Capa do livro: REVISITANDO A PESQUISA<br> histórias e memórias que se intercruzam na formação docente

REVISITANDO A PESQUISA
histórias e memórias que se intercruzam na formação docente

Autores: Maria Aldecy Rodrigues de Lima - Sônia Elina Sampaio Enes - Ulissys Vinicius dos Santos Bandeira (Organizadores)

O coletivo de diálogo que compõe esta obra perpassa as histórias e as memórias construídas ao longo de 30 anos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Acre no Campus Floresta (1992–2022). Contudo, a delimitação espaço-temporal não se restringe a espaços-tempos geográficos, considerando o rompimento das fronteiras no tempo presente. Assim, registram-se, na composição do livro, treze capítulos que foram construídos por professores/pesquisadores de várias universidades públicas brasileiras a partir das pesquisas realizadas em programas de pós-graduação cujos temas se intercruzam à formação docente, inclusão, políticas públicas educacionais, educação popular, comunidades ribeirinhas e educação indígena. Há uma pluralidade de vozes do campo teórico e prático que são analisadas a partir do saber acadêmico-científico das ciências da educação e cujas reflexões nos fazem pensar o ensino, a pesquisa e a extensão enquanto mecanismos de construção e disseminação da ciência para além da sala de aula, dialogando com os coletivos – conhecimento popular e conhecimento da ciência, ensino superior e educação básica.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3457-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-3452-9
DOI: 10.24824/978652513457.4
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 276
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

REVISITANDO A PESQUISA<br> histórias e memórias que se intercruzam na formação docente
ADRIANA MARTINS DE OLIVEIRA VASCONCELOS

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre – UFAC (1997). Especialização em Administração e Supervisão Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral, Amparo-SP (1999), em Educação à Distância pela Universidade Aberta do Brasil – UaB em parceria com a Universidade de Brasília – UnB (2000), e em Alfabetização e Letramento pala UFAC (2002). Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2015). Doutorado em Educação na linha de Políticas Públicas Educacionais na Universidade Federal do Paraná – UFPR (2022). Docente na UFAC – Campus Floresta.

 

ANA FLÁVIA DE LIMA ROCHA

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (2016); em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Potiguar – UNP (2018). Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens pela Universidade Federal do Acre – UFAC (2021). Bibliotecária no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre. Já atuou como docente na disciplina de Biblioteca escolar: criação e gestão no IFAC.

 

ANGELA MARIA DOS SANTOS RUFINO

Possui graduação em Pedagogia (2002) e Geografia (2004) pela Universidade Federal do Acre – UFAC. Especialista em Psicopedagogia pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande (2002); em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC- RJ (2007); em Planejamento e implementação de EaD pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2015). Mestra em Letras pela UFAC (2017). Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ (2022). Docente na UFAC – Campus Floresta.

 

ADEMÁRCIA LOPES DE OLIVEIRA COSTA

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre – UFAC (2000). Especialização em Psicopedagogia pelo Instituto Várzea-grandense de Educação (2002). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (2009). Doutorado em Educação – UFRN (2014). Professora na Universidade Federal do Acre. Atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens – PPEHL/UFAC.

 

CLEIDE VILANOVA HANISCH

Graduação em Letras Português pela Universidade Federal do Acre. Mestrado em Letras: Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre. Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Ibilce) – campus São José do Rio Preto. Atuou como professora na rede pública do Estado do Acre (1992–2008). Atualmente, é professora da UFAC, campus Floresta, Cruzeiro do Sul, onde trabalha nos cursos de Licenciatura em Letras Português e Pedagogia. Faz parte do grupo de pesquisa CELSA (Círculo de Estudos da Linguagem no Sudoeste Amazônico) e atua na linha de pesquisa Estudos do Texto. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Leitura e Produção de Texto, Organização Textual da Língua, Gramática Textual-Interativa, Gêneros Textuais e Ensino.

 

ÉRIKA DOS REIS GUSMÃO ANDRADE

Graduação em Pedagogia pela Associação Cultural Educacional da Bahia (1991). Especialização em Psicopedagogia pela UFRN (1999). Mestrado em Educação pela UFRN (1997). Doutorado em Educação pela UFRN (2003). Professora Titular do Departamento de Fundamentos e Políticas Educacionais do Centro de Educação e Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na Linha de Pesquisa Educação, Práticas Pedagógicas e Currículo da UFRN. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: Teoria das Representações Sociais, formação do professor da Educação Básica e Ensino Superior, formação profissional e universitária, processos de ensino-aprendizagem no adulto em formação e construção de conceitos.

