Capa do livro: ALMANAQUE DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR<br> VOLUME 3 <br>Coleção Ciência Aberta <br>Volume 22

ALMANAQUE DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR
VOLUME 3
Coleção Ciência Aberta
Volume 22

Autores: Sérgio Nunes de Jesus (Coord.) - Ana Christina de Sousa Damasceno - Jorge Luís de Freitas Lima - Nara Dantas de Azevêdo - Sérgio Nunes de Jesus (Orgs.)

Ao tentarmos conceituar o ato de educar, a diversidade teórica vem às nossas mentes com seus efeitos de sentidos científicos e pedagógicos. É nessa união organizacional, de acontecimentos e práticas que professores do Brasil, reúnem-se pela terceira vez em torno de uma prática constante, contínua e sempre atual: a formação docente. Continuamente intervindo pedagogicamente nas inúmeras salas de aulas do nosso país, cada um professor em sua singularidade, tece vivências, labora ou recria métodos e media conhecimentos que conduzem os alunos e a si mesmos a uma busca incansável por mais saberes. Diante do uso e avanço das novas tecnologias da informação e comunicação, da evolução da linguagem, das constantes mudanças nas relações humanas e escolares, o/a professor/a precisa estar alinhado/a à pensamentos, teorias, discussões e práticas exitosas de trabalho e vivências que possam garantir a reflexão contínua, mas principalmente a transformação do seu trabalho em sala de aula. É o que nos oferece esta obra – a proposição de uma discussão acadêmica constante, permeável sobre as práticas docentes, bem como a imersão do professor em um ambiente de pesquisa que gere não apenas conhecimentos científicos, mas mudanças sociais, culturais e humanas dentro das instituições de ensino. Apresentado em capítulos que intimamente dialogam com realidades intrínsecas à educação, o Almanaque de Formação Continuada do Professor (Volume 3), enriquece o leitor ao oferecer uma leitura que é tanto formativa quanto reflexiva, pois a sua composição em Parte I - Língua, Linguística e Artes e na Parte II - Ciências Humanas, elucidam teorias e práticas que tornam clara a preocupação com a formação do professor e suas práticas constantes, tanto quanto seus resultados, ampliando assim horizontes que oportunizam novos olhares e efetivas discussões em torno dos vários cenários das escolas brasileiras e apresenta por conseguinte, perspectivas  de mudanças nas atuações docentes Brasil afora.

Parnaíba-PI; Caetité-BA, 02 de junho 2022
Profa. Ana Christina Damasceno - Profa. Nara Dantas

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3125-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-3119-1
DOI: 10.24824/978652513125.2
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 182
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ALMANAQUE DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR<br> VOLUME 3 <br>Coleção Ciência Aberta <br>Volume 22
ANA CHRISTINA DE SOUSA DAMASCENO
Doutoranda em Ciências da Linguagem (Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP). Mestre em Letras (UESPI). Especialista em Educação Infantil (UESPI). Especialista em Gestão Municipal de Educação (UFPI). Especialista em Formação de Professores em EaD (FAESPA). Especiaçista em Psicopedagogia e Clínica (Instituto Dexter). Licenciada em Pedagogia (FAP/UNINASSAU) e em Letras/Português (UESPI). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia/CNPq – IFRO – Premiado pela SBPC na UFMG em 2017) e no GREPET (Grupo de Pesquisa em Inovação de Recursos Didáticos, Produtos Educacionais e Tecnológicos) do IFCE. Bolsista Capes/CNPq através do Programa de Doutorado em Ciências da Linguagem da UNICAP. Participa dos Grupos de estudos: LALFPEB (UPE) e GETE (UNICAP/UPE/UESPI). Professora Efetiva da SEMEC/Caxingó, PI. Professora do Curso de Pedagogia na FAESPA. Coordenadora do Curso de Pedagogia da FAESPA. Formadora Regional do ProAlfabetização (SEDUC/PI).

