Capa do livro: O DESEJO EM CENA<BR>ensaios de estética filmográfica contemporânea

O DESEJO EM CENA
ensaios de estética filmográfica contemporânea

Autores: Juan Guillermo D Droguett

livro impresso
de R$ 63,03 por
livro digital
de R$ 63,03 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Acaba de ser lançada a obra O Desejo em Cena. Ensaios de estética filmográfica contemporânea. Uma coletânea de capítulos, elaborados por especialistas em comunicação e cinema, que abordam a estética cinematográfica e as relações da sétima arte com a cultura atual.

A obra foi organizada por Juan Guillermo D Droguett, Pós-doutor pela FFLCH/USP, doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e em Educação, pela Universidade de Salamanca, que também contribuiu com três capítulos para o livro, além de compartilhar a autoria de um quarto ensaio.

“O livro dá ênfase ao cinema como arte mediadora de uma série de aspectos sociais, culturais e econômicos que marcam um determinado momento – como este que vivemos. E é a interlocução entre esse amálgama de realidade que o cinema traz, e o olhar do espectador, o que mais nos interessa”, afirma Droguett. 

Entre as obras analisadas, estão O Auto da Compadecida, A Espinha do Diabo, Capote, Maria Antonieta, O Labirinto do Fauno, Desejo e reparação, Ensaio sobre a cegueira, O Leitor, A rede Social, Cisne Negro, O Discurso do Rei, A Pele que Habito, A Invenção Hugo Cabret, O Artista, Meia Noite em Paris, e Método Perigoso, oferecendo destaque a grandes diretores da atualidade como Woody Allen, Pedro Almodóvar, Darren Aronofsky, Martin Scorsese, David Cronenberg, entre outros.


CONFIRA O VÍDEO SOBRE O LIVRO:


Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-510-9
DOI: 10.24824/978858042510.9
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 294
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

O DESEJO EM CENA<BR>ensaios de estética filmográfica contemporânea

Autores

Juan Guillermo D. Droguett (Org.)

Pós-Doutor pela Faculdade de Filosofia, letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – FFLCH/USP. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e em Educação pela Universidade de Salamanca/Espanha. Faz parte do Comité Científico da Revista Environment, Land, Society: Architectonics de Lausanne/Suíça. É professor convidado de várias instituições europeias, entre elas: L’Université Sorbonne Nouvelle – Paris III; da Complutense de Madri, da Universidade de Deusto – Bilbao, da Universidade de Navarra e da Universidade de Salamanca/Espanha. Especializou-se em arquitetura e design, na área de Comunicação Visual e nas suas interfaces. Tem livros publicados no Brasil e no exterior sobre comunicação, educação, cinema e psicanálise. Atualmente, é professor em cursos de MBA de design, arquitetura, comunicação/cinema, em Programas de pós-graduação e nos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda. Entre suas obras, destacam-se “Desejo de Deus”; “Ortega y Gasset”. Uma crítica da razão pedagógica; “Sonhar de olhos abertos” Cinema e Psicanálise; “O Feitiço do Cinema”. Ensaios de Griffe sobre a ‘sétima arte’; “Dicionário Técnico e Crítico de Comunicação Publicitária”.

 

Ana Maria Balogh

Livre-Docente pela Escola de Comunicações e Artes da USP, no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão. Pós – Doutorada na UFR Communications, Université Sthendal, Grenoble, França. Doutorada pela Universidade Complutense de Madrid. Graduação em Literatura pela FFCHL-USP. Tem vários livros publicados sobre temas da área de atuação e artigos em revistas acadêmicas nacionais e estrangeiras.

 

Gisele Gubernikoff

A Profa. Dra. Giselle Gubernikoff possui graduação em Artes/Cinema  pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo; é mestre em Artes/ Cinema pela Universidade de São Paulo; doutora em Artes/Cinema pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora titular do Departamento de Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Cinema, com ênfase em Roteiro e Direção Cinematográficos, atuando principalmente nos seguintes temas: multimídia, produção cinematográfica, publicidade, representação feminina, cinema brasileiro, cinema e consciência social e linguagem cinematográfica.

