Capa do livro: EDUCAÇÃO ESPECIAL EM TEMPOS DE TRANSFORMAÇÃO: <br>VI Congresso Baiano de educação Inclusiva (VI CBEI) e IV Simpósio Brasileiro de Educação Especial (SBEE)

EDUCAÇÃO ESPECIAL EM TEMPOS DE TRANSFORMAÇÃO:
VI Congresso Baiano de educação Inclusiva (VI CBEI) e IV Simpósio Brasileiro de Educação Especial (SBEE)

Autores: Félix Marcial Díaz Rodríguez - Sheila de Quadros Uzêda - Regiane da Silva Barbosa - Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de Queiroz - Genigleide Santos da Hora (Orgs.)

O livro “Educação Especial em Tempos de Transformação” é fruto do VI Congresso Baiano de Educação Inclusiva – CBEI e IV Simpósio Brasileiro de Educação Especial, realizado em 2021, sob a coordenação geral do Grupo de estudo e pesquisa em Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE), da Faculdade de Educação/Universidade Federal da Bahia, em parceria com as Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado da Bahia: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB; Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS; Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC; Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB; Universidade do Estado da Bahia-UNEB; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA; Instituto Federal de Educação, Ciência e  Tecnologia Baiano-IF Baiano e as Secretarias de Educação do Estado da Bahia e do Município de Salvador e contou com a apoio financeiro da CAPES (Profª Drª Theresinha Guimarães Miranda).

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3012-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-2821-4
DOI: 10.24824/978652513012.5
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 260
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO ESPECIAL EM TEMPOS DE TRANSFORMAÇÃO: <br>VI Congresso Baiano de educação Inclusiva (VI CBEI) e IV Simpósio Brasileiro de Educação Especial (SBEE)
ANDRÉA C. RAMOS
Pedagoga, Especialista em Educação Especial Inclusiva em Surdo-cegueira e Deficiências Múltiplas Sensoriais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Sant’Anna. Transcritora, ledora, audiodescritora e guia intérprete de deficientes visuais e surdo-cegos. Professora Titular da rede municipal de ensino de São Paulo.

CARLOS ROBERTO JAMIL CURY
Mestre e Doutor em Educação pela PUCSP. Professor Emérito (aposentado) da Universidade Federal de Minas Gerais e professor (atual), adjunto 4 da PUC Minas. Foi pró-reitor adjunto de pesquisa da UFMG. Tem pós-doutorado pela Faculdade de Direito/USP, pela Sorbonne V (Paris), pela Escolas de Altos Estudos em Ciências Sociais (Paris) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi membro do Conselho Estadual de Minas Gerais, membro do Conselho Nacional de Educação. Foi Presidente da CAPES. É membro da Comissão de Educação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, da qual foi seu Vice-Presidente. É pesquisador sênior do CNPq. É professor há 54 anos.

DAIANE SOUSA DE PINA SILVA
Mestra em Educação e Contemporaneidade. Pedagoga. Psicopedagoga. Especialista em Audiodescrição Especialista em Educação Inclusiva com ênfase em deficiência intelectual. Professora de AEE.

EDUARDO JOSÉ MANZINI
Graduado em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1983), mestrado em Educação Especial pela UFSCar (1989), doutorado em Psicologia Experimental pela USP (1995), livre-docente pela Unesp (2008) e Pós-Doutorado pela UERJ (2014). Tem experiência nos seguintes temas: Metodologia de pesquisa, Tecnologia Assistiva, Educação Especial, e Acessibilidade. Atualmente é professor da Unesp, Campus de Marília; líder do Grupo de Pesquisa Deficiências Físicas e Sensoriais; editor da Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada; e membro do Comitê de Assessoramento Educação do CNPq.

FAUSTINO EMILIO ARENCIBIA JAIME
Formado como Licenciado em Educação pelo Instituto Superior Pedagógico Hector Pineda Saldivar em Havana-Cuba. Graduado na especialidade de Imigração e Estrangeria pela Universidade de Ciências Policiais Eliseo Reyes em Havana. Diplomado em Antropologia Biológica pela Faculdade de Biologia dá Universidade de Havana, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Bahia, Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Bahia. Pesquisa atualmente a temática da Pessoa com Deficiência Intelectual vinculada ao Mercado do trabalho não Brasil Contemporâneo.