JORGE LUÍS DE FREITAS LIMA
Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, no Instituto de Natureza e Cultura – INC. Doutor (2019) e Mestre (2014) em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Licenciado em Letras: língua portuguesa e respectivas literaturas (1993) pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR/Campus de Rolim de Moura). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia/CNPq-IFRO – Premiado pela SBPC na UFMG em 2017). Membro do Grupo de Pesquisa Observatório de Ensino de Línguas – CNPq-UFAM e do Grupo de Pesquisa Infâncias, Criança e Educação na Fronteira Amazônica – CNPq-UFAM. Presidente do Conselho Municipal de Educação de Benjamin Constant – AM. Desenvolve pesquisas nas áreas de formação de professores e de processos socioculturais em região de fronteira. Coordenador do Projeto de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas de Professores Indígenas – PAINTER/FAPEAM e do Projeto de Pesquisa sobre  a Inclusão de alunos indígenas pela Linguagem – HUMANITAS/FAPEAM. Coautor da obra Gramática – compreender & comunicar (2020) e da obra  Figuras e Tropos em Contextos Sociais (2022). Participa como organizador e autor do Almanaque de formação Continuada do Professor (vol. I e II) com terceiro volume em produção e como organizador na obra Educação Direto ao Assunto – nossas mazelas e nossas esperanças (2022). Autor de capítulos nas obras Transbordando Fronteiras: lenguages desde el entrelugar, resistência y pluralidade em los Brasiles (2020). Ensinando Espanhol no Amazonas: experimentando, integrando e resistindo (2021) e na obra Ensino de Graduação em tempos de pandemia: experiências e oportunidades para uma educação tecnológica na Universidade Federal do Amazonas (2021). Organizador e autor da obra Vivências PIBID: atividades desenvolvidas pelo subprojeto de Língua Portuguesa em Benjamin Constant – AM (2021). É Acadêmico e Titular da Cadeira Perpétua de  nº 125 da Academia de Letras e Culturas da Amazônia – ALCAMA.

NARA DANTAS DE AZEVÊDO
Licenciada em Letras Inglês/Português – UNEB, Campus VI. Licenciada em Letras – Espanhol/Português – Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo. Graduada em Gestão da Tecnologia da Informação – Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo. Graduada em Gestão de Marketing – Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo. Especialista em Língua, Linguística e Literaturas – FACIBA – Bahia. Especialista em Coordenação Pedagógica – UFBA-Bahia. Especialista em Metodologia de Ensino para Educação Profissional – UNEB – BA. Especialista em Docência para a educação Profissional e Tecnológica. Docente no Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo (CETEP do Sertão Produtivo) Caetité-BA (Secretaria de Educação do Estado da Bahia – NTE-13). Faz parte do Grupo de pesquisa PDA-IFRO-CNPq.

SÉRGIO NUNES DE JESUS (ORGANIZAÇÃO E COORDENAÇÃO)
Licenciado em Letras Português-Inglês (1997). Mestre em Linguística (2008). Doutor em Ciências da Educação (2010). Pós-doutor em Ciências da Educação (2015). Cursa Doutorado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Foi professor visitante na York University, Toronto-Canadá, 2019. Atualmente lidera o Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia (GP PDA) / CNPq-IFRO. Faz parte dos Grupos de Pesquisas GP Lin/UNIFAL-MG e Discurso, Sujeito e Sociedade/UNICAP-PE. Pesquisador Associado ao Projeto PAINTER-FAPEAM, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM, INC, Benjamim Constant-AM). Autor das obras: Português instrumental (2013) – Ler e gostar de ler: isso é coisa que se aprende (2016) – Análise do Discurso Francesa: afinidades epistêmicas franco-brasileiras, V. 1 e 2 (2016-2018) – Coleção ciência aberta, Vol. 1-22 (2011-2022) – Povos e comunidades tradicionais, V. 1 e 2 (2017-2019) – Gramática: compreender & comunicar (2020). Tem experiências de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Estudos da Linguagem; Educação; Gênero; Povos e Comunidades Tradicionais. Pesquisador, escritor, músico e poeta.

ALEXANDRINA VERÔNICA GUEDES DAS NEVES
Possui graduação em Letras pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (2000) e mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (2015). Doutorado (em andamento) em ciências da linguagem (UNICAP). Atualmente é professora de língua portuguesa da Prefeitura Municipal de Igarassu, formadora – Interativa Consultoria Educacional, professora de português e inglês da Prefeitura Municipal de Araçoiaba, professor – Alpha Educação e Treinamentos. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: contação de história, educação infantil, oficinas, brinquedoteca, contação de histórias e literatura infantojuvenil.

ALICE DE CASTRO ALGAYER
Acadêmica do Curso de Medicina da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus Universitário de Cáceres. Faz parte da Liga Acadêmica de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular (LACCIC) e da Liga Acadêmica de Anatomia Clínica e Cirúrgica de Cáceres (LAACCC). Tem formação técnica em Agroecologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), campus Cacoal. Formou-se na Escola de Idiomas Wizard.

