Capa do livro: O ENSINO DE GEOGRAFIA EM PAUTA

O ENSINO DE GEOGRAFIA EM PAUTA

Autores: Andrecksa Viana Oliveira Sampaio - Ana Emília de Quadros Ferraz - Fernanda Viana de Alcantara - Vilomar Sandes Sampaio (Orgs.)

Este livro contém oito capítulos que foram organizados em três eixos: 1) Educação Geográfica e Metodologias de Ensino, em que pesquisadores discutem as teorias que circundam a Educação Geográfica, envolvendo Ensino e Aprendizagem em Geografia com ênfase nas metodologias ativas e a inserção das tecnologias; 2) Formação e Práticas docentes, abordando a temática do Estágio Supervisionado e demais vivências de ensino em Geografia como práticas reflexivas; e 3) Ensino de Geografia no contexto pandêmico, visto ser uma necessidade de refletir sobre a inserção das tecnologias, os saberes e fazeres do professor de Geografia nesse período de distanciamento social e os impactos na prática pedagógica.

Os organizadores

Impresso
de R$ 66,30 por
R$ 51,00
Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2715-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-2711-8
DOI: 10.24824/978652512715.6
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 172
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

O ENSINO DE GEOGRAFIA EM PAUTA
ADRIANA DE MELLO AMORIM NOVAIS SILVA
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação da UESB (PPGEd), graduada em Licenciatura em Geografia, com especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Atualmente é professora efetiva do Estado da Bahia. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa no Ensino de Pesquisa no Ensino da Geografia (GRUPEG/CNPq/UESB), desde 2018. Tem experiência na área de Geografia, e Educação com ênfase nos seguintes temas: ensino de geografia, Educação de Jovens e Adultos e estratégias de ensino.

ALEXSANDRO DE OLIVEIRA SILVA
Mestrando em Educação (PPGED/UESB), tendo como foco da pesquisa as metodologias de ensino de Geografia. Especialista em Docência do Ensino Superior (2020-2021). Licenciado em Geografia (UESB 2016-2020). Membro do Grupo de Pesquisa no Ensino de Geografia (GRUPEG/CNPq/UESB). Professor de Geografia da Nova Escola Vitória da Conquista e da Rede Municipal de Barra do Choça (Fundamental II). Experiências com os programas Iniciação Científica (PIBIC/UESB) e Iniciação à Docência (PIBID/UESB).

ANA CLÁUDIA PEREIRA SAMPAIO
Graduanda no Curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Foi membro do Centro Acadêmico de Geografia (Gestão Jana Maruska). Foi Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Membro do Grupo de pesquisa no Ensino de Geografia (GRUPEG/CNPq/UESB) e Bolsista de Iniciação Científica (IC/UESB).

ANA GEISA BARBOSA ROCHA
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - (UESB), Pós-graduada (Lato Sensu) em Gestão Escolar pela Faculdade Einstein (FACEI) e em Educação Ambiental pelas Faculdades Integradas Ipitanga (UNIBAHIA). Graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e em Pedagogia pela Faculdade Entre Rios do Piauí (FAERPI). Atualmente é professora da Escola Municipal Miguel Pereira - Tremedal - BA e do Colégio Municipal Deputado Luís Eduardo Magalhães - Piripá - BA. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia. Membro do Grupo de Pesquisa no Ensino de Geografia (GRUPEG/CNPq/UESB).

ANDRECKSA VIANA OLIVEIRA SAMPAIO
Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2013). Realizou estágio pós-doutoral em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2019). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2006), Especialista em Geografia e Desenvolvimento Local pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2002) e Graduação no Curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1996). Professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa do Ensino de Geografia (GRUPEG/CNPq/UESB).

CARMITA LUZIA TOMAZ
Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2021). Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Membro do Grupo de Pesquisa no Ensino de Geografia (GRUPEG/CNPq/UESB). Articuladora da área de Ciências Humanas no Centro Educacional Professora Alzira Alves Carneiro (Fundamental II) e Escola Municipal Teotônio Marques (Fundamental I).

CÍNTIA PAULA CAMARGO SANTOS CORDEIRO
Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB e Pós-Graduação em Gestão Escolar pela Escola de Gestores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e membro do Grupo de Pesquisa no Ensino de Geografia (GRUPEG/CNPq/UESB). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia. Atualmente é professora do Ensino Médio na Rede Estadual da Bahia.

