Capa do livro: PALAVRAS SENTIDAS<br>educação de surdos, cultura, política, tradução e terminologia

PALAVRAS SENTIDAS
educação de surdos, cultura, política, tradução e terminologia

Autores: Margarida Maria Pimentel-Souza - Andre Ribeiro Reichert (Orgs.)

Ao lançarmos olhares sobre os capítulos desta obra, vemos que seus autores propalam mensagens verdadeiramente novas sobre a cultura surda, principalmente em seu ponto que mais a representa: a Língua de Sinais, conduzindo a novas interpretações e novos achados promissores.
Não é por menos que os organizadores deste livro tiveram a feliz iniciativa de reunir autores que abordam questões afins, os quais identificam os acontecimentos na essência das experiências vividas por surdos e surdas, em que suas identidades e personalidades, marcadas por signos e significados, desencadeiam discussões sobre a vida surda e resistem à exclusão social e etnocídio cultural. É com razão que a Pedagogia Surda é empoderadora! Ela ajuda a pensar muito além do que é costumeiro pensar. Ela indica à pessoa que “se sirva da visão” para a compreensão do mundo, das situações cotidianas e de suas interações.
Se posso falar assim sobre este livro é porque vivo a experiência de ser Surda e de compartilhar desta inquietude a que estamos sujeitos por sermos Surdos. Então, este é um livro adequado para ler o novo, que vai sendo colocado por novos autores acadêmicos, dedicados e apaixonados pela continuidade da descoberta de um mundo novo dos Surdos e para os Surdos.

Gladis Perlin

Impresso
de R$ 77,87 por
R$ 59,90
Digital
de R$ 77,87 por
R$ 54,51

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3531-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-3528-1
DOI: 10.24824/978652513531.1
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 188
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PALAVRAS SENTIDAS<br>educação de surdos, cultura, política, tradução e terminologia

ANDRE RIBEIRO REICHERT

Identidade Surda. Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduado em Pedagogia com ênfase em Orientação Educacional pela Universidade Luterana do Brasil; Atuou como Consultor Educacional da Educação Bilíngue na Secretaria de Modalidade Especializadas de Educação do Ministério da Educação em Cooperação técnica com a UFSC/SEMESP/MEC. Ingressou na Universidade de Santa Maria, adquirindo sua redistribuição para Universidade Federal de Santa Catarina, onde atua nas áreas correlatas aos Cursos de Letras Libras/UFSC. Coordenou o Curso Letras Libras EaD; Participa do Projeto de Pesquisa sobre Políticas da Tradução, formação e profissionalização de intérpretes de língua de sinais na esfera jurídica . Possui experiência na área de Educação para Surdos, desde educação básica até o ensino superior, enfocando a Educação Bilíngue. Contribui com a Diretoria de Políticas Educacionais e Linguísticas da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos - Feneis.

 

ADRIANA MOREIRA DE SOUZA CORRÊA

Identidade “Aliada”. Professora de Libras da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Mestra em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN e graduada em Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. e participa do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Objetos Virtuais de Aprendizagem – GEDOVA/UFCG.

 

ANA CAROLINA LOVO VIANNA

Identidade Surda. Professora do departamento de Libras da UNIR. Mestranda em Letras pela Universidade Federal de Rondônia graduada em Pedagogia pela Faculdade de Porto Velho - FIP / OBJETIVO e Letras Português pela UNINTER (2019). Especialização em Libras e Educação de Surdos (UNIRON). Tem experiência na área de Educação de Surdos e ensino de LIBRAS por mais de 10 anos no estado de Rondônia (SEDUC). Primeira professora surda alfabetizadora de crianças surdas no estado. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural da Unir (GPEI).

