Capa do livro: RAÍZES FILOSÓFICAS NA LEITURA DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE

RAÍZES FILOSÓFICAS NA LEITURA DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE

Autores: Maria José Moreira

Estudar as raízes filosóficas na leitura do pensamento de Paulo Freire é a busca em profundidade pela construção das ideias do educador que marcou o pensamento educacional de meados do século XX e que ainda permanecem. A obra de Paulo Freire tem sido muito discutida na atualidade. Ao estudá-la, nota-se que ele construiu em toda sua vida a sua teoria, de forma gradativa. O estudo de seu legado revela que sua teoria foi construída de forma inacabada: para ele, é preciso levar em consideração alguns princípios que aparecem em todas as suas obras, das primeiras à última: o ser humano como um ser inacabado; a possibilidade e a necessidade da Conscientização; a necessidade da Liberdade; o que ele entende por Realidade e a necessidade do diálogo. Freire desmembra esses princípios em saberes necessários à prática educativa que, se vividos na prática docente, podem levar à construção da autonomia.  Eles têm uma raiz filosófica clara, que se apresenta evidente e não desaparece: o Existencialismo e o Marxismo. Do Marxismo, corrente filosófica muito atuante em seu tempo, Paulo Freire se utiliza do conceito do materialismo dialético, mais precisamente na visão de Antônio Grasmci, quando este lê a realidade enquanto processo e mudança permanente. Mas Freire não está restrito à realidade material: o ser mais presente nas afirmações deste autor refere-se à superação da realidade material. E essa ideia é destacada por Mounier, idealizador do Personalismo, quando ele se refere à formação da pessoa atribuindo os elementos necessários a essa formação. Dessa forma, Paulo Freire, ao apresentar um projeto pedagógico baseado na formação humana, aproxima-se do pensamento de Emanuel Mounier, que propõe uma Educação baseada na formação da pessoa dando-lhe possibilidade de exercer sua liberdade e autonomia.

 

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-679-3
DOI: 10.24824/978858042679.3
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 130
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

RAÍZES FILOSÓFICAS NA LEITURA DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE

Maria José Moreira

É Mestre em Educação pela Universidade de Itaúna (UIT), Especialista em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Graduada em Filosofia pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Professora Universitária da Faculdade Pitágoras (Divinópolis/MG), onde leciona as seguintes disciplinas: Filosofia, Ética, Metodologia Científica, Produção do Conhecimento e Pesquisa Quantitativa. É também professora de Ciências Humanas do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Divinópolis/MG. Como professora já atuou em todos os níveis de escolaridade, da Educação Infantil ao Ensino Superior. Tem experiência na direção pedagógica e na Formação Continuada de Professores, pelo Centro de Referência dos Profissionais de Educação (CRPE) da Cidade de Divinópolis/MG. Professora Rondonista, do Projeto Rondon do Ministério da Defesa. Autora do capitulo 04 “A Formação do discente: uma análise na perspectiva da autonomia” do livro “A Pesquisa no curso de Mestrado em Educação e a produção acadêmica dos novos mestres.” Possui trabalho publicado nos anais do Congresso Internacional de Educação realizado em Cuba: “Educação: Um projeto Humano, uma aproximação do pensamento pedagógico de Freire ao pensamento de Mounier.”.