Capa do livro: FILOSOFIA E EDUCAÇÃO<br>Concepções, Teorias e Saberes

FILOSOFIA E EDUCAÇÃO
Concepções, Teorias e Saberes

Autores: Adauto Lopes da Silva Filho - Fátima Maria Nobre Lopes - Maria Kélia da Silva - Jailson Tavares Cruz - Samuel Nobre Lopes (Organizadores)

Tomando como base a Filosofia e a Educação, podemos dizer que ambas se completam, pois estão intrinsicamente interligadas à medida que contribuem para formação de sujeitos autônomos e esclarecidos. Portanto, sem a Filosofia a Educação não cumpre seu papel formador, posto que nos leva a pensar e a agir de forma crítica, reflexiva e transformadora. Nesse viés, o livro Filosofia e Educação: Concepções, Teorias e Saberes apresenta uma compilação de artigos científicos que abordam questões principalmente de Filosofia da Educação, porém sem excluir temas de Sociologia e Psicologia da Educação, bem como teorias e reflexões acerca da Sociedade Tecnológica, Ensino Remoto, Políticas Educacionais, Educação Extraescolar e Emancipação Humana. Todos acentuados em saberes diversos. O livro é dividido em quatro partes. A primeira, denominada Elementos conceituais e abordagens crítico-filosóficas; a segunda, Sociedade tecnológica e ensino remoto; a terceira, Questões de políticas educacionais; a quarta e última parte, Educação extraescolar e emancipatória.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3952-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-3953-1
DOI: 10.24824/978652513952.4
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 296
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

FILOSOFIA E EDUCAÇÃO<br>Concepções, Teorias e Saberes

FÁTIMA MARIA NOBRE LOPES

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Licenciada em Filosofia e Graduada em Serviço Social, ambas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora Associada da Universidade Federal do Ceará em cursos de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado), em Educação e em Filosofia. Editora-Chefe da Revista Educação em Debate do Programa de Pós-Graduação em Educação da FACED/UFC. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana (GEPOS) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Filosofia (GEPEF) desde 2008.

 

ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO

Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e em Educação (Mestrado e Doutorado), ambos da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Educação (UFC), Mestre em Filosofia (UFPB), Licenciado em Filosofia (FAFIFOR). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Teoria Crítica, Filosofia e Educação desde 2008.

 

SAMUEL NOBRE LOPES

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Membro do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica, Filosofia e Educação.

 

JAILSON TAVARES CRUZ

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, eixo Química (UFC). Especialista em Gestão Escolar (UDESC), Educação Permanente em Saúde (ENSP) e Gestão e Avaliação da Educação Pública (UFJF). Graduado em Pedagogia com habilitação para Química e Biologia (UVA). Diretor da Escola de Ensino Médio Ana Facó e Assistente à Docência no Polo UAB de Beberibe. Membro pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana (GEPOS).

 

MARIA KÉLIA DA SILVA

Doutoranda em educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO – UERN/UFERSA/IFRN. Graduada em pedagogia, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Bolsista FUNCAP.

 

JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professor na Faculdade de Educação na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e no Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO (UERN/UFERSA/IFRN). Lider do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação (UERN/CNPq). Editor chefe da Revista Cientifica Eletrônica Ensino Interdisciplinar – RECEI.

 

Filipe Pinheiro Rodrigues

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará.

 

JAIREILSON SILVA DE SOUSA

Professor temporário da SEDUC-CE. Doutorando em Educação (UFC). Mestre em Filosofia (UFC). Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia (Faculdade São Luís). Licenciado em Filosofia (UECE). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana.

 

JESSICA HOLANDA LEMOS

Mestranda em Filosofia (UFC). Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia (Faculdade São Luís). Licenciado em Filosofia (UECE). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana.

 

ULY ALVES MOREIRA

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Substituta da Rede Municipal de Ensino Básico de Fortaleza/CE. Mestra em Educação (UFC). Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (Faculdade Ateneu). Graduada em Pedagogia (Faculdade UNINASSAU). Graduada em Economia Doméstica (UFC). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Teoria Crítica, Filosofia e Educação, certificado pelo CNPq. Bolsista UFC no projeto “O PRINCÍPIO DE REALIDADE E DE RESPONSABILIDADE NA MODERNIDADE: HERBERT MARCUSE E HANS JONAS” do PIBIC 2022/2023, coordenado pelo Prof. Dr. Adauto Lopes da Silva Filho.