 

ARIANA BOAVENTURA

Identidade “Aliada”. Professora da disciplina de Libras nas graduações e disciplinas de práticas de Tradução e Interpretação no curso de Letras Libras da Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Doutoranda em Linguística da UNEMAT 2021; Mestra em História e Estudos Culturais pela UNIR; Graduada em História pela UNIR; Especialização em História Regional, em Libras pela Uniron e em Artes Visuais pelo SENAC/MT. Tem experiência na área de Educação de Surdos, como professora no Centro de Educação Especial do Estado (Cene); Presidente fundadora da Associação de Interpretes, Professores, Parentes e Amigos de Surdos de Rondônia (APPIS/RO). É Intérprete tradutora da Associação dos Surdos de Porto Velho (ASPVH) desde sua fundação. Artista associada a Associação Coletivo Madeirista (ACME); Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Filologia e Modernidades da UNIR.

 

CAUÊ JUCÁ FERREIRA MARQUES

Identidade “Aliada”. Professor de Libras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade do Maciço de Baturité (FMB); Graduado em Letras – Libras pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Tradutor e Intérprete de Libras/Língua Portuguesa; Membro do Grupo de Pesquisa Educação para as Diferenças e os Estudos Surdos na Perspectiva Interdisciplinar – GEDESPI/CNPq/UFC. Áreas e foco de atuação: Ensino de Libras como L2; Metodologias Ativas; Avaliação da Aprendizagem; Estudos Surdos.

 

EDNÉIA BENTO DE SOUZA FERNANDES

Identidade “Aliada”. Mestre em Letras pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Graduada em História e em Letras Libras pela UNIR; Atuou como professora bilíngue para surdos em Porto Velho nas disciplinas de história, filosofia e sociologia. Atualmente é Tradutora e Intérprete de LIBRAS no quadro efetivo da UNIR e como professora credenciada no Departamento Acadêmico de Ciências da Educação da mesma Universidade. Faz parte do grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão sobre o Estado e Território na Fronteira Amazônica – GEPE-Front, do grupo de pesquisa Filologia e Modernidades e do grupo Pesquisador em Educação Intercultural ambos da Universidade Federal de Rondônia.

 

EGLE KATARINNE SOUZA DA SILVA

Identidade “Aliada”. Mestra em Sistemas Agroindustriais no Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais - PPGSA da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Especialista em Química Tecnológica e Meio Ambiente, e Docência do Ensino Superior. Licenciada em Química pela UFCG. Participa do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Objetos Virtuais de Aprendizagem – GEDOVA.

 

ELTON JOHN DE ALMEIDA SILVA

Identidade Surda. Graduado em Letras-Português e suas Literaturas; e em Letras-Libras pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Pós-graduando em Educação Bilíngue para Surdos pela Uníntese.

 

FRANCISCA ALDENISA PEIXOTO DA SILVA

Identidade “Aliada”. Professora e Intérprete de Libras no Centro Universitário Católica de Quixadá-Unicatólica. Graduada em Letras Libras - Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Especialista em Libras, Educação Inclusiva, área Educação, pela Universidade Cidade de São Paulo – Unicid; Especialização em Educação Global, Inteligências Humanas e Construção da Cidadania, pela Faculdade de Ensino Superior do Nordeste; Tutora docente na disciplina Libras do Instituto UFC Virtual; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa e Laboratórios de Terminologia Rede Surdos.

 

FRANCISCO RAIMUNDO HOLANDA VASCONCELOS

Identidade Surda. Graduado em Letras/Libras pela Universidade Federal do Ceará - UFC desde 2018. Especialista, em 2020, em Tradução e Interpretação de Libras/IISCA no setor do Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultural e Artes - IISCA, situada na UFCA Campus Juazeiro do Norte. IISCA realizada pela Universidade Federal do Cariri - UFCA, na capital do Ceará. Têm experiência em várias áreas relacionada a LIBRAS, com ênfase na Língua Brasileira de Sinais - Libras. Foi membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Laboratórios de Terminologia Rede Surdos.

 

FRANCISCO SANDRO QUINTELA DE MELO

Identidade Surda. Professor de Libras em escolas bilíngues da rede pública de educação básica no estado do Ceará. Especialização em Libras. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e em Licenciatura em Letras/Libras pela Unisselvi.. Designer de quadrinhos, com experiência como desenhista na equipe de Maurício de Sousa. Artesão e Chef de cozinha vegana. Foco de trabalho e estudo: Artes; Libras; Culinária. Foi membro do Grupo de Estudos, Pesquisas e Laboratórios de Terminologia Rede Surdos.

