Capa do livro: INTERDISCIPLINARIDADE<br>tecitura de saberes e identidades

INTERDISCIPLINARIDADE
tecitura de saberes e identidades

Autores: João Lanzellotti Neto (Coordenador) - Márcia do Socorro Coêlho de Oliveira - José Geraldo Corrêa - Fernanda de Fátima Fernandes Pereira - Ana Paula Menezes Andrade (Organizadores)

Os autores e autoras que aqui expõem suas pesquisas são, em sua maioria, oriundos do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes, da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), sediada em Duque de Caxias, Baixada Fluminense, do Rio de Janeiro, e suas concepções trazem marcas deste tempo/lugar em que vivem e convivem entre si e com a pesquisa científica, apesar de volverem seu olhar peculiar para as questões relativas à interdisciplinaridade, tendo em vista sua formação acadêmica-profissional ter se dado em campos de conhecimentos diferentes uns dos outros. Este é um grupo heterogêneo que se une com o objetivo de compor uma obra que esclareça que o saber e o conhecer não são movimentos isolados / fragmentados e que, por esse motivo, estando todos aprendendo a todo tempo na vida, é mister mostrar como estas aprendizagens acontecem, ainda que sob um ângulo exclusivo.

Daniele Ribeiro Fortuna

Impresso
de R$ 59,80 por
R$ 46,00
Digital
de R$ 54,00 por
R$ 34,50

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3497-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-3498-7
DOI: 10.24824/978652513497.0
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 152
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

INTERDISCIPLINARIDADE<br>tecitura de saberes e identidades
COORDENARDOR
JOÃO LANZELLOTTI NETO
É Doutor em Humanidades Culturas e Artes; cursou o PPHCA pela UNIGRANRIO. Mestre em Desenvolvimento Local, pela UNISUAM, com ênfase em Educação Ambiental com ênfase à Interdisciplinaridade, Conscientização e Sustentabilidade, na área de Educação: Gestão Educacional e Políticas Públicas. Administração, Supervisão & Gestão Escolar; Orientação Educacional e Psicopedagogo clínico e institucional. Desenvolve projetos nas áreas de Preparação para o Trabalho e Geração de Emprego e Renda. Especialista em Metodologia do Ensino e Metodologia do Trabalho Científico. É graduado em Ciências Físicas com habilitações em Ciências e Matemática pela Universidade Castelo Branco. É Professor de Matemática, aposentado, na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Professor de Ciências e Matemática na rede Estadual de Ensino/ SEEDUC – RJ. Atualmente, em exercício no CIEP 326 Professor Cesar Pernetta, Rio de Janeiro – Maré, na função de Diretor Geral.

ORGANIZADORES
MÁRCIA DO SOCORRO COÊLHO DE OLIVEIRA
Doutoranda em Humanidades, Culturas e Artes, pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). Mestra em Letras (PROFLETRAS-2016), pela Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT) – Campus Universitário de Sinop-MT. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura e em Arte & Educação, pela UNIASSELVI e em Metodologia do Ensino da Língua Espanhola, pela FTC. Graduada em Letras/Inglês, pela Universidade Federal do Pará – UFPA (2016), em Artes Visuais, pela UNIASSELVI (2013) e em Letras/Português, pela Universidade Federal do Pará – UFPA (2004). Atuação docente na área de Linguagens, com ênfase em Linguística Aplicada, Variação Linguística, Língua Portuguesa, Inglesa, Espanhola, Literatura Brasileira, Portuguesa e Artes Visuais. Pesquisadora de Sociolinguística Variacionista, Formação de Professores de Língua Portuguesa e Letramento Digital Docente.

