Capa do livro: DIÁRIO DE IDEIAS <br> EXPERIÊNCIAS DE IMPLEMENTAÇÃO E SEUS IMPACTOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA

DIÁRIO DE IDEIAS
EXPERIÊNCIAS DE IMPLEMENTAÇÃO E SEUS IMPACTOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores: LUCIANA SOARES MUNIZ

O presente livro consiste em uma publicação vinculada ao trabalho que temos desenvolvido no âmbito do ensino, da extensão e da pesquisa com a proposta metodológica Diário de Ideias, vivenciada no campo da Educação Básica e desenvolvida pela Universidade Federal de Uberlândia, pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFU, com ações da Escola de Educação Básica da UFU. Tem como objetivo apresentar ao leitor as experiências de implementação da metodologia Diário de Ideias e os impactos no processo de ensino e aprendizagem no âmbito da Educação Básica. A experiência com o Diário de Ideias tem sua gênese em pesquisas desenvolvidas pela prof.ª Dr.ª Luciana Muniz e pelo seu trabalho desenvolvido no contexto da Educação Básica. O presente livro surge como possibilidade de evidenciar a riqueza e a diversidade das experiências pedagógicas implementadas na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, desenvolvidas na Eseba/UFU e na Escola Municipal Josiany França. Desta forma, visa contribuir com educadores, com o processo de ensino e aprendizagem das crianças, atuando nas reflexões e práticas do fazer pedagógico, tendo como base o ensino e a pesquisa desenvolvidos pelos professores formadores no cotidiano de atuação.












Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3726-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-3721-6
DOI: 10.24824/978652513726.1
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 384
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

DIÁRIO DE IDEIAS <br> EXPERIÊNCIAS DE IMPLEMENTAÇÃO E SEUS IMPACTOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA

ADENILCE OLIVEIRA DE SOUZA

Professora de Matemática na Secretaria de Educação do Município de Uberlândia MG, mestra em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), graduação e especialização em Matemática pela UFU e Especialização em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade Cândido Mendes.

ALZIRA RIBEIRO DE SOUSA MENDES

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, licenciada em Pedagogia pela Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC, possui especialização em Educação Especial na perspectiva Inclusiva, pela Fundação de Ampére – FAMPÉRE. É Professora efetiva na rede municipal de Uberlândia. Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Docência na Educação Básica e Superior - GEPDEBS. Foi professora multiplicadora no Programa Diário de Ideias no ano de 2020.

AMANDA RODRIGUES DA COSTA

Possui bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É professora da Escola Estadual de Monte Alegre de Minas onde ministra os conteúdos de Física e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, lecionando e desenvolvendo atividades para o ensino médio

ANA CRISTINA CUSTÓDIO DE FREITAS LIMA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU/MG). Pós-graduada com especialização em Psicopedagogia (Faculdade Católica de Uberlândia/MG). Atua como professora pela Prefeitura Municipal de Uberlândia, na Escola Municipal de Educação Infantil Vera Anita Nascimento de Souza.

ANA MARIA DE FREITAS

Professora de Língua Portuguesa na Secretaria de Educação do Município de Uberlândia, com especialização em Psicanálise e Educação, pela Faculdade UNIMINAS/Uberlândia e em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade Cândido Mendes.

ANALÚCIA DE MORAIS VIEIRA

Graduada em Pedagogia pela Associação Brasil Central de Educação e Cultura (1992). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2006) e pós-doutora pelo IEC- Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho/Portugal (2008). É Professora Titular aposentada do Colégio de Aplicação, Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (CAp Eseba/UFU), na área de Educação Infantil.

ARIANE DE SOUZA SIQUEIRA

Docente do Colégio de Aplicação, Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (CAp Eseba|UFU) onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão com discentes do ensino fundamental e superior. Possui bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas e mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Uberlândia.

BELONÍ CACIQUE BRAGA

Professora da Área de Alfabetização do Colégio de Aplicação, Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (CAp Eseba/UFU). Mestre em Educação pela UFU. Graduada em Pedagogia pela UNI-BH e Artes pela Universidade Federal de Uberlândia. Atua como professora mediadora do Curso de Formação “Diário de Ideias” da PROEXC/UFU.

CLEBER GARCIA CASAGRANDE

Docente do Colégio de Aplicação, Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (CAp Eseba/UFU). Professor da área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Desenvolve projetos na área de Métodos de Ensino dos Esportes Coletivos para crianças e jovens.

CRISTIANE DOS GUIMARÃES ALVIM NUNES

Arquiteta e urbanista (UFV/MG). Mestra em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU/MG). Pós-graduada com especialização em Geoprocessamento (SENAC/SP) e em Gestão Ambiental (UFSCar/SP). Atuou como analista de parcelamento do solo na Prefeitura Municipal de Uberlândia/MG. Trabalhou com licenciamento ambiental e cadastramento de imóvel rural na Petrobras (Campinas/SP e São Paulo/SP).

