Capa do livro: MULTIMODALIDADE REPRESENTACIONAL E A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA<br> conceitos, estudos e práticas

MULTIMODALIDADE REPRESENTACIONAL E A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
conceitos, estudos e práticas

Autores: Elaine da Silva Ramos - Carlos Eduardo Laburú (Organizadores)

Como o mundo e as demandas das escolas mudaram, esta obra apresenta propostas para trabalhar com a diversidade representacional no ensino de Ciências por meio de diferentes sistemas semióticos. O livro apresenta como eixos norteadores a Multimodalidade Representacional e a Educação Científica, mostrando suas definições, estudos relacionados a essa área de investigação e algumas práticas executadas nos ambientes educacionais. Os capítulos apresentados nesta obra baseiam-se no princípio educacional de que discentes são participantes ativos nos processos de ensino e aprendizagem dos conceitos científicos. A obra visa apresentar os eixos teóricos que comumente poderiam parecer distantes de forma mais proximal e compatível com os desafios escolares deste século, trazendo um convite ao(à) leitor(a) para mudanças e aperfeiçoamento de suas práticas pedagógicas.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3546-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-3547-2
DOI: 10.24824/978652513546.5
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 152
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

MULTIMODALIDADE REPRESENTACIONAL E A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA<br> conceitos, estudos e práticas
ÁLEX DE CARVALHO FERREIRA
Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus de Itapetinga. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste (UESB), Campus de Vitória da Conquista. Atualmente cursa Especialização em Ensino de Ciências Anos finais do Ensino Fundamental na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Foi bolsista do PIBID/Física/UESB. Integrante do Centro de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (CEPEP); Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Científica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-aprendizagem, Ensino de Física, Formação docente e semiótica.

ANA PAULA HILÁRIO GREGÓRIO
Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Estadual de Londrina, especialização em Química do Cotidiano na Escola, mestrado em Química e doutorado em ensino de ciências pela mesma universidade. Participou do projeto com foco na formação inicial e continuada de professores, o PRODOCÊNCIA, Programa de Consolidação das Licenciaturas: Enfrentando os desafios das Licenciaturas na Formação Inicial e Continuada de Professores: A inclusão em debate. Atuou como pesquisadora no Laboratório de Pesquisa e Análise de Combustíveis fazendo parte do grupo de Pesquisa em Combustíveis nos seguintes temas: biodiesel, otimização de processos e delineamento experimental de misturas simplex-centroide. Atuou como professora temporária do curso de Licenciatura em Química – Área Educação Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Apucarana e como professora colaboradora do magistério superior na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente é docente do Instituto Federal do Paraná – Campus Pitanga.

ANDREIA DE FREITAS ZÔMPERO
Graduação em Ciências Biológicas, especialização em Biologia Aplicada à saúde, pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2004), doutorando em Ensino de ciências pela Universidade Estadual de Londrina (2012), pós-doutorado na mesma instituição realizado parcialmente na Universidade do Minho- Portugal (2018). Atua principalmente nos seguintes temas: aprendizagem significativa, ensino e aprendizagem de ciências, ensino por investigação, educação para saúde. Docente do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina e do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Educação Matemática – PECEM.

BRUNA ALVES DA SILVA
Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Estadual de Londrina, atualmente cursando o Bacharelado. Participou do programa Residência Pedagógica da Universidade Estadual de Londrina. Desenvolve pesquisas relacionadas principalmente à educação em saúde.

