Capa do livro: PROFISSIONALIZAÇÃO DO ENSINO E EXERCÍCIO PROFISSIONAL NAS ÁREAS DA EDUCAÇÃO E SAÚDE<br>a análise de práticas como proposta <br>Coleção Docência, formação de professores e práticas de ensino <br>VOLUME 7

PROFISSIONALIZAÇÃO DO ENSINO E EXERCÍCIO PROFISSIONAL NAS ÁREAS DA EDUCAÇÃO E SAÚDE
a análise de práticas como proposta
Coleção Docência, formação de professores e práticas de ensino
VOLUME 7

Autores: Samuel de Souza Neto - Marina Cyrino (Organizadores)

A presente obra vincula-se à Coleção “Docência, Formação de Professores e Práticas de Ensino”, sendo o n o 7; aos grupos de pesquisa (NEPEF - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física - Formação Profissional e Campo de Trabalho e DOFPPEN – Docência, Formação de Professores e Práticas de ensino), bem como ao Centro de Pesquisa Internacional sobre Formação e Profissão Docente (CRIFPE-Brasil – Centre de recherche international sur la formation et la profession enseignante). Apresenta vínculos específicos com Programas de Pós-Graduação (PPG Ciências da Motricidade e PPG Ciências do Movimento; PPG Educação) da Universidade Estadual Paulista – campus Rio Claro; Agências de Fomento: CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; e Universidades (Universidade de Montreal, UFSCar, UNIR, UFMT, UFC, UNESP/RC, UNESP/PP, UNICAMP, UDESC, UERJ, Unieduk, FHO-Uniararas etc.). Assim, o leitor encontrará textos que de alguma forma possam trazer experiências de análise de práticas de diferentes profissionais, os quais se utilizam da reflexão crítica (SMYTH et al., 1999) como principal instrumento, assim como capítulos teóricos, conceituais e reflexivos que contribuem com o dimensionamento desse termo.

Impresso
de R$ 92,36 por
R$ 71,04
Digital
de R$ 89,00 por
R$ 53,28

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3551-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-3550-2
DOI: 10.24824/978652513551.9
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 330
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PROFISSIONALIZAÇÃO DO ENSINO E EXERCÍCIO PROFISSIONAL NAS ÁREAS DA EDUCAÇÃO E SAÚDE<br>a análise de práticas como proposta <br>Coleção Docência, formação de professores e práticas de ensino <br>VOLUME 7
ANDREZA NADAI MOMESSO
Mestranda em Ciências do Movimento pela Unesp/Rio Claro. Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Metodista de Piracicaba (2014) e Especialização em Fisioterapia Musculoesquelética pelo Centro Universitário Hermínio Ometto (2018).

BEATRIZ CRISTINA DE OLIVEIRA
Docente do Centro Universitário Hermínio Ometto – FHO/UNIARARAS. Mestra em Psicologia como Profissão e Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas (2018). Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Hermínio Ometto de Araras – FHO/UNIARARAS (2015). Realiza segunda graduação em Pedagogia pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo – UNIVESP (2018-2022).

CECÍLIA BORGES
Professora titular na Universidade de Montréal (Canadá), Departamento de Psicopedagogia e Andragogia da Faculdade de Ciências da Educação. Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (1986). Mestra em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e Doutora em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002).

DIJNANE VEDOVATTO
Professora Adjunta na Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Metodologia do Ensino. Licenciada em Educação Física pela UFSCar. Mestra e doutora em Educação pela UFSCar e Pós-Doutora na Unesp/Rio Claro e na Universidade de Montréal (Canadá).

FRANCIELEN IRENE FERREIRA
Professora do ensino médio e técnico do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, das disciplinas de Educação Física e Artes nas ETECs de Santa Cruz do Rio Pardo (Orlando Quagliato), de Ipaussu, SP (Prof. Pedro Leme Brisolla Sobrinho) e Piraju (Waldyr Duron Junior). Possui Licenciatura em Educação Física (2007) e Especialização em Fisiologia do Exercício Físico (2008), ambos pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. Mestranda em Ciências do Movimento. Tutora presencial dos cursos de Licenciatura e Bacharelado pela Anhanguera UNIDERP – Pólo Santa Cruz do Rio Pardo, SP.

