Capa do livro: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA:<br>prática, teoria, reflexão questões para pensar

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA:
prática, teoria, reflexão questões para pensar

Autores: Beatriz Petrella dos Santos - Suelen Assunção Santos

livro impresso
de R$ 33,49 por
livro digital
de R$ 33,49 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Das teorizações em Educação Matemática podemos destacar algumas tendências que se afirmam como discursos recorrentes em meios acadêmicos e escolares, tais como a Resolução de Problemas, Modelagem Matemática, História da Matemática, Ludicidade e Matemática, Filosofia da educação matemática etc. Dessas tendências que se tratam os artigos teóricos deste livro, que seguem em sucessão atemporal e analógica, mas que se justificam no interior deste livro visto problematizarem e ao mesmo tempo exercerem uma afirmativa a tais tendências. As problematizações que seguem não são arbitrárias, pois elas têm um interesse nada trivial, qual seja, visam contribuir para produzir a diferença – no professor de matemática, nas metodologias de sala de aula, na didática da matemática, na educação matemática de um modo geral.

Do que se trata este livro, pois, não é da dicotomia teoria versus prática. Aqui, a teoria é entendida como prática, visto que se teoriza para produzir novos modos de pensar e, portanto, atualizar-se em novos modos de conduta de professores de matemática, no seu quotidiano escolar; e a prática está sendo entendida como teoria, visto que só se pode colocar em prática aquilo que está no âmbito do pensamento.

Entre teoria e prática não há oposição, nem negação, nem contrariedade neste livro. Sim, há afirmação. O que existe são capturas mútuas entre teoria e prática, em que um não vive sem o outro, ou ainda, em que um constitui ao outro; a teoria não se faz sem a prática e a prática não se faz sem a teoria. Entre teoria e prática existe movimento, forças de produção destas formas, que não deixam de fazer-se e desfazer-se em meio à vida do professor ou do futuro professor de matemática.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-653-3
DOI: 10.24824/978858042653.3
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 142
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA:<br>prática, teoria, reflexão questões para pensar

Autores

Beatriz Petrella dos Santos

Possui graduação em Licenciatura Curta em Ciências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Licenciatura Plena em Matemática e Especialização em Educação Matemática pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil. Foi professora de Ensino Fundamental e Médio em escolas pública e privada. Atualmente é Coordenadora e Professora do curso de Matemática, Licenciatura do Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha - CESUCA.


Suelen Assunção Santos

Doutoranda em Educação pela UFRGS, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Especialista em Tutoria em EaD (UFRGS), possui graduação em Matemática Licenciatura (UFRGS). Atualmente é Professora dos cursos de Matemática, Engenharias, Administração, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Arquitetura e Pedagogia da FACULDADE CESUCA (Faculdade Inedi) e UNISINOS. Compõe a equipe do NDE e COLEGIADO do curso de Matemática Licenciatura da Faculdade CESUCA. Atua como pesquisadora do Grupo de Pesquisa FORMACIEM-UFRGS (Formação de Professores em Educação Matemática e Ensino de Ciências).


Denílson Silva

Possui graduação em Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1998) e mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003). Atualmente é professor - Cesuca (Complexo de Ensino Superior Cachoeirinha), Secretário Municipal de Educação em Palmares do Sul e professor de Ensino Médio (Física) em Osório, junto a Secretaria Estadual de Educação/RS cedido ao município de Palmares do Sul/RS. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, educação x globalização, educação, estudos culturais e saber popular. Foi bolsista Capes do Programa de Qualificação de Docente e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste em 2005 quando atuou na Formação Docente na Universidade Nacional Timor Lorosa’ e na reformulação curricular de cursos de graduação junto ao Ministério da Educação e Cultura do Timor Leste.

Lucas Nunes Ogliari

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2005) e mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente está cursando o Doutorado em Educação pela PUCRS – no período de agosto a dezembro do ano de 2010 estudou na Universidade Nacional de La Plata (UNLP), na Argentina, no curso de Doctorado en Ciencias de la Educación, pelo Programa Binacional PUCRS/UNLP, na modalidade doutorado sanduíche, com bolsa subsidiada pela CAPES. Atua como professor de matemática na Escola Municipal de Ensino Fundamental Herbert José de Souza, em Alvorada/RS – nomeado pelo município –, e professor do curso de Matemática, Licenciatura, do Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha (CESUCA). Tem experiência na área de matemática, com ênfase em educação em matemática.

Bruno Arno Hoernig

Professor do curso de Matemática - Faculdade INEDI/CESUCA. Professor do curso de Nutrição - UNILASALLE. Técnico da Sec. da Saúde/ RS. Formação em Química e Engenharia de Alimentos e Mestrado em ensino de Ciências e Matemática (ULBRA). Experiência na docência de Ciências/Química em escolas da rede particular e estadual de ensino.

Patrícia Beatriz de Macedo Vianna

Doutoranda em Educação, Mestre em Educação, Especialista em Informática na Educação Especial. Possui formação em Atendimento Educacional Especializado, Gestão da Educação Superior e Educação a Distância. Atualmente é Coordenadora do Centro de Educação a Distância, do programa de Pós-Graduação e Professora do curso de Licenciatura em Pedagogia do Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha - CESUCA. É Formadora da Universidade Aberta do Brasil e Pesquisadora do Núcleo de Informática na Educação Especial da UFRGS.


Michele dos Santos Ferreira

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialização em Geometria Analítica e Espacial pelo Complexo de Ensino Superior – CESUCA. Mestrado em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professora da Prefeitura Municipal de Gravataí, RS, e realiza formações de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental.


Marcelo Becker

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Josaine de Moura Pinheiro

Doutoranda em Educação pela UNISINOS, Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui graduação em Matemática Licenciatura pela UFSM. Atualmente é Professora dos cursos de Engenharias, Ciências Econômicas e Sistemas de Informação da UNISINOS, e Professora de Matemática do Colégio Militar de Porto Alegre/RS – CMPA.