 

CELINA MARIA LINHARES PAIVA

Doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior também pela UFC. Membro do Grupo de Estudos sobre a Pedagogia de João dos Santos. Jornalista da Universidade Federal do Ceará tendo atuado também na Universidade de Brasília.

 

EMANNUEL ALVES CARNEIRO

Discente do Doutorado em educação – Universidade Federal do Ceará UFC, Mestre em Ciências Da Educação, especialista em arte e educação e cultura popular brasileira. Membro do Grupo de Estudos sobre a Pedagogia de João dos Santos. Professor do Instituto Federal do Ceará – IFCE.

 

RAMON FERNANDES RAMOS

Doutorando em Educação (UFC), Mestre em Humanidades (UNILAB), Especialista em Ensino de Literatura e Língua Portuguesa (Ateneu), Graduado em Letras (UECE) e Geologia (UFC), Professor de Ensino Médio da Rede Estadual do Ceará (SEDUC) e Coordenador Escolar. Membro do Grupo de Estudos sobre pedagogia terapêutica de João dos Santos.

 

PATRÍCIA HELENA CARVALHO HOLANDA

Psicóloga, mestra, doutora em Educação (UFC). Pós-Doutora pelo PPG em Educação (UNB). Estágio sênior, bolsista-CAPES, Universidade de Lisboa. É titular do Dep. Fundamentos da Educação e do PPG em Educação (UFC); coordena a linha de pesquisa História e Educação Comparada. É cadastrada no grupo de pesquisa (CNPq) Avaliação Curricular.

 

GISAFRAN NAZARENO MOTA JUCÁ

Graduado em História, mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1975), doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (1992) e pós-doutor em História Urbana pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor titular da UECE e professor aposentado Depto. História (UFC) e professor do PPG em Educação UFC.

 

CÉSAR NILTON MAIA CHAVES

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Membro da Língua de Pesquisa Avaliação Educacional (NAVE) do PPGE, no eixo temático Avaliação do Ensino-Aprendizagem.

 

ADRIANA EUFRÁSIO BRAGA

Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Professora Associada II do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Ceará. Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará.

 

ANA CLÁUDIA DE OLIVEIRA LOPES

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Engenharia da Produção pela UNESP (2018). Graduada em Licenciatura em Educação Física pela PUC/PR (1995). Professora EBTT do Curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Roraima (IFRR).

 

MARCOS ANTONIO MARTINS LIMA

Pós-Doutor em Gestão pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2004). Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1993). Atualmente é Member of the Project Management Institute – PMI, Pensilvânia, EUA. Professor Associado na Universidade Federal do Ceará.

 

FRANCISCA SUELI FARIAS NUNES

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (2018). Graduada em Pedagogia pela UVA (2001). Professora do curso de Pedagogia da FaC e da rede municipal de Fortaleza. Membro do Grupo Pró-Inclusão: Pesquisa e Estudos sobre Educação Inclusiva, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores.

 

FRANCISCA GENY LUSTOSA

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2021). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2009). Membro da Associação Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (AIIIIPe). Coordenadora do Grupo Pró-Inclusão: Pesquisa e Estudos sobre Educação Inclusiva, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores. Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Faculdade de Educação (DEE/FACED) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-FACED/UFC).

 

ISABELE BARBOSA DA SILVA MONTEIRO

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq no projeto “Fundamentos Éticos para uma Formação Humana”. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa sobre Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana (GEPOS), certificado pelo CNPq. Membro da equipe editorial da Revista Educação em Debate do Programa de Pós-Graduação em Educação (FACED/UFC).

 

TÁSSIA PINHEIRO DE SOUSA PINHO

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Ensino de Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pedagoga pela Universidade Estácio de Sá. Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Professora da educação básica do estado do Ceará (SEDUC).

 

ANTÔNIO JANSEN FERNANDES SILVA

Doutorando em Educação na Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Educação Física Escolar (UFRN). Especialista em Educação Física Escolar (FANOR) e Treinamento Desportivo (UECE). Licenciado em Educação Física (UERN). Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar – Saberes em Ação (IEFES/UFC).

 

DIRLENE ALMEIDA FERREIRA

Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (UNESP). Especialista em Treinamento Desportivo (UNIFOR) e em Administração Escolar (UVA). Licenciada em Educação Física (UNIFOR). Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar – Saberes em Ação (IEFES/UFC).

 

MARIA ELENI HENRIQUE DA SILVA

Professora Adjunta e Diretora do Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Licenciada em Educação Física (UFC), Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar – Saberes em Ação (IEFES/UFC).

