Capa do livro: PESQUISAS EM POLÍTICA E GESTÃO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO<br>sistema e escola

PESQUISAS EM POLÍTICA E GESTÃO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO
sistema e escola

Autores: Rosilene Lagares - Katia Cristina Custódio Ferreira Brito - Meire Lúcia Andrade da Silva (Organizadoras)

A pesquisa em educação, de forma especial a pesquisa em políticas públicas educacionais com enfoque na gestão dos sistemas e escolas, é o caminho percorrido pelos autores. Tomando a educação como prática social, o município como unidade federativa autônoma situado no sistema articulado de educação, em um contexto de ataques à educação pública, pesquisadores do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal (GepeEM) e do Observatório de Sistemas e Planos de Educação do Tocantins (ObSPE) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e convidados apresentam resultado de estudos e pesquisas na perspectiva da educação como práxis social que articula o fazer e o pensar.
Na trajetória os percalços se avolumam tendo em vista que ao analisar a execução de projetos, programas e planos educacionais levando-se em conta as metas nacionais, o princípio da gestão democrática e a atuação dos conselhos, identificam-se indicadores preocupantes bem como a presença ausente da comunidade escolar nas decisões e o distanciamento das práticas colegiadas! Destarte, tal discussão é urgente e necessária!
É com esta certeza que as organizadoras da presente coletânea convidam os leitores à apreciação dessa importante publicação.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3846-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-3847-3
DOI: 10.24824/978652513846.6
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 274
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PESQUISAS EM POLÍTICA E GESTÃO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO<br>sistema e escola

ADAIRES RODRIGUES DE SOUSA

Doutorando em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC). Mestre em Educação e Graduado em Pedagogia, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professor do Sistema Estadual de Ensino do Tocantins. Membro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae). Membro do GepeEM/CNPq/UFT e do ObSPE.

 

ADRIANA ALMEIDA SALES DE MELO

Professora Associada da Universidade de Brasília, na Faculdade de Educação; Investigadora Colaboradora da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia/Centro de Estudos Interdisciplinares em Desenvolvimento e Educação (ULHT/CeiED). Professora-pesquisadora do PPGE/FE/UnB, mestrado e doutorado em educação acadêmico (Estudos Comparados em Educação) e mestrado profissional (Gestão do Ensino Superior). Pós-Doutoramento na ULHT/CeiED (2018). Doutorado em Educação/Política Educacional (UNICAMP, 2003-PICDT/CAPES). Participa da Pesquisa Avaliação, Monitoramento e Capacitação no âmbito do PDDE e Ações Agregadas. Centro Colaborador - Cecampe-CO - UnB (FNDE/UnB/FINATEC). Coordena o Grupo Estudos sobre a Mundialização da Educação (GEP-Mundi - CNPq/UnB). Editora da Revista Com Censo (SEEDF). Tem publicações na área de política, gestão educacional, educação superior e política de educação comparada, bem como sobre a gestão do conhecimento e novas competências para a educação; Educação Superior e respostas à Pandemia da COVID-19.

 

ADRIANA PEREIRA DA COSTA AGUIAR

Mestre em Educação, pela UFT.  Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal da Universidade Federal do Tocantins (GepeEM). Professora da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino do Tocantins.

 

ALDIZIA CARNEIRO DE ARAUJO

Mestre em Educação (2019), pela UFT. Especialista em Gestão Educacional, pela Universidade do Tocantins.

 

ALINE BETTIOLO DOS SANTOS

Doutora em Educação (2021), Mestre em Educação (2018), Graduação em Pedagogia (2015), pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Membro dos Grupos de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania (GEPPeC), Rede Mapa (Gestão democrática do ensino público: mapeamento das bases normativas e das condições político-institucionais dos sistemas municipais de ensino) e Políticas Públicas de Regulação por Resultados e o Governo Democrático da Educação.

 

ANA CLÉIA GOMES DA SILVA

Mestre em Educação (2022), pela UFT. Especialista em Gestão Estratégica da Inovação e Política de Ciência e Tecnologia, pela UFT (2017) e em Gestão e Políticas Públicas, pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo/FESPSP (2014). Graduada em Pedagogia (2006), pela UFT. Professora do Sistema Municipal da Educação de Palmas, TO. Sócia da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN). Membro do GepeEM/CNPq/UFT e do ObSPE.

 

BIANNCA DE ALENCAR NOGUEIRA

Mestre em Educação (2020), pela UFT.

 

BRENDA CRISTINA FERREIRA GOMES

Mestra em Educação (2021) e Licenciada em Pedagogia (2018), pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professora da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de São Luís, MA. Membro do Grupo de Pesquisa em Política e Gestão Educacional (GPPGE)/PPGE/UFMA.

