Capa do livro: AUTISMO E O PROCESSO DE INCLUSÃO DA CRIANÇA-SUJEITO<br>reflexões psicanalíticas

AUTISMO E O PROCESSO DE INCLUSÃO DA CRIANÇA-SUJEITO
reflexões psicanalíticas

Autores: Viviane Legnani - Deibia Teixeira - Izabella Lima (Organizadoras)

Sabemos que o autismo é uma temática ainda polêmica e, por isso, precisa ser muito debatida, sem nenhum tipo de silenciamento epistemológico sobre todas as possibilidades teóricas que trazem contribuições para se pensar tratamentos e intervenções educacionais para as pessoas com esse diagnóstico. Aqui, você vai encontrar escritos destinados a professores, que estão no chão da escola, lidando diariamente com a tarefa de incluir esses estudantes. Esperamos que possam se sentir motivados e desafiados a lançar um novo olhar sobre esse tema.
Tendo por base a ética do sujeito, proposta pela psicanálise, no percurso dos capítulos, educadores, familiares e autistas mostram-nos que é possível fazer a inclusão, escutando os sujeitos com esse diagnóstico, independentemente da forma como conseguem se expressar. A ideia é a de desmitificar ditos consolidados e a visão estandardizada sobre o autismo, motivando e desafiando professores e familiares a mudarem a lente do olhar já opaco e sem brilho, para que consigam resgatar uma concepção em que os autistas possam ser vistos em suas singularidades e potencialidades.

Impresso
de R$ 65,00 por
R$ 50,00
Digital
de R$ 60,00 por
R$ 37,50

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3666-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-3662-2
DOI: 10.24824/978652513666.0
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 166
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

AUTISMO E O PROCESSO DE INCLUSÃO DA CRIANÇA-SUJEITO<br>reflexões psicanalíticas

VIVIANE NEVES LEGNANI (ORGANIZADORA)

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília. Foi Professora da Universidade Católica de Brasília (UCB), atuando nos cursos de Psicologia, Pedagogia e Licenciaturas, como também nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu. Coordenou na UCB, o curso de Especialização em “Clínica Interdisciplinar dos Transtornos da Infância e da Adolescência”. Na carreira acadêmica pública, foi Professora Adjunta do curso de Psicologia da Universidade Federal de Goiás e, atualmente, é Professora Associada III da UnB, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. Tem como foco de pesquisa, as práticas sociais voltadas para o segmento infanto-juvenil, entre elas as de diferentes contextos educativos e socioeducativos, as práticas clínicas, de saúde, jurídicas e de assistência social. Investiga como pesquisadora, tendo como eixo teórico a teoria psicanalítica em interface com outros campos de conhecimentos. Tem experiência nas áreas de Psicologia Clínica, Social, Educacional e na área de formação de professores. Atualmente orienta e pesquisa as seguintes temáticas: psicanálise, educação e inclusão escolar; educação e política; infância e adolescência contemporâneas e psicopatologias do segmento infanto-juvenil.

 

DEIBIA SOUSA RODRIGUES TEIXEIRA (ORGANIZADORA)

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Brasília – UniCeub (2005), Especialização em Gestão escolar pela Universidade de Brasília – UnB (2009), Especialização em Docência na Educação Infantil pela Universidade de Brasília – UnB (2015) e Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília – UnB (2019). É professora efetiva da Secretaria de Educação do Distrito Federal e atua como Pedagoga na Equipe Especializada de apoio à Aprendizagem de uma das unidades de Ensino da SEEDF. Dedica-se ao estudo de temas ligados à ética psicanalítica e suas contribuições em relação a inclusão estudantes com autismo.

 

IZABELLA LORRAYNE SANTANA DE LIMA (ORGANIZADORA)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2013) e mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2019). Atualmente é professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e pesquisa temas ligados à inclusão de estudantes com autismo a partir da ética psicanalítica.

 

HELLEN MUNIQUE ALVES

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2002), graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (2008) e mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2015). Atualmente é: doutoranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia na Universidade Católica de Brasília (ingresso em 1/2019); servidora efetiva na Secretaria de Educação do Distrito Federal; participa do grupo de pesquisa “Outras palavras” dedicando-se ao estudo sobre vulnerabilidade, psicologia da diferença, psicanálise e esquizoanálise.

 

MARIA GISLANE DA SILVA MENDES

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (2003), pós-graduação em Psicologia Escolar pela Universidade de Brasília (2009) com trabalho final sobre fracasso escolar na perspectiva sócio-histórica e mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2021), sobre a temática de mães de crianças autistas. Atualmente é servidora efetiva na Secretaria de Educação do Distrito Federal, como psicóloga escolar, no cargo de gestor público em políticas educacionais, com atuação dentro da perspectiva institucional. Faz atualmente parte de um grupo de estudos da Associação Lacaniana de Brasília.

 

SILMARA CARINA DORNELAS MUNHOZ

Possui graduação em Psicologia e Formação de Psicólogo pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (1992-1996); Especialização em Psicologia Aplicada à Educação (1998-1999), pela mesma universidade. Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília – UnB (2001-2003) e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2004-2008). Trabalha com Pesquisa Narrativa (Auto)Biográfica, Formação de Professores e Infância. Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

 

MANUELA ALVES DE MONTENEGRO CÔRREA

Estudante de Graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília – UnB.

 

MARINA GONÇALVES PRAZERES

Estudante de Graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília – UnB.

 

ARTHUR NUNES KISHI

Estudante de Graduação em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de Brasília – UnB.

 

ISABELA MAIA

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília – UnB (2021).

 

BÁRBARA MENDES

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília – UnB (2022).