HEITOR PERRUD TARDIN
Mestrando em Ciências do Movimento na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Presidente Prudente). Licenciado e Bacharel em Educação Física pela Unesp/Presidente Prudente. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Física: Formação Profissional e Campo de Trabalho (NEPEF-FPCP/ UNESP-RC).

JANAÍNA DA SILVA FERREIRA
Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), junto ao Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). Doutoranda em Ciências da Motricidade na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/RC; Mestra em Educação e Graduação em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ; É membro do Grupo de Pesquisa em Pedagogia de Educação Física e Esporte (GPPEFE/UFRRJ), do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Física: Formação Profissional e Campo de Trabalho (NEPEF-FPCP/ UNESP-RC) e do Centre de recherche international sur la formation et la profession enseignante – Brasil (CRIFPE-Brasil).

JOSUÉ JOSÉ DE CARVALHO FILHO
Professor Adjunto do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia, Campus Porto Velho, RO. Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/RC (2021). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2015). Graduado em Pedagogia (UNINTER, 2017). Licenciatura em Educação Física (UNIR, 1997) e Bacharelado em Direito (FARO, 2005). Vice-líder do grupo de Pesquisa Práxis da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Pesquisador do Centre de recherche international sur la formation et la profession enseignante – Brasil (CRIFPE-Brasil) e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física e Formação Profissional e Campo do Trabalho (NEPEF-FPCT/UNESP). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Docência, Formação de professores e práticas de ensino (UNESP).

LARISSA CERIGNONI BENITES
Professora na Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC vinculada ao Centro de Ciências da saúde e do esporte-CEFID e credenciada no Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas e Educação-FAED/UDESC na linha de pesquisa Políticas Educacionais, Ensino e Formação. Possui graduação em Licenciatura em Educação Física, Mestrado e Doutorado, em Ciência da Motricidade, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. É membro do Laboratório de Pesquisas em Práticas Pedagógicas da Educação Física- LAPRAPEF (UDESC/CEFID), do Núcleo de Pesquisas em Educação Física – NEPEF (UNESP/RC), do Docência, Formação e Práticas de Ensino- DOFFPEN (UNESP/RC) e Centre de recherche international sur la formation et la profession enseignante – Brasil (CRIFPE-Brasil).

LETÍCIA CRISTINA GONÇALVES
Supervisora de estágio do curso de Biomedicina FHO-Uniararas. Biomédica habilitada em Análises Clínicas, Biologia Molecular, Toxicologia e Análises Ambientais. Mestra e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular-Instituto de Biociências Unesp Rio Claro, SP.

LIANA LIMA ROCHA
Professora de educação física da rede pública estadual em Fortaleza. Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Ceará.

LUCIANA VENÂNCIO
Professora adjunta no Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará e no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordenadora do programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF – Polo 14 – UFC). Licenciada em Educação Física pela Unesp/Rio Claro. Mestre em Ciências da Motricidade na Unesp/Rio Claro. Doutora em Educação – Unesp/Presidente Prudente. Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe.

LUIZ GUSTAVO BONATTO RUFINO
Professor de Educação Física da rede pública municipal de Paulínia (SP). Docente da Unifaj – Jaguariúna e Unimax – Indaiatuba. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF – Polo 3 – Unesp/Rio Claro) como professor e orientador de mestrado profissional. Bacharel (2010) e Licenciado (2013) em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista, UNESP Rio Claro e em Pedagogia (2020). Mestre pelo Programa Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, área de concentração “Tecnologia nas Dinâmicas Corporais” (2012). Doutor (2018) em Ciências da Motricidade pela UNESP Rio Claro.

LUIZ SANCHES NETO
Professor adjunto no Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará e no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Vice coordenador do programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF – Polo 14 – UFC). Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade de São Paulo. Mestre e Doutor em Ciências da Motricidade pela Unesp/Rio Claro. Pós-Doutor em Educação pela Unesp/Rio Claro.