 

CARLOS FRANCISCO DE SOUSA REIS

Graduations PhD in Education Sciences, specialty of Philosophy of Education, by Coimbra University. Thesis title: Education and media culture: Analysis of un-educative practices (published). Praise and Distinction. Specialized Trainer for Educational Technology and Communication (B15), Specialized Didactics (Philosophy – C05) by the Portuguese Scientific-pedagogical Council for In-service Training. Master in Education Sciences, by Coimbra University. Thesis title: Advertising’s (un)educative value (published). Very Good. Specialized trainer for Practical and Pedagogical Research and Specialized Didactics (Philosophy) by the Portuguese Scientific-pedagogical Council for In-service Training; Graduation in Teaching of Philosophy, Oporto University. Graduation in Philosophy, Oporto University.

 

CELESTINA MARIA PEREIRA DE SOUZA

Doutoranda em Educação (2022), pela UFT. Mestre em Educação (2021), pela UFT. Especialista em Educação Matemática, pela UFT. Licenciada em Matemática (2002) e Graduada em Processamento de Dados (2000), pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Professora do Sistema Estadual de Ensino do Tocantins. É Sócia da Anpae e Anped. Membro do GepeEM/CNPq/UFT e do ObSPE.

 

CRISMÉIA DE FÁTIMA RAMOS

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (1983) e especialização em Direito Administrativo com Ênfase em Planejamento pelo Fundação Escola superior do Ministério Público - (MT)(2012). Doutoranda em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra - Portugal, FPCE- UC/PT. Professora aposentada da Secretaria Estadual de Educação - SEDUC/MT. Linha de pesquisa: Educação permanente, Educação Holística, Educação humanista, Pedagogia espírita, Espiritualidade.

 

DORACY DIAS AGUIAR DE CARVALHO

Doutora em Política Social pela Universidade de Brasília (UNB). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Assistente Social na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Membro dos grupos de Estudo e Pesquisa: Práxis Socioeducativa e Cultural (UFT); Democracia, Sociedade Civil e Serviço Social (UNB); e Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação, Desigualdade Social e Políticas Públicas – NEPED (UFT).

 

ELTON LUIZ NARDI

Pós-Doutorado (2013, pela Universidade do Minho, Portugal. Doutorado em Educação (2008), pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor Titular da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (Nupe). Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania (GEPPeC). Pesquisador Produtividade em Pesquisa (PQ), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Membro da Anped, Anpae e da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE).

 

EMINA MÁRCIA NERY DOS SANTOS

Doutora em Ciências Socioambientais, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Direito do Trabalho, pela Universidade Estácio de Sá. Graduada em Pedagogia, pela UFPA e em Direito, pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Professora Titular do Instituto de Ciências da Educação (ICED-UFPA). Coordena o Grupo de Estudos em Educação em Direitos Humanos (GEEDH) vinculado ao Programa de pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB). Associada da Anpae.

 

GERALDO GROSSI JUNIOR

Professor da rede estadual de Educação Básica do Estado de Mato Grosso. Membro do Grupo de Pesquisa GepeEm/ObSPE - UFT. Membro do grupo de Pesquisa Federalismo e Políticas Educacionais-UFES. Membro da Rede de Pesquisador@s em Políticas Públicas, Estado e Formação Humana - UNEMAT. Assessor da UNCME - Centro Oeste.

 

GREICE QUELE MESQUITA ALMEIDA

Doutoranda em Educação (2020) e Mestre em Educação (2017), pela UFT. Especialista em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (2014). Licenciada em Pedagogia (2010), pela UFT. Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Tocantins, campus Dianópolis (IFTO). Sócia da Anpae e Anped. Membro do GepeEM/CNPq/UFT e do ObSPE. Membro do Grupo de Educação, Inovação e Tecnologia do Tocantins do Instituto Federal do Tocantins, campus Dianópolis, TO.

 

ÍTALO BRUNO PAIVA GONÇALVES

Mestre em Educação (2022), pela UFT. Especialização em Psicopedagogia Escolar (2019), pelo ITOP e em História Cultural (2014), pelo Claretiano. Graduado em História (2009), pela UFG. Professor do Sistema Estadual de Ensino do Tocantins. Sócio da Anpae e Anped. Membro do GepeEM/CNPq/UFT e do ObSPE. Membro da Rede Mapa/Gestão Democrática do ensino público. Pesquisador da Rede ColaborAção Tocantins. Membro do Conselho de Educação Indígena do Estado do Tocantins (CEEI-TO) e do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Estado do Tocantins (Cepir).

 

JOICY MARA REZENDE ROLINDO

Doutoranda em Educação – PPGE/UFG, Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-GO, Especialista em Língua Portuguesa, em Planejamento Educacional e em Alfabetização e Letramento. Graduada em Letras e Pedagogia. Professora da Universidade Evangélica de Goiás. Professora efetiva da rede Estadual de Educação do Estado de Goiás e rede Municipal de Educação de Anápolis, GO.

