Capa do livro: EDUCAÇÃO E PESQUISA:<br> 10 anos do PPGE Unioeste/FB

EDUCAÇÃO E PESQUISA:
10 anos do PPGE Unioeste/FB

Autores: Janaina Damasco Umbelino - Sônia Maria dos Santos Marques - Suely Aparecida Martins (Orgs.)

Educação e Pesquisa: 10 anos do PPGE Unioeste/FB é resultado do trabalho desenvolvido por discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Francisco Beltrão, tendo como principal objetivo comemorar os dez anos do Programa. Em 2008, professores do Curso de Pedagogia da Unioeste, campus de Francisco Beltrão, reuniram-se para organizar um programa de mestrado em Educação no Sudoeste paranaense. Após intenso trabalho, a proposta foi aprovada pela CAPES em 2011, iniciando sua primeira turma no segundo semestre de 2012. O Programa conferiu, até dezembro de 2021, o título de mestre em Educação a 103 discentes, entre esses assistentes sociais, médicos, psicólogos, pedagogos, sacerdotes, administradores, advogados e professores das diversas áreas do conhecimento. A diversidade no campo de formação corresponde à missão do Programa: formar recursos humanos que contribuam com a produção do conhecimento articulado ao desenvolvimento regional nas diversas áreas da educação. Passados 10 anos desde a sua primeira turma, esta obra é comemorativa, socializando resultados das pesquisas desenvolvidas pelo seu corpo discente e docente nas duas linhas de pesquisa: Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores e Sociedade, Conhecimento e Educação.




Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3225-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-3226-6
DOI: 10.24824/978652513225.9
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 274
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO E PESQUISA:<br> 10 anos do PPGE Unioeste/FB
ANDREIA ZUCHELLI CUCCHI
Possui licenciatura em Pedagogia e bacharelado em Administração, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE/ Campus de Francisco Beltrão, mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE/ Campus de Francisco Beltrão e doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE/ Campus de Francisco Beltrão. Atualmente é coordenadora de apoio do Programa de Pós-graduação em Geografia da UNIOESTE/ Campus de Francisco Beltrão. Integra o Grupo de e Laboratório de Pesquisa RETLEE – UNIOESTE/FB.

MAFALDA NESI FRANCISCHETT
Geógrafa e Licenciada em Geografia pela Facibel/FB, mestrado em Educação pela Unicamp/Unicentro, doutorado em Geografia pela UNESP/PP e pós-doutorado em Geografia pela UNICAMP. É professora do curso de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Educação e no de Geografia, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, no campus de Francisco Beltrão. Integra o Grupo e Laboratório de Estudo e Pesquisa RETLEE – UNIOESTE/FB.

MARIA ROZIANE APARECIDA DE FREITAS MARQUES
Licenciatura Plena no Curso de Pedagogia (2007), Especialização em Gestão Político-Pedagógica Escolar (2009), Mestre em Educação (2021) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, Campus de Francisco Beltrão. Atua como professora alfabetizadora na Escola Municipal Basílio no município de Francisco Beltrão.

SÔNIA MARIA DOS SANTOS MARQUES
Possui doutorado em Educação pela UFRGS (2008), mestrado em Educação pela PUCRS (2000), graduação em História pela UFSM (1987). Professora Associada no Curso de Pedagogia e docente no Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado na da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, Campus de Francisco Unioeste/FB. Líder do Grupo de Estudos Etno-Culturais.

FERNANDA MAELI TARTARI
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Ensino, Aprendizagem e Teoria Histórico-Cultural – GEPEATH. Tem experiência na área de educação, como docente e atualmente como coordenadora pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade de ensino, desenvolvimento psíquico e educação infantil.

JANAINA DAMASCO UMBELINO
Pedagoga, pela Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, no campus de Francisco Beltrão. Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Ensino, Aprendizagem e Teoria Histórico-cultural – GEPEATH e o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica – GEPAPe, vinculado à Faculdade de Educação – USP

GISELI MONTEIRO GAGLIOTTO
Pedagoga e Psicóloga, Doutora em Educação pela UNICAMP/SP. Atua como professora Associada do Curso de Graduação em Pedagogia e da PPGE Unioeste/FB. Líder do grupo de pesquisa LABGEDUS.

TAILIZE MANARIN
Pedagoga e Mestre em Educação pela PPGE/FB e atua como professora da educação infantil na rede municipal de educação de Francisco Beltrão.

ANDRÉIA MIGON ZANELLA
Pedagoga da rede estadual de ensino – SEED/PR –, tem graduação em Pedagogia – UNIOESTE FBe, Especialização em Gestão Político Pedagógico Escolar – UNIOESTE, Mestrado em Educação – UNIOESTE FBe e é Doutoranda em Educação na UEPG, membro do Grupo de Pesquisa Capital, Trabalho, Estado, Educação e Políticas Educacionais (GPCATE/UEPG) e Grupo de Pesquisa Políticas educacionais: relações entre capital, trabalho e estado (UEL).

BENEDITA DE ALMEIDA
Doutora em Educação pela USP, SP, professora associada aposentada da Unioeste FBe, onde exerceu docência no curso de Pedagogia e no Mestrado em Educação. Foi membro do Grupo RETLEE.

VILSON JAQUES DE OLIVEIRA
Graduado em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão (PR). Bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa: História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR), GT local do HISTEDBR.