 

HELENICE DE FREITAS PÁSCOA

Graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Acre – UFAC (1996). Especialização em Gestão Escolar pela Escola de Gestores – UFAM (2010). Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens (PPEHL) da Universidade Federal do Acre – UFAC (2021). Professora da Educação Básica do Estado do Amazonas.

 

JOSÉ IVO PERES GALVÃO

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre – UFAC (1996). Especialização em Gestão e Supervisão Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral (1999). Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) na Universidade Federal do Acre – UFAC (2020), na linha de Política e Gestão Educacional. Atualmente é professor da Universidade Federal do Acre. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar, Políticas Públicas Educacionais e Legislação de Ensino.

 

JUSSARA OLIVEIRA DE SOUZA

Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas – INC/ UFAM (2010). Especialização em Educação Infantil e Fundamental pela Faculdade Kurios – FAK/CEPAM (2013). Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC, na Linha de Educação e Infância (2019). Atualmente é professora no Centro de Educação e Letras da Universidade Federal do Acre – UFAC. É integrante do Núcleo de Pesquisa Formação de Professores, Escola, Cultura e Arte – NUPEDOC, da UFSC. E integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação – GEPED, da UFAC. Tem experiência com ensino, pesquisa e extensão na área da Educação.

 

LUCIANE MARIA SCHLINDWEIN

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí (1985). Mestrado em Educação Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (1994). Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (1999). Estágio pós-doutoral na Faculdade de Educação da UNICAMP, entre os anos de 2017 e 2018, com bolsa concedida pelo CNPq. Atuou na coordenação do PPGE/UFSC entre 2012 e 2016. É professora concursada no Departamento de Metodologia de Ensino, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina e atua no Curso Pedagogia e no PPGE/UFSC, na Linha de Pesquisa Educação e Infância. É orientadora de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

 

LUIZ ANTONIO GOMES SENNA

Graduação em Letras pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ (1981). Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RJ (1984). Doutorado em Linguística Aplicada pela PUC-RJ (1994). Professor Titular da área de linguística aplicada ao letramento e à alfabetização da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino da Faculdade de Educação. Pesquisador bolsista de produtividade pelo Programa PROCIENCIA, mantido pela própria UERJ com apoio da FAPERJ, e pelo Programa Cientistas do Nosso Estado da FAPERJ. Líder do grupo de pesquisa Linguagem, Cognição Humana e Processos Educacionais (GrPesq/CNPq).

 

MARIA ALDECY RODRIGUES DE LIMA

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre – UFAC (1998). Especialização em Alfabetização e Letramento pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG (2000). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRJ (2008). Doutorado em Educação pela UFRN (2012). Professora Associada (Ufac – Campus Floresta). Trabalhou na comissão para elaboração de APCN da Universidade Federal do Acre, Coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Acre (2012-2016; 10/05/2019 à 01/03/2020). Coordenadora local do PARFOR (dezembro de 2013 a junho de 2018 – curso de Pedagogia) tem experiência no Ensino Fundamental, Médio e Superior. Lecionando na Graduação e Pós-Graduação (Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens – UFAC; Membro do corpo editorial da ANTHESIS. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação (GEPEd/Ufac), atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Representações Sociais, Fundamentos da Educação Popular, Alfabetização e Letramento.

 

MARIA ALDENORA DOS SANTOS LIMA

Graduação em História pela Universidade Federal do Acre – UFAC (2005). Especialização em Pedagogia Gestora – IVE (2005); em Educação Especial e Inclusiva – FACINTER (2012); em Língua Portuguesa – UFAC (2014). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM (2015). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Professora do Centro de Educação e Letras – CEL/UFAC; ministra as disciplinas de Língua Brasileira de Sinais-Libras e Fundamentos da Educação Especial; Coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico a Inclusão-NAI/PROAES/UFAC; Membro do Grupo Interdisciplinar em Linguagem, Diferença e Subjetivação-GILDA UFPR/CNPq e Educação Inclusiva/ Educação Especial: Políticas, Práticas e Processos de Desenvolvimento Humano, da Universidade Federal do Paraná. Pesquisadora na área da Educação Inclusiva e Educação de Surdos.

