Capa do livro: DIÁLOGOS ENTRECRUZADOS, MODOS DE NARRAR E PESQUISA-VIDA-FORMAÇÃO

DIÁLOGOS ENTRECRUZADOS, MODOS DE NARRAR E PESQUISA-VIDA-FORMAÇÃO

Autores: Bárbara Sicardi Nakayama - Sol Silva Brito - Joelson de Sousa Morais - Juliana Vieira (Organizadores)

Essa obra é fruto de um compromisso coletivo que apresenta as narrativas como uma escolha, um modo de viver percursos, trajetórias e experiências pedagógicas no campo da pesquisa e da formação docente a partir dos movimentos e momentos que envolvem singularidades e pluralidades dos sujeitos que compõem espaços e tempos acadêmicos.

Impresso
de R$ 68,90 por
R$ 53,00
Digital
de R$ 68,90 por
R$ 48,23

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3579-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-3580-9
DOI: 10.24824/978652513579.3
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 182
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

DIÁLOGOS ENTRECRUZADOS, MODOS DE NARRAR E PESQUISA-VIDA-FORMAÇÃO
BÁRBARA CRISTINA MOREIRA SICARDI NAKAYAMA
Pós-doutora em Psicologia da Educação – bolsista CNPq em Educação pela PUC-SP. Doutora em Educação pela UNICAMP. Mestre em Educação e Graduada em Pedagogia pela UFSCar. Experiência na área de Educação, especialmente na área de formação de professores. Professora de Didática e Metodologia de Ensino nos cursos de licenciatura e Docente Permanete no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd-So) na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar – Campus Sorocaba, desenvolvendo pesquisas no campo da abordagem (auto)biográfica. Coordenou o Programa de Apoio aos Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores – LIFE UFSCar e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID UFSCar. Lidera o Núcleo de Estudos e Pesquisas “Narrativas, Formação e Trabalho Docente” – NEPEN. É editora-chefe da Revista Crítica Educativa e coordenadora do PPGEd-So.

CLAUDIA MARIA DURAN MELETTI
Doutoranda em Educação (UFSCar-So), Mestrado Profissional em Educação (PUC-SP), Pedagoga. Atua como Coordenadora Pedagógica nas séries finais do Ensino Fundamental na rede privada de São Paulo. Participa do NEPEN, Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Narrativas Educativas, Formação e Trabalho Docente.

DANIELA DE ÁVILA PEREIRA LOURENÇO
Doutoranda em Educação pela UFSCar/Sorocaba; Mestre em Educação pela UFSCar/Sorocaba; Pós-graduada em Direito Educacional; Gestão da Excelência; e Saúde Mental com Ênfase em Transtornos Mentais do Desenvolvimento; Graduada em Pedagogia pela Universidade Paulista. Exerci a docência na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; orientação pedagógica e direção de escola. Atualmente sou supervisora de ensino na Rede Municipal de Sorocaba. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas Formativas e Educativas em Matemática – GEPRAEM; e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Narrativas Educativas, Formação e Trabalho Docente – NEPEN.

HENRIQUE FREY
Professor da educação básica, doutorando em Educação pela UFSCar Sorocaba, vinculado à linha 1 de pesquisa – Práticas Educativas e Formação de Professores -, mestre em Demografia pela UNICAMP, bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela PUC-SP e licenciado em Pedagogia pela UNICID. Membro do NEPEN e Editor executivo da Revista Crítica Educativa (PPged-UFSCar-Sorocaba).

JOELSON DE SOUSA MORAIS
Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Pedagogo pela Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão (FACEMA). É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP), do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (UNICAMP/UERJ) e do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade (UEMA). Suas pesquisas tematizam: Formação de Professores/as; Aprendizagem da Docência; Professores/as Iniciantes; Histórias de Vida e Pesquisaformação Narrativa (Auto)Biográfica. É Professor Adjunto I do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)/Campus Codó-MA.

