Capa do livro: INSTITUIÇÕES ESCOLARES, TRABALHO, EDUCAÇÃO E SUAS TRANSFORMAÇÕES:<br> impactos nas políticas educacionais de formação

INSTITUIÇÕES ESCOLARES, TRABALHO, EDUCAÇÃO E SUAS TRANSFORMAÇÕES:
impactos nas políticas educacionais de formação

Autores: Jefferson Carriello do Carmo (Org.)

Esta coletânea é resultado do trabalho coletivo de pesquisas provenientes de dissertações de mestrado e teses de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba – PPGE-UNISO e de outros pesquisadores ligados a outros Programas de Pós-Graduação em Educação e áreas afins. Os autores e autoras, em sua grande maioria, são membros integrantes do grupo de trabalho: Instituição Escolar: História, Trabalho e Políticas de Educação Profissional/CNPq – HISTPEP, que “estuda a instituição escolar de educação profissional técnica/tecnológica e ensino médio integrado, pelo viés histórico e político mediado pelo trabalho nas suas dimensões: ontológica, histórica e como princípio educativo. O estudo da instituição escolar e de sua construção é pensada a partir da história dos homens, no processo pelo qual eles produzem socialmente as suas vidas. As políticas educacionais são compreendidas como conjunto de políticas públicas sociais, expressão da ação (ou não-ação) social do Estado e que têm como principal referência a máquina governamental no movimento de regulação do setor educacional”. De forma geral, os textos contemplam as transformações que ocorrem e estão ocorrendo no mundo do trabalho e como essas alterações impactam nas políticas de educação profissional/tecnológica, na vida do trabalhador e nos processos de formação para o trabalho, entre o final do século XX e o início do século XXI.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3330-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-3331-7
DOI: 10.24824/978652513330.0
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 282
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

INSTITUIÇÕES ESCOLARES, TRABALHO, EDUCAÇÃO E SUAS TRANSFORMAÇÕES:<br> impactos nas políticas educacionais de formação
CAÍQUE DIOGO DE OLIVEIRA
Bacharel em Engenharia de Produção pela Universidade de Sorocaba (2016), Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba (2019). Atualmente é doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba. Desenvolve projetos com as seguintes temáticas: Juventude, Trabalho, Escola, Educação Profissional e Gênero. É membro do grupo de trabalho: Instituições Escolares: história, trabalho e políticas de educação profissional – HISTPEP/CNPq.

EDMARA APARECIDA PARRA MELATI
Licenciada em Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Especialização em Gestão e Planejamento Escolar pela Faculdade de Educação São Luís, Especialização em Gestão Escolar pela Faculdades Integradas Pitágoras, Mestra em Educação pela Universidade de Sorocaba e Doutora em Educação pela Universidade de Sorocaba. Tem experiência na Área da Educação com ênfase em docência e administração educacional. Atualmente é Supervisora de Ensino da Prefeitura Municipal de Sorocaba. É membro do grupo de trabalho: Instituições Escolares: história, trabalho e políticas de educação profissional – HISTPEP/CNPq.

FERNANDO SILVEIRA MELO PLENTZ MIRANDA
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999), Mestre em Direito pelo Centro Universitário FIEO (2012), Doutor em Educação pela Universidade de Sorocaba (2018). Atualmente é professor Colaborador do Programa Pós-graduação Mestrado e Doutorado da Universidade de Sorocaba – UNISO. Coordenador do Curso de Direito da Universidade de Sorocaba. Tem experiência na área do Direito e de Educação e Trabalho, atuando nos seguintes temas: Estado, Políticas Públicas e Política Educacional. Vice-coordenador do grupo de trabalho: Instituições Escolares: história, trabalho e políticas de educação profissional – HISTPEP/CNPq.

HELENA SETSUKO DEL MASTRO ESPÍNDOLA
Professora da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (FATEC), Sorocaba, SP, Brasil. Mestre em Educação, Universidade de Sorocaba (UNISO). É membra do grupo de pesquisa Instituições Escolares: história, trabalho e políticas de educação profissional – HISTPEP/CNPq.

JACQUELINE SARDELA COVOS
Graduada em Enfermagem pela Universidade Paulista- Unip (2009), Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba- UNISO (2021). Docente da Faculdade Anhanguera de Sorocaba, atua como supervisora de estágio da Faculdade Anhanguera de Sorocaba. É membra do grupo de trabalho: Instituições Escolares: história, trabalho e políticas de educação profissional – HISTPEP/CNPq.

JEFFERSON CARRIELLO DO CARMO
Licenciado em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Dom Aguirre (1994), Mestre em Educação pela Universidade de Campinas (1999), Doutor em Educação pela Universidade de Campinas (2004) Pós-Doutorado (2007) em História Social do trabalho – UNICAMP. Atualmente é professor titular e pesquisador do Programa Pós-Graduação Mestrado e Doutorado da Universidade de Sorocaba – UNISO. Editor da Revista Quaestio. Coordena o grupo de pesquisa Instituições Escolares: história, trabalho e políticas de educação profissional – HISTPEP/CNPq. Tem experiência na área de Educação e Trabalho atuando nos seguintes temas: Estado e Política Educacional, Ensino Médio Integrado, Ensino Profissional e tecnológico, Políticas de formação, trabalho docente e Antonio Gramsci.