CRISTIANE NERI TEIXEIRA

Psicóloga clínica graduada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU/MG). Pós-graduada com especialização em Psicodrama (Casa das Cenas/Uberlândia/MG), em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Instituto Passo 1/MG) e em Redes de Atenção à Saúde (Fiocruz). É mestranda em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (PPGAT/UFU).  Trabalhou na Atenção Primária em Saúde/SUS (Uberlândia/MG) e em consultório particular. Atua como Psicóloga no SUS/Rede de Atenção Psicossocial.

CRISTIANE ROSA FERNANDES

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário do Triângulo (UNITRI), Uberlândia, especialista em Educação Especial pela Universidade Federal de Uberlândia e especialista em Neuropsicopedagogia clínica e institucional pela Faculdade IPPEO. É professora efetiva na rede municipal de Uberlândia e atua na Escola Municipal Professora Josiany França. Foi professora multiplicadora do programa Diário de Ideias nos anos de 2020 e 2021.

DAIANE ARANTES REZENDE

Graduada em Pedagogia e Normal Superior (Faculdade Católica de Uberlândia/MG). Pós-graduada com especialização em Educação Básica: infantil, fundamental e EJA (Faculdade Católica de Uberlândia). Atuou como professora pela Prefeitura Municipal de Uberlândia, na Escola Municipal de Educação Infantil Jean Piaget.

JOICE RIBEIRO MACHADO DA SILVA

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, professora efetiva no Colégio de Aplicação, Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (CAp/Eseba/UFU). É coordenadora do Grupo de Pesquisa GEPA - Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização.

JOICE SILVA MUNDIM GUIMARÃES

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia e professora na Área de Educação Especial no Colégio de Aplicação, Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (CAp/Eseba/UFU). Membro do Grupo de Pesquisa “Criatividade, aprendizagem e subjetividade”.

JULIENE MADUREIRA FERREIRA

Professora Assistente na Faculdade de Educação e Cultura da Universidade de Tampere e atualmente lidera o grupo de pesquisa Desenvolvimento Infantil e Necessidades Diversas na Primeira Infância. Recebeu seu Ph.D. em Psicologia (Psicologia do Desenvolvimento) pela Universidade de São Paulo (2017) e seu Ph.D. em Educação pela Universidade de Tampere (2018), seguido de uma bolsa de pós-doutorado de dois anos também na Universidade de Tampere. Antes de chegar à TAU, trabalhou como professora e psicóloga escolar/educacional na Área de Psicologia Escolar do Colégio de Aplicação, Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (CAp/Eseba/UFU), de 2010 a 2017. Coordenou as atividades administrativas, acadêmicas e de pesquisa nas áreas de Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental (2012-2015), bem como um dos Programas de Formação de Professores em Educação Especial da Rede Nacional de Formação de Professores em Educação Inclusiva, organizado pelo Ministério da Educação no Brasil (2009-2014).

LAVINE ROCHA CARDOSO FERREIRA

Mestra em Educação e doutoranda pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), professora na Área de Educação Especial no Colégio de Aplicação, Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (CAp/Eseba/UFU). Membro do Grupo de Pesquisa “Criatividade, aprendizagem e subjetividade”.

LETÍCIA BORGES DE OLIVEIRA

Docente do Colégio de Aplicação, Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (CAp/Eseba/UFU), atua na área da Alfabetização. Graduada em Pedagogia e mestra em Educação pela UFU. Desenvolve projetos na área de alfabetização e xadrez escolar.

LUCIANA SOARES MUNIZ

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília - UnB (2015), desenvolvendo pesquisa com o tema: A expressão da criatividade na aprendizagem da leitura e da escrita e suas inter-relações com o desenvolvimento da subjetividade. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2003) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2006). É Professora Titular do Colégio de Aplicação, Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Cap/Eseba/UFU), atuando na Área de Alfabetização desde 2005. Em 2018 foi vencedora Nacional do 11º Prêmio Professores do Brasil na Categoria Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos) com o projeto Diário de Ideias: linhas de experiências e foi condecorada com a Medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo - Grau de Cavaleiro da Ordem pela Presidência da República/Brasil. Realizou viagens para a Finlândia (2015) e para o Canadá (2019), em visitas técnicas às escolas, para conhecer o Sistema Educacional de países que são referências na educação. Criadora e coordenadora do Programa Institucional “Diário de Ideias” da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFU com ações na formação de professores e em metodologias inovadoras e criativas na Educação Básica. Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa: Criatividade, Aprendizagem e Subjetividade (CNPq).