 

JOSÉ AIRES AMARAL FILHO

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Membro da Rede Mapa (Gestão Democrática e Ensino Público: mapeamento das bases normativas e das condições políticos-institucionais dos sistemas municipais de ensino) no Tocantins, Grupo de Estudos, Pesquisa em Extensão Municipal em Educação Municipal (GepeEM) e do Observatório dos Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObsSPE). Professor da Educação Básica na Rede Municipal de Ensino de Ponte Alta do Tocantins (TO).

 

KATIA CRISTINA CUSTÓDIO FERREIRA BRITO

Doutora em Educação (2019), pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Mestre em Engenharia de Produção (2003), pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Pedagogia (1993), pela UFG. Professora da UFT, Campus de Palmas, Curso de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Educação (profissional). Membro do GepeEM/CNPq/UFT e do ObSPE. Membro do Grupo de Pesquisa História, Historiografia, Fontes de Pesquisa em Educação da UFT/CNPQ. Membro da Rede Mapa/Gestão democrática do ensino público. Filiada Anped e Anpae. Membro da Coordenação Estadual de Fortalecimentos dos Conselhos escolares do Tocantins e do Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares em Palmas.

 

LÚCIA MARIA DE ASSIS

Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo, (USP), Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás, (UFG), Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, (Unimep), Pedagoga pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). É Professora Aposentada da Universidade Federal de Goiás e docente voluntária no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG (PPGE), na linha de pesquisa Estado, Políticas e História da Educação. Ex-coordenadora do curso de Pedagogia da UFG (2010), ex-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG (2018-2020) (PPGE/FE/UFG). Ex-diretora do Núcleo de Estudos e Documentação Educação, Sociedade e Cultura, Nedesc (2011-2013), ex-diretora da Associação Nacional e Política e Administração da Educação (Anpae), seção Goiás (2011-2014). Foi editora da Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE) no quadriênio 2015-2019. Membro do Núcleo de Estudos em Documentação, Educação, Sociedade e Cultura (NEDESC). Atua na área de políticas de avaliação, gestão e formação de professores na educação superior.

 

LUENNYS BARBOSA DE ALMEIDA

Especialista em Gestão Pública e Sociedade (UFT). Especialista em Prática Judiciária (ESMAT). Graduada em Direito (UniCatólica). Graduanda em Pedagogia (UFT). Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal (GepeEM) e do Observatório dos Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObsSPE).

 

MARCIA APARECIDA DOS SANTOS PINHEIRO

Possui graduação em História pela Universidade de Cuiabá(2000), especialização em Ensino de Filosofia e Sociologia na Educação Básica pelo Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura (2001) e mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional pela Universidade de Coimbra (2011). Atualmente é professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, atuando como diretora escolar na EMEB Dom Bosco do Praeirinho. Linhas de pesquisa: Administração Local da Educação, Aprendizagem ao longo da vida, Centro Cívico-educativo, Cidadania, Cidade Educadora e Desenvolvimento Local.

 

MARCOS IRONDES COELHO

Doutorando em Educação na Amazônia e Mestre em Educação, pela UFT. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas de Currículos Educacionais das/para/com Minorias Sociais Nortistas Amazônidas (GEPCE/Minorias). Professor da Educação da Básica da Rede Estadual de Ensino do Tocantins.

 

MARIA JOSÉ PIRES BARROS CARDOZO

Pós-doutorado (2018), pela Unoesc. Doutora em Educação (2007), pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Educação (1998), pela UFMA. Graduação em Serviço Social (1989), pela UFMA. Professora associada do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA. Coordena o Grupo de Pesquisa Política e Gestão Educacional com registro no CNPq. Associada Anpae. Membro do Fórum Estadual de Educação-FEE/MA.

 

MEIRE LÚCIA ANDRADE DA SILVA

Doutoranda em Educação (2020), pela UFG. Mestre em Educação (2019), pela UFT. Professora na Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Gurupi, TO. Membro do GepeEM/CNPq/UFT e do ObSPE.

 

MEYRIVANE TEIXEIRA SANTOS ARRAES

Mestranda em Educação (2020), pela UFT. Cursando Especialização em Pesquisa Educacional: Abordagens e Métodos (2022), pela Universidade Estadual do Pará (UEPA). Especialista em Gestão Educacional e Metodologias de Ensino em Ciências Humanas – História e Geografia (2006). Graduada em Pedagogia (1998), pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de Paraíso. Professora do Sistema Estadual de Ensino do Tocantins. Filiada Anpae. Membro do GepeEM/CNPq/UFT e do ObSPE.

