Capa do livro: MOVIDOS PELA ESPERANÇA

MOVIDOS PELA ESPERANÇA

Autores: Valdir Borges - Grégori de Souza - Bruno Rodrigues Zanello (Organizadores)

A obra, MOVIDOS PELA ESPERANÇA: um diálogo com Paulo Freire, Ernst Bloch, Jürgen Moltmann, Enrique Dussel, Hans Jonas e Pierre Furter, composta por nove autores e organizada pelos professores Valdir Borges, Grégori de Souza e o advogado Bruno Rodrigues Zanello. É uma resposta a tantas incertezas concernentes ao amanhã, diante da grande turbulência sociopolítica, econômica e ética, que vive a condição humana na atualidade e, ao mesmo tempo, é um convite a requalificar, revitalizar e incendiar a ESPERANÇA, que parece titubear. Os autores foram aos fundamentos da Pedagogia da Esperança freireana, da Filosofia da Esperança blochiana, da Teologia da Esperança moltmanniana, relacionando-a à Teologia da Libertação e à práxis teológico-pedagógica. Em seguida, faz-se uma releitura do Princípio Esperança blochiano à luz da Analética de Enrique Dussel como um método da Esperança do Sul, seguido pela Esperança Responsável, impulsionada pelo Princípio Responsabilidade de Hans Jonas acerca do futuro da humanidade. Por fim, procedemos a uma investigação sobre a Dialética da Esperança de Pierre Furter, descendo às raízes antropológicas e históricas da esperança e suas relações com a educação, impulsionada pela redescoberta da utopia. Os autores e os organizadores, movidos pela esperança, acreditam nessa categoria ontológica, epistemológica, ímpeto existencial e Bem Supremo, chamado ESPERANÇA, por isso convidam a todos e a todas a olharem para a frente, sonhando acordados na constante busca e luta por outro mundo possível. Dessa forma, daremos razões à nossa existência e a nossos coetâneos.


Curitiba, 6 de setembro de 2022

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3636-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-3631-8
DOI: 10.24824/978652513636.3
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 204
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

MOVIDOS PELA ESPERANÇA
VALDIR BORGES
Nascido em Criciúma, Santa Catarina, em 1964. Graduado em Filosofia em 1985 e, Matemática em 1990, ambas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR. Em 1998 graduou-se em Teologia pela Pontificia Universidad Católica de Chile, na cidade de Santiago, destacando-se com o prêmio Matrícula de Honor, por ser o melhor aluno do curso de Teologia no ano de 1996. Em 2006 obteve o título de Mestre em Filosofia e, em 2010, o grau de Doutor em Educação, ambos pela PUCPR, onde se desempenha como Professor do Curso de Filosofia da Escola de Educação e Humanidades desde 2008. É autor de livros e artigos nas áreas de Filosofia, Educação, Ética, Teologia e Direitos Humanos. Participa efetivamente, desde 2017, do grupo de pesquisa sobre a Formação continuada dos gestores das instituições de educação do Paraná. O referido grupo é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação: mestrado e doutorado da PUCPR. O Professor Valdir Borges conjuga harmonicamente, o magistério didático-pedagógico com o ministério pastoral, um amplia e ressignifica o outro. Seus trabalhos estão nucleados pela Ética, a partir de um dos maiores filósofos do século XX, o vienense Ludwig Wittgenstein e, pelo insigne educador brasileiro de renome mundial, Paulo Freire, nas mútuas implicações entre Ética e Educação. Acabou de publicar a segunda edição do livro: A reconstrução de uma ética pedagógica libertadora à luz de Paulo Freire pela editora CRV, Curitiba, em abril de 2021, com divulgação e sucesso de buscas e vendas em todo o território nacional.

GRÉGORI DE SOUZA
Doutorando em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre em Filosofia pela mesma instituição. Especialista em Ética e Direitos Humanos pela Faculdade Vicentina em 2021. Bacharel em filosofia pela PUCPR em 2019. Vinculado à linha de pesquisa de ética e filosofia política na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, com pesquisa na área da filosofia contemporânea, com ênfase na relação entre ontologia e ética em Hans Jonas. Membro do Grupo de Pesquisa Hans Jonas do CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa Pós-positivismo em perspectiva do CNPq. Membro do GT Filosofia da Tecnologia e da Técnica da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). Os principais temas de interesse são: Ética da Responsabilidade, Fenomenologia da Vida, Filosofia da Técnica, Filosofia da Tecnologia, Filosofia do Meio Ambiente, Ética Ambiental e Direitos Humanos e Pós-Humanos.

BRUNO RODRIGUES ZANELLO
Nascido em Curitiba, Paraná, em 1995. Bacharel em Direito pela UFPR em 2017. Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, em 2020, sob a orientação de Celso Luiz Ludwig. É advogado.