LUCIANA XAVIER DE CASTRO

Professora de Filosofia no Colégio de Aplicação, Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (CAp/Eseba/UFU). Graduada e mestra em Filosofia pela UFU. Atualmente é doutoranda em Filosofia pelo PPGFIL-UFU, na linha de pesquisa Ética e Filosofia política. É autora da obra “Reflexões sobre o pensamento religioso de Jean-Jacques Rousseau” (NEA, 2016) e organizadora da obra “Reflexões Filosóficas” (CRV, 2021).

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP/USP), mestra em Educação pela UFU, especialista em Psicopedagogia pelo Centro de Pesquisas Educacionais de Minas Gerais (CEPEMG/UEMG/BH), graduada em Psicologia pela UFU. Professora Titular do Colégio de Aplicação, Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (CAp/Eseba/UFU). Atua como psicóloga escolar e docente da Área de Psicologia Escolar do CAp/Eseba/UFU. Foi coordenadora de apoio no Programa Institucional “Diário de Ideias” da PROEXC/UFU e é membro do Grupo de Pesquisa “Criatividade, aprendizagem e subjetividade”.

MARIA EDUARDA MATOS DA CUNHA LIMA

É bacharelada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e trabalhou extensivamente com projetos no campo da psicologia da educação, sendo um deles no Colégio de Aplicação, Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (CAp/Eseba/UFU), tendo sido estagiária voluntária e, posteriormente, bolsista de extensão do Programa Diário de Ideias. Atualmente, é mestranda da Faculdade de Educação e Cultura, na Universidade de Tampere, Finlândia.

MARIA SIMONE FERRAZ PEREIRA

Doutora e mestra em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, com atuação na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha Estado, Política e Gestão da Educação.

MARIANE ÉLLEN DA SILVA

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Desde 2009 é professora alfabetizadora do Colégio de Aplicação, Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (CAp Eseba/UFU). Atua no Programa Institucional Diário de Ideias em várias frentes, entre elas: formação de professores, Jornal Diário de Ideias, Coordenação de apoio do CD e DVD Diário de Ideias Cantaroladas.

PÂMELA FARIA OLIVEIRA

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia e professora adjunta no Colégio de Aplicação, Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (CAp/Eseba/UFU). Membro do Grupo de Pesquisa “Criatividade, aprendizagem e subjetividade”.

PAULA AMARAL FARIA

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, PPGED/UFU (2020). Mestra em Educação pelo PPGED/ UFU (2014). Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UNIMINAS (2006) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2003). Atua como docente e coordenadora pedagógica da Área de Educação Infantil no Colégio de Aplicação, Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (CAp/Eseba/UFU). Tem experiência em Educação Infantil, crianças, infâncias e linguagens.

PRISCILA GERVÁSIO TEIXEIRA

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Catalão, GO, UFCAT/GO. Professora no Colégio de Aplicação, Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (CAp/Eseba/UFU). Membro do Grupo de Pesquisa “Criatividade, aprendizagem e subjetividade” com ênfase na Linha de Pesquisa Práticas inovadoras e criativas de apoio ao estudante público alvo da educação especial.

RENATA LÚCIA GUERRA

Graduada em Normal Superior e Pedagogia pela Faculdade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), Uberlândia, especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional e em Arteterapia pela Faculdade IPPEO. É professora efetiva na rede municipal de Uberlândia e atua na Escola Municipal Professora Josiany França. Foi professora multiplicadora do Programa “Diário de Ideias” nos anos de 2020 e 2021.

ROCHELE KARINE MARQUES GARIBALDI

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia e professora efetiva no Colégio de Aplicação, Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (CAp/Eseba/UFU). Membro do Grupo de Pesquisa “Criatividade, aprendizagem e subjetividade”.

THAÍS CRISTINA DE OLIVEIRA

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e analista pedagógica da rede municipal de ensino de Uberlândia. Atuou como professora da Educação Infantil no Colégio de Aplicação, Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (CAp/Eseba/UFU). Membro do Grupo de Pesquisa “Criatividade, aprendizagem e subjetividade”.

TIAGO SOARES ALVES

Licenciado em Educação Física e mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é docente e desenvolve estudos e projetos de ensino no contexto da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental pelo Colégio de Aplicação, Escola de Educação Básica da UFU (CAp Eseba/UFU).

VANEIDE CORRÊA DORNELLAS

Doutoranda e mestra em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Graduada em pedagogia pela UFU. Docente efetiva da Área de Alfabetização no Colégio de Aplicação, Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (CAp/Eseba/UFU). Desde 2019 atua como coordenadora de apoio no Programa Institucional “Diário de Ideias” da PROEXC/UFU. Membro do Grupo de Pesquisa “Criatividade, aprendizagem e subjetividade”.

VITÓRIA AMARAL DE OLIVEIRA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), professora da educação infantil da rede privada de Uberlândia.