JULIANA VIEIRA
Professora da educação básica na rede pública municipal de Campinas – SP; graduada no curso Normal Superior pela UNIFACCAMP, com especialização em Psicopedagogia pela mesma instituição; mestre em Educação Escolar pelo Programa de Mestrado Profissional da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar/Sorocaba – Bolsista CAPES; pesquisadora do grupo NEPEN, Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Narrativas Educativas, Formação e Trabalho Docente e do POLIFONIA, grupo interinstitucional de pesquisaformação.

LEANDRO LIMONI DE CAMPOS FONSECA
Graduado em Psicologia pela Universidade Paulista (2005). Mestre em Ciências (Psicologia Social) pela Universidade de São Paulo (2014). Doutorando em Educação (Formação de Professores e Práticas Educativas) pela Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba. Membro do NEPEN – Núcleo de Estudo e Pesquisas sobre Narrativas Educativas, Formação e Trabalho Docente. Professor do curso de Graduação em Psicologia da Universidade de Sorocaba – Uniso.

LUÍS GUSTAVO RODRIGUES MARCONDES
Licenciado em Pedagogia, mestrando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar/Sorocaba. Especialista em Alfabetização e Letramento, Ludopedagogia e ArteEducação e Atendimento Educacional Especializado. Atua como Professor dos anos iniciais na rede de ensino do município de Sorocaba/SP e como Assessor Técnico-Pedagógico na Secretaria Municipal de Educação do município de Araçoiaba da Serra. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Narrativas Educativas, Formação e Trabalho Docente – NEPEN.

NIÉDJA MARIA FERREIRA DE LIMA
Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Pós-doutorado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)-Campus Sorocaba. Professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na Unidade Acadêmica de Educação e no Mestrado Acadêmico em Educação, vinculada à Linha 1: “História, Política e Gestão Educacionais”. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Narrativas Educativas, Formação e Trabalho Docente – NEPEN e Editora Adjunta da Revista Crítica Educativa do Programa de Pós Graduação em Educação da UFSCar-Sorocaba. Desenvolve atividades de pesquisa nos temas: Política de Inclusão; Educação de Surdos, História das Instituições Escolares e Narrativas (Auto)biográficas em Educação.

PATRICIA NEVES DE ALMEIDA
Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba (UNISO) e docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP-Campus Boituva), em cursos de Ensino Médio Integrado e de Licenciatura em Pedagogia.

REGINA MAGNA BONIFÁCIO DE ARAÚJO
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2007), com Pós-doutoramento pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal (2014/2015), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF (1999) e Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-PUC/MG (1979). Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, docente e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFOP. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação de Jovens, Adultos e Idosos – GEPEJAI. Coordenadora da série EJA, da Coleção Docência em Formação pela Editora Cortez e autora do Livro “Educação de Jovens e Adultos: sujeitos, saberes e práticas”, curadora do Café com Paulo Freire da Região dos Inconfidentes-MG.

RENATA PRENSTTETER GAMA
Possui Licenciatura em Ciências-Habilitação plena em Matemática (1996) e mestrado em Educação (2001) pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/2007) e Pós-doutorado em Educação – área de Políticas de formação de professores (PucSP/2018). Atua como docente no Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos e na Pós-graduação em Educação (PPGEd e PPGPE da UFSCar). Desenvolve pesquisas com ênfase em Educação, principalmente nas seguintes temáticas: formação de professores e gestores, perspectiva colaborativa, iniciação e inserção à docência e desenvolvimento profissional docente. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas Formativas e Educação Matemática (GEPRAEM – DME/UFSCar) e integra a Rede de Estudos sobre Desenvolvimento Profissional (REDEP).

SOLANGE APARECIDA DA SILVA BRITO (SOL SILVA BRITO)
Mestre em Educação, com doutorado em andamento, ambos pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – Campus Sorocaba; membro do Conselho Municipal de Educação de Sorocaba (CMESO) representando a supervisão de ensino da rede municipal de educação de Sorocaba/SP; atuou na coordenação e docência do curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera de Sorocaba; experiência como Orientadora Pedagógica e, Professora na Educação Infantil e Ensino Fundamental.