Capa do livro: CINEMA E PRISÃO

CINEMA E PRISÃO

Autores: Vanusa de Melo - Rosália Duarte - Mirna Juliana Santos Fonseca (Organizadoras)

O livro Cinema e prisão nos oferece importante repertório multi-linguagens de aproximação com alguns dos desafios sinalizados. Cada texto nos convida a (re)ver cenas que informam uma realidade que precisa ser encarada não apenas por quem vivencia a privação de liberdade diretamente ou através de familiares e rede de afeto, mas, sobretudo, por quem se mantém “fora” das grades, na falsa segurança projetada pelo cárcere.

Thula Pires



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3471-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-3466-6
DOI: 10.24824/978652513471.0
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 256
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

CINEMA E PRISÃO
SOBRE AS ORGANIZADORAS
MIRNA JULIANA SANTOS FONSECA
Doutora em Educação pela PUC-Rio, onde realiza estágio de pós-doutorado como bolsista Faperj Nota 10. Mestra em Educação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e licenciada em Letras-Francês pela Universidade Federal do Ceará. Pesquisa sobre a relação das tecnologias, mídias, jogos digitais, cinema/audiovisual com a aprendizagem, a educação e a formação de professores. É vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação e Mídia (Grupem/PUC-Rio), no qual atua desde 2016.

ROSÁLIA DUARTE
Professora Associada da PUC-Rio, coordenadora do Grupo de Pesquisa, Educação e Mídia. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), da Associação de Pesquisadores e Profissionais de Educomunicação e da European Communication Research and Education Association. Autora de Cinema & Educação (Editora Autêntica); coautora de A educação no século XXI: cognição, tecnologias e aprendizagens (Editora PUC-Rio/Editora Vozes).

VANUSA MARIA DE MELO
Doutoranda (bolsista CNPq) e mestra em Educação pela PUC-Rio, suas pesquisas se voltam para as práticas de educação em espaços de privação de liberdade. Desenvolve oficinas de escrita literária nesses espaços, inclusive com familiares de adolescentes que cumprem medida de internação, através do projeto Escrevivendo a Liberdade, vinculado do projeto de extensão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Do Cárcere à Universidade. É do Comitê gestor da Rede Interinstitucional de Grupos de Pesquisa sobre Políticas de Restrição e Privação de Liberdade.

SOBRE AS AUTORAS E OS AUTORES
ALINE CAMPOS
Bióloga, mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT – campus de Tocantinópolis). Atua como extensionista e pesquisadora em projetos de leitura e escrita em espaços prisionais.

ANA CLÁUDIA FERREIRA GODINHO
Doutora e mestra em Educação pela UNISINOS, pós-doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), professora adjunta da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEDU/UFRGS. Coordena o grupo de pesquisa Educação de Jovens e Adultos em Contextos Escolares e Não Escolares (CNPq). Coordena o projeto de pesquisa “A leitura no sistema prisional: potencialidades e desafios da remição de pena pela leitura no Brasil” (financiamento do CNPq).

BEATRIZ MOREIRA DE AZEVEDO PORTO GONÇALVES
Mídia-educadora, graduada em Comunicação Social – Cinema e Vídeo (UFF) e doutora em Educação (PUC-Rio). É produtora cultural da Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ e ministra o curso de Mídias do Ensino Fundamental II da Escola Oga Mitá. Integra GRUPEM e investiga cineclubes e cultura visual, em especial, visualização/realização audiovisual em escolas.

CAMILA SIMÕES ROSA
Pedagoga, mestra e doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB-UFSCar). Pesquisadora e educadora nas e para as relações étnico-raciais.

CAROLINA BESSA FERREIRA DE OLIVEIRA
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), mestra em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), especialista em Direitos Humanos pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO), advogada e pedagoga com experiência educativa, de pesquisa e de gestão de políticas de educação em prisões. Desde 2018 é professora na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

CLEMENTINO JUNIOR
Pesquisador do Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (GEASur/Unirio). Fundador do Cineclube Atlântico Negro (CAN). Educador audiovisual, cineasta e doutorando em Educação pela Unirio.

DAVI OLIVEIRA DA COSTA
Graduando de Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integrante e bolsista de extensão do Laboratório de Estudos em Geografia Cultural (LEGEC) da UECE e do Grupo de Estudos de Cinema e Geografia. Membro do fórum de cineclubes do Estado do Ceará – Ciclo CE e participante do projeto Cine Humanidades.

