Capa do livro: BIOPODER E COMUNICAÇÃO

BIOPODER E COMUNICAÇÃO

Autores: Eduardo Yuji Yamamoto

Desde o século XX, muitos intelectuais acreditaram que o verdadeiro poder da comunicação social estava no monopólio do discurso, na capacidade dos media de incutir ideologia, manipular as massas e silenciar (mas também estigmar ou distorcer) a representação de certos grupos sociais. A democratização através da internet e a promessa da interatividade derrubaram aquela hipótese e revelaram o real poder da comunicação, isto é, dispor todos nós em um trabalho ininterrupto de produção, circulação e consumo de informações. É isso que fazemos diariamente nas redes sociais (Instagram, WhatsApp, Twitter), nos portais de notícia e nos momentos de lazer online. A comunicação é natural entre os seres humanos, mas o modo como hoje nos comunicamos é consequência do biopoder. Neste livro, pensadores como Martin Heidegger, Michel Foucault, Gilles Deleuze, Giorgio Agamben, Roberto Esposito, Jacques Rancière, entre outros, são trazidos para nos ajudar a compreender a lógica do sistema atual de comunicação, mas, principalmente, a buscar saídas de seu ordenamento.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3409-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-3407-9
DOI: 10.24824/978652513409.3
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 120
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

BIOPODER E COMUNICAÇÃO
EDUARDO YUJI YAMAMOTO
Doutor em Comunicação pela UFRJ, com pós-doutorado na Scuola Normale Superiore (SNS, Pisa, Itália). Atualmente é docente e pesquisador na Unicentro e Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UEL. Desde 2014 coordena o grupo de pesquisa Laboratório de Estudos de Comunicação e Biopolítica (LaBBio, CNPq).