 

FRANCISCO SÉRVULO GOMES LIMA

Identidade Surda. Professor do Magistério Superior na Universidade Federal do Ceará - UFC. Especialista em Libras: tradução e docência pela Faculdade 07 de Setembro (2016). Possui graduação em Licenciatura em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina; Membro do Grupo de Estudos, Pesquisas e Laboratórios de Terminologia Rede Surdos.

 

GLADIS TERESINHA TASCHETTO PERLIN

Identidade Surda. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Licenciatura em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1987). Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e Pós Doutorada em Educação (2014) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Surdos, atuando principalmente seguintes temas: Surdez e diferença, Cultura, Educação e Identidade.

 

INDIRA SIMIONATTO STEDILE ASSIS MOURA

Identidade Surda. Professora efetiva na Universidade Federal de Rondônia. Doutoranda em Estudos de Processos Linguísticos pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Mestra em Letras pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR (2018). Graduação em Sistema de Informação pela Universidade Potiguar-UnP (2008). Pesquisadora do Grupo Pesquisador em Educação Intercultural (GPEI) da UNIR.

 

ITALLO FERNANDES CARVALHO

Identidade “Aliada”. Professor de Geografia da rede particular de ensino em Fortaleza-CE. Especialista em Libras pelo Centro Universitário Faveni. Graduado em Letras - Libras pela Universidade Federal do Ceará. Graduado em Geografia - Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará.

 

JOÃO BATISTA ALVES DE OLIVEIRA FILHO

Identidade Surda. Professor do Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultural e Artes - IISCA da Universidade Federal do Cariri – UFCA. Mestre na área de Letras abordando a questão da semiótica pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Especialização em Libras: docência e tradução pela Faculdade Sete de Setembro-FA7. Graduado em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFCS/UFC. Têm experiência em várias áreas relacionadas à LIBRAS e à Surdez e especialmente na área de Literatura, com ênfase na Língua Brasileira de Sinais – Libras e no gênero Quadrinhos e Animação. Possui a habilidade de produzir a Escrita de Sinais (SW).

 

JOSÉ ARNOR DE LIMA JÚNIOR

Identidade Surda. Professor de Libras da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE Campus Recife/PE Mestrando em Educação pelo Programa Pós-graduação em Educação - PPGEdu da UFPE, Possuo graduação de Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Natalense de Educação Superior – INAES (2008) e Licenciatura em Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2010) e Atualmente é e participar como membro pesquisador do Grupo de Pesquisa: Instrução em Libras como L1 e L2 - GELIL2.

 

MARDÔNIO DOS SANTOS AGUIAR DE OLIVEIRA

Identidade Surda. Professor Efetivo do Magistério Superior Federal e Coordenador de Coordenação do Curso de Licenciatura em Letras Libras do lotado no Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes (IISCA) da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri (URCA). Possui Especialização em Língua Brasileira de Sinais: Docência pela Universidade Federal do Vale São Francisco (UNIVASF em Petrolina. Graduado em Licenciatura em Letras Libras. Foi tutor na disciplina Libras do Instituto UFC Virtual/UAB. Foi professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Ceará. Foi Conselheiro Titular da Câmara da Graduação (Prograd). Atualmente Conselheiro Titular do IISCA, Conselheiro suplente do Conselho Universitário - CONSUNI da UFCA. tem interesse de pesquisa nos seguintes temas: Libras, Educação de Surdos, Classificadores de Libras, Preconceitos Linguísticos em Libras, Estratégias de Tradução e Interpretação de Libras/LP e Gramática da Libras.