CELSO FERRAREZI JUNIOR (APRESENTAÇÃO)
Possui Licenciatura em Letras Português/Inglês (1989). Mestrado e Doutorado em Linguística – Semântica (1997/1998) e pós-doutorados (2005/2016) também na área de Semântica. É autor de 49 livros literários e científicos, estes na área de linguagem e ensino de línguas. Escreveu mais de 400 artigos científicos e de opinião publicados no Brasil e no exterior. Atua como consultor de diversas instituições e publicações científicas no Brasil e no exterior. É Professor Titular no Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG. Tem experiência de ensino e de pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Semântica, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de línguas, alfabetização, descrição linguística e teorias semânticas da linguagem.

CHRISTIANA DE SOUSA DAMASCENO
Mestranda em Artes, Patrimônio e Museologia pela UFDPAR. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Especialista em Psicopedagogia pelo INTA. Especialista em Formação de Professores em EAD pela FAESPA. Professora efetiva da Rede municipal de Parnaíba desde 2011. Trabalhou na Escola Arco-Íris (2005 a 20014); na Escola Municipal Samuel Santos (2011 a 2014); na APAE (2014 a 2019) e ministra aulas na Escola Municipal Benedicto dos Santos Lima desde 2014. Foi supervisora do PIBID (2015 a 2018); coordenou o programa Mais Alfabetização na Escola Municipal Benedicto dos Santos Lima em 2019. Atualmente é preceptora do Programa Residência Pedagógica da UFDPar (2020 a 2022). Professora-autora do Material Educacional do Piauí para 2022, elaborado pela NOVA ESCOLA. Ministra cursos de formação de professores pela Empresa Dinâmica Consultoria e pela ELIBRAS com Oficinas voltadas para a Educação Inclusiva. Professora contratada na UNIP, lotada nas turmas de Pedagogia e professora convidada na Faculdade e Instituto Dexter de Desenvolvimento e na FAESPA ministrando aulas nas turmas de Graduação em Pedagogia e Pós-graduação em Psicopedagogia (Atendimento Educacional especializado), Psicomotricidade, Neuropsicopedagogia, Educação Infantil, Alfabetização e Letramento e Docência do Ensino Superior. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Educação especial, Alfabetização e Psicopedagogia.

CLAUDINEIA APARECIDA BERTÓCHI
Professora efetiva Municipal da Cidade de Rondolândia-MT em História e Professora efetiva Estadual SEDUC – Cuiabá do Estado de Mato Grosso em História. Leciona nas Escolas Estaduais Ewaldo Meyer Roderjan e na Escola Professora Norma Lucia Nunes em Brásnorte-MT. Faz parte do Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia/CNPq-IFRO, campus Cacoal; atua na linha de pesquisa: Literatura e Sociedade.

ELIZÂNGELA ATAÍDE DE SOUZA
Especialista em Mídias na Educação (Universidade Federal de Rondônia-UNIR). Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior (União das Escolas Superiores de Cacoal-UNESC). Licenciada em Letras/Língua Portuguesa (Universidade Federal de Rondônia-UNIR). Professora do ensino médio no Governo do Estado de Rondônia desde 2002. Em 2014, desempenhou a função de gestora (vice-diretora) na Escola Estadual de Ensino Médio Shirlei Ceruti, em Vilhena-RO, bem como a função de coordenadora local do Enem nos anos de 2015 e 2016. Faz parte do grupo de pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia, CNPq-IFRO. Organizadora de projeto escolar intitulado: Revista Impressa, desenvolvido nas escolas Shirlei Ceruti (Vilhena) e Carmela Dutra (Porto Velho). Tem publicação nas seguintes obras: Almanaque de Formação Continuada do Professor, Vol. I, da Coleção Ciência Aberta, Vol. 19 (organizadora e autora). Almanaque de Formação Continuada do Professor, Vol. 2, da Coleção Ciência Aberta, Vol. 20 (autora). No prelo: Figuras e topos em contextos sociais (autora). Acredita que a educação precisa rever valores e métodos de ensino, onde o aluno e o professor devem se reconhecerem como parceiros na construção do saber.

FERNANDA GIRON MOREIRA
Acadêmica do curso Letras em Português/Inglês pela União das Escolas Superiores de Cacoal (UNESC). Técnica em Agroecologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO, campus Cacoal). Estudou Língua Inglesa na Escola de Idiomas Wizard (Cacoal-RO).

IVONE FERREIRA DE ALCANTARA OLIVEIRA
Possui Mestrado em Linguística Aplicada (2020). Graduação em Letras: Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas (1999). Pós-graduação em Língua Portuguesa (2000). Pós-graduação em Docência do Ensino Superior. É professora da rede pública de ensino do estado de Rondônia desde 1982. Atuou nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, e atualmente leciona língua portuguesa no ensino médio.