 

MARIA BETÂNIA FIDALGO ARROYO

Graduação em Pedagogia pela Faculdade Integrada do Colégio Moderno – FICOM (1985). Especialização em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica – PUC-MG (1995). Mestrado em Ensino Superior e Gestão Universitária pela Universidade da Amazônia – UNAMA (1998). Doutora pelo programa de Pós-Graduação em Administração PPAD pela Universidade da Amazônia – UNAMA (2020). Atualmente exerce funções de Reitora da Universidade da Amazônia (UNAMA). Reeleita Presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE) do Estado do Pará. Membro do Conselho Municipal de Educação (CME) de Belém, como representante do sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (SINEPE).

 

MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA REIS

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre – UFAC (1997). Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Várzea-grandense de Ciências Humanas – FVCH (2001). Mestrado em Educação pela UFAC (2017). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2022) na linha de pesquisa: Políticas Educacionais. Foi professora da rede Estadual de Educação do Acre, atuando nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Também exerceu a função de coordenadora pedagógica do Instituto Filosófico-Teológico São João Maria Vianney da Diocese de Cruzeiro do Sul/Acre – IFTSJMV (2013). Tem experiência na área de educação com ênfase no Ensino-Aprendizagem. Atualmente é professora do quadro permanente da Universidade Federal do Acre, participa como membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação – GEPED/UFAC.

 

MARIA IRINILDA DA SILVA BEZERRA

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (2000). Especialização em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira – Universo (2002). Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2010). Doutorado em Educação pela UFF (2015).

 

MARISTELA ROSSO WALKER

Graduação em Pedagogia pela Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1985). Especialização em Supervisão Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-Minas (1992). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (2004). Doutorado em Educação pela UEM (2012). Atuou como professora da Universidade Federal do Acre, Campus Floresta, Cruzeiro do Sul no período de 2005 a 2014, nas áreas de Didática e Prática de Ensino, Profissão Docente, Avaliação, Estágio Supervisionado, Oficina para o Ensino de Classes Multisseriadas, Escola e livro didático, Tecnologia e Educação entre outras, nos Cursos de Pedagogia, Letras, Ciências Biológicas, Matemática e PARFOR. Atualmente é professora Associada (aposentada) na UTFPR Câmpus de Santa Helena atuando no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Ciência da Computação e como Chefe do Departamento de Educação e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Formação de Professores (GEPEFOP).

 

NÍDIA REGINA LIMEIRA DE SÁ

Graduação em Psicologia pela Federação das Faculdades Celso Lisboa (1980). Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM (1992). Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UFRJ (1996). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2001). Estágio Pós-Doutoral na Universidade Federal da Bahia – UFBA (2015). Professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atuou como docente nas Faculdades de Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

 

PEDRO LOPES DA SILVA

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre – UFAC (1999). Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica de São Paulo (2008). Especialista em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP (2001); em Psicopedagogia pelo Instituto Várzea-grandense de Educação – IVE (2002). Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (2015), na Linha de Pesquisa: Ensino e Formação de Educadores (EFE). Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (2022), na Linha de Pesquisa: Sujeitos, Processos Educativos e Docência (SUPED).

 

SÔNIA ELINA SAMPAIO ENES

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre – UFAC (2008). Especialização em Educação Especial/Inclusiva pelo INEC – Instituto de Educação Superior Acreano – Faculdade Euclides da Cunha (2011). Mestrado em Letras: Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (2016). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Experiência na rede estadual como Professora Itinerante de alunos com deficiência, Professora de Atendimento Educacional Especializado e na Formação de professores para atuação junto aos alunos com deficiência, Transtornos Globais do desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação. Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Federal do Acre, atuando na linha de pesquisa Educação, Cultura e Diversidade, pesquisadora do Grupo GEPED – Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação.

 

ULISSYS VINICIUS DOS SANTOS BANDEIRA

Técnico em Enfermagem pela Escola de Saúde Maria Moreira da Rocha (2017). Graduação em Letras Português pela Universidade Federal do Acre – UFAC (2022). Acadêmico do Curso de Comunicação Social: Publicidade e Propaganda – Uninter. Mestrando no curso de pós-graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens PPEHL/UFAC. Foi Conselheiro Universitário (CONSU) na Universidade Federal do Acre – Campus Floresta (2018-2019). Foi Monitor no Centro de Educação e Letras nas Ações contra evasão e retenção nos cursos de licenciatura do Campus Floresta. Foi Presidente do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Acre no Campus Floresta (2018-2022). Foi Pesquisador de Iniciação Cientifica pela Universidade Federal do Acre, trabalhando na área de Literatura Comparada, com ênfase em Teoria da Narrativa. Tem experiência no Ensino Fundamental, Médio e Educação Especial.