 

João Ângelo Fantini

Psicanalista. Doutor em Comunicação e Semiótica PUC/SP. Professor do curso de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos/SP, onde coordena e lidera grupos de pesquisa em Psicanálise em extensão. Professor convidado em programas de pós-graduação na PUC/SP e em outras universidades. Tem obras publicadas no exterior e no Brasil. Dentre elas: Imagens do Pai no Cinema – Clínica da Cultura. São Paulo: Edufscar, 2009. 

 

Fábio Diogo

Bacharel em Propaganda e Marketing, Especialista em Logística Integrada e Mestre em Comunicação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS. Consultor e Conferencista nas áreas de Marketing, Comunicação e Motivação. Pesquisador no campo da Comunicação mais precisamente Cinema. Professor e coordenador de cursos da FATEF - Faculdade de Tecnologia FUNDETEC, professor e coordenador geral de cursos da Universidade de Uberaba UNIUBE. 

 

Laura Loguercio Canepa

Jornalista. Doutora em Multimeios UNICAMP. Mestre em Ciências da Comunicação ECA/USP. Professora do Mestrado em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi/SP. Membro do Conselho Deliberativo da SOCINE Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - SOCINE.

 

Juliana Cristina Vansan

Licenciada em Língua Portuguesa e Inglesa. Docente universitária. Especialista em Psicologia e Gestão de Pessoas. Cursa disciplina na área de Comunicação do Instituto de Artes do Departamento de Multimeios da UNICAMP. Publicou texto para o livro Memórias de Viagem da Revista GRIFFE.  

Daniela Delgado

Profissional da área de Moda e Professora do Centro Universitário SENAC. Mestre em Comunicação, com formação em Moda e Artes. Coordenou cursos de graduação e pós-graduação em Moda em algumas instituições de ensino.

 

Paula Regina Carvalho Pelegrini

Professora licenciada em Língua Portuguesa e Língua Inglesa; graduada em História e Geografia. Cursa especialização em Letras na UNICAMP. Aluna especial no curso de Epistemologia e Antropologia da Comunicação Visual da UNICAMP.  

 

Graciela de Siqueira Lima

Professora licenciada em Língua Portuguesa. Possui formação complementar nas áreas de Teoria do Discurso, Semiótica, Cinema e Psicanálise.

 

Paulo Giglioli

Formado em Psicologia e Educação Física. Mestre em Comunicação Social pela UNIP. Professor de Educação Física em Louveira/SP. Atua como psicólogo clínico. Tem interesse e vem estudando as questões do corpo no cinema e cinema esportivo. 

 

Lucilla da Silveira Leite Pimentel

Filósofa educadora. Mestre em Filosofia da Educação PUCSP e Mestre em Comunicação Social - UNIP. Professora de Ensino Superior. Palestrante e assessora em Educação. Tem publicações na área de filosofia, educação e cinema. Autora de Educação e Cinema – para a formação de poetas, pela Editora Cortez, 2011. 

 

Jorge Marcelo Nomura

Publicitário e especialista em Redes Sociais. Graduado em Comunicação Social pela FAAP; MBA em Marketing pela Madia Marketing School. Mestrado profissional em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE/SP. Professor de ensino superior. Ministra cursos livres em redes sociais. 

 

Juliana Porto Chacon

Doutoranda em Comunicação e Semiótica PUCSP. Mestre em Comunicação Social UNIP. Especialista em Comunicação pela ESPM. Bacharel em Publicidade e Propaganda pela UAM. Professora de ensino superior. Tem interesse pelo estudo da imagem como produção de sentidos, especialmente no cinema. 

Beatriz Renata Wild

Mestre em Comunicação Social (UNIP) com ênfase em cinema. Pós-graduada em Pedagogia Empresarial. Especialista em coaching, com abordagem humana e integral do indivíduo na sociedade e na empresa. Palestrante. Treinadora e coach. Trabalha na área de Desenvolvimento Humano organizacional / T&D em âmbito nacional e internacional.

 

Ivan Feitosa

Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco. Pós-graduado em Comunicação e Artes – Fotografia pelo Centro de Comunicação e Artes do SENAC/SP. Atualmente, é professor especialista em Fotografia nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Tecnologia em Publicidade e Propaganda da Universidade Nove de Julho/SP. Pesquisador pela Escola de Retórica Publicitária. Fotógrafo publicitário, revisor técnico e consultor na área de fotografia.