 

MARGARIDA MARIA PIMENTEL-SOUZA

Identidade “Aliada”. Professora Adjunto da Universidade Federal do Ceará. Doutora e Mestre em Educação (PPGE/Faced/UFC). Especializações em Educação Especial e Administração Escolar (UVA). Graduada em Licenciatura em Letras Libras (UFSC/UFC); Bacharelado em Geografia e Licenciatura em Geografia (UECE). Certificação de Proficiência no uso e no ensino da Língua Brasileira de Sinais para o nível superior (MEC/UFSC) e na Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais-Libras/Língua Portuguesa-Prolibras Nível Superior (MEC/INES/UFSC). Coordenadora do Grupo de Estudos, Pesquisas e Laboratórios em Terminologias em Libras Rede Surdos/UFC e do site https://redesurdosce.ufc.br. Foi coordenadora do Curso de Pedagogia (Faced/UFC). Foi Diretora Geral do Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES) / Centro de Capacitação e de Atendimento às Pessoas Com Surdez (CAS) em Fortaleza/CE, contribuindo para o redimensionamento dessas Instituições numa perspectiva bilíngue e implantação do Ensino Médio. Tradutora e Intérprete de Libras-Português. Áreas e foco de atuação: Lexicologia e Terminologia em Libras; Ensino de Geografia, Educação Bilíngue para Surdos; Educação Especial e Inclusão; Interações; Libras Presencial e EaD. Participa e desenvolve atividades no campo de terapias integrativas e complementares em saúde (PICS), com foco nas Pessoas Surdas: Reiki, Constelação Sistêmica Familiar, Biodança, Danças Meditativas e Circulares, entre outras.

 

MARIA JOANA JUCÁ FERREIRA

Identidade “Aliada”. Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Vale do Acaraú - UVA. Arteterapeuta pela Faculdade Plus. Atuou como professora de Língua Portuguesa do Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES) no período de 2009 a 2013. Professora consultora voluntária nos estudos de laboratórios terminológicos do Projeto de Extensão e Pesquisa Rede Surdos–UFC.

 

MESSIAS RAMOS COSTA

Identidade Surda. Professor da Universidade de Brasília – UnB, em Brasília – DF. Licenciado em Pedagogia e em Letras-Libras; Mestre e Doutor em Linguística na Universidade de Brasília, com pesquisa no Brasil e em Portugal (Lisboa, Coimbra e Porto). Foi Colaborador Técnico da DIPEBS/MEC. Sua experiência profissional abrange a educação básica e o ensino Superior. Defensor da comunidade surda de Brasília, foi diretor de Política Educacional e Linguística na Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos-Feneis/DF. Criador do Projeto Enciclolibras/EncicloSigns. Atualmente, é membro do Conselho consultivo do “Meu Sinalário”.

 

MICHELLE ARRAIS GUEDES

Identidade Surda. Docente de Licenciatura de Letras/Libras no Instituto Federal do Ceará – IFCE, Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Estudo da Tradução – Poet na Universidade Federal do Ceará – UFC, Especialista em Docência em ensino: Libras e tradução no Centro Universitário 7 de Setembro - UNI7 e Licenciada em Letras/Libras na UFSC no polo UFC

 

RUNDESTH SABOIA NOBRE

Identidade Surda. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú - UVA. Graduado em Letras/Libras (EaD) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC / pólo Universidade Federal do Ceará - UFC Mestre em Linguística no PGL da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, onde meu objeto de pesquisa foi a escrita de sinais na Libras. Docente das disciplinas de Língua Brasileira de Sinais, Escrita de Sinais ofertados nas licenciaturas e no curso Letras Libras. Lotado no Departamento de Letras/Libras e Estudos Surdos- Delles / Centro de Humanidades - CH1 / UFC Tenho interesse nas áreas de Linguística das Línguas de Sinais, Linguística Aplicada às Línguas de Sinais, Tradução para Línguas de Sinais, Escritas de Sinais, Lexicografia e Línguas de Sinais, Ensino de Libras e Educação de Surdos. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa e Laboratórios de Terminologia Rede Surdos.

 

SÉDINA DOS SANTOS JALES FERREIRA

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN; Graduada em Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Natalense de Educação Superior (2008), Licenciatura em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2010) e Pós-Graduada em Libras: docência, tradução/interpretação e proficiência (2012).