Capa do livro: A IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA

A IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA

Autores: Adriana Giaqueto Jacinto (Organizadora)

Este trabalho, fruto de pesquisa acadêmica, buscou analisar o processo de implementação da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, com enfoque nos estudantes com deficiência intelectual ou múltipla, associada à deficiência intelectual da rede pública de ensino (ensino fundamental I, II e ensino médio) dos municípios de abrangência da Diretoria Regional de Ensino de Franca, SP. Essa investigação partiu do pressuposto de que, apesar dos avanços sociais, dos debates realizados e da existência de legislação visando a efetivação da cidadania e da inclusão social e educacional de pessoas com deficiência, existe um descompasso entre os direitos assegurados na legislação vigente e o que é garantido, sobretudo em relação às propostas de educação, pois estas visam oferecer aos estudantes com deficiência possibilidades e recursos para o acesso, a permanência e o sucesso em seu processo de aprendizagem efetivado na rede regular de ensino, mas o atendimento educacional oferecido a estes estudantes ainda não conta com a qualidade esperada, tampouco atende às necessidades dos alunos para que desenvolvam todas as suas potencialidades.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3702-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-3699-8
DOI: 10.24824/978652513702.5
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 206
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

A IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA
ADRIANA GIAQUETO JACINTO
Graduada em Serviço Social e Letras. Mestre e Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista — UNESP, campus de Franca/SP. Possui pós-doutorado em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro — UERJ. Docente na graduação e pós-graduação na UNESP, campus de Franca/SP. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Dimensão Educativa no Trabalho Social (GEDUCAS). Bolsista de Produtividade em Pesquisa.

ADRIANA REGINA DE ALMEIDA
Mestre em Serviço Social e Graduada em Serviço Social, ambas titulações pela Universidade Estadual Paulista — Unesp — Campus de Franca. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoa pelo Centro Universitário Moura Lacerda (2004). Graduanda em Direito pela Faculdade de Direito de Franca. Assistente Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais — Campus de Franca. Tem experiência na área de Saúde, Sociojurídico e Assistência Estudantil.  

ANA CRISTINA NASSIF SOARES
Psicóloga clínica; professora aposentada pela Faculdade de Ciências Humanas e sociais de Franca — UNESP; doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, ciências e Letras de Ribeirão Preto — USP; mestre em Fundamentos da Educação pela Universidade Federal de São Carlos; graduação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto — USP. Terapeuta de família e casal pelo Instituto Familiae.

ANGELITA SALOMÃO MUZETI BORGES
Graduada em Pedagogia pela Universidade de Franca. Pós-graduada em Psicopedagogia no processo ensino-aprendizagem pela Universidade Claretianas de Batatais, em Psicopedagogia clínica e institucional pela Uninter e em Atendimento Educacional Especializado. Mestre em Planejamento e Análise de Políticas Públicas pela Universidade Estadual Paulista/Franca. Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Atua como Supervisora de Ensino na Secretaria Municipal de Educação de Franca.

FERNANDA CRISTINA DE SOUZA MOZETTI
Graduada em História e Pedagogia. Mestranda em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista/UNESP, campus de Franca/SP. Possui pós-graduação em AEE (Atendimento Educacional Especializado), também em Psicopedagogia e Psicomotricidade. Pedagoga, trabalha na Secretaria Municipal de Educação. Tem experiência com Educação Inclusiva e Educação Especial. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Políticas Públicas para Infância e Adolescência (GEPPIA).

LARISSA GONÇALVES FERREIRA
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho — UNESP Franca (2017). Participou dos grupos de pesquisas: GESTA (Gestão socioambiental e a interface com a questão social) e GEDUCAS (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Dimensão Educativa no Trabalho Social).  Atuou como Assistente Social da Prefeitura Municipal de Nuporanga-SP (2020 a 2022).

LIZA IANAH VIETRO
Graduada em Direito pela Universidade Paulista — UNIP, Campus de Ribeirão Preto. Possui aperfeiçoamento pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto — USP. Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho — UNESP, Campus de Franca. Foi bolsista CNPQ em pesquisa sobre Educação Inclusiva e Gestão Escolar.

LUCIANA LOPES CANAVEZ
Mestre e Doutora em Direito. Professora Assistente Doutora de Direito Civil e Propriedade Intelectual nos programas de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade Estadual Paulista — Faculdade de Ciências Humanas e Sociais — UNESP/Franca. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Propriedade Intelectual e Desenvolvimento Econômico Social — GEPPIDES.

MARIA CRISTINA PIANA
Doutora e Mestre em Serviço Social. Docente do Departamento de Graduação e Pós-Graduação em Serviço Social da Unesp/Franca. Assistente Social e Pedagoga. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas para a Infância e Adolescência. Exerceu a tutoria do Programa de Educação Tutorial de Serviço Social (de 2016 a 2022). Pesquisadora em Políticas Sociais, Educação, Família, Criança e Adolescente, Serviço Social e Trabalho Social.  

MARIA JOSÉ OLIVEIRA LIMA
Possui graduação, mestrado e doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista, campus de Franca/SP. Docente do Departamento de Serviço Social da Unesp/Franca. Líder do Grupo de Pesquisa Gestão socioambiental e a Interface com a Questão Social — GESTA. Coordenação de Projeto de Extensão Universitária GEUNIC — Universidade na Comunidade, com atuação em escolas públicas de ensino básico. Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social.

NATHÁLIA THAÍS DEMACQ
Mestranda em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Pós-graduada em Neuroaprendizagem: neurociência aplicada a Educação (FAMEESP). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Tem experiência na área da Psicologia, atuando por sete anos no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com serviços voltados às Pessoas com Deficiências.

PRISCILA ALVARENGA CARDOSO
Professora adjunta da Faculdade de Educação — FACED da Universidade Federal de Uberlândia. Doutora em Educação Especial pela UFSCar. Mestre em Serviço Social pela UNESP- Franca. Graduada em Pedagogia. Especialista em Psicopedagogia e em Planejamento, Implementação e Gestão de cursos à distância. Possui experiência na área da Educação, com ênfase em Educação Especial e Inclusiva, Deficiência intelectual, entre outros.