FÉLIX MARCIAL DÍAS RODRÍGUEZ
Professor da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal de Bahia-UFBA. Membro titular do Grupo de Estudo e Pesquisa da Educação Inclusiva e das Necessidades Especiais-GEINE. Doutor em Educação (Universidad Pedagógica Enrique José Varona-UPEJV), Mestre em Educação Especial (Centro de Referéncia Latinoamericano para la Educación Especial-CELAEE), Especialista em Neuropsicologia (Hospital Psiquiátrico de La Habana-HPH). Graduado em Psicologia, Especialidade Clínica Educacional (Universidad de la Habana-UH) em Pedagogia, Especialidade Biologia (Universidad Pedagógica Enrique José Varona-UPEJV). Atuou como docente (graduação e pós-graduação) e investigador na UPEJV. Membro, pesquisador, professor e diretor do CELAEE. Foi professor visitante da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e docente da FTC, FAN, FJA e Unibahia.

FERNANDA MATRIGANI MERCADO GUTIERRES DE QUEIROZ
Pedagoga e Psicóloga, Mestre em Educação pela UNESP, Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP, Profª Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia FACED/UFBA. Membro dos Grupos de Pesquisa Geine (UFBA) e LaPPES (IPUSP).

GENIGLEIDE SANTOS DA HORA
Doutora e Mestre em Educação (UFBA). Professora Assistente do Departamento de Ciências da Educação (DCIE). Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Pesquisadora nas áreas de Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Práticas Pedagógicas Inclusivas e Políticas Públicas.

GRACY KELLY ANDRADE PIGNATA OLIVEIRA
Técnica Educacional e Membro da Comissão de Inclusão e Acessibilidade da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Educação pela mesma Universidade. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais, Trabalho Escolar e Profissionalização Docente (UFOB) e ao Grupo de Pesquisa em Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE/UFBA).

HUDDAY MENDES DA SILVA
Mestre em Educação Física (PPGEF) e doutorando em Educação (PPGEd) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, vinculado a linha de pesquisa em Educação e inclusão em contextos educacionais. Professor Assistente do departamento de Educação Física da Universidade Regional do Cariri – URCA.

JACIETE BARBOSA DOS SANTOS
Bahia (UNEB), docente no PPGEDUC e no Colegiado e líder do Grupo Estudos e Pesquisas Inclusão e Sociedade.

JESUS CARLOS DELGADO GARCIA
Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, atuando no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade – CETENS e no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social. Doutor em Ciências Sociais: Política, pela PUC/SP (2003). Coordenador da Pesquisa Nacional de Inovação em Tecnologia Assistiva e do Catálogo Nacional de Produtos de Tecnologia Assistiva. Foi coordenador de Projetos de Emprego Apoiado no PRONAS/PCD- Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência no Instituto de Tecnologia Social. Presidente da Associação Brasileira de Emprego Apoiado (ABEA).

JOÃO DANILO BATISTA DE OLIVEIRA
Licenciado em Educação Física pela UEFS, Mestre e Doutor em Educação pela FACED/UFBA; Professor titular do Departamento de Educação I da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Pesquisador na área de Educação, inclusão e sociedade; Conselheiro do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEEBA); Vice coordenador do Fórum Estadual de Educação da Bahia (FEEBA).

MÁRCIA HELENA DA SILVA MELO
Professora Associada do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Atua no campo da Prevenção cujos trabalhos discutem o ciclo de pesquisa em prevenção na temática da violência escolar, envolvendo professores da rede pública, família e equipamentos de atenção primária à saúde. Consultora de órgãos governamentais para avaliação de programas preventivos.

