Capa do livro: VIVÊNCIAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO PIBID <BR> REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE ENSINO NA ESCOLA

VIVÊNCIAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO PIBID
REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE ENSINO NA ESCOLA

Autores: MICHELLE ARAUJO DE OLIVEIRA

Criado em 2007, pelo Governo Federal, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa que tem por finalidade o diálogo entre Universidade, a partir da formação docente, e escola pública, a partir da abertura do espaço para receber bolsistas de licenciatura. Esse diálogo representa a inserção de bolsistas do programa nas escolas públicas do Brasil a fim de proporcionar-lhes práticas e experiências que auxiliarão em sua formação docente.
Sendo assim, partindo do contexto das escolas públicas da cidade de Macapá/AP, esta obra representa memórias. Memórias de experiências pibidianas vividas por acadêmicos de Letras e Pedagogia da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) nos anos de 2018 a 2020. Por meio dos relatos de experiências vividas por estes acadêmicos, podemos mergulhar no universo de histórias de práticas docentes num ambiente até então desconhecido por estes acadêmicos-bolsistas que veem no PIBID uma oportunidade de ter um olhar a partir de uma experiência como professor regente em salas de aulas da escola pública.

Impresso
de R$ 92,30 por
R$ 71,00
Digital
de R$ 82,00 por
R$ 53,25

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3400-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-3396-6
DOI: 10.24824/978652513400.0
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 162
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

VIVÊNCIAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO PIBID <BR> REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE ENSINO NA ESCOLA

MICHELLE ARAUJO DE OLIVEIRA

Doutoranda em Linguística e LP na UNESP/Araraquara, Mestre em Educação pela UFPA. Atualmente é professora do Colegiado de Letras, na área de Língua Portuguesa, da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Tem experiência na área de Língua Portuguesa, com ênfase em Práticas para o Ensino de LP e Análise Dialógica do discurso de base Bakhtiniana; Formação de Professores e ensino-aprendizagem de LP. Integrante do SLOVO – Grupo de Estudos do Discurso da UNESP Araraquara.

 

VITOR SOUSA CUNHA NERY

Doutor em Educação (PPGED-UFPA, 2021), Mestre em Educação (PPGED- UEPA/PUC-Rio, 2013), Graduado em Pedagogia (UEPA, 2010). Atualmente é professor efetivo da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação na Amazônia Amapaense (GEPEA-UEAP), professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (Prof-História/UNIFAP), Integrante da Rede de Pedagogias Decoloniais da Amazônia. Membro da Cátedra Paulo Freire da Amazônia.

 

ALEX MORAIS

Possui mestrado em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES). Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá (IESAP). Graduação em Letras – Língua Portuguesa/Língua Francesa pela Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Atualmente, ocupa do cargo de Técnico Analista em Letras na UEAP.

 

AMANDA MONTSERRAT HERRERA DE SOUZA

Acadêmica do curso de Letras da Universidade do Estado do Amapá (UEAP).

 

ÂNGELA DO CÉU UBAIARA BRITO

Professora da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) e do Programa de mestrado em Educação da Universidade Federal do Amapá (PPGED/UNIFAP).

 

ANTÔNIA DO SOCORRO PAES

Graduada no curso de secretariado executivo Pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP e acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia – Universidade Estadual do Amapá UEAP.

 

ANTONIA FLADIANA NASCIMENTO

Professora da Universidade do Estado do Amapá.

 

ÁVILA KARINA SANTOS DO CARMO

Acadêmica do Curso em Pedagogia da Universidade do Estado do Amapá – UEAP e bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid.

 

CARLOS DANIEL DOS SANTOS NEVES

Graduando do Curso de Licenciatura em Letras/UEAP, bolsista do Pibid.

 

CARINA CAMPELO DOS SANTOS

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia.

 

ELICE MARTINS NOBRE

Professora da Universidade do Estado do Amapá.

 

EVELY CRISTINA DA SILVA REIS

Acadêmicas do Curso de Licenciatura em Pedagogia do 4o semestre da Instituição Universidade do Estado do Amapá.

 

IRECÊ BEZERRA COLARES

Graduada no curso tecnólogo em Gestão Ambiental – pela Faculdade de Macapá – FAMA e Acadêmica do curso de licenciatura em pedagogia pela Universidade Estadual do Amapá – UEAP.

 

JOSÉ MARLON GIRRON OLIVEIRA GOÉS

Acadêmico do curso de Letras da Universidade do Estado do Amapá (UEAP).

 

JOSÉ WILLIAM DA SILVA LIMA

Graduando do Curso de Licenciatura em Letras/UEAP, bolsista do Pibid.