MARCOS GODOI
Professor Adjunto da Universidade Federal do Mato Grosso. Licenciado em Educação Física (1999) e mestre em Estudos de Linguagem (2006) pela UFMT. Doutor em Ciências da educação pela Universidade de Montréal (2017). Pesquisador do grupo de pesquisa Corpo, Educação e Cultura (COEDUC/UFMT), do Grupo de estudos e pesquisas em Educação Física no Ensino Médio Profissionalizante (GEPEFEP/IFMT) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Formação Profissional e Campo de Trabalho (NEPEF/UNESP Rio Claro). Pesquisador do Centre de recherche international sur la formation et la profession enseignante – Brasil (CRIFPE-Brasil).

MARINA CYRINO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Mestrado em Educação (2012) e Doutorado em Educação (2016) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp/Rio Claro, com período sanduíche na Université de Montréal (Canadá). Prêmio Programme des futurs leadres dans les Amériques (PFLA)/Université de Montréal. Pós-doutoranda em Educação pela Unicamp. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Docência, Formação de Professores e Práticas de Ensino – DOFPPEN” e do Centre de recherche internacional sur la formation et la profession enseignant – (CRIFPE-Brasil).

REGINA ZANELLA PENTEADO
Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP/Rio Claro. Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP/Rio Claro (2017). Doutorado em Saúde Coletiva pela Faculdade de Saúde Pública FSP/USP (2003). Mestrado em Saúde Coletiva pela FSP/USP (2000). Graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990).

RENER VICTOR OLIVEIRA DE SOUZA
Professor de educação física da rede privada em Quixadá, CE. Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário Católico de Quixadá (Unicatólica). Especialista em Gestão Educacional. Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SAMUEL DE SOUZA NETO
Professor Livre-Docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista – UNESP/Rio Claro (RC). Doutorado em Educação – FE-USP (SP). Mestrado em Educação – UFSCar (SP). Professor do PPG-Ciências do Movimento (UNESP, 2001...) e PPG-Educação. Graduação em Educação Física e Pedagogia – PIME-Assis (SP) e Graduação em Letras – UNESP-Assis (SP). Pós-Doutorado – Centre de recherche interuniversitaire sur la formation et la profession enseignant – (CRIFPE) – Université de Montréal (Canadá). Pesquisador Internacional do CRIFPE/Canadá; membro do GT8 – Formação de Professores da ANPED, membro do GT – Formação Profissional e Mundo do Trabalho do CBCE e da Rede Francófona para o Saber – Sociedade Científica (ACFAS – 2015...). Pesquisador do NEPEF: FPCT. Pesquisador do DOFPPEN (Docência, Formação de Professores e Práticas de Ensino). Pesquisador do Centre de recherche international sur la formation et la profession enseignant – (CRIFPE-Brasil).

TAMARA ARETTA MAURBERG TECHE DE FARIAS
Professora da Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação de Pirassununga (FATECE), no curso de Pedagogia, no Centro Universitário Paulista (UNICEP) no curso de Pedagogia e Educação Física, bem como na Força Aérea Brasileira, atuando no Magistério do Desporto Superior (MDS). Professora do Centro Educacional SESI 390 em Pirassununga, nas disciplinas de Cultura Corporal Esportiva e Educação Física. Magistério no Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento – CEFAM (2001), Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Camilo Castelo Branco (2006) e Graduação em Pedagogia (Licenciatura Plena). Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP (2017). Doutoranda em Educação na Universidade Estadual Paulista (UNESP).

TAYNARA FRANCO DE CARVALHO
Professora de Educação Física da rede pública municipal de Mogi Mirim (SP). Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP – Rio Claro, SP). Pedagogia pela Universidade Santo Amaro (UNISA – São Paulo). Mestrado em Ciências da Motricidade (UNESP – Rio Claro/SP). Doutoranda em Educação da UNESP (Rio Claro, SP). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física – Formação Profissional e Campo de Trabalho (NEPEF-FPCT).

VANESSA SANTOS GOMES DE MORAES
Professora de educação física da rede pública municipal de Fortaleza. Licenciada em Educação Física pela Faculdade Católica do Ceará. Especialista em Educação Física Escolar.