JOSÉ GERALDO CORRÊA
Doutorando em Humanidades, Culturas e Artes pela Universidade do Grande Rio – UNIGRANRIO (2020/24). Mestre em Administração pela – UNIGRANRIO (2015/17). Especialista em Gestão Empresarial pela FGV (1999) e em Pedagogia Empresarial, pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (1989). Graduado em Direito, na UNIFEMM – Centro Universitário de Sete Lagoas (1993), Ciências Contábeis e Administração – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1985/1986). Atuação em grandes empresas multinacionais em atividades de gestão e estratégia de recursos humanos, professor de graduação e pós-graduação em Administração de Empresas e Gestão de Recursos Humanos.

FERNANDA DE FÁTIMA FERNANDES PEREIRA
Graduada em Letras (Português-Inglês-Literaturas) pela UFRJ;?graduada em Direito pela UNESA.?Especialista em Docência Superior?(UCAM)?e Responsabilidade Civil e Direito do Consumidor?(UNESA). Mestra em Ciências Pedagógicas pelo ISEP e em Humanidades, Culturas e Artes, pela UNIGRANRIO. Doutoranda no PPGHCA da UNIGRANRIO.?? Atualmente, trabalha como professora na SEEDUC – RJ e na FAETEC – CVT, Quintino, e dá aulas de Língua Inglesa, Didática e Literaturas Inglesa e Americana, para o curso de formação de professores no CCAA – Rio de Janeiro.?

ANA PAULA MENEZES ANDRADE
Bolsista Capes. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes (PPGHCA-UNIGRANRIO). Mestra em Ensino em Educação Básica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2018). Pedagoga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e especialista em Supervisão Escolar pelo Instituto Signorelli (2007). Atualmente é Professor II na Rede Municipal de Duque de Caxias, tendo sido membro da equipe de Professores Redatores do Processo de Reestruturação Curricular da mesma rede de ensino de setembro/2019 a dezembro/2020. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, Alfabetização, Ensino e Gestão Escolar. Ex-professora da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Com experiência na Orientação Pedagógica na Prefeitura da Cidade de São João de Meriti e na Inspeção Escolar na SEEDUC – RJ na Coordenadoria Regional da Região Metropolitana V. Estuda temas relacionados ao currículo da alfabetização, narrativas, formação docente e ensino-aprendizagem das crianças da classe popular

AUTORES
ALEXANDRE DE JESUS PEREIRA
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da Universidade do Grande Rio – UNIGRANRIO. Concluiu, em 2016, o Mestrado Profissional Multidisciplinar em Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário Augusto Motta – UNISUAM, cuja pesquisa envolveu a implementação de uma horta escolar como ferramenta interdisciplinar de Educação Ambiental e de Desenvolvimento Sustentável na Educação Básica. Especialista em Gestão pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID. Especialista em Orientação e Supervisão Escolar pela FAVENI. Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário Augusto Motta (2012). Atuou como diretor geral de uma escola pública de Educação Básica do município de Duque de Caxias. Possui experiência na área de Educação, como diretor geral e adjunto, coordenador de projetos e professor.

FÁBIO NARDUCHI DE PAULA
Doutorando do Programa Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da Universidade do Grande Rio – UNIGRANRIO (Bolsista da Capes). Especialista em Língua Portuguesa. Especialista em Supervisão e Orientação Educacional. Especialista em Gestão Educacional. É graduado (Licenciatura/Bacharelado) em Educação Física (CREF: 028295-G/RJ). Atua na Gerência de Educação (GED) da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (2ª CRE). Estudou Danças Clássicas na Escola Estadual de Danças Maria Olenewa (Teatro Municipal do Rio de Janeiro). Atuou no Projeto Dançando na Escola para não Dançar na Vida, entre os anos de 2010 e 2012, no município de Macaé-RJ, ministrando aulas de Ballet Clássico e Jazz a crianças e jovens da rede pública desse município, onde entrou por concurso público de provas e títulos. Ganhador do prêmio Iniciação Científica, no Congresso Carioca de Educação Física, em 2018, por um dos artigos publicados e apresentados.

