Capa do livro: O DESENHO LIVRE E A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB O OLHAR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

O DESENHO LIVRE E A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB O OLHAR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores: Alisson da Silva Souza (Org.)

Neste livro, o professor Alisson da Silva Souza trata de uma das linguagens mais importantes no processo de desenvolvimento humano, que é a arte, em suas diferentes formas de expressão. Nessa obra, particularmente, Alisson mostra a importância do desenho livre no desenvolvimento da criança, no contexto da Educação Infantil e revela a influência direta da cultura nessa prática.
Deste modo, digo que ler essa obra não é apenas um ato corriqueiro de alguém interessado pelo tema, mas uma linda viagem no maravilhoso universo do desenvolvimento da pessoa humana durante sua infância, a base de toda sua educação. Alisson nos mostra com grande maestria a importância dessa prática, nem sempre valorizada por alguns participantes da vida cotidiana da criança, que é o desenho livre, uma linguagem rica em pormenores e que enseja diferentes temas intrínsecos à formação do futuro cidadão.

Ítalo Francisco Curcio
Professor universitário, formador de formadores, membro do Fórum Nacional de Educação - FNE

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3429-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-3430-7
DOI: 10.24824/978652513429.1
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 144
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

O DESENHO LIVRE E A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB O OLHAR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
ALISSON DA SILVA SOUZA
É Pedagogo, Psicólogo, Mestre em Educação e atualmente faz parte do Laboratório de Psicologia da Educação e Escolar (LAPEES) que pertence ao Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo, integra a linha de pesquisa que estuda as Habilidades Metalinguísticas e Aprendizagem da Leitura Escrita e Aprendizagem e Desenvolvimento em Contexto Escolar. É professor da rede pública municipal de ensino de Santo Antônio de Jesus, no estado da Bahia, possui experiência docente em Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Atualmente é coordenador pedagógico da Creche Criança Feliz I e realiza supervisão dos estagiários da área de Educação Especial do curso de Psicologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

AUGUSTO CHARAN ALVES BARBOSA GONÇALVES
Possui licenciatura em Educação Artística – Habilitação em Música pela UnB (2010), mestrado em Música (2013) e doutorado em Educação (2017), ambos pela Universidade de Brasília. Atuou como professor de música no conservatório de Música e Artes de Brasília entre 2007 e 2018. Desde 2016, é membro pesquisador efetivo do Grupo de Estudos e Pesquisas Afetos e Política vinculado ao CNPq do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (CEFOR) da Câmara Federal dos Deputados de Brasília, Distrito Federal. Atualmente é docente do Curso de Pedagogia do Centro Universitário de Brasília.

DAIANE APARECIDA ARAÚJO DE OLIVEIRA
Possui licenciatura em Pedagogia pela e Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2017). Especialista em Educação Infantil na Teoria Histórico-Cultural pelo instituto Saber. Atualmente é professora substituta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UNB). Membro do grupo GEPPE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas (CNPq). Pesquisadora da Teoria Histórico-Cultural, com ênfase nas infâncias, educação, desenvolvimento humano, arte, educação musical e práticas educativas.

GISLAINE ROSSLER RODRIGUES GOBBO
Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade do Sagrado Coração (1990), graduação em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração (2006), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – campus Marília (2011) e Doutorado em Educação Programa de Pós-Graduação Unesp-Marília (2018) sob orientação da prof.ª Dr.ª Stela Miller. Diretora de escola de Educação Infantil Sistema Municipal de Ensino Bauru-SP. Membro do GFORPE (grupo de formação dos profissionais da educação de Bauru) organizadora das orientações para os professores da primeira infância (1 a 3 anos) e do Currículo para o infantil Bebês do Município de Bauru.

LÚCIA HELENA CAVASIN ZABOTTO PULINO
Possui Graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas de Ribeirão Preto (USP, 1974), Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência (1994) e Doutora em Filosofia, ambos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2005). Fez pós-doutorado em Filosofia pela Universidade de PARIS 8 e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ, 2009-2010). Professora Associada do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, integra o Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (PGPDE/IP/UnB) e o Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania (CEAM/UnB). Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em Processos de desenvolvimento humano, Filosofia da Psicologia, Psicologia, Educação e Processos de subjetivação, Psicologia Política e Direitos Humanos.

PATRICIA LIMA MARTINS PEDERIVA
Possui Licenciatura em Música pela Universidade de Brasília (1987); Especialização em Execução Musical pela Universidade de Brasília (2000); Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2005); Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (2009); Pós-Doutorado no Departamiento de Psicologia Evolutiva y Educación de la Universidad Autónoma de Madrid, España (2015); Professora da área de Artes, do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília; Professora do PPGE-Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB. Líder do GEPPE/CNPq (Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas).

REGINA JODELY RODRIGUES CAMPOS AGUIAR
Possui Graduação em Letras e Pedagogia (2008), Professora de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) com atuação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Especialista em Educação em e para Direitos Humanos na Diversidade Cultural (UnB) e em Educação Infantil na Perspectiva Histórico-Cultural (Faculdade de Tecnologia de Palmas, 2015). Mestra em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (PGPDE – UnB, 2020). Atualmente cursa o doutorado pelo mesmo programa.

REGINA MARQUES DE SOUZA OLIVEIRA
Possui Graduação em Psicologia (1993), Mestre em Psicologia (PUC/SP, CNPq, 2003), Doutora em Psicologia (EHESS/Paris e PUC/SP, cotutela, CAPES, 2008), Pós-Doutora em Saúde Mental da População Negra e da Diáspora Africana no Brasil e na França (EHESS/Paris, CAPES, 2016), Psicoterapeuta (Instituto de Estudos e Orientação da Família/INEF/SP). Psicóloga e professora na graduação em psicologia na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/Centro de Ciências da Saúde (UFRB/CCS). Professora permanente no Mestrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade no componente Saúde Mental da População Negra e Diáspora Africana e Pensamento Racial Brasileiro na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Organizadora e Coordenadora do Curso Educação Escolar Quilombola MEC/DF e UFRB (2014/2015). Membro do Conselho Editorial da Revista Psicologia da UNESP, Coordenadora do GT Psicologia e Relações Raciais (2022-2024) da Associação Nacional de Pesquisa, Ensino e Pós-Graduação em Psicologia – ANPEPP, Coordenadora do NEPPINS/CNPq/UFRB – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Práticas Interdisciplinares em Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, certificado pelo CNPq.