Capa do livro: EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL DE HOJE

EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL DE HOJE

Autores: Jamerson Antonio de Almeida da Silva - Katharine Ninive Pinto Silva

Este livro problematiza a Educação Integral no Brasil, com destaque para o Programa Mais Educação, implementado a partir de 2007 pelo Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e em continuidade no Governo da Presidenta Dilma Roussef. Para isso, consideramos a concepção de Educação Integral que orienta o Programa; as formas de organização do espaço/tempo escolar; os “saberes” que compõem o currículo; a formação e gestão de pessoal e a política de financiamento. Partimos do pressuposto de que o Governo Federal, ao construir uma nova estratégia para a educação integral, articulando Educação Intercultural, Gestão Intersetorial e a ideia de Cidade Educadora, está convocando os municípios a ampliarem a jornada escolar, visando a melhoria da qualidade do ensino fundamental. Por sua vez, a defesa da ampliação da jornada escolar também está ancorada na doutrina de “proteção integral” das crianças e dos adolescentes, incluindo os que se encontram em situação de “risco e vulnerabilidade social”. A ampliação das funções da escola, sob o lema de “proteger e educar”, então, inclui os filhos de trabalhadores, desempregados, trabalhadores informais ou precarizados, que poderão estar em situação de rua, submetidos ao trabalho infantil, às diversas formas de violência e às drogas. Ofertar aos filhos dos trabalhadores mais tempo na escola é propagado como possibilidade de “mais educação” e “menos violência”. Analisar as contradições e possibilidades dessa proposta, sob a égide do neoliberalismo, é o objeto do debate que estamos propondo.

Impresso
de R$ 69,63 por
R$ 53,56
Digital
de R$ 69,19 por
R$ 40,17

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-585-7
DOI: 10.24824/978858042585.7
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 238
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL DE HOJE

Jamerson Antonio de Almeida da Silva

Professor da Universidade Federal de Pernambuco no Centro Acadêmico do Agreste. É membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea/ UFPE, Linha de Pesquisa Educação, Estado e Diversidade, e professor da área de Gestão Educacional do Curso de Pedagogia na mesma instituição. Possui Licenciatura em Educação Física, Mestrado e Doutorado em Educação. É líder do grupo de Pesquisa GESTOR - Pesquisa em Gestão da Educação e Políticas do Tempo Livre e pesquisador do CNPq. Atualmente desenvolve pesquisas sobre políticas de Educação Integral no Ensino Fundamental e Médio. Também possui experiência em gestão pública nas áreas de Educação, Esporte e Lazer, tendo sido Diretor Geral de Esporte da Prefeitura do Recife (2001 a 2004), Diretor Presidente da Autarquia Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães da Prefeitura do Recife (2007 a 2008) e Coordenador do Programa Academia das Cidades do Governo de Pernambuco (2009 a 2010). É coautor do livro Círculos Populares de Esporte e Lazer: fundamentos para uma educação para o tempo livre (2004), publicado pela Editora Bagaço; e co-organizador da coletânea Recreação, Esporte e Lazer - Espaço, Tempo e Atitude (2007), publicada pela Editora Instituto Tempo Livre.

 

Katharine Ninive Pinto Silva

Professora da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2005). Mestre em Educação (2000) e Pedagoga (1996) pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é pesquisadora vinculada ao Grupo Gestor - Pesquisa em Gestão da Educação e Políticas do Tempo Livre (UFPE), atuando em pesquisas sobre a Educação Integral. Tem atuação docente nas áreas de Didática e Prática de Ensino, Fundamentos da Educação, Gestão Educacional e Políticas Públicas e atuação técnica e enquanto pesquisadora em torno dos temas: Gestão Educacional, Políticas Públicas, Planejamento Educacional, Trabalho Docente, Formação Continuada, Didática e Tempo Livre. Co-organizou o livro Recreação, Esporte e Lazer - Espaço, Tempo e Atitude (2007), pela Editora Instituto Tempo Livre e publicou , em coautoria, o livro Círculos Populares de Esporte e Lazer - por uma Educação para o Tempo Livre (2004), pela Editora Bagaço.