Capa do livro: QUAL É O PROBLEMA DAS GRAMÁTICAS NORMATIVAS? <br>2ª edição<br> Coleção Ciência Aberta<br> Volume 23

QUAL É O PROBLEMA DAS GRAMÁTICAS NORMATIVAS?
2ª edição
Coleção Ciência Aberta
Volume 23

Autores: Celso Ferrarezi Jr. (Autor) - Ana Christina de Sousa Damasceno - Elizângela Ataíde de Souza - Nara Dantas de Azevêdo - Jorge Luís de Freitas Lima (Organizadores) - Sérgio Nunes de Jesus (Coordenador)

Este volume foi idealizado e elaborado especialmente para os professores e professoras de português brasileiro da Educação Básica, assim como para aqueles que, nos cursos de Letras por todo o Brasil, se preparam para a poderosa carreira de docentes de língua materna. Nele, são expostas, de forma sucinta e consistente, algumas das mais importantes questões vinculadas à prática de utilizar as gramáticas normativas como “livro didático” até a construção de conceitos essenciais para a vivência cotidiana de uma sala de aula em que se trabalha a língua materna. As concepções apresentadas neste livro buscam coerência e modernidade, permitindo ao professor em exercício e ao estudante de Letras uma profunda e balizada reflexão sobre sua formação técnica, conceitos e práticas de docência. Assim, se constitui como uma obra que nasce como referencial àqueles que querem fazer de seu ensino de língua materna uma prática, ao mesmo tempo, coerente e eficaz, mas profundamente prazerosa e libertadora. Aqui, você poderá ver como as chamadas gramáticas normativas ou “livros de gramática” ou simplesmente “gramáticas” (como a gente costuma falar e como nossos alunos as conhecem) trazem vários problemas sérios que acabam comprometendo as concepções dos alunos sobre a língua que eles falam, além de atrapalhar bastante sua compreensão do funcionamento dessa língua.

(Da Apresentação, C. Ferrarezi Jr.)  

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3616-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-3617-2
DOI: 10.24824/978652513616.5
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 104
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:2

QUAL É O PROBLEMA DAS GRAMÁTICAS NORMATIVAS? <br>2ª edição<br> Coleção Ciência Aberta<br> Volume 23
CELSO FERRAREZI JR. (AUTOR)
É Professor Titular no Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG. Tem experiência de ensino e de pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Semântica, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de línguas, alfabetização, descrição linguística e teorias semânticas da linguagem. Premiação acadêmica: Menção Honrosa pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) em 2021 pela apresentação do trabalho: Violência doméstica contra a mulher no telejornalismo... no “II Congresso Internacional Interdisciplinar sobre Representações Sociais”.

ANA CHRISTINA DE SOUSA DAMASCENO (ORGANIZADORA)
Doutoranda em Ciências da Linguagem (Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP). Mestre em Letras (UESPI). Especialista em Educação Infantil (UESPI). Especialista em Gestão Municipal de Educação (UFPI). Especialista em Formação de Professores em EaD (FAESPA). Especiaçista em Psicopedagogia e Clínica (Instituto Dexter). Licenciada em Pedagogia (FAP/UNINASSAU) e em Letras/Português (UESPI). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia/CNPq – IFRO – Premiado pela SBPC na UFMG em 2017) e no GREPET (Grupo de Pesquisa em Inovação de Recursos Didáticos, Produtos Educacionais e Tecnológicos) do IFCE. Bolsista Capes/CNPq através do Programa de Doutorado em Ciências da Linguagem da UNICAP. Participa dos Grupos de estudos: LALFPEB (UPE) e GETE (UNICAP/UPE/UESPI). Professora Efetiva da SEMEC/Caxingó, PI. Professora do Curso de Pedagogia na FAESPA. Coordenadora do Curso de Pedagogia da FAESPA. Formadora Regional do ProAlfabetização (SEDUC/PI).

ELIZÂNGELA ATAÍDE DE SOUZA (ORGANIZADORA)
Possui licenciatura em Letras/Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Especialista em Mídias na Educação (UNIR). Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela União das Escolas Superiores de Cacoal (UNESC). Professora do ensino médio no Governo do Estado de Rondônia desde 2002. Em 2014, desempenhou a função de gestora (vice-diretora) na Escola Estadual de Ensino Médio Shirlei Ceruti, em Vilhena-RO, bem como a função de coordenadora local do Enem nos anos de 2015 e 2016. Faz parte do grupo de pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia, CNPq-IFRO, linha de pesquisa Literatura e sociedade. Organizadora de projeto escolar intitulado: Revista Impressa, desenvolvido nas escolas Shirlei Ceruti (Vilhena) e Carmela Dutra (Porto Velho). Tem publicação nas seguintes obras: Almanaque de Formação Continuada do Professor, Vol. I, da Coleção Ciência Aberta, Vol. 19 (organizadora e autora). Almanaque de Formação Continuada do Professor, Vol. 2, da Coleção Ciência Aberta, Vol. 20 (autora). Participa como organizadora e autora do Almanaque de Formação Continuada do Professor, vol. I. Participa como autora do Almanaque de Formação Continuada do Professor (Vol. II e III). Participa como organizadora da obra Educação: direto ao assunto – nossas mazelas e nossas esperanças (2022). Autora de capítulo na obra Figuras e Tropos em Contextos Sociais (2022). Também participa como autora da obra “Pilares da Teoria Dialógica do Discurso: a obra de Valentin Volóchinov (da década de 1920 aos dias atuais). É integrante do Grupo de Pesquisa PDA-IFRO-CNPq.