 

FRANCISCO EUGUENYS MEDEIROS DA SILVA

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Graduado em Geografia pela UVA (2009) e pela UECE (2012). Graduado em Pedagogia pela FUNIP/MG (2021). Editor do periódico Conexões – Ciência e Tecnologia (IFCE). Membro do E-LUTA/UFC.

 

ELIAS NUNES ALVES JUNIOR

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e licenciado em Filosofia pela mesma Instituição. Professor da Rede Estadual de Educação do Ceará; foi aluno e hoje atua em uma Escola de Educação Profissional – EEEP.

 

VALDEMARIM COELHO GOMES

Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC).

 

LUÍS TÁVORA FURTADO RIBEIRO

Concluiu Estágio Pós-Doutoral na École de Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) sob a supervisão de Michel Löwy com bolsa CNPq (2013-2014). É professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Professor-pesquisador do Convênio de Colaboração entre o Programa de Mestrado em Antropologia de Iberoamérica da Universidade de Salamanca (MAI) e Linha de Pesquisa Educação, Estética e Sociedade (E-Luta) do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC.

 

SIDNEY SOARES FILHO

Pós-Doutorado na Universidade de Czestoschowa (Polônia). Ministrou aulas na Rússia, Índia, Polônia, Hungria e República Checa. Doutor e Mestre em Direito, especialista em Direito Público com área de concentração em Direito Constitucional e em Direito Processual. Bacharel em Direito e em Administração Pública. Doutorando em Educação (UFC). Professor da Adjunto VI da Universidade Fortaleza (UNIFOR).

 

JANDERLYER GOMES DE LIMA

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Delegado de Polícia Federal. Membro Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana (GEPOS).

 

JOSÉ GERARDO DE VASCONCELOS

Professor titular de Filosofia da Educação da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará. Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1997), pós-doutorado em Artes Cênicas, pela Escola de Teatro, da Universidade Federal da Bahia (2002), pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2011-2012), pós-doutorado em História da Educação pelo Centro de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015-2011).

 

KARLA EVELINE BARATA DE CARVALHO

Doutoranda do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Rede Pública Municipal de Ensino de Fortaleza, atuando como Técnica na Coordenadoria de Planejamento.

 

PAULO VICTOR PAULA LOUREIRO

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da Universidade Federal do Ceará – UFC. Licenciado em Física pela UFC. Mestre em Ensino de Física pela UFERSA. Assessor da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

 

ÂNGELA MARIA BESSA LINHARES

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Ceará.

 

MAYARA VENANCIO DE OLIVEIRA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professora efetiva na Rede de Ensino do Município de Caucaia.

 

THALIA TAVARES BRITO

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Ceará. Pesquisadora nas áreas da Educação e Arte, com ênfase em Dança e Educação, Saúde e Corporeidade; Graduada em Educação Física Licenciatura Plena – Bacharelado e Licenciatura (2010), pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduanda do 7º semestre em Licenciatura em Dança pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente efetiva da Rede Pública da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), desde 2010.

 

MARTA REGINA DA SILVA AMORIM

Doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Educação Básica (Juazeiro do Norte).

 

ÂNGELA MARIA BESSA LINHARES

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Titular da Universidade Federal do Ceará (UFC).

 

WANDERLEY DE FREITAS DOS SANTOS

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Licenciatura em Música pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor efetivo da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) no componente curricular Arte. Integrante do grupo de pesquisa Laboratório de Epistemologia da Música (LEMUS) na UFC.

 

PEDRO ROGÉRIO

Pós-Doutorado em Psicologia Social pela Universidad de Valladolid na Espanha, Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Licenciatura em Música pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor Associado da Universidade Federal do Ceará (UFC) atuando na graduação em música, no Programa de Pós-Graduação em Educação e no PROFARTES. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Epistemologia da Música (LEMUS) UFC-CNPq.

 

DENÍLSON ALBANO PORTÁCIO

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará da Linha de Pesquisa Educação, Estética e Sociedade. Mestre em Letras – UFC. Especialista em Investiação Literária- UFC, Especialista em Gestão Escolar – UDESC, Especialista em Planejamento de Ensino e Avaliação Pedagógica. Graduado em Letras – UFC.

 

JOSEFA JACKLINE RABELO

Professora Titular da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFC e do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC. Pesquisadora Colaboradora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário – IMO da Universidade Estadual do Ceará – Uece e do Grupo de Pesquisa Interinstitucional Emancipa da Uece/UFC.