Autores: Rodrigo Sanches-Rosa - Rosa Elena Bueno - Tatiane Delurdes de Lima-Berton - Jardel Barszcz -Araci Asinelli-Luz (Organizadores)
Esta obra é resultado das interações, reflexões e proposições da Comunidade de Prática de Pesquisa Educação Preventiva Integral e Desenvolvimento Humano (CPP), que tem como espaço e lugar a linha de pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. Em tempos de pandemia da covid-19, o isolamento social impediu os encontros presenciais. No entanto, o uso das tecnologias digitais de informação/comunicação permitiu encontros e diálogos que, embalados pela aproximação do centenário de Paulo Freire (2021), mobilizou a organização da obra que tem por tema as cartas pedagógicas. Dirigida às pessoas que acreditam na educação escolar e na educação social como processos humanizadores e de transformação social, os capítulos abordam a importância das cartas na História; uma análise de obras-cartas escritas por Paulo Freire; a experiência das cartas escolares, estreitando laços e ampliando a relação entre a família e a escola; as cartas em espaços de privação de liberdade, tanto em CENSES como em unidades penais; o uso de cartas abertas para fins de diálogos, reflexões e indagações sobre relações, políticas e direitos humanos e compartilha cartas da CPP que permitem afirmar que há vida na pandemia.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3878-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-3875-6
DOI: 10.24824/978652513878.7
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 238
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
RODRIGO SANCHES-ROSA
Historiador e Pedagogo, Mestrando em Educação (UFPR). Agente de Segurança Socioeducativo (SEJUF/PR).
ROSA ELENA BUENO
Doutora em Educação/UFPR. Professora de Português e Inglês da rede estadual de ensino SEED/PR.
TATIANE DELURDES DE LIMA-BERTON
Doutora em Educação (UFPR). Docente e Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade UNISE.
JARDEL BARSZCZ
Graduado em Letras/Português. Mestrado em Políticas Públicas. Policial Militar.
ARACI ASINELLI-LUZ
Doutora (USP) em Educação. Professora nos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, acadêmico e profissional.
ADÃO APARECIDO XAVIER
Mestre em Educação/UFPR. Professor de História da SEED/PR.
DANIELA FARIAS
Doutoranda em Estudos Globais (Universidade Aberta de Portugal). Docente na Universidade Paranaense (UNIPAR).
HUDSON CARLOS DOS SANTOS
Licenciado em Ciências Sociais (UEM). Agente de Segurança Socioeducativo (SEJUF/PR).
NIVALDO APARECIDO MINERVI
Doutorando em Educação (UFPR). Policial Rodoviário Federal.
NOARA TEÓFILO KLABUNDE
Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE-UFPR). Pedagoga no Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus, Araquari.
TONI REIS
Doutor em Educação, pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professor.
VÂNIA MENEGHINI DA ROCHA
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade da Região de Joinville (PPGE-UNIVILLE). Pedagoga no Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus, Araquari.