CRISLANE DA SILVA OLIVEIRA
Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGEO, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Especialista em Análise do Espaço Geográfico pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Possui licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Foi bolsista do Programa Institucional de Iniciação â Docência - PIBID. Membro do grupo de pesquisa: Núcleo de Análise e Memória Social e Espaço - NUAMSE. Professora da Rede Particular de Ensino Fundamental.

DÉBORA COSTA ASSUNÇÃO
Graduanda no Curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Membro do Grupo de pesquisa no Ensino de Geografia (GRUPEG/CNPq/UESB) e Bolsista de Iniciação Científica (IC- FAPESB).

FERNANDA VIANA DE ALCANTARA
Pós-doutora pela Universidade Federal de Sergipe e pela Universidade de Cabo Verde (2020), doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2014) e Pela Universidade de Lisboa- Portugal, Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe e graduada em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Professora Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, vinculada ao Departamento de Geografia e ao PPGeo-UESB.

FERNANDA RAMOS LACERDA
Doutoranda em Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Sergipe (UFS); Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geografia (GRUPEG/CNPq); Membro do Grupo de Pesquisa Análise em Memória Social, Espaço e Educação (NUAMSEE/CNPq); Membro do Grupo de Pesquisa Estudos e Pesquisa sobre Alimentos e Manifestações Tradicionais (GRUPAM/CNPq).

HEVERTON SANTOS QUEIROZ
Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Especialista em Engenharia de Software pela Escola Superior Aberta do Brasil e em Redes de Computadores pela Escola Superior Aberta do Brasil. Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, desde o ano de 2013. Integrante do Grupo de Pesquisa no Ensino de Geografia (GRUPEG/CNPq/UESB).

JEFERSON OLIVEIRA GOMES
Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Foi Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES).

LUCIANA AMORIM DE OLIVEIRA
Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Especialista em Geografia Análise do Espaço Geográfico (UESB), Especialista em Geografia: Teoria e Prática em Sala de Aula (UESB), Professora (substituta) no Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Líder do Grupo de Pesquisa no Ensino de Geografia (GRUPEG/CNPq/UESB). Membro do Núcleo de Análise em Memória Social e Espaço (NUAMSE/CNPq/UESB): Membro do Grupo de Pesquisa do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (GeoPesquisar/ CNPq/UESB).

MARIA APARECIDA SOUSA GONÇALVES
Especialista em Gestão Escolar pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Especialista em Alfabetização e Letramento pelo Núcleo de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (NUPPE) da Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia. Graduação em Pedagogia na UNOPAR. Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geografia (GRUPEG/CNPq)

MAIANE FONSECA SANTOS
Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Graduada no curso de licenciatura em Geografia (UESB) e em Pedagogia (UNINASSAU). Especialista em Psicopedagogia e Educação especial. Pesquisadora do Grupo de pesquisa no Ensino de Geografia (GRUPEG/CNPq/ UESB). Atualmente é pedagoga da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Vitória da Conquista e atua na Escola Municipal Dr. Juiz Pereira Castro. Desenvolve estudos e pesquisas em temáticas sobre formação de professores, ensino aprendizagem e teorias e práticas pedagógicas.

NÁDIA DE SOUSA SILVA
Doutoranda em Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia/IESA, Universidade Federal de Goiás (UFG); Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Membro dos Grupos de Pesquisa em Ensino de Geografia (GRUPEG/CNPq); Núcleo de Análise em Memória Social, Espaço e Educação (NUAMSEE/CNPq); Estudos e Pesquisa sobre Alimentos e Manifestações Tradicionais (GRUPAM/CNPq).

STÉFANIE SANTOS NOVAES
Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Graduação em Licenciatura em Geografia (UESB). Atuou como bolsista de Iniciação à Docência no PIBID/Subprojeto de Geografia. Desenvolve pesquisas sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Membro do Grupo de Pesquisa no Ensino de Geografia (GRUPEG/CNPq/UESB).

VANEUSA SILVA PEREIRA
Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Graduada em Licenciatura de Geografia pela Universidade do Estado da Bahia. Especialização em Metodologia de Alfabetização e Ensino pela Faculdade Batista Brasileira, em Gestão Ambiental pela Faculdade Guanambi, em Análise do Espaço Geográfico pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e em Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação em Geografia (GRUPEG/CNPq/UESB). Professora da Educação Básica da Prefeitura Municipal de Caetité.

VILOMAR SANDES SAMPAIO
Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. Realizou estágio pós doutoral em Geografia na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Espaço e territorialidade: o Espaço Baiano e Graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1995). Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia do Curso de Geografia e docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO/UESB). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Educação em Geografia (GRUPEG/CNPq/UESB) e no Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET/CNPq/UESB).