Capa do livro: SABERES DOCENTES<br>pedagogia da escuta e percursos em Educação Infantil

SABERES DOCENTES
pedagogia da escuta e percursos em Educação Infantil

Autores: Bruno Rossato - Felipe Rocha dos Santos - Paula Vianna (Organizadores)

O tema deste livro surge do encontro de professoras pesquisadoras engajadas e implicadas com as questões da formação docente. Ao apontar e demarcar linhas de fugas na/com a formação de professores/as, corroboram com uma ideia de formação como uma construção enreda, (des)tecida, híbrida e em fluxo, tendo em comum – desafios que envolvem questões epistêmicas, políticas-pedagógicas na/da Educação Infantil, cujas pesquisas entrecruzam olhares diversos que engendram outras redes e protagonismos nos processos de pensar/conceber/sentir a/s infância/s.
As autoras assumem a/s infância/s atravessadas por multiplicidades de fatores, compreendendo o cotidiano da Educação Infantil como território rico e múltiplo que extrapola a visão eurocêntrica, colonial. Rejeitam as narrativas que desconsideram as vozes das crianças, ou seja, práticasteorias que falam sobre e não com as crianças, e oferecem pistas à produção de outras-novas perspectivas teórico-epistemológico-políticas e mapas metodológicos para superação do espaçotempo da infância como da incompletude, ir-racionalidade, i-maturidade.
Para (não)finalizar, gostaria de (re)afirmar que a aventura da produção desta obra é coletiva, dialógica e metamorfoseada em palavras, imagens, concepções... Por isso, convido aos/as leitores/as a dialogarem com os textos e a encontrarem modos plurais de estabelecer esse diálogo e outras tramas, em múltiplos espaçostempos da Educação Infantil.

Prof. Dr. Nilcelio Sacramento de Sousa
(SME/Mairi-BA e Unifal)

Impresso
de R$ 61,10 por
R$ 47,00
Digital
de R$ 54,00 por
R$ 35,25

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3899-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-3895-4
DOI: 10.24824/978652513899.2
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 154
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

SABERES DOCENTES<br>pedagogia da escuta e percursos em Educação Infantil
BRUNO COSTA LIMA ROSSATO (ORG.)
Doutorando e Mestre em Educação pela UERJ. Pedagogo e especialista em Administração e Planejamento em Educação pela UERJ. Fez parte da primeira equipe gestora do EDI CECI. É Professor de Educação Infantil na SME-Rio.

CAMILA DA SILVA PERROTTA
Mestranda em Educação pela UERJ. Pedagoga, especialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO e em Psicomotricidade pelo Colégio Pedro II. Foi Professora de Educação Infantil na SME-Rio, e, atualmente é Professora de Educação Infantil do Centro de Referência em Educação Infantil do Colégio Pedro II.

CARLA PONZI MAGALHÃES
Possui graduação em Pedagogia – Faculdades Integradas Campograndenses (2011) e concluiu o Curso de Formação de Professores pelo Colégio Realengo (CR). Atualmente é Professora de Educação Infantil na SME-Rio, sendo professora regente no EDI CECI.

CAROLINA SILVA GOMES DE SOUSA
Doutoranda e Mestra em Educação pela UFF. Pedagoga, especialista em Educação Infantil pela AVM – Universidade Cândido Mendes. Bacharel em Letras pela UFRJ. Foi Professora de Educação Infantil na SME-Rio, integra o coletivo “Abracadabra Bigode de Cabra: Encontros em Educação Infantil” e atua como Professora de Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II, no Centro de Centro de Referência em Educação Infantil Realengo (CREIR).

CRISTIANE FERREIRA CUNHA AMANCIO
Mestranda em Educação pela UERJ. Pedagoga, especialista em: Psicopedagogia, Gestão Escolar e Educação Infantil, todas pela UCAM. É Professora na SME-Rio com ampla experiência em Gestão na/da Educação Infantil.

DIONICE NASCIMENTO OLIVEIRA FREIRE
Mestra em Educação pela UFRRJ. Pedagoga, especialista em Educação e Relações Étnico-raciais pelo CEFET/RJ e em Docência do Ensino Básico – segmento Educação Infantil – Residência Docente pelo Colégio Pedro II. Atua como Professora Articuladora no EDI Ceci. É Professora de Educação Infantil na SME-Rio.

FELIPE ROCHA DOS SANTOS (ORG.)
Doutorando em Educação pela UERJ e Mestre em Educação pela UFRJ. Professor de Educação Infantil, licenciado em Educação Física, e, especialista em Educação Física Escolar pela UFF. É professor regente no EDI Ceci e professor das Faculdades União de Ensino de Araruama (UNILAGOS).

GABRIELA BARRETO DA SILVA SCRAMINGNON
Doutora em Educação pela PUC-Rio. É Professora Adjunta do Departamento de Didática da UNIRIO. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa “Educação Infantil e Políticas Públicas” (EIPP/UNIRIO). Foi Professora na SME-Rio e no Centro de Referência em Educação Infantil do Colégio Pedro II.

LUCIANA HALLAK PAULO
Mestra em Educação pela UFRRJ. Pedagoga e Economista, especialista em Administração Escolar pela UCAM. Integra o coletivo “Abracadabra Bigode de Cabra: Encontros em Educação Infantil”. É professora na SME-Rio e Docente I (disciplinas pedagógicas) na SEEDUC-RJ.

MARIANA RODRIGUES ZADMINAS
Doutoranda e Mestra em Educação pela UERJ. Pedagoga, especialista em Transpsicomotricidade clínica e educacional pela UERJ. É Professora de Educação Infantil na SME-Rio e Professora Assistente na UERJ.

PATRÍCIA DO NASCIMENTO CAMPOS FONTES
Especialista em Educação Infantil pela PUC-Rio. Pedagoga e integra o coletivo “Abracadabra Bigode de Cabra: Encontros em Educação Infantil” e foi professora regente no EDI CECI.

PAULA TÁSSIA FERREIRA VIANNA (ORG.)
Mestranda em Educação pela UERJ. Pedagoga, especialista em Administração e Planejamento da Educação pela UERJ, e, Docência em Educação Infantil pela UFRJ. É gestora no EDI CECI desde a primeira composição da equipe. É professora de Educação Infantil na SME-Rio.

PRISCILA MEDEIROS
Cursa especialização em Educação e Relações Étnico-Raciais pelo Colégio Pedro II. Licenciada em História e possui em formação de professores pelo Colégio Estadual Júlia Kubitschek. Foi responsável, professora regente e, atualmente, integra a equipe gestora do EDI CECI. É professora de Educação Infantil na SME-Rio e professora de história na Prefeitura de Nilópolis.

TAMYRES ALVES
Cursa especialização em Educação e Relações Étnico-Raciais pelo Colégio Pedro II. É Professora Adjunta de Educação Infantil no EDI CECI.