Capa do livro: PROJETOS EXITOSOS EM ESCOLAS PÚBLICAS <BR> um olhar a partir da Teoria da Subjetividade

PROJETOS EXITOSOS EM ESCOLAS PÚBLICAS
um olhar a partir da Teoria da Subjetividade

Autores: ELIAS BATISTA DOS SANTOS - ELISÂNGELA DUARTE ALMEIDA MUNDIM - KÁTIA REGINA DO CARMO PEREIRA

Rompendo com o entendimento de que a produção intelectual é uma ação apoiada somente em mecanismos estanques de assimilação e reprodução, nesta pesquisa, consideramos a produção de conhecimento como um processo subjetivo. Tal ideia, contribuiu para que os docentes investigassem a prática, refletindo sobre a produção de novos sentidos e zonas de inteligibilidade a respeito do fazer pedagógico. Do nosso ponto de vista, esta é uma ação intencional que pode favorecer a assunção de uma ação pedagógica comprometida com um fazer criativo e colaborativo.

Assim, analisar os impactos do processo de formação continuada docente como um recurso produtor de desenvolvimento profissional, considerando a autoria e o comprometimento dos participantes em uma comunidade de prática, exige uma abordagem teórico-epistemológica que defenda a ideia de que os fenômenos sociais não acontecem dissociados dos sentidos subjetivos que adquirem nos vários espaços de atuação e relação dos indivíduos. Nesse constructo, a comunidade de prática assumiu a Teoria da Subjetividade com o entendimento de que os processos subjetivos de protagonismo docente se constituem social e individualmente de modo interdependente. Assim, entendemos que realidade não é uma entidade estática, mas um recurso que sob uma lente investigativa de um sujeito criativo e reflexivo pode se abrir em novas zonas de sentido para a prática pedagógica.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4060-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-4058-2
DOI: 10.24824/978652514060.5
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 246
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PROJETOS EXITOSOS EM ESCOLAS PÚBLICAS <BR> um olhar a partir da Teoria da Subjetividade

ELIAS BATISTA DOS SANTOS

Doutor em Educação pela Universidade de Brasília (2013). Mestre em Ensino de Química pela Universidade de Brasília (2006). Possui Licenciatura em Química (2015), Pedagogia (2014) e Licenciatura Plena em Ciências pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1986). Atualmente é professor da Secretaria de Estado de Educação do DF e do UniProjeção-DF (Centro Universitário e Faculdade Projeção).

 

ELISÂNGELA DUARTE ALMEIDA MUNDIM

Doutora pela Faculdade de Educação – FE/UnB com estudos abordando a produção de saberes docentes no contexto da prática pedagógica. Possui Mestrado em Educação pela FE/UnB. Professora da rede pública de ensino do Distrito Federal. Graduada em Pedagogia pela Associação de Ensino Universitário do Distrito Federal – AEUDF. Atualmente, faz graduação em Psicologia no Centro Universitário UniProjeção-DF.

 

KÁTIA REGINA DO CARMO PEREIRA

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília, na linha “Aprendizagem, Ação Pedagógica e Subjetividade em Educação” e mestrado na mesma linha e instituição, com pesquisa voltada para a investigação das concepções e do impacto do diagnóstico médico no espaço escolar. Possui formação inicial em Pedagogia e Teologia. É professora da Secretaria de Estado de Educação do DF, com experiência em docência, coordenação pedagógica e gestão.

 

ALLANA RESENDE PIMENTEL CALAÇA

Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), com ênfase em educação profissional e saúde. Enfermeira obstetra da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário de Brasília (2010), especializada em Gestão de Enfermagem do Trabalho, Programa Especial de Formação Pedagógica, Gestão em Saúde e Enfermagem Obstétrica. Mestra em Educação pela Universidade de Brasília (UNB).

 

DAGMA FERREIRA ALVES

Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeuB). Pós-graduada em Psicossomática pela Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo (FACIS). Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Brasília (2021-2022). Professora da Educação Profissional em Psicologia e áreas afins na Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF).

 

ELAINE CRISTINA ALVES DE OLIVEIRA

Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), com ênfase em educação profissional em saúde. Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). Especialização em Saúde Pública e da Família pelo Instituto Passo 1, Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo.

 

GISLÊLE APARECIDA FOGAÇA DA SILVA

PcD auditiva. Possui licenciatura em Pedagogia pela Facibra (2012) e licenciatura Plena em Geografia pela UEG – Formosa-Goiás (2004). Pós-graduada em Educação Ambiental e em Neuropsicopedagogia. Professora de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF) desde 2001. Desde 2014, atua como Pedagoga da Sala de Apoio à Aprendizagem (SAA).


ISABELLA GUEDES MARTINEZ

É professora adjunta na Universidade Federal da Grande Dourados, sendo doutora em Educação em Ciências pela Universidade de Brasília (2019). Possui mestrado profissional em Ensino de Ciências (2014) e graduação em licenciatura em Ciências Naturais (2011), ambos pela Universidade de Brasília, em Química e em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (2020) e Pós-Graduação em Teologia pela Faculdade Estácio (2021). Trabalha com Ensino de Ciências.


JOELMA AUGUSTO DE OLIVEIRA

Possui Licenciatura em Letras Português/Inglês pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras Ilmosa Saad Fayad (1999). Especialista em Educação Inclusiva pela Faculdade das Águas Emendadas (2007). Professora de Educação Básica da SEEDF. Atua como professora de Sala de Recursos Generalista. Tem experiência nas áreas de Alfabetização, Coordenação Pedagógica, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.


LUCIANE ALVES RODRIGUES DE SOUSA

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (2020). Especialista em Psicopedagogia – USLJ/SP. Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia – UDF Centro Universitário. É professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal há 28 anos. Atualmente é professora de atividades/sala de recurso atuando com estudantes com deficiência visual. Tem experiência em Educação Especial.


MARIA DE LOURDES SEVERINO COSMO

Graduada em pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Possui Pós-Graduação, em nível de Especialização, na área da Educação, “Didática do Ensino Especial – Uma visão Integradora”. Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal, com atuação na alfabetização. Coordenadora pedagógica e supervisora pedagógica. Tem experiência em gestão escolar, supervisão e coordenação pedagógica.


RICARDO GAUCHE

Professor Adjunto do Instituto de Química da Universidade de Brasília (UnB), bacharel e licenciado em Química pela mesma instituição, possui Mestrado em Educação (Ensino de Química) pela Unicamp (1992) e Doutorado em Psicologia (Cultura e Desenvolvimento) pela UnB (2001). Atua no Instituto de Química da UnB; no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e no Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Avaliação no Ensino de Ciências – NAvEC.


SELMA DE SOUSA SILVA

Possui graduação em Letras – Português/Inglês pela Universidade Estadual de Goiás (2003). Atualmente é Professora da Secretaria de Estado de Educação do DF desde janeiro de 1998. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Alfabetização. Especialista em Educação Especial para Escola Inclusiva, pela FAE – Faculdade das Águas Emendadas. Participa do grupo de estudo e pesquisa sobre a Teoria da Subjetividade de Fernando González Rey.


WELLINGTON DOS SANTOS

Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), especialização em Gestão, Supervisão e Orientação Educacional (UCM) e Neuroaprendizagem (FSG).