Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3330-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-3331-7
DOI: 10.24824/978652513330.0
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 282
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
CAÍQUE DIOGO DE OLIVEIRA
Bacharel em Engenharia de Produção pela Universidade de Sorocaba (2016), Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba (2019). Atualmente é doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba. Desenvolve projetos com as seguintes temáticas: Juventude, Trabalho, Escola, Educação Profissional e Gênero. É membro do grupo de trabalho: Instituições Escolares: história, trabalho e políticas de educação profissional – HISTPEP/CNPq.
EDMARA APARECIDA PARRA MELATI
Licenciada em Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Especialização em Gestão e Planejamento Escolar pela Faculdade de Educação São Luís, Especialização em Gestão Escolar pela Faculdades Integradas Pitágoras, Mestra em Educação pela Universidade de Sorocaba e Doutora em Educação pela Universidade de Sorocaba. Tem experiência na Área da Educação com ênfase em docência e administração educacional. Atualmente é Supervisora de Ensino da Prefeitura Municipal de Sorocaba. É membro do grupo de trabalho: Instituições Escolares: história, trabalho e políticas de educação profissional – HISTPEP/CNPq.
FERNANDO SILVEIRA MELO PLENTZ MIRANDA
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999), Mestre em Direito pelo Centro Universitário FIEO (2012), Doutor em Educação pela Universidade de Sorocaba (2018). Atualmente é professor Colaborador do Programa Pós-graduação Mestrado e Doutorado da Universidade de Sorocaba – UNISO. Coordenador do Curso de Direito da Universidade de Sorocaba. Tem experiência na área do Direito e de Educação e Trabalho, atuando nos seguintes temas: Estado, Políticas Públicas e Política Educacional. Vice-coordenador do grupo de trabalho: Instituições Escolares: história, trabalho e políticas de educação profissional – HISTPEP/CNPq.
HELENA SETSUKO DEL MASTRO ESPÍNDOLA
Professora da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (FATEC), Sorocaba, SP, Brasil. Mestre em Educação, Universidade de Sorocaba (UNISO). É membra do grupo de pesquisa Instituições Escolares: história, trabalho e políticas de educação profissional – HISTPEP/CNPq.
JACQUELINE SARDELA COVOS
Graduada em Enfermagem pela Universidade Paulista- Unip (2009), Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba- UNISO (2021). Docente da Faculdade Anhanguera de Sorocaba, atua como supervisora de estágio da Faculdade Anhanguera de Sorocaba. É membra do grupo de trabalho: Instituições Escolares: história, trabalho e políticas de educação profissional – HISTPEP/CNPq.
JEFFERSON CARRIELLO DO CARMO
Licenciado em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Dom Aguirre (1994), Mestre em Educação pela Universidade de Campinas (1999), Doutor em Educação pela Universidade de Campinas (2004) Pós-Doutorado (2007) em História Social do trabalho – UNICAMP. Atualmente é professor titular e pesquisador do Programa Pós-Graduação Mestrado e Doutorado da Universidade de Sorocaba – UNISO. Editor da Revista Quaestio. Coordena o grupo de pesquisa Instituições Escolares: história, trabalho e políticas de educação profissional – HISTPEP/CNPq. Tem experiência na área de Educação e Trabalho atuando nos seguintes temas: Estado e Política Educacional, Ensino Médio Integrado, Ensino Profissional e tecnológico, Políticas de formação, trabalho docente e Antonio Gramsci.
KELLY BEATRIZ DE MORAES DA SILVA
Graduada em Direito pela Universidade de Sorocaba – UNISO (2017), e Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba – UNISO (2021). Está na Fundação Dom Aguirre desde 2013, onde ocupou o cargo de Assistente de Coordenação do Curso de Direito da Universidade de Sorocaba – UNISO (2013-2021), Assistente Administrativa da Administração Geral da Fundação Dom Aguirre (2021-2022) e Assistente de Diretoria do Colégio Dom Aguirre (2022 à atual). Ainda, Assistente de Coordenação Pedagógica da Faculdade de Direito de Sorocaba – FADI (2021-2022). É membra do grupo de trabalho: Instituições Escolares: história, trabalho e políticas de educação profissional – HISTPEP/CNPq. Tem atuado com temas relacionados a divisão sexual do trabalho, transformações do mundo do trabalho e o trabalho da mulher na área jurídica, políticas educacionais.