ELAINE BARBOSA
Advogada, pesquisadora, mestra em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), doutoranda em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desenvolve pesquisa a partir de cartas enviadas por mulheres e homens presos reivindicando direitos. É membra do Instituto de Cultura e Consciência Negra Nelson Mandela.

ELENICE MARIA CAMMAROSANO ONOFRE
Doutora em Educação Escolar. Docente sênior do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Coordena o Núcleo de Investigação e Práticas em educação nos espaços de restrição e privação de liberdade – EduCárceres/UFSCar.

JIMENA DE GARAY HERNÁNDEZ
Professora adjunta do Instituto de Psicologia da UERJ. Doutora e mestra em Psicologia Social (UERJ), psicóloga (UNAM) e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Subjetividades e Instituições em Dobras (GEPSID). É do Comitê gestor da Rede Interinstitucional de Grupos de Pesquisa sobre Políticas de Restrição e Privação de Liberdade.

JOÃO LUIS SILVA
É mobilizador político e cofundador da Associação Eu Sou Eu, articulador social ONG RIO DE PAZ, membro da Comissão de Direitos Humanos da ALERJ e bacharelando em Direito.

JOSÉLIA MARIA COSTA HERNANDEZ
Doutora em Educação Escolar. Mestra em Linguística e Língua Portuguesa. Graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Graduanda do curso de Música da Universidade de Brasília (UAB-UnB). É docente de Língua Portuguesa, poeta e contista.

JULIANA VINUTO
Pesquisadora de pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFF. Doutora em sociologia pela UFRJ com estágio doutoral pelo Centre de Recherches Sociologiques sur le Droit et les Institutions Pénales (Cesdip – França). Mestra em Sociologia e graduada em Ciências Sociais, ambos pela USP. Integrante do Laboratório de Estudos sobre Conflitos, Cidadania e Segurança Pública (Laesp-UFF), do Negra-UFF (Núcleo de Estudos Guerreiro Ramos) e do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (NECVU-UFRJ).

KÁTIA MARIA DE AGUIAR BARBOSA
É pedagoga, mestra e doutoranda em Educação e Contemporaneidade pela UNEB, professora assistente do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus I, pesquisadora na área de educação em prisões. É do Comitê gestor da Rede Interinstitucional de Grupos de Pesquisa sobre Políticas de Restrição e Privação de Liberdade.

LEANDRO DE CARVALHO MORAES
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC), da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ). É doutorando em Educação pela UERJ e doutorando em Ciências Sociais pela PUC-Rio.

LUISA BERTRAMI D’ANGELO
Doutora e mestra em Psicologia Social (UERJ), é psicóloga (PUC-MG), integrante da Secretaria Executiva do Fórum Permanente de Saúde no Sistema Penitenciário do Rio de Janeiro e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Subjetividades e Instituições em Dobras (GEPSID).

MARCELO DOS SANTOS
É professor de literatura brasileira, ensino de literatura e teoria da literatura na Escola de Letras da Unirio. É pesquisador de arquivos literários e, atualmente, desenvolve pesquisa sobre cartas de escritores brasileiros viajantes. Coordena o projeto de extensão Remição de pena pela leitura, realizado nos presídios do Estado do Rio de Janeiro, projeto que compreende a formação e mediação de leitores no sistema penitenciário, além da produção textual referentes às leituras realizadas.

MARCOS ESTEVÃO GOMES PASCHE
É graduado em Português-Literaturas, mestre e doutor em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como professor de Literatura Brasileira na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e como crítico literário. Pela UFRRJ, coordena o projeto de extensão Remição de Pena pela Leitura, que atua em unidades prisionais do Complexo do Gericinó, em Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

MIRNA JULIANA SANTOS FONSECA
Doutora em Educação pela PUC-Rio, onde realiza estágio de pós-doutorado como bolsista Faperj Nota 10. Mestra em Educação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e licenciada em Letras-Francês pela Universidade Federal do Ceará. Pesquisa sobre a relação das tecnologias, mídias, jogos digitais, cinema/audiovisual com a aprendizagem, a educação e a formação de professores. É vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação e Mídia (Grupem/PUC-Rio), no qual atua desde 2016.

ROSÁLIA MARIA DUARTE
Professora Associada da PUC-Rio, coordenadora do Grupo de Pesquisa, Educação e Mídia. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), da Associação de Pesquisadores e Profissionais de Educomunicação e da European Communication Research and Education Association. Autora de Cinema & Educação (Editora Autêntica); coautora de A educação no século XXI: cognição, tecnologias e aprendizagens (Editora PUC-Rio/Editora Vozes).