JORGE LUÍS DE FREITAS LIMA (ORGANIZADOR)
Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, no Instituto de Natureza e Cultura – INC. Doutor (2019) e Mestre (2014) em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Licenciado em Letras: língua portuguesa e respectivas literaturas (1993) pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR/Campus de Rolim de Moura). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia/CNPq-IFRO – Premiado pela SBPC na UFMG em 2017). Membro do Grupo de Pesquisa Observatório de Ensino de Línguas – CNPq-UFAM e do Grupo de Pesquisa Infâncias, Criança e Educação na Fronteira Amazônica – CNPq-UFAM. Presidente do Conselho Municipal de Educação de Benjamin Constant – AM. Desenvolve pesquisas nas áreas de formação de professores e de processos socioculturais em região de fronteira. Coautor da obra Gramática – compreender & comunicar (2020). de fronteira. Coordenador do Projeto de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas de Professores Indígenas – PAINTER/FAPEAM e do Projeto de Pesquisa sobre a Inclusão de Alunos Indígenas pela Linguagem – HUMANITAS/FAPEAM. Coautor da obra Gramática – compreender & comunicar (2020) e da obra Figuras e Tropos em Contextos Sociais (2022). Participa como organizador e autor do Almanaque de formação Continuada do Professor (vol. I e II) com terceiro volume em produção e como organizador na obra Educação Direto ao Assunto – nossas mazelas e nossas esperanças (2022). Autor de capítulos nas obras Transbordando Fronteiras: lenguages desde el entrelugar, resistência y pluralidade em los Brasiles (2020). Ensinando Espanhol no Amazonas: experimentando, integrando e resistindo (2021) e na obra Ensino de Graduação em tempos de pandemia: experiências e oportunidades para uma educação tecnológica na Universidade Federal do Amazonas (2021). Organizador e autor da obra Vivências PIBID: atividades desenvolvidas pelo subprojeto de Língua Portuguesa em Benjamin Constant – AM (2021). É Acadêmico e Titular da Cadeira Perpétua de nº 125 da Academia de Letras e Culturas da Amazônia – ALCAMA.

NARA DANTAS DE AZEVÊDO (ORGANIZADORA)
Licenciada em Letras Inglês/Português – UNEB, Campus VI. Licenciada em Letras – Espanhol/Português – Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo. Graduada em Gestão da Tecnologia da Informação – Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo. Graduada em Gestão de Marketing – Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo. Especialista em Língua, Linguística e Literaturas – FACIBA – Bahia. Especialista em Coordenação Pedagógica – UFBA-Bahia. Especialista em Metodologia de Ensino para Educação Profissional – UNEB – BA. Especialista em Docência para a Profissional e Tecnológica – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Ifes. Coautora da obra Gramática – compreender &comunicar (2020). Coautora da obra Figuras e Tropos em Contextos Sociais (2022). Participa como organizadora e autora do Almanaque de Formação Continuada do Professor, Vol. I. Participa como organizadora do Almanaque de Formação Continuada do Professor (Vol. II e III). Faz parte do Grupo de Pesquisa PDA-IFRO-CNPq. Docente no Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo (CETEP do Sertão Produtivo) Caetité-BA (Secretaria de Educação do Estado da Bahia – NTE-13).

SÉRGIO NUNES DE JESUS (COORDENADOR)
Licenciado em Letras Português-Inglês (1997). Mestre em Linguística (2008). Doutor em Ciências da Educação (2010). Pós-doutor em Ciências da Educação (2015). Cursa Doutorado em Ciências da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Foi professor visitante na York University, Toronto-Canadá, 2019. Atualmente lidera o Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia (GP PDA)/ CNPq-IFRO. Faz parte dos Grupos de Pesquisas GP Lin/UNIFAL-MG e Discurso, Sujeito e Sociedade/UNICAP-PE. Pesquisador Associado ao Projeto PAINTER-FAPEAM, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM, ICN, Benjamim Constant-AM). Autor das obras: Português instrumental (2013) – Ler e gostar de ler: isso é coisa que se aprende (2016) – Análise do Discurso Francesa: afinidades epistêmicas franco-brasileiras, V. 1 e 2 (2016-2018) – Coleção ciência aberta, Vol. 1-22 (2011-2022) – Povos e comunidades tradicionais, V. 1 e 2 (2017-2019) – Gramática: compreender & comunicar (2020). Tem experiências de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Estudos da Linguagem; Educação; Gênero; Povos e Comunidades Tradicionais. Pesquisador, escritor, músico e poeta.