ANTONIO JOSÉ ROMERA VALVERDE
Professor Titular de Ética e Filosofia da PUC-SP. Professor da cadeira Filosofia (Ética) da Fundação Getúlio Vargas-SP (1996-2016). Doutor em Educação (Filosofia e História da Educação) pela UNICAMP; licenciado em Filosofia pela FFNSM, atual FAJE; pós-doutorado em Ética e Filosofia Política pela PUCPR. Coordenador do Grupo de Estudo “Renascimento: Ética, Política e Religião (PUC-SP/ CNPq)” e do Grupo de Estudos “Filosofia Política Contemporânea (PUC-SP/ CNPq)”. Coeditor da Revista de Filosofia Aurora (PUCPR/ PUC-SP). Membro do GT Hans Jonas/ ANPOF.

CESAR AUGUSTO KUZMA
Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio. Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio. Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Professor de Teologia Sistemática no Departamento de Teologia da PUC-Rio - Graduação e Pós-Graduação. Desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de Escatologia, Eclesiologia/Laicato, Pastoral e Ética, correlacionando temas de escatologia, eclesiologia e cristologia. Procura sempre discernir a partir da visão do cristão-leigo e sua situação na Igreja e na sociedade. Trabalha como assessor teológico-pastoral na CNBB (Comissão do Laicato), na CRB, no CNLB e em algumas Dioceses, também em grupos, movimentos, pastorais e comunidades eclesiais de base. Professor-convidado da Universidade Católica Portuguesa, para cursos de pós-graduação. Professor-convidado do CEBITEPAL/CELAM. Presidente da SOTER (Sociedade de Teologia e Ciências da Religião, de 2016-2022). Membro da CTEWC (Catholic Theological Ethics in the World Church). Membro do Conselho Permanente e da Comissão de Metodologias do FMTL/WFTL (Fórum Mundial de Teologia e Libertação). Desenvolve projetos em parceria com a AMERINDIA (rede de teólogos/as latino-americanos/as).

GABRIELA RIBEIRO DE CAMPOS
Doutora e mestre em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. É jornalista pela mesma instituição e licenciada em Letras pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. É membro do Grupo de Pesquisa Pensamento Educacional Brasileiro: História e Políticas, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR. Suas pesquisas estão nucleadas nas pedagogias críticas de Paulo Freire e José Pacheco, bem como na história, filosofia e sociologia da educação.

HUDSON MANDOTTI DE OLIVEIRA
Pós-Doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Iniciação 2º Sem. 2022). Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (conclusão 2021). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Bacharel em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (2016). Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia – FATEO, na Universidade Metodista de São Paulo (2006). Membro do grupo de estudos em Filosofia Política Contemporânea no Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia – PUC/SP. Tem experiência nas áreas de História da Filosofia, Filosofia Política.

JELSON OLIVEIRA
Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Pesquisador do CNPq, com bolsa de produtividade em pesquisa (Pq2). Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1999), especialização em Sociologia Política, mestrado em História da Filosofia Moderna e Contemporânea pela mesma Universidade (2004) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Exeter (Reino Unido), com bolsa CAPES (2016). Foi bolsista produtividade da Fundação Araucária entre 2018 e 2020. Foi professor do Mestrado em Direitos Humanos da PUCPR (2015-2017), coordenador do Curso de Licenciatura em Filosofia (2009-2011) e do Programa de Pós-graduação - mestrado e doutorado (2012-2013; 2018-2020) da PUCPR, onde foi também Diretor de Graduação (2014-2015). Foi professor visitante na Universidade Católica de Moçambique (2018), na Universidade Nacional do Timor Leste (2019) e na Universidade Federal do Paraná (2022). É membro do Grupo de Pesquisa Hans Jonas do CNPq, é membro e ex-coordenador do GT Hans Jonas; membro do GT de Filosofia da tecnologia e da técnica e do GT Genealogia e crítica da ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética e História da Filosofia Contemporânea, Fenomenologia da vida, Filosofia da Técnica e da Tecnologia, Filosofia do Meio Ambiente e Ética Ambiental, atuando principalmente em torno de autores como Nietzsche, Schopenhauer e Hans Jonas. É autor de inúmeros artigos e livros, publicados no Brasil e no exterior.

ROGÉRIO DE ASSIS
Mestre em educação pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE, 2019); possui especializações em: Formação de Docentes para o Ensino Superior (UNIFAI, 2015); Tecnologias e Educação a Distância (Faculdade São Luis, 2021); Psicopedagogia Clínica e Institucional (Faculdade Metropolitana, 2022); bacharelado em Teologia pela PUCSP (2007). Tem experiência na área das Ciências Humanas, com ênfase em Teologia, Filosofia da Educação e Filosofia da Religião. É autor de livros e artigos nas áreas de Filosofia, Educação, Psicologia da Religião e Teologia. Participa desde 2016 do Grupo de Pesquisa em Estudos de Filosofia da Educação GRUPEFE da UNINOVE, SP e do Grupo de Pesquisa em Filosofia da Religião GPFR da UnB (2022). Ele exerce seu ministério Presbiteral (Anglicano) na cidade de São Paulo. É autor de Crônicas de um Reverendo Anglicano pela Chiado Books (2018) e de A Esperança Como Práxis Teológico-Pedagógica: um diálogo entre Jüngen Moltmann e Paulo Freire pela BT Acadêmica (2020) e possui capítulo de livro em Educação: a importância do ato de reler pela Editora CRV (2019).