Capa do livro: PESQUISAS E PROJETOS EM EDUCOMUNICAÇÃO <BR> FORMAÇÃO, CONTEXTOS E PERCURSOS DOCENTES

PESQUISAS E PROJETOS EM EDUCOMUNICAÇÃO
FORMAÇÃO, CONTEXTOS E PERCURSOS DOCENTES

Autores: EDILANE CARVALHO TELES

Investigar e refletir pesquisas e projetos construídos na interface Educação e Comunicação nos cursos de Pedagogia e Comunicação Social, é o que propõe a presente obra. Busca ampliar o diálogo com os meios e processos comunicacionais, incluindo a presença das mídias e tecnologias, para além de um uso maquínico e como ‘instrumento’, na formação e práxis pedagógica, corroborando com a emergência de uma área que se configura como educomunicação (EDUCOM).
Com vistas a compreender a interface e sua difusão, propõe ainda um breve mapeamento com parte das sistematizações realizadas por docentes, discentes da graduação e pós-graduação, apresentando através de conceitos e práticas, alguns percursos à efetivação do que denominamos Núcleo de aprofundamento de estudos em EDUCOM, especificamente, no contexto das graduações e licenciaturas na formação inicial docente, em diálogo com outros campos de conhecimentos. Para tanto, aqui estão condensadas algumas das proposições, sabendo que nem tudo foi possível incluir, apenas parte das ‘trilhas’ e/ou percursos propostos sobre a área no campo educacional, além de elaborações praxiológicas e as ‘bases discursivas’ que poderiam compor a formação inicial nas licenciaturas, com a inclusão e presença da educomunicação. O objetivo foi traçar uma linha temporal, conceitual e metodológica sobre alguns entendimentos da interface.

Impresso
de R$ 59,80 por
R$ 46,00
Digital
de R$ 53,00 por
R$ 34,50

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4004-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-4001-8
DOI: 10.24824/978652514004.9
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 140
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PESQUISAS E PROJETOS EM EDUCOMUNICAÇÃO <BR> FORMAÇÃO, CONTEXTOS E PERCURSOS DOCENTES

ADRIANA MARIA SANTOS DE ALMEIDA CAMPANA

Pedagoga e Mestra do Programa de Pós-Graduação Educação, Cultura e Territórios Semiáridos, PPGESA/DCH III/UNEB.

EDILANE CARVALHO TELES

Professora do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, UNEB/Campus III, Juazeiro, BA. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiárido – UNEB/DCH-III. Doutora em Comunicação (PPGCOM/ECA/USP). Coordenadora e pesquisadora do Observatório de Educação Midiática e Tecnológica na formação docente (DCH III/UNEB); Líder do Grupo de pesquisa Polifonia – Observatório de Educação e Comunicação (EDUCOM/DCHIII/UNEB).

EDVA RUTH DE SOUZA SILVA

Graduada no curso de Licenciatura em Pedagogia, pela Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas – DCH III/UNEB. Foi Bolsista do Programa institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID.

ELIS REJANE SANTANA SILVA

Docente do curso de Pedagogia (Núcleo de Educação e Comunicação) do Departamento de Ciências Humanas, Campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutora em Comunicação do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM/ECA/USP) da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

ELISSANDRA BRITO COSTA

Licenciada em Letras (UPE/PE). Mestra em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB.

ESTER SANTANA DOS SANTOS

Graduada do Curso de Comunicação Social (Jornalismo em Multimeios), do Departamento de Ciências Humanas, Campus III, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

FLÁVIA MARIA DE BRITO PEDROSA VASCONCELOS

Docente do Departamento de Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – PPGART, Centro de Artes e Letras – CAL da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Líder do Grupo de Pesquisa Artes Visuais e Criatividade – AVEC – CNPQ/UFSM e coordenadora do Laboratório de Criatividade e Inovação – LACRIA. Doutora em Educação Artística pela Universidade do Porto – Portugal, bolsista CAPES Doutorado Pleno no Exterior. Diplomação reconhecida no Doutorado em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás – UFG. Mestra em Artes Visuais – UFPB/UFPE, linha: Ensino das Artes Visuais no Brasil, com pós Lato sensu em Arte-Educação e Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri – URCA e em Educação Artística pela UPORTO, graduada em Artes Plásticas com habilitação para o ensino de Arte pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. Professora colaboradora do Mestrado e Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)(2016-2019). SITE: https://flaviapedrosavasco.wixsite.com/arts/arts

LUCIVÂNIA DE SOUSA SILVA

Possui Ensino Médio Completo Regular (2° Grau) pelo Colégio Democrático Florentina Alves dos Santos (CODEFAS) no ano de 2004. Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos, PPGESA, DCH-III/UNEB( 2021); Professora de anos iniciais na rede municipal de Juazeiro, BA; Professora de anos iniciais na rede municipal de Petrolina, PE.

NAYRLA VIEIRA LEOPOLDO DE BARROS

Mestranda no Programa Educação, Cultura e Territórios Semiáridos pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus III. Especialista em Neuropsicopedagogia pela FACESP; Licenciatura em Pedagogia (DCH III/ UNEB), na cidade de Juazeiro, BA. Professora nas séries iniciais da rede Municipal de ensino de Juazeiro, BA.

RAMILLA LORRANE DO NASCIMENTO SILVA

Graduada do Curso de Comunicação Social (Jornalismo em Multimeios), do Departamento de Ciências Humanas, Campus III, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

SUÉLLER COSTA

Jornalista, Educadora, Educomunicadora e Pesquisadora. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Estudos da Linguagem, em Educomunicação, Tecnologias na Aprendizagem e Alfabetização e Letramento Digital. Atua como professora da Educação Básica, colunista especializada em textos voltados a educação e cultura, articuladora de projetos educomunicativos no ensino formal e não-formal. Idealizadora do projeto Educom Alto Tietê. Membro do GP Polifonia, DCH III/UNEB.