JAQUELINE CORREA ROCHA
Psicóloga, Graduada em Psicologia pela Faculdade de Pimenta Bueno FAP-RO. Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

JOCELI MOTA CORREA DA ROCHA
Graduada em Pedagogia, Psicopedagoga, Especialista em Docência e Metodologia do Ensino Superior, Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté e doutoranda em Desenvolvimento Regional pelo PPG UNISC/UNITAU Santa Cruz/ RGS. Professora no ensino Superior da Faculdade Estácio/FAP de Pimenta Bueno/RO.

JUMARA CARLA AZEVEDO RAMOS CARVALHO
Mestre em História Social (UNIMONTES-MG). É graduada em História (UNEB/BA) e em Educação Física (UNOPAR). Especialização em Práticas Docentes Interdisciplinares; Gestão do Trabalho Pedagógico; Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação – na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias e em Filosofia Contemporânea. Professora das redes municipal e estadual em Caetité/BA. Atualmente integra o Grupo de Pesquisa “Educação Integral na escola e na sociedade: sujeitos, territórios, dimensões e interfaces”.

MARGARETE FIDELIS VICENTE
Licenciada em Pedagogia Plena pela Associação Educacional de Cacoal (Faculdade de Educação, 1999). Especialista em Didática do Ensino Superior pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (FACIMED 2011). Desde 2012 atua como professora efetiva nível 3 (Anos Iniciais do Ensino fundamental I). Atuou por Tempo Determinado em caráter emergencial pelo Governo do Estado de Rondônia, no período de 2009 a 2011. Faz parte do Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia/CNPq-IFRO, campus Cacoal; atua na linha de pesquisa: Literatura e Sociedade. Têm experiências em Educação no Ensino Fundamental I nos Anos iniciais.

MARIA DOS REMÉDIOS NUNES DA COSTA
Graduada em Letras Português (Universidade Estadual do Piauí). Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (INTA) e especialista em Psicopedagogia (Instituto Dexter). Professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Caraúbas do Piauí. Professora Substituta da Secretaria Estadual da Educação. Formadora Municipal do Ciclo de Alfabetização – Programa PRO ALFABETIZACAO na Idade Certa (SEDUC/PI).  

MARIZETE DE CARVALHO CARDOSO TEIXEIRA
Mestranda em Ensino, Linguagem e Sociedade – PPGELS, na Universidade do Estado da Bahia, Campus VI, Caetité-Ba. Graduação em Geografia e Educação Física. Especialização em Geografia do Brasil, Gestão do Trabalho Pedagógico, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Gestão Educacional. Professora das redes estadual e municipal em Caetité/BA. Atualmente é gestora do Complexo Integrado de Educação de Caetité (CIEC). Atualmente integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Ensino de Geografia do DCH Campus VI – UNEB (GEPEGEO) e o Grupo de Pesquisa “Educação Integral na escola e na sociedade: sujeitos, territórios, dimensões e interfaces”.

NÁDIA BARROS ARAÚJO
Professora da rede pública do estado da Bahia. Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Tem especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pelo Instituto de Pós-graduação e Extensão – IBPEX. Bem como, em Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias pela Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF. Mestra em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Atualmente cursa Doutorado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco/UNICAP-PE. Tem experiência na área de Educação com ênfase em contextos de diversidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação continuada de professores da Educação Básica, Educação na perspectiva intercultural, Ensino da Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa.

PÂMELA FRAGOSO LEAL DOS SANTOS
Possui Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas (2013). Pós-graduanda na área de Linguística e Formação de Leitores. É professora de Língua Portuguesa e atualmente leciona nos anos finais do ensino fundamental na rede pública de ensino do estado de Rondônia desde 2013.

RINALDA CORDEIRO SIQUEIRA COSTA FERRAZ
Formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em Geografia. Leciona a mais de 20 anos na educação para alunos de ensino médio, vestibulandos e concursos públicos. Atualmente é mestranda em Ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

RONILSE BONFÁ BINDACO
Licenciada em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas pela União das Escolas Superiores de Cacoal (UNESC). Especialista em Metodologia e Didática do Ensino da Língua Portuguesa pela Faculdade de Rolim de Moura (FAROL). Foi professora da Rede Estadual de Ensino do Estado de Rondônia (SEDUC – Gov. Rondônia). Faz parte do Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia/CNPq-IFRO, campus Cacoal; atua na linha de pesquisa: Literatura e Sociedade. Atualmente é Pecuarista no município de Alvorada do Oeste – Rondônia.