia – Análises Clínicas, UFPB, 1995; professora do DBM/CCEN/UFPB; credenciada no Profbio (UFPB) e PPGCN (UFPB); atua em pesquisas em Nutrição Clínica, polimorfismos gênicos e Ensino de Biologia por Investigação.

 

DENN SIDNEY ZACARIAS DA CUNHA

Mestrando em Ensino de Biologia, Profbio – UFPB, 2022, Licenciado em Ciências Biológicas, UNP, 2009. Professor de Biologia da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte atuando no Ensino Médio.

 

FABÍOLA DA SILVA ALBUQUERQUE

Doutora em Psicologia Experimental, USP, 1999; Mestra em Psicobiologia, UFRN, 1994; Bacharela em Ciências Biológicas, UFRPE, 1991; Professora de fisiologia do DFP/CCS/UFPB e do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional – Profbio/UFPB.

 

HELLYZALVA BRAGA LIMA ALVES

Mestra em Ensino de Biologia, PROFBIO – UFPB, 2022; Licenciada em Ciências Hab. Biologia, AEB, 2004 e Bacharela em Biomedicina, ASCES, 2011; Professora de Biologia da rede estadual de ensino de Pernambuco atuando no Ensino Médio.

 

MÁRCIA ROSA DE OLIVEIRA

Doutora em Parasitologia, UFMG, 1998; Mestre em Microbiologia, UFV, 1990; Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas, UFV, 1986. Professora do Departamento de Biologia Molecular (DBM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); coordenou projetos de pesquisa e orientou estudantes de Graduação e Pós-graduação com as seguintes temáticas: Caracterização genética de parasitas do gênero Leishmania associados a diferentes formas clínicas de leishmaniose em humanos, Modelos experimentais para prospecção de novos fármacos para o tratamento das leishmanioses e Qualificação de professores de Biologia da rede pública de ensino.

 

MÁRCIO GLEY CUNHA

Mestre em Ensino de Biologia, Profbio – UFPB, 2022; Licenciado em Ciências Biológicas, UFRN, 2006; Professor de Biologia da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte atuando no Ensino Médio.

 

MARIA DE FÁTIMA CAMAROTTI

Doutora em Ciências Biológicas, UFPB, 2004; Bacharela e Licenciada em Ciências Biológicas, UFRPE/UFPB, 1987/2005 e Pós-doutorado em Ensino de Ciências pelo PPGEC/UFRPE em 2018. Professora Associada do DME/CE/UFPB; Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional – Profbio/UFPB; participa dos grupos de Pesquisa do CNPq em Educação Ambiental, Ensino de Ciências/Biologia e Malacologia – GPBioMA, Formação e \prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia – FORBIO/UFRPE e Pesquisas e Estudos Interdisciplinares em Ensino de Ciências Biológicas – Profbio/UFPB.

 

SILVIA CAVALCANTI LEAL

Mestra em Ensino de Biologia, Profbio – UFPB, 2020; Licenciada e Bacharela em Ciências Biológicas, UEPB, 2013 e Bacharela em Farmácia, UEPB, 2015; Professora de Biologia da rede estadual de ensino da Paraíba atuando no Ensino Médio.

 

WEVERTON DA SILVA MARTINS

Mestre em Ensino de Biologia, Profbio – UFPB, 2022; Licenciado em Ciências com Habilitação em Biologia, AEB-FABEJA, 2002 e Bacharel em Nutrição, FAVIP, 2013; Especialização em Ensino de Biologia, FAINTVISA 2004, Professor de Biologia da rede estadual de ensino de Pernambuco atuando no Ensino Médio, Professor de Ciências do Município de Caruaru-PE.