LUCIANE PINHO DE ALMEIDA
Graduada em Serviço Social (1989) e Pedagogia (1996) pela Universidade Católica Dom Bosco, Filosofia (2021) pela Universidade Paulista e Mestrado (2000) e Doutorado (2004) em Serviço Social pela Universidade Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Pós-Doutorado em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca, Espanha (2022). Está na Universidade Católica Dom Bosco desde 1990, onde ocupou os cargos de Diretora de Assuntos Comunitários (2007-2009) e Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários (2009-2018). Foi presidente do Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Universidades e Instituições de Ensino Comunitárias – ForEXt em duas gestões consecutivas (2009-2010/2011-2012). É membro dos seguintes grupos de pesquisa nacional: GT ANPEPP “A Psicologia Sócio-Histórica e o contexto brasileiro de desigualdade social, Rede ALEC de Pesquisa Internacional América Latina, Europa e Caribe com sede em Limoges – França. Tem atuado com temas relacionados às desigualdades sociais e políticas públicas.
MARCELO CUSTÓDIO CARDOZO
Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, Unesp – Câmpus Presidente Prudente (2003), Mestre em Sustentabilidade na Gestão Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar – Câmpus Sorocaba (2013). Atualmente é aluno do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (PPGE-Uniso) e membro do grupo de trabalho: Instituições Escolares: história, trabalho e políticas de educação profissional – HISTPEP da Universidade de Sorocaba – UNISO e professor do Instituto Federal de São Paulo (Câmpus Boituva). Tem experiência na área de educação básica, técnica e tecnológica atuando nos seguintes temas: Educação Ambiental, Fundamentos Teóricos e Práticas no ensino de Geografia e Ensino Médio Integrado.
NELSON RAMPIM FILHO
Graduado em Tecnologia Mecânica pela FATEC Sorocaba- CEETESP- UNESP (1976) e em Engenharia Industrial- Mecânica pela UNIMEP (1991). Pós-Graduado em Administração Industrial pelo Instituto Mauá de Tecnologia (1977) e em Gestão Escolar pela Faculdade Uirapuru (2007). Mestre em Processos Tecnológicos e Ambientais pela UNISO (2021). Atualmente é professor titular nos cursos de Fabricação Mecânica e Polímeros da Fatec Sorocaba com experiência nas áreas de administração industrial, produção, manutenção, qualidade, projetos e inovação tecnológica, e ensino médio integrado ao técnico. Experiência industrial nos ramos metal mecânico, siderúrgico, têxtil e alimentício.
NORBERTO ARANHA
Licenciado em Física pelo IFGW-UNICAMP (1984), Bacharel em Física pelo IFGW-UNICAMP (1984), Mestre em Física pelo IFGW-UNICAMP (1987), Doutor em Ciências pelo IQ-UNICAMP (1994), Pós-Doutorado IQ-UNESP de Araraquara (1997-2000) na área de Biomateriais. Atualmente é professor titular e pesquisador do Programa Pós-Graduação em Processos Tecnológicos e Ambientais – Mestrado e Doutorado – da Universidade de Sorocaba – UNISO. Tem experiência na área de Materiais e Processos, atuando também na área de ensino com temas sobre: metodologias ativas, kits didáticos e tecnologias aplicadas ao ensino.
SOFIA URT FRIGO
Psicóloga (2010) e mestre em Psicologia (2015) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Doutora em Psicologia (2021) pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB. Atualmente é Psicóloga do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – IFMS (Campus Três Lagoas), atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, educação profissional, teoria sócio-histórica e políticas sociais.
THAÍS FERNANDA BOTELHO
Bacharel em Direito pela Universidade de Sorocaba – UNISO (2017), Especialista em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2020), Especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2021) Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba – UNISO (2021), Doutoranda em Educação pela Universidade de Sorocaba – UNISO. Atualmente é advogada no Núcleo de Prática Jurídica/ Serviço de Atendimento Jurídico – NPJ/ SAJU da UNISO. É membra do grupo de trabalho: Instituições Escolares: história, trabalho e políticas de educação profissional – HISTPEP/CNPq.
WALTER CASTELUCCI NETO
Tecnólogo em Logística pela Faculdade de Tecnologia de Sorocaba – Fatec (2011), Bacharel em Engenharia de Produção pela Universidade de Sorocaba – UNISO (2015), Licenciado em Matemática pela Faculdade de Educação Paulista – FAEP (2019), Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Cruzeiro do Sul – INICSUL (2018), MBA em Gestão de Negócios pela Universidade de São Paulo – USP (2021), Mestrado em Educação pela Universidade de Sorocaba – UNISO (2022). Coordenador no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS, e Professor dos cursos de Administração, Logística e Segurança do Trabalho, Professor Adjunto de Matemática na Prefeitura Municipal de Porto Feliz. É membro do grupo de trabalho: Instituições Escolares: história, trabalho e políticas de educação profissional – HISTPEP/CNPq.