ANDRÉ PAULO CASTANHA
Historiador e mestre em Educação pela UFMT, Doutor em Educação pela UFSCar e Pós-doutor na área de Filosofia e História da Educação pela UNICAMP. Professor do Colegiado de Pedagogia e do Mestrado em Educação da Unioeste, campus de Francisco Beltrão (PR). Membro do Grupo de Pesquisa: História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR), GT local do HISTEDBR.

FERNANDA RIBEIRO DE SOUZA
Graduação em Pedagogia e Mestre em Educação pela Unioeste, Doutoranda em Sociedade, Cultura e Fronteiras no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu – Mestrado e Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras da UNIOESTE, campus de Foz do Iguaçú. Pedagoga no IFPR, Campus Avançado Coronel Vivida.

CLÉSIO ACILINO ANTONIO
Doutor em Educação. Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Docente na área de Currículo Escolar no Curso de Graduação em Pedagogia e na Pós-graduação em Educação Stricto Sensu – Mestrado em Educação, campus de Francisco Beltrão. Pesquisador na Linha Sociedade, Conhecimento e Educação no PPGEFB. Membro do Grupo de Pesquisa “Representações, tempos, espaços e linguagens em experiências educativas” – RETLEE.

FRANCIELE MARIA DAVID
Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Professorapedagoga da Secretaria do Estado da Educação do Paraná (SEED/PR). Membro do grupo de pesquisa sociedade, Trabalho e Educação e do grupo Educação Superior, Formação e Trabalho Docente.

SUELY APARECIDA MARTINS
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Colegiado de Pedagogia e do Mestrado em Educação da Unioeste, campus de Francisco Beltrão (PR). Membro do Grupo de pesquisa: Sociedade, trabalho e educação (GESTE)-Unioeste-FBe.

FRANCIELE SOARES DOS SANTOS
Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004) . Especialista em pedagogia histórico-crítica: ênfase na educação escolar; Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel (2016). Professora do Colegiado de Pedagogia e do Mestrado em Educação da Unioeste, campus de Francisco Beltrão (PR). Membro do Grupo de pesquisa: Sociedade, trabalho e educação-Unioeste-FBe

EDUARDO NUNES JACONDINO
Bacharel em Sociologia e Ciência Política pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desde 2002 é professor efetivo – professor associado – da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). É membro – coordenador – do Grupo de pesquisa: pós-modernidade, sociedade, educação (UNIOESTE). É membro externo do Grupo de Pesquisa: Philos Sophias (UNIPAMPA). É membro externo do Grupo de Pesquisa: Violência e Cidadania (UFRGS). É docente permanente no Programa de Mestrado em Educação, da Unioeste, Campus de Francisco Beltrão.

GILBERTO ANTES
Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE); pós-graduado em Ciências Geográficas pela Universidade do Centro Oeste (UNICENTRO); em Metodologia do Ensino de História pela Universidade Paranaense (UNIPAR); graduado em História pela Universidade Paranaense (UNIPAR). Atualmente é professor da Universidade Paranaense (UNIPAR) e do Colégio Mater Dei.

ANDREIA APARECIDA DETOGNI
Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro, Mestre em Educação – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE – Francisco Beltrão – PR. Grupo de Pesquisa Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas – RETLEE. Técnico Administrativo – QFEB do Secretaria de Estado da Educação do Paraná – SEED.

YOLANDA ZANCANELLA
Graduação em Pedagogia Faculdade de Ciências Humanas de Francisco Beltrão – PR – Facibel, Mestrado em Educação Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Doutorado em Educação Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Grupo de Pesquisa Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas – RETLEE.

JAQUELINE ANTONELLO
Doutoranda em Educação (UNESP/Rio Claro – SP). Mestra em Educação e Graduada em Pedagogia (UNIOESTE/Francisco Beltrão – PR). Licenciada em Letras (UNINTER). Especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior (UNIPAR). Professora da Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED – PR), no Curso de Formação de Docentes. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Universitária – GEPPU (UNESP/Rio Claro – SP).

SUELI RIBEIRO COMAR
Doutora em Educação (UFPEL). Mestra em Educação e Graduada em Pedagogia (UEM). Professora adjunta do Centro de Ciências Humanas e credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão – PR. Integrante do Grupo de Pesquisa Sociedade, Trabalho e Educação – GESTE.

MARIA ANTONIA RAMOS DE AZEVEDO
Pós-doutoramento em Pedagogia Universitária (UNISINOS). Doutora em Educação (USP) e Mestra em Educação (UFSM). Graduada em Pedagogia (PUC/SP). Docente do Instituto de Biociências, Departamento de Educação e credenciada no Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP/Rio Claro. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Universitária – GEPPU (UNESP/Rio Claro – SP).

THAÍS JANAINA WENCZENOVICZ
Docente adjunta/pesquisadora sênior da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Professora Titular no Programa de Pós-Graduação em Educação (UERGS) e no Programa de Pós-Graduação em Direito (UNOESC). Professora Colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Paraná (Unioeste), campus Francisco Beltrão (PR). Avaliadora do INEP – BNI ENADE/MEC. Membro do Comitê Internacional Global Alliance on Media and Gender (GAMAG) – UNESCO. Líder do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos e Justiça: perspectivas decoloniais – CNPq/UERGS.

ISMAEL PEREIRA DA SILVA
Bacharel em Gestão Ambiental na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação pela UNIOETE.