Capa do livro: PROCESSOS FORMATIVOS E PESQUISA NA PERSPECTIVA CRÍTICA

PROCESSOS FORMATIVOS E PESQUISA NA PERSPECTIVA CRÍTICA

Autores: Vera Lucia Martiniak - Ana Luiza Ruschel Nunes (Orgs.)

Este livro retoma, no contexto atual, o movimento dos ensaios contra-hegemônicos que emergiram na década de 1980 com várias iniciativas teórico-críticas, buscando orientar a prática educativa. Trata-se de um conjunto amplo de 16 autores compondo uma espécie de grande mutirão intelectual-pedagógico de professores vinculados a universidades estaduais do Paraná, com epicentro em Ponta Grossa, lembrando o espírito de construção coletiva que vem incrementando o desenvolvimento da pedagogia histórico-crítica. É, de fato, uma importante iniciativa nesse contexto de reformas regressivas com ataques constantes à educação, em uma tendência crescente de subordinar a educação pública a interesses privados por meio de parcerias, terceirizações e vinculação da própria política educacional a entidades empresariais. Contrariamente a esse movimento, os textos reunidos neste livro discutem processos formativos e curriculares recorrendo a subsídios da PHC para orientar criticamente a prática educativa. Considero, pois, que com essa publicação, os professores terão à sua disposição um instrumento útil para o desenvolvimento de uma prática transformadora no interior das escolas.

Dermeval Saviani

Impresso
de R$ 94,51 por
R$ 72,70
Digital
de R$ 84,00 por
R$ 54,53

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-424-4
ISBN DIGITAL:978-65-5578-421-3
DOI: 10.24824/978655578424.4
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 250
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PROCESSOS FORMATIVOS E PESQUISA NA PERSPECTIVA CRÍTICA
ALESSANDRA BRAGA KACHINSKI DIAS
Graduada em Pedagogia e Direito, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR, e Pós-Graduação em Psicopedagogia. Pedagoga na rede estadual de ensino e professora dos anos iniciais na rede municipal de Ponta Grossa/PR.

ALEXANDRA APARECIDA RODRIGUES BIUK
Graduada em Pedagogia, pelo Instituto Superior Sant’Ana-PR, e Ciências Econômicas, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR. Pós-graduada em Gestão Escolar, com ênfase em Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar.

ANA LUIZA RUSCHEL NUNES
Graduada em Educação Artística e Artes Plásticas-UFSM/RS. Mestre em educação-UFSM/RS, doutora em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP/SP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG e atua como professora no curso de graduação em Artes Visuais na mesma instituição. Líder Grupo de Pesquisa em Artes Visuais, Educação e Cultura - GEPAVEC/UEPG/CNPq.

ANALIA MARIA DE FÁTIMA COSTA
Graduada em Pedagogia, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR, e mestre em Ensino de Ciências e Tecnologia, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UEPG/PR. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Faculdade Sant’Ana.

FLÁVIA DE PAULA VIEIRA
Graduada em Pedagogia, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR, e Direito, pelo Centro Universitário de Anápolis. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva - PROFEI/UEPG/PR. Professora nos anos iniciais da rede municipal de ensino de Ponta Grossa-PR.

ISABEL CASTILHO PALHANO
Graduada em Pedagogia, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR, mestre em Educação pela Universidade do Centro-oeste do Paraná. Doutoranda em Educação - PPGE, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR. Atualmente, é professora do magistério da rede estadual de ensino - SEEd/Paraná.

ISIS ALINE LOURENÇO DE SOUZA GAEDICKE
Licenciada em Letras Português/Inglês, pela Faculdade de Tecnologia Machado de Assis- FACESE. Graduada em Fonoaudiologia, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste -UNICENTRO-PR, e Mestre em Distúrbios da Comunicação, pela Universidade Tuiuti do Paraná. Professora da Faculdade Sant’Ana, em Ponta Grossa-PR.

JULIANE MORAIS WENDLER
Graduada em Pedagogia, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR, Pós-Graduação (especialização) em Gestão Educacional. Técnica de Atividades de Educação Infantil (Pedagoga) no Serviço Social do Comércio - SESC/Ponta Grossa.

LEONETE DALLA VECCHIA MAZARO
Graduada em Pedagogia e mestre em Educação - UNIOESTE/PR. Professora titular na Secretaria Municipal de Educação de Cascavel-PR.

LUCIANA KUBASKI
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR. Mestre e doutora em Educação, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR. Professora da educação básica e professora colaboradora da Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR. Integrante do grupo de pesquisa HISTD-BR, Campos Gerais.

MICHELE HIRSCH DE MEDEIROS
Graduada em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO/PR. Especialista em Psicopedagogia, com MBA e em Gestão do Conhecimento, mestre em Educação pelo PPGE/UNICENTRO/PR. Professora e pedagoga na Educação Básica e professora do Ensino Superior, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO/PR.

MIRIAN MARGARETE PEREIRA DA CRUZ
Graduada em Pedagogia - UEPG/PR. Mestre e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR. Tutora pedagógica no Núcleo Regional de Educação (SEED). Professora do quadro permanente de professores - SEEd/PR. Integra o grupo de pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil-HISTEBR - GT Campos Gerais.

PAULINO JOSÉ ORSO
Graduado em Filosofia, pela Universidade La Salle, de Santo Angelo-RS. Mestre e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP/SP. Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Líder do Grupo de Pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil – GT da Região Oeste do Paraná - HISTEDOPR.

SUZAMARA WEBER
Graduada em Arte e Mestre pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO-PR. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE/UEPG/PR. Pós-Graduação (especialização) em Metodologia do ensino de Arte. Professora de Arte da Secretaria do Estado de Educação do Paraná (SEED). Integra o grupo de pesquisa em Artes Visuais, Educação e Cultura - GEPAVEC-CNPq.

VANIA CRISTINA PAULUK CAVALHEIRO
Graduada em Pedagogia e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - PPGE/PR. Pós-Graduação em (especialização) em Mídia, Política e Atores Sociais. Graduada em Sociologia, pela UNAR. Pedagoga no Centro de Socioeducação de Ponta Grossa - Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos.

VERA LUCIA MARTINIAK
Graduada em Pedagogia e Comunicação Social, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR e mestre em Educação-PPGE/UEPG/PR. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP/SP. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE da Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR. Coordenadora adjunta do Programa do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva-PROFEI/UEPG/PR. Integra o grupo de pesquisa HISTEDBR.