Capa do livro: FORMAÇÃO DE PROFESSORES:<br>psicologia, reflexões e pesquisas

FORMAÇÃO DE PROFESSORES:
psicologia, reflexões e pesquisas

Autores: Teresa Cristina Siqueira Cerqueira

livro impresso
de R$ 44,22 por
livro digital
de R$ 44,22 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Neste livro, reunimos estudos, reflexões e pesquisas que aprofundam discussões nas seguintes temáticas: Psicologia na Formação Docente e Pesquisas em Educação.

O produtivo diálogo entre a psicologia e a educação é proposto como fruto de reflexões e pesquisas que obrigam a pensar esta relação e o contexto educacional. O livro enfoca vários aspectos desta relação, mas não pretende tratar e nem esgotar todos eles.

Os ensaios e as pesquisas reunidos neste livro enfocam as contribuições da psicologia para a formação docente e as reflexões às práticas pedagógicas.

Publicar os nossos estudos e pesquisas é uma forma de compartilhar e divulgar o que se pensa, de expor-se e participar de diversos debates, de manter-se aberto a diálogos e alianças.

Shakespeare, no seu famoso Romeu e Julieta, ao falar sobre o amor dizia: “Amor corre para o amor, como as crianças fogem da escola; mas amor se afasta do amor com olhos tristes como a criança que vai à escola”.(Ato II, cena 2, aprox. 1595).

Refletir sobre as práticas pedagógicas cotidianas desenvolvidas nas escolas e, a partir daí, encontrar alternativas que venham contribuir para a emancipação de todos os que fazem e sofrem educação é o objetivo principal dos textos apresentados neste livro.

O trabalho do docente representa uma atividade complexa e de alto nível, exige formação continuada, conhecimentos e competências, temas que serão discutidos nesta brochura.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-532-1
DOI: 10.24824/978858042532.1
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 176
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

FORMAÇÃO DE PROFESSORES:<br>psicologia, reflexões e pesquisas

Autores

Ana da Costa Polônia

Possui graduação em Psicologia pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1984), mestrado (1991) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2005). Tem experiência com temas de interfaces da Psicologia com a Educação: prevenção em saúde (DST e HIV/Aids), sociodrama e psicodrama educacional, adolescência, educação a distância, processo ensino-aprendizagem, educação sexual e representações sociais. Integrante do GRUPPE-Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação/UnB – Doutora em Psicologia. Docente da Secretaria de Estado de Educação – DF. 

Care Cristiane Hammes

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Possui Mestrado em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2007), especialização em Geografia pela PUC-RS (2005) e graduação em Estudos Sociais (habilitação em Geografia e História) pelo Centro Universitário La Salle (2000), Atualmente é bolsista Capes no Doutorado em Educação. Foi docente nos cursos de Pedagogia, Física, Letras, Enfermagem e Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Atuou nas disciplinas de Pesquisa II, Pesquisa III, Metodologia Científica, TCC, Didática, Filosofia, Prática de Ensino, Cartografia, Estágio Curricular Supervisionado, Geografia Humana, Introdução a Ciência Geográfica, Geografia do Turismo, Organização do Espaço Mundial, Ciências Sociais - Naturais e outras. Pesquisa sobre formação docente, metodologia científica, práticas pedagógicas, interdisciplinaridade e aprendizagem em Geografia. 

Celeida Belchior Garcia Cintra Pinto

Possui graduação em Pedagogia/Magistério pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santo Tomás de Aquino, M.G. (1971). Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2001). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Católica de Brasília (1996) e Planejamento Educacional pela ASOEC/RJ (1992) Atualmente é professora do Centro Universitário de Brasília e UNB - Faculdade de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Magistério das séries iniciais do Ensino Fundamental, Médio e Superior, Orientação Educacional, Orientação Psicopedagógica e Administração Escolar. Professora da FACES/UniCEUB- Pedagogia e Licenciaturas em Educação Física, Enfermagem e Psicologia. Membro de grupos de pesquisas institucionais - UniCEUB e UNB/UniCEUB. Integrante do GRUPPE-Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação – Faculdade de Educação- Universidade de Brasília. 

Flávia Viana Basso

Especialista em Psicopedagogia Clínica Institucional pela Universidade de Brasília – UnB. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Professora da rede pública de ensino da Secretaria de Estado de Educação do Governo do Distrito Federal. 

Inês Maria Marques Zanforlin Pires de Almeida

Pós-doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) é docente e pesquisadora do Programa de Doutorado e Mestrado em Educação da Universidade de Brasília (UNB). 

Jair José Maldaner

Licenciado em Filosofia pelo IFIBE/UPF-RS (1996), Mestre em Educação pela UnB (2009), Doutorando no Programa de Pós-graduação da FE/UnB (2012), especialista em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (1999) e em Gestão Educacional e Metodologias de Ensino - Educon (2006). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins -IFTO- Campus Palmas. Líder do grupo de pesquisa CNPq/IFTO Educação, trabalho e tecnologia. 

Jucimara Rojas

Doutora em educação pela PUC/SP, Professora do Programa de Doutorado e Mestrado em Educação da UFMS. 

Mariana da Silva Santos

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Professora da Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal.  

Marly Teixeira Morettini

Pedagoga, Mestre em Educação e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS/Campo Grande. Possui experiência docente em vários níveis de ensino. Vice-coordenadora do GEPPE – Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação desde a sua criação. Atualmente é Professora Doutora Aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Campo Grande, MS. 

Rayana Madlum de Paula

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Concursada pela Agência Nacional de energia Elétrica – ANEEL, trabalhando na Superintendência de Recursos Humanos (Gestão de Pessoas) na área de saúde, educação e bem estar do servidor. 

Sonia da Cunha Urt

Psicóloga, Pedagoga e Administradora. Mestre em Psicologia da Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação – Psicologia Educacional pela Unicamp. Pós-Doutoranda pela Unicamp com Estágio na Universidade de Alcalá –Madri/Espanha e na Universidade de Lisboa – Portugal. Professora do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós - Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Coordenadora do GEPPE – Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação. Desenvolve pesquisas na interface Educação e Psicologia. 

Teresa Cristina Siqueira Cerqueira (Organizadora)

Psicóloga, Bacharel e Licenciada em Psicologia. Mestre em Psicologia Social e da Personalidade realizado na Universidade de Brasília – UnB. Doutora em Educação - Psicologia Educacional pela Unicamp-SP. Docente na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília no Departamento de Teorias e Fundamento e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação/UnB – GRUPPE. Pesquisa na área das relações entre Educação e Psicologia, principalmente nos seguintes temas: representações sociais, subjetividade e formação de professores.