KELLY BEATRIZ DE MORAES DA SILVA
Graduada em Direito pela Universidade de Sorocaba – UNISO (2017), e Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba – UNISO (2021). Está na Fundação Dom Aguirre desde 2013, onde ocupou o cargo de Assistente de Coordenação do Curso de Direito da Universidade de Sorocaba – UNISO (2013-2021), Assistente Administrativa da Administração Geral da Fundação Dom Aguirre (2021-2022) e Assistente de Diretoria do Colégio Dom Aguirre (2022 à atual). Ainda, Assistente de Coordenação Pedagógica da Faculdade de Direito de Sorocaba – FADI (2021-2022). É membra do grupo de trabalho: Instituições Escolares: história, trabalho e políticas de educação profissional – HISTPEP/CNPq. Tem atuado com temas relacionados a divisão sexual do trabalho, transformações do mundo do trabalho e o trabalho da mulher na área jurídica, políticas educacionais.

LUCIANE PINHO DE ALMEIDA
Graduada em Serviço Social (1989) e Pedagogia (1996) pela Universidade Católica Dom Bosco, Filosofia (2021) pela Universidade Paulista e Mestrado (2000) e Doutorado (2004) em Serviço Social pela Universidade Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Pós-Doutorado em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca, Espanha (2022). Está na Universidade Católica Dom Bosco desde 1990, onde ocupou os cargos de Diretora de Assuntos Comunitários (2007-2009) e Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários (2009-2018). Foi presidente do Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Universidades e Instituições de Ensino Comunitárias – ForEXt em duas gestões consecutivas (2009-2010/2011-2012). É membro dos seguintes grupos de pesquisa nacional: GT ANPEPP “A Psicologia Sócio-Histórica e o contexto brasileiro de desigualdade social, Rede ALEC de Pesquisa Internacional América Latina, Europa e Caribe com sede em Limoges – França. Tem atuado com temas relacionados às desigualdades sociais e políticas públicas.

MARCELO CUSTÓDIO CARDOZO
Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, Unesp – Câmpus Presidente Prudente (2003), Mestre em Sustentabilidade na Gestão Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar – Câmpus Sorocaba (2013). Atualmente é aluno do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (PPGE-Uniso) e membro do grupo de trabalho: Instituições Escolares: história, trabalho e políticas de educação profissional – HISTPEP da Universidade de Sorocaba – UNISO e professor do Instituto Federal de São Paulo (Câmpus Boituva). Tem experiência na área de educação básica, técnica e tecnológica atuando nos seguintes temas: Educação Ambiental, Fundamentos Teóricos e Práticas no ensino de Geografia e Ensino Médio Integrado.

NELSON RAMPIM FILHO
Graduado em Tecnologia Mecânica pela FATEC Sorocaba- CEETESP- UNESP (1976) e em Engenharia Industrial- Mecânica pela UNIMEP (1991). Pós-Graduado em Administração Industrial pelo Instituto Mauá de Tecnologia (1977) e em Gestão Escolar pela Faculdade Uirapuru (2007). Mestre em Processos Tecnológicos e Ambientais pela UNISO (2021). Atualmente é professor titular nos cursos de Fabricação Mecânica e Polímeros da Fatec Sorocaba com experiência nas áreas de administração industrial, produção, manutenção, qualidade, projetos e inovação tecnológica, e ensino médio integrado ao técnico. Experiência industrial nos ramos metal mecânico, siderúrgico, têxtil e alimentício.

NORBERTO ARANHA
Licenciado em Física pelo IFGW-UNICAMP (1984), Bacharel em Física pelo IFGW-UNICAMP (1984), Mestre em Física pelo IFGW-UNICAMP (1987), Doutor em Ciências pelo IQ-UNICAMP (1994), Pós-Doutorado IQ-UNESP de Araraquara (1997-2000) na área de Biomateriais. Atualmente é professor titular e pesquisador do Programa Pós-Graduação em Processos Tecnológicos e Ambientais – Mestrado e Doutorado – da Universidade de Sorocaba – UNISO. Tem experiência na área de Materiais e Processos, atuando também na área de ensino com temas sobre: metodologias ativas, kits didáticos e tecnologias aplicadas ao ensino.

SOFIA URT FRIGO
Psicóloga (2010) e mestre em Psicologia (2015) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Doutora em Psicologia (2021) pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB. Atualmente é Psicóloga do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – IFMS (Campus Três Lagoas), atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, educação profissional, teoria sócio-histórica e políticas sociais.

THAÍS FERNANDA BOTELHO
Bacharel em Direito pela Universidade de Sorocaba – UNISO (2017), Especialista em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2020), Especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2021) Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba – UNISO (2021), Doutoranda em Educação pela Universidade de Sorocaba – UNISO. Atualmente é advogada no Núcleo de Prática Jurídica/ Serviço de Atendimento Jurídico – NPJ/ SAJU da UNISO. É membra do grupo de trabalho: Instituições Escolares: história, trabalho e políticas de educação profissional – HISTPEP/CNPq.

WALTER CASTELUCCI NETO
Tecnólogo em Logística pela Faculdade de Tecnologia de Sorocaba – Fatec (2011), Bacharel em Engenharia de Produção pela Universidade de Sorocaba – UNISO (2015), Licenciado em Matemática pela Faculdade de Educação Paulista – FAEP (2019), Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Cruzeiro do Sul – INICSUL (2018), MBA em Gestão de Negócios pela Universidade de São Paulo – USP (2021), Mestrado em Educação pela Universidade de Sorocaba – UNISO (2022). Coordenador no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS, e Professor dos cursos de Administração, Logística e Segurança do Trabalho, Professor Adjunto de Matemática na Prefeitura Municipal de Porto Feliz. É membro do grupo de trabalho: Instituições Escolares: história, trabalho e políticas de educação profissional – HISTPEP/CNPq.