Capa do livro: GEOGRAFIA ESCOLAR: <br>reflexões, práticas e formação de professores Volume II

GEOGRAFIA ESCOLAR:
reflexões, práticas e formação de professores Volume II

Autores: Gabriela Dambrós - Leonardo Pinto dos Santos - Victória Sabbado Menezes (Orgs.)

Esse é o segundo volume de um livro de professores para professores. GEOGRAFIA ESCOLAR: REFLEXÕES, PRÁTICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES – VOLUME II é composto por um total de dez capítulos, mas antes de serem apenas capítulos reunidos, este é um livro organizado entre companheiros e companheiras que pensam suas realidades com o objetivo de se visualizar outros caminhos possíveis, com especial atenção à Geografia e seu importante papel no campo educacional. O conjunto de textos aqui presente é para ajudar a pensar outros rumos para a Geografia escolar e também a acadêmica, nos mostrando que é possível outra lógica que não aquela da Educação tradicional que assombra os processos de ensino e aprendizagem no Brasil. A atualidade deste livro está na própria proposta de se dar espaço e voz a jovens professores pesquisadores. Concepção que adotamos já no primeiro volume. O ensino de Geografia e a Educação se enriquecem quando passamos a escutar a palavra de docentes em diferentes contextos de atuação e visão de mundo. Acreditamos que cada leitor irá vislumbrar, para além das questões presentes em cada capítulo, outras talvez mais interessantes.

Boa leitura!

Gabriela
Leonardo
Victória

Impresso
de R$ 66,30 por
R$ 51,00
Digital
de R$ 59,00 por
R$ 38,25

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3492-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-3488-8
DOI: 10.24824/978652513492.5
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 170
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

GEOGRAFIA ESCOLAR: <br>reflexões, práticas e formação de professores Volume II
ANDRÉA TIEPPO ACAUAN
Licenciada em Pedagogia/UCS. Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais/Faculdades Integradas de Amparo/SP. Mestre em Geografia/UFRGS, na linha de pesquisa em Ensino de Geografia. Professora da Educação Básica. Pesquisadora dos temas: Perfil do Profissional que trabalha com a Geografia nas Escolas de Educação Básica em Porto Alegre, e Infância, Geografia nos campos de experiência da BNCC, relações socioespaciais.

CAROLINA LACERDA MACALOS
Licenciada e bacharel em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (POSGEA/UFRGS). Professora de Geografia na Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC/RS).

DAYSE MARIA CHAVES DA SILVA
Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira. Foi bolsista Capes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID.

GABRIEL DOS SANTOS KEHLER
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel (2017), Mestre em Educação (2013) e Especialista em Gestão Educacional (2012) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); licenciado em Pedagogia pela Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ (2008). Docente do Magistério Superior da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Itaqui/RS (04/2015 até o momento), e Lic. em Geografia UAB.

GABRIELA DAMBRÓS
Graduada em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Educação pela UFSM. Especialista em Games e Gamificação da Educação pela UNINTER. Mestra em Geografia pela UFSM. Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora no Departamento de Geografia da Universidade Federal de Pelotas.

JULIANA SCHWINGEL BROILO
Mestranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas, graduada em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas.

LEONARDO PINTO DOS SANTOS
Professor da Faculdade de Geografia da Universidade Federal do Pará – Campus Altamira, onde coordena o Laboratório de Práticas de Ensino de Geografia (LabPrat) e o Curso de Especialização em Práticas de Ensino de Geografia e Estudos Amazônicos (CEPEGEA). Técnico em Geoprocessamento, Graduado em Geografia Licenciatura Plena e Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialização em Mídias na Educação e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Geográfica, Ensino-Aprendizagem, Livro Didático, Epistemologia Genética, Espaço Mentalmente Projetado, Autonarrativas e Formação Docente.

LIGIA BEATRIZ GOULART
Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande Do Sul, mestre em Educação pela PUC/RS, graduada em Geografia pela UFRGS. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia-UFRGS.

LILIAN BARCELLA AGLIARDI
Mestre e Doutoranda em Geografia pela UFRGS. Especialista no Ensino de História e Geografia pela UFRGS e graduada em Geografia pela Faculdade Cenecista de Osório. Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Capivari do Sul.

MÁRCIO DA COSTA LEAL JUNIOR
Graduando em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Integra o projeto “Geografia em jogos” da UFPel, que busca identificar e conhecer práticas de ensino de Geografia na educação básica envolvendo jogos.

NELSON LUÍS EUFRASIO JÚNIOR
Mestre e Doutorando em Educação (UNISINOS). Especialista em Informática na Educação (PUCRS). Licenciaturas em Geografia (UNIPAMPA) e Pedagogia – hab. em Multimeios e Informática Educativa (PUCRS) e hab. em Anos Iniciais (UCS). Membro do Grupo de Pesquisa Educação Digital – GPe-dU – UNISINOS/CNPq. Atualmente é professor de Geografia na EEEM Infante Dom Henrique (IDM – Porto Alegre, RS) e convidado na Universidade La Salle (UNILASALLE).

THALES ROBERTO BARBOSA RODRIGUES
Graduado em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente integra o projeto “Geografia em jogos” da UFPel, que busca identificar e conhecer práticas de ensino de Geografia na educação básica envolvendo jogos.

VICTÓRIA SABBADO MENEZES
Doutora e Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (POSGEA/UFRGS), na linha de pesquisa em Ensino de Geografia. Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Atualmente, é professora do Colegiado de Geografia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus União da Vitória.

WALLYSSON DE OLIVEIRA CARVALHO
Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira. Foi bolsista Capes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID (2018-2020) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/UFPA.