Capa do livro: ELES POR ELES<br> pesquisas sobre masculinidades no Brasil

ELES POR ELES
pesquisas sobre masculinidades no Brasil

Autores: Alcidesio Oliveira da Silva Junior - Maria Eulina Pessoa de Carvalho (Organizadores)

As problemáticas referentes aos homens e/ou às masculinidades têm ganhado cada vez mais expressão nos estudos de gênero e de sexualidade em pesquisas brasileiras nos mais distintos campos de conhecimento, contribuindo para um interessante deslocamento de desnaturalização de outros sujeitos sociais, para além da mulher, na contemporaneidade. Estaríamos diante de uma “crise da masculinidade”? As rupturas e/ou questionamentos de gênero e de sexualidade têm provocado a emergência de novas masculinidades? De que forma os feminismos contribuíram para a retirada dos homens de uma invisibilidade normativa? Estas são apenas algumas perguntas que atravessam esta obra, composta de entrevistas realizadas com doze pesquisadores brasileiros que têm se dedicado, sob diferentes perspectivas teóricas, aos estudos de masculinidades: Richard Miskolci, Anderson Ferrari, Djalma Thürler, Tiago Duque, Luiz Felipe Zago, Neil Franco Pereira de Almeida, Paulo Melgaço da Silva Júnior, Avelino Lima Neto, Samilo Takara, João Paulo Baliscei, Caetano Diniz e Vicente Tchalian. Servindo como um panorama, ainda que limitado, das pesquisas sobre gênero e masculinidades, esta obra busca traçar uma linha do tempo, autobiográfica, destes homens e suas implicações enquanto sujeitos políticos que operam, por meio de suas investigações, movimentações crítico-reflexivas em torno das masculinidades no contexto brasileiro.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3809-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-3807-7
DOI: 10.24824/978652513809.1
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 136
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ELES POR ELES<br> pesquisas sobre masculinidades no Brasil

ALCIDESIO OLIVEIRA DA SILVA JUNIOR

Pedagogo (UFPE), Doutorando e Mestre em Educação (PPGE/UFPB). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais e Arte/Educação (GPECAE/UFRPE/CNPq), do ENSAIO - Vida, Pensamento e Escrita em Educação (UFPB/CNPq) e do Grupo de Pesquisa em Gênero, Educação, Diversidade e Inclusão (GEDI/UFPB/CNPq).

 

MARIA EULINA PESSOA DE CARVALHO

Pedagoga (UFPB), Mestra em Psicologia Educacional (UNICAMP), PhD em Curriculum, Teaching and Educational Policy (MSU/ USA). Professora Titular do Departamento de Habilitações Pedagógicas do Centro de Educação e membro do Conselho Técnico Científico do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações de Sexo e Gênero (NIPAM) da UFPB. Coordenadora do GT 23 - Gênero, Sexualidade e Educação da Anped. Bolsista de Produtividade do CNPq.

 

RICHARD MISKOLCI

Professor Titular de Sociologia no Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), coordenador da Área de Ciências Sociais e Humanas em Saúde e Pesquisador do CNPq. Coordenador, na UNIFESP, do Quereres — Núcleo de Pesquisa em Diferenças, Direitos Humanos e Saúde.

 

ANDERSON FERRARI

Licenciado (1991) e Bacharel (1994) em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Fez Especialização em Sociologia Urbana (1996) e em História das Relações Internacionais (1997) também pela UERJ; mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000); doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005); e pós doutorado na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona (2010). É professor associado de Ensino de História da Faculdade de Educação da UFJF, lecionando as disciplinas de Prática Escolar, Fundamentos Teórico-metodológico em História e Didática e Prática do Ensino de História, com Estágio Supervisionado. É professor permanente do PPGE/UFJF (mestrado e doutorado). Seus interesses em Educação abrangem Linguagem Conhecimento e Formação de Professores, com destaque para os seguintes temas: gênero, sexualidade, currículo e homossexualidade. Em 2013 foi agraciado com a menção honrosa Cora Coralina do edital da ANPED/SECADI pela contribuição para área de Diversidade Sexual e Educação. Entre 2014 a 2016 foi presidente nacional da ABEH – Associação Brasileira de Estudos da Homocultura. Desde 2020 coordena o Programa de Residência Docente da UFJF.

 

DJALMA THÜRLER

Especialista em gestão e políticas culturais pela Universidade de Girona (ESP). Investigador Pleno do CULT – Centro de Pesquisa Multidisciplinar em Cultura, da UFBA, Investigador Associado do CLAEC – Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura, e Investigador Colaborador do ILCML – Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, da Universidade do Porto (Portugal). É diretor artístico e dramaturgo do ATeliê voadOR Teatro (http://www.atelievoadorteatro.com.br/). Fez estágio de Pós-Doutoramento em Literatura e Crítica Literária pela PUC São Paulo. É Professor permanente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, e Professor Associado III do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) da Universidade Federal da Bahia. É Doutor em Letras com estudos nas áreas de Literatura Brasileira e Teatro (UFF), Mestre em Ciência da Arte (UFF) e Bacharel em Artes Cênicas e em Pedagogia, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO). É Investigador do NuCuS – Núcleo de Pesquisa e Extensão em Cultura e Sexualidade (UFBA) e atual Coordenador Adjunto Acadêmico da Câmara II – Sociais e Humanidades, da Área Interdisciplinar da CAPES. Compõe o Banco Nacional de Avaliadores do Sinaes – BASis. Integra os GTs Homocultura e Linguagens (ANPOLL), Arte y Política (CLACSO), Gênero, Violências, Cultura e Interseccionalidade e(m) Direitos Humanos (CONINTER).