LEILA LOPES DE AVILA
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Cultura e Artes (PEGHCA) da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). Mestra em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Graduação em Pedagogia pela FEBF/UERJ. Pós-Graduação em Administração Escolar pela UNIG e Pós-graduação em educação de surdos pela UERJ. Membro do Grupo de pesquisa: Imagem, Memória, Narrativa e Oralidade (IMAGEMNO/UNIGRANRIO). Membro do Grupo de Pesquisa: Observatório de Educação Especial e Inclusão escolar (ObEE/UFRRJ). Professora especialista (aposentada) da Coordenadoria de Educação Especial da Secretaria de Educação de Duque de Caxias. Orientadora Educacional da Escola M. José Mariano dos Passos da Secretaria Municipal de Educação de Belford Roxo-RJ. Professora convidada da pós-graduação em educação especial – Módulo deficiência intelectual (DI) da Faculdade Souza Marques.

MÁRCIA VALES FERREIRA
Doutoranda e Mestra em Humanidades Culturas e Artes pela UNIGRANRIO – RJ. Psicopedagoga Institucional e Clínica e pós-graduada em Educação Especial e especialista em Educação Especial – Desafios e Ações Pedagógicas pela Faculdade São Judas Tadeu RJ. Pós-Graduada em Educação Infantil e especialista em Educação Especial e Inclusiva na Educação Infantil pela UCAM\AVM. Pós-Graduada em Terapia de Família pelo Curso Logos: Psicologia e Estudos da Família e pela UCAM. Pedagoga pela UFF. Atua como Orientadora Educacional nas Redes Municipais de Duque de Caxias e São João de Meriti. Ampla experiência na área de educação no que tange a implementação do currículo inclusivo e Educação Infantil.

MARIA APARECIDA DOS SANTOS SIQUEIRA
É Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Humanidades Culturas e Artes da UNIGRANRIO. Mestra em Desenvolvimento Local com ênfase à Educação, Trabalho, Geração de Emprego e Renda pela UNISUAM. Graduada em Pedagogia pela mesma universidade. Especialista em Pedagogia na área de Supervisão Escolar e Psicopedagogia Clínica e Institucional. Professora e tutora na mesma universidade, onde leciona as disciplinas pedagógicas nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação.

NYCOLE SEQUEIRA DE LANNA
Doutoranda em Humanidades, Culturas e Artes pela Universidade do Grande Rio – UNIGRANRIO (desde 2020). Mestra em Humanidades, Culturas e Artes pela Universidade do Grande Rio – UNIGRANRIO (2016). Possui Graduação em Pedagogia Pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007). Graduação em Letras – Português/ Literaturas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2014). Atua como Inspetora Escolar na Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (desde 2009) e Supervisora Educacional na Secretaria Municipal de Educação de Belford Roxo (desde 2012). Experiência na área da Educação com ênfase em Infância e Tecnologia.

PATRÍCIA RODRIGUES ROCHA
Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da Universidade do Grande Rio (PPGHCA/UNIGRANRIO – RJ). Pós-Graduada em Metodologia do Ensino de 1º e 2º graus e Pedagoga com Licenciatura no Magistério de Matérias Pedagógicas e Orientação Educacional pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ). Orientadora Pedagógica na Rede Municipal de Ensino de Nova Iguaçu-RJ. Vice-diretora de escola pública do município de Duque de Caxias.

VANESSA FIGUEIREDO DE SOUZA DE ALCANTARA
Advogada atuante na área de família. Professora de Ensino Fundamental e Universitária. Trabalha na rede Pública Municipal de Educação do RJ e no Estado do RJ na função de instrutora/civil da PMERJ-CEFAP, desde 2013, pelo programa Banco de Talentos. Mestra em Letras e Ciências Humanas pela UNIGRANRIO. Especialista em Direito Processual Civil, com Docência do Ensino Superior. Graduada em Direito pela Universidade Estácio de Sá – RJ. Doutoranda em Humanidades, Culturas e Artes da UNIGRANRIO. Bolsista Capes. Pesquisadora do grupo Margens CNPq.