CARLOS EDUARDO LABURÚ (ORGANIZADOR)
Bacharel e licenciado pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo, mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associado C do Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina e pertence ao programa de Doutorado e Mestrado em Ensino de Ciências/UEL. Tem experiência em Instrumentação para o ensino de física e desenvolve experimentos de baixo custo, cativantes e históricos para o ensino de física e acervos experimentais do Museu de Ciências e Tecnologia e Planetário da UEL. Na área de Educação Científica, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, esteve envolvido nos seguintes temas de pesquisa: orientações epistemológicas aplicadas ao ensino e aprendizagem de ciências; argumentação e pensamento crítico; subjetivismo. Atualmente vem se concentrando na busca de elementos teóricos na área de estudos da semiótica que ajudem a entender a natureza, as causas e os efeitos das dificuldades dos estudantes em dar sentido às representações simbólicas científicas e como superá-las. Concomitantemente, também investiga problemas de ensino e aprendizagem relacionados à multimodalidade representacional, assim como às atividades experimentais no ensino de ciências, a relação teoria e evidência, a questão da medida, a formulação de hipóteses entre outros temas relacionados.

DHYMMI SAMUEL VERGENNES
Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina – UEL; Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2020); Especialista em Educação em Matemática e Ciências pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR (2017); Graduado em Física Licenciatura pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2016). Experiência como professor de Física para o Ensino Médio, e na elaboração de projetos editoriais (livros didáticos voltados ao Ensino Fundamental e Médio]).

ELAINE DA SILVA RAMOS (ORGANIZADORA)
Graduada no curso de Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Especialização em Educação e Gestão Ambiental, do Instituto de Estudos Avançados de Pós-Graduação da Univale; Especialização Ensino de Ciências na UTFPR (Campus Medianeira) e Especialização em Química para Educação Básica (UEL). Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia – UTFPR (Campus – Ponta Grossa, PR). Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente é professora Adjunta nível I da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD e atua como coordenadora do subprojeto PIBID de Química desde o ano de 2018. Desenvolve projetos de pesquisa sobre a Química por meio do lúdico e das diferentes linguagens. Coordena o Grupo de Estudos sobre a Ludicidade e Linguagens no Ensino de Ciências – GELLEC desde 2018.

ÉRICA CRISTINA BUENO DA SILVA-MARTINS
Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas – UNESP – Campus de Ilha Solteira (2011). Mestre em Agronomia – Sistema de Produção pela UNESP – Campus de Ilha Solteira (2014). Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em melhoramento vegetal e conservação genética.

FERNANDA FRASSON
Possui graduação em Nutrição pelo Centro Universitário Filadélfia (2002), especialização em Nutrição Clínica pela Universidade Gama Filho (2006), graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Nove de Julho (2009), especialização em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Londrina (2013), mestrado (2016) e doutorado (2021) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é bolsista de Pós-Doutorado Júnior do CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Nutrição e Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Alimentar e Nutricional, Aprendizagem Significativa, Conteúdos de Aprendizagem e Multiplicidade Representacional.

JOSIANE LETÍCIA HERNANDES
Doutoranda em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Mestre em Ensino de Ciências, com Ênfase em Química, pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Educação São Luís. Especialista em Educação Especial pela Faculdade de Educação São Luís. Graduada em Química Licenciatura pela UEL – Universidade Estadual de Londrina.

LUCAS ROBERTO PERUCCI
Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Concluiu a Especialização em Ensino de Biologia pela UEL em 2012. Concluiu mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Seu campo de pesquisa envolve o ensino e aprendizagem de Biologia, com ênfase nos multimodos de representação.

MAYSA DE FÁTIMA MORAES FRAUZINO
Graduada em Química Licenciatura pela Universidade Estadual de Londrina. Mestra em Ensino de Ciências, com ênfase em Química, pela Universidade Estadual de Londrina, PECEM – UEL. Atualmente é doutoranda em Ensino de Ciências, pela Universidade Estadual de Londrina, PECEM – UEL. Atualmente sua pesquisa baseia-se na área de estudos da semiótica, investigação de problemas relacionados ao ensino e aprendizagem de química, envolvendo também a multimodalidade representacional, assim como as atividades experimentais no ensino de ciências/química. Especialista em Avaliação de Sistemas Educacionais. Especialista em Educação a Distância (EaD).