MARIA APARECIDA DIAS
Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Professora Associada III (DE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Integra os grupos de pesquisa, GEPEC - Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura de Movimento - UFRN, coordenando a linha de pesquisa Corpo, Cultura de Movimento e Inclusão e GETS - Grupo de Pesquisa Gestão, Educação, Trabalho e Saúde - UFRN; Professora do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGED/UFRN) vinculada a Linha de Pesquisa Educação e Inclusão Social em Contextos Escolares e Não Escolares, professora do Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde/UFRN e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física(PPGEF)/UFRN. Professora do Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho e Educação em Saúde (MPGTES/UFRN).

MARINA HELENA CHAVES SILVA
Graduada em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Memória Social e Documento pela Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO); doutora em História pela UFBA; especialista em Acessibilidade Cultural (UFRJ); docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Jequié.

MIGUEL ANGEL GARCIA BORDAS
Pós-Doutorado em Socio semiótica na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), Doutorado em Filosofia na Universidad Complutense de Madrid (UCM), Especialização no Instituto de Ciências da Educação (ICE) e Graduado em Filosofia e Letras na Universidad Central de Barcelona (UCB). Docente Titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

NELMA DE CÁSSIA SILVA SANDES GALVÃO
Docente do curso de Engenharia em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Psicóloga, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais, do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade e do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade.

NILMAR DE SOUZA
Docente do curso de Engenharia em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Engenheiro Mecânica, Mestre e doutor em Mecatrônica na Universidade Federal da Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade e do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (NETAA).

REGIANE DA SILVA BARBOSA
Docente de Educação Especial na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Doutora e Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Pedagoga. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE).

SALLY DA CONCEIÇÃO SOARES OLIVEIRA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), especialista em Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado. Atualmente trabalha como Professora das Series Iniciais do Ensino Fundamental, no Município de Jequié e cursa pós-graduação em Educação Digital pela UNEB.

SANDRA REGINA ROSA FARIAS
Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia / Portugal. Professora da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Coordenadora do Núcleo de Educação Especial – NEDE/UNEB e do Grupo de Pesquisa e Extensão Acessibilidade & Arte – GA&A/UNEB. Atualmente coordena o setor de acessibilidade do Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM/ Solar do Unhão e está iniciando o pós-doutorado/UFBA/MAM. Desenvolve pesquisas e trabalhos profissionais com audiodescrição; pesquisas sobre inclusão profissional e violência contra pessoas com deficiência; e faz consultoria para acessibilidade nas Artes.

SARA EVANGELISTA DA CONCEIÇÃO SOARES
Graduada em Pedagogia pela UESB, especialista em Gestão Educacional e Planejamento; Educação Especial e Inclusiva; Psicopedagogia; Educação especial e Transtornos Globais do Desenvolvimento. Atualmente trabalha no Centro de Apoio Pedagógico (CAP de Jequié) e em uma das Salas de Recursos Multifuncionais do mesmo município.

SUSANA COUTO PIMENTEL
Professora Associada da UFRB. Doutora em Educação pela UFBA. Mestre em Educação Especial pela Universidade Estadual de Feira de Santana/convênio CELAEE - Cuba.

SHEILA DE QUADROS UZÊDA
Docente de Educação Especial na Universidade Federal da Bahia (FACED-UFBA). Pós-Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE) e do Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação Infantil (NEPESSI).

TAIANE ABREU MACHADO
Doutoranda em Educação (UFBA), Mestra em Educação (UFBA), Especialista em Educação Especial e Educação Inclusiva (UNINTER) e Pedagoga (UFBA); Membro do Grupo de Estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE).

THERESINHA GUIMARÃES MIRANDA
Professora Aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, atuando no curso de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Pós-Doutorado. em Umeå University, na Suécia. Líder do grupo de pesquisa Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais, cadastrado no CNPq.

ZUNILDA ORIA SAN ROMÁN
É formada como Licenciada em Educação na especialidade de Educação Pré-escolar pelo Instituto Superior Pedagógico: Enrique José Varona em Havana Cuba; Mestre em Ciências da Educação – Menção em Educação Pré-escolar pela mesma universidade, Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Pesquisa atualmente na área de jogos e psicomotricidade de crianças na primeira infância.