 

JOANNE MARCELLE MARTINS FURTADO

Discente do curso de Licenciatura em Letras e espanhol da Universidade do Estado do Amapá/UEAP e Bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/Capes/UEAP).

 

JOÃO PAULO SALES DE SOUZA

Graduando do Curso de Licenciatura em Letras/UEAP, bolsista do Pibid.

 

KALLYANDRA FREIRES CORREIA

Acadêmica do curso de Letras da Universidade do Estado do Amapá (UEAP).

 

KELY MESQUITA CAETANO

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia.

 

LILIANE DE SOUZA AZEVEDO

Acadêmicas do Curso de Licenciatura em Pedagogia do 4o semestre da Instituição Universidade do Estado do Amapá.

 

HELEN COSTA COELHO

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Amapá (2001); Especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Tecnologia do Amapá/META (2010); Habilitação em Língua Francesa e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Amapá (2013); Especialização em Linguística pela Faculdade Integrada/AVM (2015). Especialização em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade de Tecnologia Apoena/FTA (2015); mestrado em Mestrado Integrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá (2015); doutoranda em Estudos Linguísticos no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Pará – PPGL/UFPA (2017). Atua como professora da Rede Pública do Estado do Amapá (1994). Possui experiência em docência na Educação Superior; Pós-Graduação na área da Educação e Letras; e Educação à Distância/IFAP; EaD/UNIFAP; EaD/SEED. Atualmente desenvolve a atividade profissional como formadora do Centro de Valorização da Educação da Secretaria do Estado da Educação – CVEDUC/SEED (2017).

 

LEONARDO MAILON BORGES

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras – Araraquara (UNESP) e docente de Língua Portuguesa e Lite ratura nos ensinos Fundamental e Médio de escolas privadas da região de Franca (SP).

 

LIZANDRA VALÉRIA DA SILVA FUMELÊ

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade Apoena (2014-2018) e Letras Português-Francês (2018-2022) na Universidade do Estado do Amapá, possui capacitação em Análise do Comportamento Autista (2021). Atualmente é Pós-graduanda nos cursos de Gestão e Coordenação Pedagógica e Letras, Português e Literatura pela Faculdade IBRA (2022-2023). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/CAPES (2018-2019), do Programa Institucional de Iniciação Científica do PIBIC/Cnpq (2019/2020) e do Programa de Iniciação Científica pelo PROBICT/UEAP (2021/2022). Participou também do Curso de Extensão Variação e Contato Linguístico do Amapá (2019), também foi orientanda no Projeto de Pesquisa: Análise Geossociolinguística dos dados do Projeto Atlas Linguístico do Amapá – ALAP (2019). Atualmente, faz parte do grupo de Pesquisa Linguagem, Língua e Sociedade LINLIS e do grupo de Estudos da Paisagem Linguística Amazônica Amapaense: Políticas, ecologias linguísticas e semióticas da fronteira Franco-Brasileira.

 

MARLEY WILLIAM LEAL SANTA BRIGÍDA

Discente do curso de Licenciatura em Letras e espanhol da Universidade do Estado do Amapá/UEAP e Bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/Capes/UEAP).

 

OSMANDO JESUS BRASILEIRO

Orientador na escrita do artigo. Possui Doutorado em Letras – UniRitter/UCS (2019); Mestrado em Letras – UniRitter (2014); Especialização em História: Cultura Urbana e Memória, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB – 2006); Especialização em Novas Metodologias e Novas Abordagens para o Ensino da Língua Materna pela Faculdade Atual (FAAT – 2010).

 

ROSANA CAETANO ROCHA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá.

 

SAMIRES YURI OLIVEIRA DOS SANTOS

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá – UEAP e supervisora bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid.

 

TAYNA MORAIS BARBOSA

Acadêmica do Curso em Pedagogia da Universidade do Estado do Amapá – UEAP e bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid.

 

VANESSA DA COSTA LEITE

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá – UEAP e supervisora bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid.

 

VITOR SOUSA CUNHA NERY

Doutor em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação na modalidade sanduíche (UEPA/PUC-Rio). Professor de História da Educação da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), Líder do Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação na Amazônia Amapaense (GEPEA) e Integrante da Rede de Pesquisas sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia (RPPDA). Filiado à Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED).

 

THAYSSA BARBOSA

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa/Língua Espanhola da Universidade do Estado do Amapá (UEAP).

 

WELINGTON DA COSTA PINHEIRO

Doutor em educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará – UFPA (Belém/PA). Docente do Instituto de Ciências da Educação, da Universidade Federal do Pará.