 

TIAGO DUQUE

Professor na Faculdade de Ciências Humanas (FACH) e no Mestrado em Educação do Campus Pantanal (PPGE/CPAN) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Possui doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Lidera o Impróprias – Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças. Está como coordenador do GT 23 – “Gênero, Sexualidade e Educação” da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste (ANPED-CO). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasil (CNPq).

 

LUIZ FELIPE ZAGO

Jornalista, Mestre e Doutor em Educação. Pesquisador junto à Universidade de São Paulo. Pós-Doutor em Enfermagem. Psicanalista em formação.

 

NEIL FRANCO PEREIRA DE ALMEIDA

Licenciatura Plena em Educação Física (1994), Mestrado (2009) e Doutorado (2014) em Educação, cursos concluídos na Universidade Federal de Uberlândia. É professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Faculdade de Educação Física e Desportos, Departamento de Ginástica e Arte Corporal. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF, Linha de Pesquisa Discursos, práticas, ideias e subjetividades em processos educativos. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa Corporeidades[s], Culturas e Diferença (GPCD). Desenvolve projetos de pesquisa e extensão sobre as temáticas: corpo, gênero, sexualidades, ginástica e dança com ênfase no universo da educação e educação física escolar. Ministra as disciplinas Ginástica Geral e Concepções Metodológicas Aplicadas à Ginástica na graduação.

 

PAULO MELGAÇO DA SILVA JUNIOR

Doutorado em educação pela UFRJ. É professor e pesquisador na Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro, professor colaborador do PPGEAC UNirio e da educação básica. Possui interesse de pesquisa em temas como: masculinidades e suas interseções com raça e classe social, escola e culturas, e artes.

 

AVELINO ALDO DE LIMA NETO

Doutor em Ciências da Educação pela Université Paul Valéry – Montpellier III e pela UFRN. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Foi professor visitante na Universidade Jean Monnet – Saint Étienne (França). Desenvolve pesquisas acerca das relações entre Filosofia e Educação, especialmente sobre os seguintes temas: processos de subjetivação no contexto educativo; ética; biopolítica; corpo e subjetividade; estética e educação. Coordena pesquisa com fomento da Chamada Universal do CNPq (2018) acerca de experiências de sofrimento ligadas ao corpo no contexto da Educação Profissional e Tecnológica.

 

SAMILO TAKARA

Professor do Departamento Acadêmico em Educação e da Especialização em Gênero e Diversidade na Escola no Campus Rolim de Moura e do Mestrado Acadêmico em Educação no Campus José Ribeiro Filho da Fundação Universidade Federal de Rondônia. Doutor e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Realizou estágio de pós-doutorado em Comunicação entre os anos de 2017 e 2019 pela Universidade Estadual de Londrina. Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro/PR).

 

JOÃO PAULO BALISCEI

Doutor em Educação (2018) pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá com estudos na Facultad de Bellas Artes/Universitat de Barcelona, Espanha. Mestre em Educação (2014) pela Universidade Estadual de Maringá; Especialista em Arte-Educação (2010) e Educação Especial (2011) pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; e Graduado em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Maringá (2009). É professor no curso de Artes Visuais na Universidade Estadual de Maringá; Coordenador do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Imagens – ARTEI; Coordenador do Estágio Supervisionado em Artes Visuais (UEM), e artista visual com produções que versam sobre gênero e infâncias. Desenvolve pesquisas sobre Educação, Arte/Ensino de Arte; Estudos Culturais; Estudos da Cultura Visual; Visualidades; Gênero e Masculinidades. É autor dos livros: “PROVOQUE: Cultura Visual, Masculinidades e ensino de Artes Visuais” (2020), “A vida de um Chuveirando” (2021) e “Não se nasce Azul ou Rosa, torna-se: Cultura Visual, Gênero e Infâncias” (2021); e organizador das coletâneas “Como pode uma Pedagogia viver fora da escola? Estudos sobre Pedagogias Culturais” (2020) e “É de menina ou menino? Imagens de Gêneros, Sexualidades e Educação” (2022).

 

CAETANO DINIZ

Nasceu em 1975 em Belém do Pará, é graduado (2002), mestre (2008) e doutor (2019) em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2002). É professor da Universidade Federal do Pará e trabalha como psicólogo em um centro de saúde. É pesquisador nos campos de violência conjugal e de saúde do homem.

 

VICENTE TCHALIAN

Doutor e Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso, graduado em Ciência Política. Foi a primeira pessoa transmasculina a defender uma tese de doutorado na Universidade Federal de Mato Grosso. O foco de suas pesquisas perpassa os Direitos Humanos e Diversidade, Estudos de Gênero, Políticas Públicas e Metodologia Científica. Atualmente trabalha com histórias de vida e construção de masculinidades em homens trans em Mato Grosso e Metodologias de Pesquisa Contemporâneas. Atua há mais de dez anos com a promoção dos Direitos das Populações LGBTQIA+, por meio de palestras, pesquisas e participação ativa nos grupos de movimentos sociais, buscando promover e garantir os Direitos Básicos às Populações Trans e Travestis.