 

PAULO VINÍCIUS SANTOS SULLI LUDUVICE

Mestre em Educação (2022), pela UFT. Licenciado em Educação Física (2010), pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professor do Sistema Municipal de Educação de Palmas, TO. Sócio da Anpae e Anped. Membro do GepeEM/CNPq/UFT e do ObSPE.

 

ROBERTO FRANCISCO DE CARVALHO

PhD em Políticas Públicas e Formação Humana (Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ). Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professor Associado da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Campus Universitário de Palmas, Cursos de Filosofia e Teatro. Membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Educação da UFT (PPPGE). Participa, como membro, da Associação nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Compõe o quadro de formadores da Rede Colaboração Tocantins (RCT).  É pesquisador na área de Sociedade, Política e Gestão Educacional e Currículo, vinculado ao: Grupo de Estudo e Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultural; Núcleo de pesquisa em Educação, Desigualdade Social e Políticas Públicas (NEPED); e Rede Universitas/BR.

 

ROBSON VILA NOVA LOPES

Doutorando (2021) e Mestre (2017) em Educação pela Universidade de Brasília - UnB. Especialista em Estatísticas e Avaliação Educacional (2021) pela Universidade Federal do Juiz de Fora – UFJF. Especialista em Legislação Educacional (2021) pela Universidade Estadual do Tocantins – Unitins. Especialista em Gestão da Educação Municipal (2015) e Pedagogo (2008) pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. É membro do Grupo de estudos e pesquisa sobre as contribuições de Anísio Teixeira para a educação brasileira - GEPAT/CNPQ/UnB; do Grupo de Estudos sobre a Mundialização da Educação - GEPMundi/CNPQ/UnB; e do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal da UFT (GepeEM); e do Observatório de Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObSPE). Professor da Educação Básica junto à Secretaria de Estado da Educação do Tocantins (Seduc-TO). Vice Presidente (2021/2023) do Conselho Estadual de Educação no Tocantins (CEE-TO). Atualmente é Presidente da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas – Fesp.

 

RODVANIA FRAZÃO MACEDO

Graduada em pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão-UFMA, membro da Linha de pesquisa em História, Políticas Educacionais Trabalho e Formação Humana com atuação no grupo de pesquisa Política, Gestão Educacional e Formação Humana. Atualmente é Gestora Escolar da Rede Pública Municipal de São Luís.

 

ROSILENE LAGARES

Pós-Doutora em Educação (2019), pela Unoesc; Doutora e Mestre em Educação (2007; 1998), pela UFG. Graduada em Pedagogia (1989), pela UFG. Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Campus de Palmas: Curso de Pedagogia, Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado acadêmico e Doutorado em Educação na Amazônia: PGEDA/Educanorte. Líder do Grupo de Estudo, Pesquisas e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM), cadastrado no CNPQ/CAPES. Coordenadora do Observatório de Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObSPE) e da Pesquisa Rede Mapa: Gestão democrática do ensino público. Filiada a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped) e a Associação Nacional de Administração em Educação (Anpae).

 

RUTE SOARES RODRIGUES

Membro do GepeEM/CNPq/UFT.

 

SIZENY NARCISO DE MORAES

Mestranda em Educação – PPGE/UFG; Especialista em Mídias na Educação pela UnB; Especialista em Tecnologias na Educação pela PUC-RJ; Graduada em Língua Portuguesa pela UFG; Graduada em Pedagogia pelo Instituto de Educação e Ensino Superior de Samambaia; Professora efetiva da rede Estadual de Educação do Estado de Goiás e rede Municipal de Educação de Anápolis, GO.

 

SUELY PEREIRA DE SOUSA

Doutoranda em Educação – PPGE/UFG, Mestre em Geografia pela UFCat, Especialista em Geografia pela UFCat, Especialista em Psicopedagogia pela UFU e Graduada em Geografia pela UEG. Professora efetiva da rede Estadual e Municipal de Caldas Novas, GO.

 

VIVIAN DE LIMA CABRAL

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB-UFPA). Especialista em Gestão Escolar (UFPA). Especialista em Gestão e Organização da Escola (UNOPAR). Atualmente vinculada à rede estadual de ensino do Pará como Especialista em Educação e professora da Educação Básica na rede municipal. Participa do Grupo de Estudos em Educação em Direitos Humanos (GEEDH-UFPA). Filiada à Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE).

 

WANDERSON BAIA DOS SANTOS

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal (GepeEM) e do Observatório dos Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObsSPE). Professor de educação básica na Rede Municipal de Ensino de Porto Nacional-TO.

 

YONY DOS SANTOS

Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física (Uninter) e Metodologia do Ensino Superior (Uninter). Graduada em Pedagogia (Fecipar) e Matemática (Unitins).